O Boeing 747SP foi uma versão do avião a jato Boeing 747 projetado para voos de longo alcance. O SP significava "Special Performance".
O 747SP era semelhante ao 747-100, exceto pela fuselagem encurtada, maior cauda e abas de borda traseira simplificadas. O peso economizado pela fuselagem mais curta permitia maior alcance e maior velocidade em relação a outras configurações do 747.
Conhecido durante o desenvolvimento como o 747SB de corpo curto, a aeronave foi projetada em 1973 para atender a uma solicitação conjunta da Pan American World Airways e da Iran Air, que estavam à procura de um avião de alta capacidade com alcance suficiente para cobrir rotas da Pan Am entre Nova York e países do Oriente Médio e a planejada rota Teerã-Nova York da Iran Air. A aeronave também se destinava a fornecer à Boeing um avião de passageiros de médio porte para competir com os aviões trijet existentes.
O 747SP entrou pela primeira vez em serviço com a Pan Am, em 1976. A aeronave foi posteriormente adquirida por clientes VIP e governamentais. Enquanto em serviço, o 747SP estabeleceu vários recordes de desempenho aeronáutico, mas as vendas não atingiram as 200 unidades esperadas e a produção totalizou 45 aeronaves.
Além de ter uma fuselagem significativamente mais curta e uma porta a menos em cada lado, o 747SP diferia das outras variantes 747 por ter flaps simplificados e uma deriva mais alta para compensar o movimento de lateralidade do eixo de gravidade da aeronave. O 747SP usava flaps de peça única inteiriça ao invés dos flaps triplos dos 747s padrão.
O SP podia acomodar 230 passageiros em uma cabine de 3 classes ou 331 em uma cabine de 2 classes (303 em econômica, 28 em executiva) e um máximo de 400 passageiros para a configuração com uma classe.
Em 2017, ainda haviam 10 aeronaves em serviço de instituições governamentais e transporte VIP.
Afora modelos em die-cast, o único kit existente em resina, até o momento, no mercado, é o produzido pela Welsh Models, em escala 1/144, com título de Skyliner Series Boeing 747SP-21.
Custa ao redor de 86 Euros.
No exemplar de Março de 1994 da Fine Scale Modeler, há um artigo descrevendo todo o processo de conversão que pode ser feito usando um 747 antigo.
http://www.modellbau-koenig.de..._Am_i141_39337_0.htm