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Eu achei que a materia, para a finalidade de introdução do publico leigo ao assunto foi bastante boa...

Isso nao impede que com tempo eles possam fazer outras que aprofundem o tema de uma forma mais tecnica...

 

O importante e que logo estaremos vendo avioes a altura da responsabilidade que a FAB tem voando nos nossos ceus...e que essa parceria ainda vai render otimos frutos a industria nacional...

 

Edilson 

JE SUIS "BATE PAPO"

Quando os Gripens chegarem por aqui...logo ,logo eles fazem uma matéria mais aprofundada do avião com alguma personalidade  da "Globo"

Ana Maria...Ou Luciano... ou Fátima

 

This is Brazil!!!!

 

 

 

 

Originally Posted by Guacyr.:
Originally Posted by jniltonsantanna:

Só não entendi a história da mudança do motor.

Agora ele usa um motor sueco, e o novo usará um motor americano, precisamente uma versão do motor do F-18, o General Electric F404.

Sim, ele usa um motor Volvo, que é uma versão do F404 até onde sei...

Bom, eu tinha gravado, assisti ontem, gostei muito da reportagem. Não é uma reportagem técnica, para o FANTÁSTICO nem faria sentido...

Pena que avião voando por aqui, só em 2019...

Pelo menos antes disso teremos os "alugados", ao que tudo indica!

Originally Posted by Brumbar:

Bom, eu tinha gravado, assisti ontem, gostei muito da reportagem. Não é uma reportagem técnica, para o FANTÁSTICO nem faria sentido...

Pena que avião voando por aqui, só em 2019...

Pelo menos antes disso teremos os "alugados", ao que tudo indica!

 

LisarB é assim....., aluga-se 10 por um ano ao preço de compra de 20..

Na reportarem falam em aluguel, o mesmo dizem as revistas especializadas. Antes então tivessem feito "leasing", é mais em conta e o equipamento pode já ficar em alguma unidade ou ir para o sacrifício de peças, Museu ou praça mesmo, mas ao menos o dinheiro é melhor empregado..

Originally Posted by jniltonsantanna:
Originally Posted by Guacyr.:
Originally Posted by jniltonsantanna:

Só não entendi a história da mudança do motor.

Agora ele usa um motor sueco, e o novo usará um motor americano, precisamente uma versão do motor do F-18, o General Electric F404.

Sim, ele usa um motor Volvo, que é uma versão do F404 até onde sei...

Sim, as versões JAS 39A/B/C/D (que o Kovalick voou), usam um motor Volvo RM12, que nada mais é do que uma GE F404-GE-400, modificada pela Volvo para produzir 10% a mais de potência em pós-combustão e com alterações no software do FADEC para otimizar o uso monomotor. Os caças (8 a 10, sendo ao menos um biposto) que a FAB está negociando alugar da Força Aérea Sueca para operar entre 2016 e 2022, no máximo, substituindo os Mirage 2000C/B já desativados no 1o. GDA são da versão atual JAS 39C (monoposto) e JAS 39D (biposto). Já a versão aquirida pela FAB, cujo primeiro lote de 36 aviões (sendo 8 bipostos) começa a chegar em 2019, são da versão Gripen NG (NExt Generation), ou JAS 39E/F, como a ele se refere a Força Aérea Sueca. Estes aviões são bastante modificados, com o trem de pouso principal deslocado da seção central da fuselagem para a raiz das asas (o que liberou espaço na fuselagem para aumentar o tanque de combustível interno em 40%), o trem de pouso do nariz (bequilha) tem apenas uma roda, maior, ao contrário das duas menores da versão atual, o peso máximo de decolagem aumentou de 14 toneladas para 16,5 toneladas, o motor agora é um GE F414G, por sua vez derivado do F414-GE-400 do Super Hornet, 25% mais potente do que a Volvo RM12. O Gripen NG conta ainda com um radar AESA Selex ES-05 Raven e com um IRST Selex Skyward montado na lateral esquerda do nariz, acima do radar e à frente do parabrisas do cockpit. Esse sensor é capaz de detectar radiação infravermelha (calor) produzido por alvos a dezenas de quilômetros de distância. Contra aeronaves stealth, é um sensor mais eficaz do que o radar, portanto...
A versão do Gripen NG para a FAB, entre outra diferenças menores, contará com o WAD (Wide Area Display), uma telona LCD única, touchscreen, no cockpit, em vez dos três LCDs menores usados na versão sueca. Além do Gripen NG brasileiro, somente o F-35 conta com um painel similar. Só quem o Gripen NG manteve o HUD (Head Up Display), ao contrário do F-35, que não tem HUD porque as informações que são projetadas no HUD em outros aviões, no caso do F-35 são disponibilizadas na viseira do capacete do piloto.

Last edited by Hartmann
Originally Posted by CASTR0:
Originally Posted by Brumbar:

Bom, eu tinha gravado, assisti ontem, gostei muito da reportagem. Não é uma reportagem técnica, para o FANTÁSTICO nem faria sentido...

Pena que avião voando por aqui, só em 2019...

Pelo menos antes disso teremos os "alugados", ao que tudo indica!

 

LisarB é assim....., aluga-se 10 por um ano ao preço de compra de 20..

Na reportarem falam em aluguel, o mesmo dizem as revistas especializadas. Antes então tivessem feito "leasing", é mais em conta e o equipamento pode já ficar em alguma unidade ou ir para o sacrifício de peças, Museu ou praça mesmo, mas ao menos o dinheiro é melhor empregado..

A questão é que não existem Gripen E/F para leasing ou empréstimo, pois estão ainda sendo desenvolvidos. Somente C/D e, mesmo assim, tá sendo difícil conseguir com a Força Aérea Sueca os dez que a FAB queria (sendo dois bipostos). É provável que venham em 2016 7 JAS 39C e um JAS39B mesmo. E olhe lá! 
Os JAS 39E/F da FAB, por sua vez, serão novos, porque um dos principais pontos do programa F-X2 é a transferência de tecnologia. E isso não ocorreria com o arrendamento de aeronaves.
E a proposta da Saab foi matadora, por que permitirá que a Embraer e outras empresas brasileiras (Akaer, Mectron, AEL e outras) participem do desenvolvimento da aeronave. O primeiro de três protótipos voa em meados do ano que vem.
Outras vantagens são o menor preço em relação ao Super Hornet e ao Rafale, menor custo operacional e de logistica, por ser monomotor, era o mais veloz dos três e, aparentemente, o único capaz de supercruzeiro em configuração ar-ar e também o de maior alcance de translado (4070km ou 2.200 milhas marítimas). O raio de combate em configuração ar-ar (4 mísseis BVR, dois IR e um tanque extra, é de 1.300km, com 30 minutos de permanência "on station"ou, alternativamente, pode ficar por 2h30 a 350km de sua base, em Patrulha Aérea de Combate. O raio de combate em missões ar-terra, com 2 LGB de 500kg, pod Litening, 2 mísseis BVR, 2 IR e tanque extra é de 850km. Sem contar, é claro, que os Gripen NG brasileiros poderão ser reabastecidos em voo pelos 28 KC390 e inicialmente 3 KC-767 que a FAB possuirá em breve. 

Last edited by Hartmann

Pelo que eu entendi do anuncio do aluguel da aeronaves, o custo será " Voou Pagou ", ficou no chão desligada não paga nada.

 

Pelo menos foi o que entendi nas matérias que eu li.

Last edited by Flávio T-6-Tiger 26
Originally Posted by Flávio T-6-Tiger 26:

Pelo que eu entendi do anuncio do aluguel da aeronaves, o custo será " Voou Pagou ", ficou no chão desligada não paga nada.

 

Pelo menos foi o que entendi nas matérias que eu li.

Essa é uma das possibilidades, o aluguel de aeronaves com um número de horas de voo previsto em contrato. Mas pode haver o empréstimo também... Ainda estão negociando. Deve haver uma decisão nos próximos dois meses. Principalmente porque o contrato financeiro deve ser assinado em até dois meses, assim que o Senado aprovar. O senador da Comissão de Finanças do Senado já deu parecer favorável. No Brasil, é o Senado que aprova ou não qualquer financiamento internacional. Uma vantagem do contrato do Gripen NG é que ele foi fechado em coroas suecas. Assim, mesmo com o aumento valor da proposta em US$ 900 milhões, o valor final ficou sendo de cerca de US$ 4,5 bilhões mesmo, em coroas suecas.

Originally Posted by Guacyr.:

Podiam ter mostrado umas suecas também!

Eu aceitaria pagamento em coroas suecas, se as coroas suecas fossem as vocalistas do antigo ABBA, Agnetha Fältskog e ‎Anni-Frid Lyngstad, que hoje são coroas, mas continuam lindas... kkkkk

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