Um dos episÓdios mais comoventes da ponte aÉrea de Berlim foi quando o 1ª tenente Gail Halvorsen ,em 17 de julho de 1948, decidiu que em seu dia de folga, iria pegar uma carona como passageiro em um C-54 e foi visitar a cidade que ele estava abastecendo. Uma vez em Tempelhof, Halvorsen caminhou para o final da pista, quando notou um grupo de crianÇas perto da cerca observando os aviÕes. Ele foi atÉ eles e se identificou. Eles fizeram muitas perguntas sobre o avião, a carga, o quão rÁpido ele voava e coisas assim.
Gail Halvorsen, preparando algumas de suas "bombas" para as crianÇas de Berlim
Durante a conversa ele percebeu que essas crianÇas, ao contrÁrio de outras que havia encontrado na Europa durante a guerra, não pediram algum doce ou goma, como as outras. Eles eram tão gratos pelas remessas de comida, que ele pensou: “Eles não iriam se rebaixar como mendigos, e isso explodiu em minha mente.”
Enfiou a mão no bolso e viu que tinha apenas dois chicletes. Ele comentou que se não brigassem por eles, ele iria deixar cair alguns doces, se estivessem por lÁ no dia seguinte. Antes de sair, uma crianÇa lhe perguntou como eles saberiam que ele estaria voando. Ele respondeu: “Eu vou balanÇar minhas asas”.
CrianÇas berlinenses eufÓricas saúdam um dos "Candy Bombers"
Fiel à sua palavra, no dia seguinte, na aproximaÇão a Berlim, ele balanÇou o avião e deixou cair algumas barras de chocolate anexadas a um paraquedas tipo lenÇo para as crianÇas que esperavam embaixo.
Todos os dias, o número de crianÇas aumentava e ele fez vÁrios lanÇamentos a mais.
Halvorsen não contava a ninguÉm sobre o que ele estava fazendo por medo de que fosse ficar em apuros. Logo ele foi chamado por seu comandante, que perguntou o que ele estava fazendo. Ele respondeu: “Voando, senhor.” Seu comandante perguntou de novo, e recebeu a mesma resposta. Ele, então, pegou um jornal com uma foto do seu avião e pequenos paraquedas caindo atrÁs.
Relatos de seus esforÇos nos jornais, e a corrente de apoio que se seguiu, provavelmente o salvaram de uma corte marcial. A operaÇão foi apelidada de “OperaÇão Little Vittles”.
Halvorsen ficou conhecido como “o Candy Bomber” em ambos os lados do Atlântico, mas as crianÇas da Alemanha Ocidental tambÉm o chamaram “Wings Uncle Wiggly”.
Quando o bloqueio de Berlim foi finalmente levantado, cerca de 100.000 paraquedas - e cerca de 18 toneladas de doces foram levados para as crianÇas carentes do setor ocidental de Berlim, na Alemanha. O clÍmax final do projeto Little Vittles culminou no lanÇamento em outras 10 grandes cidades da Alemanha em 31 de outubro de 1949, para coincidir com o Dia das Bruxas.
Um dos "Candy Bombers" , um Douglas C-54 , despejando sua preciosa carga
Uma das muitas mensagens de agradecimento recebidas por Halvorsen por seu "doce bombardeio" durante a Ponte AÉrea de Berlim em 1948