O Voo Varig 967, operado pela companhia aÉrea brasileira Varig, foi um voo comercial de carga conhecido por seu desaparecimento ocorrido em 1979 .
O avião cargueiro Boeing 707-323C levantou voo do Aeroporto Internacional de Narita, em TÓquio, no Japão, às 20h23 do dia 30 de janeiro de 1979. O destino final era o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, com uma escala nos Estados Unidos.
Vinte e dois minutos depois de decolar, o comandante Gilberto Araújo da Silva fez o primeiro contato com o controle de trÁfego aÉreo. Não havia qualquer problema a bordo. O segundo contato, previsto para as 21h23min, não chegou a ser feito.
O avião desapareceu sobre o Oceano PacÍfico cerca de trinta minutos apÓs sua decolagem em TÓquio. Nenhum sinal da queda, como destroÇos ou corpos, jamais foi encontrado. O voo de carga transportava, entre outros itens, 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposiÇão no Japão. As pinturas foram avaliadas na Época em mais de US$ 1,24 milhão. É conhecido por ser um dos maiores mistÉrios da histÓria da aviaÇão e um dos rarÍssimos voos civis comerciais que desapareceram sem deixar vestÍgios.
A tripulaÇão do Boeing 707 Cargo era formada por seis homens: o comandante Gilberto Araújo da Silva - mesmo comandante sobrevivente do Voo Varig RG-820, que foi obrigado a fazer um pouso de emergÊncia nas proximidades do Aeroporto de Orly, na FranÇa, em 1973, por um incÊndio a bordo que matou 123 pessoas.
Varias teorias apareceram nos anos seguintes.
Teria ocorrido um sequestro promovido por colecionadores de arte.
O Boeing teria sido abatido por soviÉticos, interessados em esconder segredos de um caÇa Mikoyan-Gurevich MiG-25 que supostamente estaria desmontado e sendo levado aos Estados Unidos
Boeing 707 teria sido forÇado a um pouso na costa da Rússia.