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Muito bacana. Mais uma conversão pro Cledson fazer 

 

Pergunta de leigo. Por que não usaram motores de aviação, convencionais, nos MBTs, se o próprio Centurion usava o Merlin de Spitfires, Hurricanes, etc ? No final da Segunda Guerra, os últimos Spitfires eram movidos por motores RR Griffon de mais de 2.000hp, porque não os adaptaram para os novos tanques ? Aliás os Crusaders do meio da guerra já usavam motores de aviação de caças da Primeira Guerra, e conseguiam um desempenho ótimo, apesar de sofrer muitas quebras.

Rogério, o que eu li sobre isso é que essa turbina tem uma taxa de aceleração não comparável aos motores convencionais de combustão interna. Alem disso também fornece uma potencia maior para um conjunto mais compacto, novamente em comparação aos motores convencionais.

 

Tem uma desvantagem que é um consumo muito grande de combustível e também tem um desgaste mais rápido, na comparação. Em particular em ambientes com muito pó, as pás da turbina são literalmente esmeriladas. (vide a quantidade de pó acumulada nos filtros no fim do filme).

 

Mas como eles "são um pais rico"..... 

 

 

Valls 

Last edited by Valls

Até onde sei, na Segunda Grande Guerra, os tanques utilizam motores de aviões e motores à gasolina por facilidade logística. Só era necessário transportar um tipo de combustível.

A turbina pode operar com vários tipos de combustível, mas apresenta um consumo elevado.

Parece que o próximo MBT americano voltará a utilizar um motor diesel.

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