Pelo menos, no tocante ao armamento.
Esse cruzador, lançado em 1888 e comissionado à US Navy em 1890, media 75 metros de comprimento, , 8,8 de largura e pesava 975 toneladas. Tinha dois motores a vapor, que lhe permitiam uma velocidade máxima de 21 nós (39 kh/h). Levava 70 tripulantes.
Se olharam com atenção, terão reparado que ele não tem torre de canhão, entretanto, levava 3 canhões de 380 mm.
O detalhe interessante - dois, na verdade - é que os canhões eram fixos e eram disparados por AR COMPRIMIDO!
Eram instalados no convés inferior, apontados diretamente à frente, com uma elevação fixa de 16º. O comprimento de cada cano era de 11 metros, ficando 4 metros expostos, e para ser mirado, todo o navio tinha que ser apontado para o alvo.
O ar comprimido vinha de um reservatório de 1000 psi, alimentado por dois compressores.
O projétil era de aço ou bronze, medindo 2 metros de comprimento e podia levar até 250 kg de explosivos. A velocidade de saída do projétil era de 250 m/s, e o alcance máximo com 250 kg de explosivos era de 1600 metros, que podia ser aumentado para 3700 metros, caso a carga de explosivos fosse reduzida para 100 kg.
Levava 30 projéteis, e em teste, disparou 15 projéteis em 16 minutos, acredito que uma razão de tiro boa.
Foi usado em combate na guerra americana-espanhola, em 1898, quando, por 8 vezes, bombardeou Santiago, em Cuba. Aproximado-se a noite, aparecia sua maior vantagem, já que os projéteis não eram acompanhados da explosão típica de um canhão tradicional, o que pegava os habitantes de Santiago completamente de surpresa.
As culatras dos canhões
E as válvulas de ar
Depois acabou sendo despojado dos canhões e recebeu tubos de torpedo de 21 polegadas e foi usada para testes dos mesmos.
Em Maio de 1913, um torpedo lançado por ele fez uma corrida circular e o atingiu, perfurando o casco, mas a ação rápida do comandante e da tripulação, deram tempo o bastante para que fosse deliberadamente encalhado para que não afundasse.
Eventualmente foi descomissionado e vendido como sucata em 1922.