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Voo Varig 967, operado pela companhia aÉrea brasileira Varig, foi um voo comercial de carga conhecido por seu desaparecimento ocorrido em 1979 .

O avião cargueiro Boeing 707-323C levantou voo do Aeroporto Internacional de Narita, em TÓquio, no Japão, às 20h23 do dia 30 de janeiro de 1979. O destino final era o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, com uma escala nos Estados Unidos.

Vinte e dois minutos depois de decolar, o comandante Gilberto Araújo da Silva fez o primeiro contato com o controle de trÁfego aÉreo. Não havia qualquer problema a bordo. O segundo contato, previsto para as 21h23min, não chegou a ser feito.

O avião desapareceu sobre o Oceano PacÍfico cerca de trinta minutos apÓs sua decolagem em TÓquio. Nenhum sinal da queda, como destroÇos ou corpos, jamais foi encontrado. O voo de carga transportava, entre outros itens, 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposiÇão no Japão. As pinturas foram avaliadas na Época em mais de US$ 1,24 milhão. É conhecido por ser um dos maiores mistÉrios da histÓria da aviaÇão e um dos rarÍssimos voos civis comerciais que desapareceram sem deixar vestÍgios. 

A tripulaÇão do Boeing 707 Cargo era formada por seis homens: o comandante Gilberto Araújo da Silva - mesmo comandante sobrevivente do Voo Varig RG-820, que foi obrigado a fazer um pouso de emergÊncia nas proximidades do Aeroporto de Orly, na FranÇa, em 1973, por um incÊndio a bordo que matou 123 pessoas.

 

 

Varias teorias apareceram nos anos seguintes.

Teria ocorrido um sequestro promovido por colecionadores de arte.

O Boeing teria sido abatido por soviÉticos, interessados em esconder segredos de um caÇa Mikoyan-Gurevich MiG-25 que supostamente estaria desmontado e sendo levado aos Estados Unidos

Boeing 707 teria sido forÇado a um pouso na costa da Rússia.

 

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A teoria mais plausível é de uma descompressão súbita, que teria incapacitado os tripulantes. O 707 teria continuado voando até cair no mar. Isso explicaria nada ter sido encontrado na rota seguida pela aeronave, nem manchas de óleo, nada.

Relendo o que escrevi, reparei em um erro. Corrigindo:

 

Isso explicaria nada ter sido encontrado na rota seguida pela aeronave na área do último contato, nem manchas de óleo, nada.

Olha...eu acho que deveria haver uma redundancia nesse quesito descompressao de aeronaves, pois e muito serio o assunto...

 

Realmente um misterio que da asas a muitas teorias conspiratorias, haja vista a carga...

 

Interessante...

 

Edilson 

JE SUIS "BATE PAPO"

Eu conhecia dois que estavam neste vôo, então foi super chato este acidente: o comandante deste võo, tinha sido meu vizinho e eu era amigo do filho dele, que alguns anos depois morreu tambem, de forma besta: ao erguer o mastro de aluminio do barco a vela, encostou nos fios de alta tensão e foi eletrocutado na porta de casa. Ainda tenho aqui comigo, selos e moedas antigas que este colega me deu, pois colecionava e me incentivava tambem. Da família deles só restaram a filha e a esposa, que encontrei da ultima vez em Paris.

E conhecia tbem o navegador, me despedi qdo ia embarcar na ida pro Japão, lembro perfeitamente dele partindo de uniforme alinhado e com a maletinha quadrada dos tripulantes; e na volta deu essa situação. Era um cara bacana, deixou tambem viúva, filho e filha com uns 9 e 12 anos pelo que me lembro, eram mais novos ainda crianças qdo eu e os outros colegas já entravamos na adolescencia. Dava dó de ver os meninos ainda novos sem pai desta maneira. Todos do grupo que conheciam e conviviam de vez em qdo ficamos muito sentidos.

Já perdi varios conhecidos e amigos em acidentes aereos; já meu pai caiu 2 vezes de FAB e só machucou a cara um pouco pq não tirou os óculos (num Beech mata sete e outro num C-47). Quem sabe o porque?

 

Last edited by JCFerreira

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