Das variantes especiais no chassi Pz Kw IV dois são particularmente dignas de menÇão: o Pz Kw IV " BrÜckenleger " (LanÇa pontes) e o Pz Kw IV " Infanterie - Sturm - Steg " (Ponte de infantaria de assalto), que foram destinados para os batalhÕes de engenharia blindada. Embora as diretivas gerais de 1941 indicassem que a proposta de veÍculos lanÇadores de pontes seria interrompida em um futuro prÓximo pela falta de chassis disponÍveis, protÓtipos de lanÇadores de pontes com chassis do Pz Kw II e Pz Kw IV foram construÍdas. Exemplos individuais do Pz Kw IV Infanterie - Sturm - Steg foram usados nas campanhas da FranÇa e da Rússia, principalmente para a captura de objetivos fortemente defendidos.
Pz Kw IV Ausf F foram convertidos pela Krupp em transporte de muniÇÕes apÓs a formaÇão das unidades de artilharia super pesada (Artilharia de cerco), equipadas com o "Gerat 040" (morteiro Karl). Eles foram designados Pz Kw IV Ausf F-Munitionstrager fÜr Karlgerat . Este veÍculo , que foi equipado com acessÓrios especiais, poderia levar trÊs projetis de 600 milÍmetros disparados pelo Karl, cada um pesando 2.200 kg. Podiam descarregar diretamente no Karl por meio de um guindaste elÉtrico com capacidade de 3 toneladas, montado na parte superior da carroceria.
AlÉm dessas variantes do Pz Kw IV, a sÉrie de blindados de observaÇão e veÍculos de recuperaÇão, embora em pequenas quantidades, deve ser mencionado.
Para a recuperaÇão de blindados danificados ou abandonados a versão AHA/AGK foi ordenada em 11 abril de 1941 para a Georg Kirsten de Sebnitz / Sa. Esta era a garantia de que os veÍculos destruÍdos ou enguiÇados poderiam ser rebocados por tratores pesados ou por outros blindados. TambÉm foi celebrado um contrato em maio-junho de 1940 entre o Departamento de Armas a Daimler-Benz e EFG para a produÇão de um reboque adequado de transporte de Pz Kw III e IV. Tanto as lanÇas do guincho como o trailer foram produzidos em 1941.
As companhias de reparos de campo eram chamadas "Grosse Werkstattzelte" (Grandes tendas Oficina), que podiam acomodar seis a oito veÍculos, incluindo tanques. O contrato para essas tendas foi assinado com a Salzmann de Kassel em 19 de maio 1938 e prestaram um bom serviÇo em unidades de reparo de tanques, especialmente sob condiÇÕes meteorolÓgicas desfavorÁveis .