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Buenas!!!

 

Pessoal, alguÉm tem uma receita melhor de wash alÉm dos produtos prontos?

Não estou me acertando com Óleo, parece que a tinta não mistura no Ecosolv.

FaÇo o pinwash, besunta tudo mas o pigmento que deve ficar nas reentrâncias não estão lÁ

Ou minha mistura estÁ muito rala ou não estou me acertando com os produtos envolvidos e a tÉcnica.

Talvez tambÉm, esteja deixando secar por pouco tempo para retirar os excessos.

Sei que não existe uma receita definitiva mas, a receita de cada um, É sempre um primeiro passo para novas formulaÇÕes e adaptaÇÕes.

Aguardo a "alumiaÇão" do meu pensamento dos mestres kiteiros que cÁ, coexistem

 

 

[]s!!!

Last edited by МиГ
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Bem , eu adoro os washs da ammo , mas antes deles eu usava tinta oleo corfix bem diluida em terebentina ! Depois de duas ou tres aplicacoes ficara bem aparente ! Mas e aquilo , nao tem uma receita d bolo , cada tem um jeoto e esse era o meu ants d comhecer os wasjs prontos ! Abraço

Raspo giz pastel seco em algumas gotas de água e 1 ou 2 gotas de detergente.

 

Passo pra penetrar bem nas linhas e sujar as voltas dos painéis, e limpo depois de seco.

 

Marca bem as linhas, e há de várias cores, podendo fazer em cinza médio ou claro sobre o preto, bem como cinza escuro, marrom, etc., sobre outras cores.

Pra diluir óleos a ponto de um wash, o melhor é terebintina mesmo (a pura, não a amarelada, que é pra telas). Ou querosene, que é a melhor opção pra esmaltes (essa dica é do Joker)

 

E não sei que óleo está usando, mas Gato Preto é muito vagabundo, com o perdão do termo, ele "esfarela", não sei pq.

 

 

Filipe,

 

As óleo que uso são as Acrilex.

Elas até se diluem  mas decanta muito rápido.

NA hora do wash ou pinwash, um pouco fica num canto dos recessos e o resto é só o diluente

 

Essa técnica com água e giz pastel nunca tentei mas fiquei curioso também. Depois de qto tempo se limpa?!?

 

 

[]s!!!

Depende do tipo de verniz. Se acrílica fosca, que tem um relevo maior (micrométrico, mas tem), deixe menos tempo. Se brilhante e poliuretana, que fica com um acabamento muito fino e liso, deixe mais tempo.

 

Com verniz Corfix, deixo em torno de umas 2h. Tiro com água mesmo, com algodão e cotonetes para cantos difíceis. Se "pegar" muito, álcool, mas só o cheiro, senão, tira tudo.

 

Teste, como sempre dizem aqui, em uma sucata, e veja qual o tempo ideal para as tintas e vernizes que usa.

 

Não aconselho a usar sobre a tinta, e sim, sobre o verniz, para que se possa limpar até chegar no ponto que se deseja.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Envelhecimento I (Wash)

Quando construímos um modelo sem envelhecimento, este tem a aparência de novo ou zero-km e isso parece não-natural. Envelhecer um modelo, em geral, dá uma aparência mais real ao mesmo, pois é incomum encontrarmos objetos reais que não tenham sofrido desgaste. O envelhecimento, no que se refere ao modelismo, pode ser dividido em três categorias:

  • Por acúmulo: Quando uma região é de difícil acesso, a sujeira se acumula. Com o tempo, a tendência é escurecer o material, ficando difícil a remoção.
  • Por desgaste: Em geral, é causado pelo atrito. Nesse caso, a peça começa a perder a forma (ou ganhar amassados) e também se caracteriza pela perda de cor, pois a camada de tinta é a primeira a ser afetada.
  • Por queima ou sujeira: Semelhante ao primeiro caso, entretanto, costuma ocorrer em locais onde o acesso não é tão difícil, mas a conveniência ou a dificuldade de manter-se limpo acabam deixando a sujeira acumular nesses pontos. Nessa categoria podemos também colocar aquelas modificações que não são reversíveis como a sujeira, por exemplo: a queima da tinta pelo sol.

Fotografia mostrando pontos de envelhecimento

Esses efeitos, por incrível que pareça, não são difíceis de serem feitos nos plastimodelos, só necessitando um pouco de prática. O acúmulo, é feito com uma técnica chamada Wash (que iremos tratar nesse artigo). O desgaste pode ser feito usando uma técnica chamada Dry Brush ou pincel seco (será tratado no segundo artigo sobre envelhecimento). A sujeira ou queima é feita usando-se giz pastel (terceiro artigo dessa série).

O Wash é, como o nome leva a crer, uma lavagem no modelo. Seu uso é bem simples, embora no início seja um pouco frustrante. Primeiramente pinte o modelo com sua cor básica. O Wash é mais fácil de ser feito com água, pois solventes podem atacar a pintura inicial. Se você usa tintas solúveis em água para pintar seu modelo, deixe que a tinta seque bastante (ou considere passar uma demão de verniz solúvel em thinner para protegê-la).

Com um pouco de água e um pincel chato, ambos bem limpos, escolha a tinta do wash. Em geral são tons escuros como preto ou marrom. O preto dá uma aparência de graxa ou óleo. Marrons dão tons de óleo ou terra, cabe a você decidir qual ficará melhor no seu modelo. Você ainda pode escolher tintas mais escuras que a cor base para fazer um realce das formas do modelo.

Coloque um pouco de tinta no pincel e em seguida mergulhe-o na água limpa, até que a mistura fique bem (muito) rala. Costuma-se dizer que "não chega a ser uma tinta, mas sim água colorida". Passe o pincel sobre o modelo e veja que a água acumula-se por tensão superficial em pontos onde o acesso é difícil.

Wash: antes e depois

Você pode passar o pincel em todo o modelo, ou somente nas partes onde se dará o acúmulo. O importante é que gotas de água não escorram (lágrimas), pois isso pode estragar todo o trabalho. Se for necessário, faça o wash em apenas um dos lados do modelo, deixe-o descansar e depois repita o processo do outro lado.

Deixe a água evaporar naturalmente. Quando isso acontecer, a tinta ficará impregnada nas regiões de difícil acesso. Se você notar que ficará muita tinta, antes que seque, encoste um pedaço de papel higiênico para absorver parte da tinta, mas tenha algo em mente: Após seco, a tinta ficará menos visível do que quando molhada, então tenha cuidado para não tirar tinta em excesso.

Cockpit envelhecido com wash e outras tecnicas

Outra maneira de preparar o wash é usando uma solução de 200ml de água e 15 gotas de solvente inodoro "Gato Preto". Após preparar essa mistura, mergulhe a pincel nessa solução e depois na tinta desejada, sendo que o ideal é tinta acrílica e pinte o modelo normalmente (pinte no sentido bico-cauda). A diferença dessa técnica é que o wash é feito ao mesmo tempo em que a pintura é executada.

O Wash pode ser feito em cockpits, motores, caixas de trem de pouso, rodas e em kits onde existam muitas reentrâncias. Exemplos desses últimos são os veículos de militaria que abusam dessa técnica.

Texto:
Clayton Máximo Vasconcelos
Matias Schweizer

 

Envelhecimento II (Dry Brush)

Pneu envelhecido com drybrushO dry brush, também chamado de pincel seco, ou apenas Dry, é a técnica oposta ao Wash; Não na forma de executar, mas no efeito a que se destina. Enquanto o Wash procura acumular tinta em regiões de difícil acesso, o Dry procura dar o efeito de desgaste da tinta.

O Dry Brush é executado em regiões que apresentam desgaste por atrito, ou que estão mais expostas, como bordas e junções. Essas regiões perdem a tinta com o desgaste, e por vezes ficam com o material original (madeira, metal, plástico) à mostra.

Essa técnica é bastante simples, só exige um pouco de cuidado para não haver excessos. É comum, o iniciante exagerar no dry e depois o modelo ficar muito carregado.

Costuma-se fazer a técnica do dry com tintas metálicas (alumínio, prata, aço, etc) ou com a própria tinta base do modelo, clareada com tinta branca. No caso de tintas metálicas, não recomenda-se o uso de prata, que fica muito viva, sendo recomendadas tintas mais sombrias.

Após pintar o modelo normalmente, prepare o dry. Use pincel redondo ou chato, dependendo da preferência. Molhe o pincel na tinta e tire o excesso em uma folha de papel. Espere secar bem, isso que dá nome a técnica. A tinta é aplicada com um mínimo de umidade.

dry em militariaUm bom teste para saber se o pincel está seco o suficiente, é passar as cerdas na palma da mão. A tinta não deve pintá-la. Quando estiver seco o suficiente, passe, pincelando sempre na mesma direção, pelas bordas e detalhes altos. A tinta irá aparecer somente nas partes mais altas, enquanto as mais baixas manterão a cor original. O efeito é percebido na hora.

Quando se trata de militaria, uma variação dessa técnica é usada para realçar melhor as arestas. O truque é o mesmo, no entanto, são aplicados dry com a tinta base misturada com branco, em sucessões cada vez mais claras e sobre regiões mais restritas. Isso gera um degradê da cor original, dando o realce.

Essa técnica é usada em bordos de ataque de asas e hélices de aviões, partes que se encontram (portas, tampas, armários), regiões de atrito intenso (engrenagens, alças, esteiras). Pórem, essa técnica não é restrita somente ao envelhecimento, podendo ser usada para fazer painéis de aviões e rostos de figuras.

dry nas pas e nas grades do radiador

Matias Schweizer

 

http://www.spmodelismo.com.br/tips/

Last edited by FІЯЭFФЖ

Boa tarde.

Faço minhas washes com tinta a óleo e bastante Ecosolv.

Removo o excesso com Ecosolv puro após algum tempo.

Mesmo assim, as dicas passadas aqui vão ser muito bem analisadas.

Algumas como as do Firefox são instigantes.

Abs.

Ecosolv é um diluente criado para tintas à óleo. Mas deve ser misturado com algumas gotas de secante de cobalto, senão não seca, aí quando for remover o excesso, o que estiver nos sulcos sai junto.

eu ainda prefiro fazer o wash com Guache(Têmpera), diluído em água destilada. Aí depois de seco é só passar um pano seco que o excesso sai todo.

Outro detalhe que costuma não deixar o wash ficar nos sulcos é o excesso de tinta/verniz, que deixa os sulcos mais rasos. Aí quando removemos o excesso, parte do que está nos sulcos também sai.

E dependendo do fabricante do kit, é necessário aprofundar os sulcos com um riscador.

Quanto ao material que pretende utilizar para o wash, é indiferente. Experimente todos e escolha o que melhor você se adaptar.

Só não esqueça de aplicar um verniz brilhante que não seja atacado pelo diluente do wash. Ah deixe esse verniz curar bem, antes de fazer o wash.

 

Abraços, Paulão.

Caro Marechal Mn

Muito boas as técnicas descritas, mas está faltando uma. É a técnica mais nova, desenvolvida pelos usuários da linha de produtos PARABELLUM. Tudo acessível. fácil, sem "cheiros" e o mais importante: feito aqui mesmo, no Brasil.

Bom, observando os tópicos, estou apresentando a seguinte proposta:

Escolham UM pote de Mancha Líquida (Wash) dos QUATRO que acabo de lançar na seção Ferramentas (PRODUTOS PARABELLUM) e me mandem seu endereço por MP que enviarei grátis (palavra mágica que nenhum dos concorrentes pratica) sob a seguinte condição, se o usuário aprovar deverá publicar um post sobre o uso, disseminando seu conhecimento da mesma forma que aconteçe com os produtos importados. O interessado receberá além do pote o novíssimo produto cujo nome código é "Urin der Götter" ou seja, a base aplicada antes do Wash que permite trabalhar o efeito e atrasa a secagem o bastante para obter o resultado necessário. O melhor de tudo é que não fede, é base H2O e o resultado... Basta dizer que os test drive foram entusiásticamente aprovados. 

Vamos as regras da promoção:

Estão valendo à partir de amanhã e duram até a próxima segunda feira 1200h PM. 

Estarão disponíveis 24 potes das 4 cores já lançadas, ou seja 24 pessoas escolhendo uma cor de cada. 

Finalizado o prazo os potes serão enviados via PAC no mesmo dia, para que todos possam utilizar com o mesmo prazo.

E aproveitem para ver os produtos que estão anunciados, eles são muito bons, modéstia à parte, e são nacionais, eu estou aqui para receber críticas, elogios e melhorar cada vez mais como qualquer cara bem intencionado.

Obrigado e um abraço a todos,

João

Originally Posted by João Henrique:

Caro Marechal Mn

Muito boas as técnicas descritas, mas está faltando uma. É a técnica mais nova, desenvolvida pelos usuários da linha de produtos PARABELLUM. Tudo acessível. fácil, sem "cheiros" e o mais importante: feito aqui mesmo, no Brasil.

Bom, observando os tópicos, estou apresentando a seguinte proposta:

Escolham UM pote de Mancha Líquida (Wash) dos QUATRO que acabo de lançar na seção Ferramentas (PRODUTOS PARABELLUM) e me mandem seu endereço por MP que enviarei grátis (palavra mágica que nenhum dos concorrentes pratica) sob a seguinte condição, se o usuário aprovar deverá publicar um post sobre o uso, disseminando seu conhecimento da mesma forma que aconteçe com os produtos importados. O interessado receberá além do pote o novíssimo produto cujo nome código é "Urin der Götter" ou seja, a base aplicada antes do Wash que permite trabalhar o efeito e atrasa a secagem o bastante para obter o resultado necessário. O melhor de tudo é que não fede, é base H2O e o resultado... Basta dizer que os test drive foram entusiásticamente aprovados. 

Vamos as regras da promoção:

Estão valendo à partir de amanhã e duram até a próxima segunda feira 1200h PM. 

Estarão disponíveis 24 potes das 4 cores já lançadas, ou seja 24 pessoas escolhendo uma cor de cada. 

Finalizado o prazo os potes serão enviados via PAC no mesmo dia, para que todos possam utilizar com o mesmo prazo.

E aproveitem para ver os produtos que estão anunciados, eles são muito bons, modéstia à parte, e são nacionais, eu estou aqui para receber críticas, elogios e melhorar cada vez mais como qualquer cara bem intencionado.

Obrigado e um abraço a todos,

João

Pode ser sempre oportuno tornar a colocar a URL do site... Abs e sucesso.

Vou ao Tio Google perguntar.

Eu uso acrilex mas não óleo, uso a linha Acryl que é à base de água.

 

Consegui melhores resultados do que com tinta a óleo. Porém... (sempre tem um) a superfície deve estar muito, mas muito lisa e a mistura não corre como a tinta a óleo, ou seja, você tem que passar com pincel por todas a linhas.

 

Apesar desse porém, por ser à base de água, é muito fácil limpar e não ataca praticamente nenhuma tinta ou verniz usado na pintura.

 

Mas, como mais uma técnica, você tem que ver se vai se adaptar à ela.

 

Abs

 

Wolney

Wolney,

 

E me diz uma coisa, vc dilui com água em que proporção e qto tempo vc deixa secar até retirar os excessos?

Pergunto pq já experimentei e não acertei a diluição e o tempo de secagem.

A base do meu wash é verniz geral brilhante.

 

 

[]s!!!

Para ressaltar linhas de baixo relevo misturo tinta a óleo para pintura de telas com agua-raz e um pincel com cerdas bem pequena. Essa tem uma capilaridade que só de encostar na reentrância corre rápido preenchendo as linhas. O excesso basta remover com um cotonete levemente embebido na água raz.

Uma técnica de desgaste na pintura que não li acima é a do sal; essa reproduz fielmente as manchas comuns de serem visitas nos aviões embarcados pelo desgaste do sol e maresia em porta-aviões.

A aplicação é simples e baste seguir os passos abaixo:

1) molhar a superfície a ser desgastada deixando um filme úmido sobre a mesma. Se a água estiver levemente morna é melhor mas fria também dá resultado.

2) polvilhar sal de cozinha sobre a superfície de forma aleatória

3) secar a mistura sal e água com um secador de cabelo. Quando cristais aparecerem na superfície já chegou no ponto necessário. Esse sal polvilhado criou uma máscara de pintura.

4) aplicar no aerógrafo uma cor mais diluída mais clara que a cor base

5) após bem seco, remover o sal cristalizado do kit embaixo de um fluxo leve da água de torneira com uma escova de cerdas macias (pegue uma escova de dentes usada).

O resultado fica bem legal e dá uma bela aparência miniaturizada.

Montei recentemente um F-14 e um F-18 na escala 1/144 que testei com essa técnica  e de agora em diante não deixo de usá-la.

Essa técnica do sal, eu fiz usando uma variação: ao invés de molhar a peça a ser tratada, coloco-a no freezer e deixo um tempo. Depois retiro e bafejo nos locais onde quero fazer o efeito.Isso permite fazer desgates bem localizados ao invés de generalizados, caso se queira desse jeito. As gotículas também tendem a ficar menores.
Dependendo da escala, pode mais real.
O ar quente ao atingir a superficie gelada, condensa o vapor de água contido formando as gotículas.
Daí pra frente é igual.

Também ninguém falou mas é uma técnica interessante o chipping com esponja. Escolhe-se esponjas de diversas texturas, molha-se uma ponti ha da dita em tinta na cor de fundo da chapa, preto, cinza (fundo de pintura) e depois de tirado o excesso, é aplicada de leve na região escolhida.
Nestes pontos que ficaram, nos maiores, é possível até aplicar um efeito leve de ferrugem e até uns escorridos na mesma cor.
Fica muito bacana e realista.

Edu
Originally Posted by МиГ:

Wolney,

 

E me diz uma coisa, vc dilui com água em que proporção e qto tempo vc deixa secar até retirar os excessos?

Pergunto pq já experimentei e não acertei a diluição e o tempo de secagem.

A base do meu wash é verniz geral brilhante.

 

 

[]s!!!

Cara, diluo no olho mesmo, dependendo do efeito que quero (mais ou menos pronunciado). E por ser à base de água, realmente o tempo de secagem é maior. Acredito que deixo por volta de meia hora após aplicar. E retiro com um pano umidecido sempre seguindo o sentido do vento (monto aviação).

 

Abs

 

Wolney

Bem, vivendo e aprendendo...

 

Pintei as peças do interior do meu P-51 com Gunze Acrílica diluída em álcool comum mesmo.  Ficou ótimo.  Apliquei Future para proteger.  Maravilha!

 

Aí peguei um tom cinza bem escuro (da própria Gunze) e diluí no mesmo álcool para fazer o wash.  Apliquei e a princípio ficou maravilha.  Mas... aí depois que secou, o wash reagiu com a base e ficou tudo esbranquiçado! C@R@LH#

 

Tive que então remover tudo, aplicar de novo as tintas, o Future e agora estou aplicando o wash com água destilada.  Pelo menos não reagiu...

 

Abrs,

A Raguenet

Last edited by ARaguenet
Originally Posted by ARaguenet:

Bem, vivendo e aprendendo...

 

Pintei as peças do interior do meu P-51 com Gunze Acrílica diluída em álcool comum mesmo.  Ficou ótimo.  Apliquei Future para proteger.  Maravilha!

 

Aí peguei um tom cinza bem escuro (da própria Gunze) e diluí no mesmo álcool para fazer o wash.  Apliquei e a princípio ficou maravilha.  Mas... aí depois que secou, o wash reagiu com a base e ficou tudo esbranquiçado! C@R@LH#

 

Tive que então remover tudo, aplicar de novo as tintas, o Future e agora estou aplicando o wash com água destilada.  Pelo menos não reagiu...

 

Abrs,

A Raguenet

Creio que devas tentar fazer wash sempre com tinta contrária a base.

 

Se a base for acrílica use esmalte ou óleo (o melhor pois dá tempo de limpar com tranquilidade), usando aguarraz para diluir e limpar, garanto que não vai ter problema...

Pois é RMG... pensei a mesma coisa.  Mas me pergunto se a reação não foi com o Future...  vai saber.


E detalhe: o Future foi aplicado sem diluição...

 

Abrssss,

A Raguenet

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Originally Posted by МиГ:

Buenas!!!

 

Pessoal, alguém tem uma receita melhor de wash além dos produtos prontos?

Não estou me acertando com óleo, parece que a tinta não mistura no Ecosolv.

Faço o pinwash, besunta tudo mas o pigmento que deve ficar nas reentrâncias não estão lá

Ou minha mistura está muito rala ou não estou me acertando com os produtos envolvidos e a técnica.

Talvez também, esteja deixando secar por pouco tempo para retirar os excessos.

Sei que não existe uma receita definitiva mas, a receita de cada um, é sempre um primeiro passo para novas formulações e adaptações.

Aguardo a "alumiação" do meu pensamento dos mestres kiteiros que cá, coexistem

 

 

[]s!!!

Vejo que muitos modelistas usam produtos específicos para wash, outros adaptam, no caso do giz pastel, eu uso tinta cinza escura bem diluída, mas trabalho com esmalte, aqueles que usam acrílica acho que também podem fazer isto, e no youtube tem vídeos mostrando assim como falei.

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