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Dentre os primers usados durante a WWII na pintura de veículos o único que sei a cor é o alemão. Outros nem desconfio mas queria muito saber e com certeza alguém aqui sabe de cor e salteado. Trocadilho besta.

Digo isso que para fazer aquela ralada básica na lateral de um tanque ou qualquer outro carro de combate, se deixar aparecendo ligeiramente o primer de fundo ficaria mais interessante.

As cores que mais me interessam são:

Estados Unidos: Chutaria um cinza médio.

Japão: Nem desconfio.

União Soviética: Primer! Que primer?

Se puderem passar a informação desses 3... mais uma vez ficarei agradecido.



[]s.

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Zé, vamos por partes:

Estados Unidos

Na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos normalmente usavam como primer, a cor olive drab, para a cobertura dos veículos americanos. O olive drab servia de base para veículos, incluindo tanques, caminhões e outros equipamentos militares. O primer ajuda a proteger os veículos da corrosão e fornece a base para a aplicação de camadas adicionais de tinta. É importante observar que, embora o olive drab fosse a cor padrão, havia variações na tonalidade e na aparência devido a fatores como processos de fabricação, condições ambientais e teatro de operações específico.

Mais a caminho...

Continuando...

Além do primer olive drab, várias outras cores eram comumente usadas para pintar e camuflar veículos americanos na Segunda Guerra Mundial. Essas cores foram usadas para fins de camuflagem, para misturar os veículos aos diferentes ambientes e fornecer algum nível de proteção contra a detecção pelo inimigo. Aqui estão algumas das cores comumente usadas:

Olive Drab: era a cor padrão tanto para o primer quanto para o acabamento em muitos veículos. Apresentava variações de tonalidade, indo do marrom-esverdeado escuro até tons verdes mais claros;

Marrom Terra: era uma cor marrom escura usada para camuflagem, especialmente em ambientes desérticos ou áridos. Ajudou os veículos a se misturarem em paisagens arenosas ou empoeiradas.

Amarelo Terra: era uma cor amarela clara usada para camuflagem no deserto. Era aplicada em combinação com o marrom terra para criar um padrão disruptivo que imitava as cores do terreno desértico;

Verde Floresta: era uma cor verde escura usada para camuflagem em áreas florestais ou arborizadas. Ajudava os veículos a se misturarem à densa folhagem e vegetação;

Preto: às vezes era usado para camuflagem disruptiva ou noturna. Era aplicada em padrões irregulares para quebrar a silhueta do veículo e dificultar a localização em condições de pouca luz.

Japão

Na Segunda Guerra Mundial, os japoneses usavam principalmente uma cor marrom-avermelhada como primer de seus veículos. Este primer marrom-avermelhado era conhecido como Tsuchi-iro, em japonês, que significa "cor da terra" ou "cor do solo". O objetivo do primer era fornecer uma base protetora e ajudar os veículos a se integrarem ao ambiente natural.

É importante notar que, embora o marrom avermelhado fosse a cor padrão do primer, também podiam existir variações devido a fatores como processos de fabricação, recursos disponíveis e teatro de operações específico. Além disso, os militares japoneses também empregaram vários padrões e cores de camuflagem como acabamentos em veículos para melhorar ainda mais sua ocultação e se adaptar a diferentes ambientes. Essas cores de acabamento variavam dependendo do teatro e dos requisitos operacionais, como verde para áreas de selva ou floresta e cores arenosas ou castanhas para ambientes desérticos.

Ou seja, tudo muito semelhante aos processos de primer e pintura utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos.

União Soviética

Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética usou uma cor marrom-avermelhada para o primer de seus veículos militares e que era comumente conhecido como "4BO", na terminologia militar soviética. Ele servia, como o primer dos demais países acima, para formar uma base protetora para os veículos e também os ajudava a se integrarem ao ambiente circundante.

O primer 4BO tinha uma cor marrom-avermelhada distinta, que era semelhante ao primer marrom-avermelhado japonês, mas não era idêntico. Novamente, como em todos os casos, podia haver variações na tonalidade e na aparência devido a fatores como processos de fabricação, recursos disponíveis e teatro de operações específico.

Os veículos militares soviéticos também eram frequentemente pintados com padrões de camuflagem e camadas adicionais de tinta sobre o primer, que variavam dependendo do teatro de operações e das necessidades específicas das unidades militares. As cores comuns do acabamento incluíam o verde escuro para áreas florestais, cores arenosas ou castanhas para ambientes desérticos e branco para camuflagem de inverno.

Além do primer marrom-avermelhado, a União Soviética também usou outras cores como primer de seus veículos militares durante a Segunda Guerra Mundial. Essas cores foram usadas para fins específicos e em circunstâncias específicas:

Cinza: usado como cor de base para veículos militares operando em ambientes cobertos de neve ou de inverno. Ele ajudava os veículos a se misturarem ao ambiente nevado;

Verde: às vezes era usada em veículos militares soviéticos para camuflagem em áreas florestais ou com vegetação. Ele fornecia uma base para camadas adicionais de tinta, ajudando os veículos a se misturarem à folhagem:

Preto: ocasionalmente usada em veículos militares soviéticos para operações noturnas ou para fins táticos específicos. Esse primer ajudava a reduzir a visibilidade dos veículos em condições de pouca luz.

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