Skip to main content

Pessoal estou montando um Corsair F4U-1 aquele de 03 cores. E surgiu uma dúvida:

Muitos aviões americanos embarcados> Hellcat,Wildcat tinham no seu interior e porão de rodas a cor zinc cromate ( que na realidade era um yellow zinc cromate) aquele amarelo coco de nenem.

Mas me parece que depois de algum tempo passaram a usar o green zinc cromate ( o verde) e em alguns aviões no final da guerra eram de interior green.

Qual o certo?

Original Post

Replies sorted oldest to newest

na verdade usa os dois, no proprio F4U-1 é usado o amarelo nas asas e fuselagem (abaixo da tinta navy blue) e no porao do trem de pouso é verde. Alias deve ter o vermelho tambem, nao lembro agora mas em algum forum aqui no brasil mesmo alguem colocou todas as cores de zinc chromate usadas no F4U-1 

Essa matéria acima dá uma boa ideia da variação existente entre os revestimentos utilizados pelos Corsair. O autor cita Dana Bell que é responsável pelos estudos mais recentes e detalhados sobre o F4U (BELL, Dana. F4U-1 Corsair, vol.1 e F4U-1 Corsair Raised cockpit variants, vol. 2. Classic Warships Publishing, coleção Aircraft Pictorial #7 e #8). Vale consultar.

Se o seu modelo em três tons (Dana Bell diz que são quatro) for um F4U-1A, o primeiro dos raised cabin, genericamente iria de Interior Green FS 34151 para cabine, com consoles e painel em preto. Yellow Zinchromate para outras áreas internas fora a cabine, ressalvando que os porões do trem de pouso principal eram frequentemente repintados com a cor de baixo (branco nos três tons). Se houver fotos do avião a partir do qual será feito o modelo seria melhor para ver esses detalhes.

Já se for um F4U-1 (Birdcage) de antes da primavera/verão de 1943 (a partir daí foi adotado o Interior Green) as variações são muitas com predominância do Dull Dark Green, e posteriormente, por curto período, do Indian Red. A maioria dos birdcage externamente eram “dois tons” (Blue Gray/Light Gray). Se o seu for tricolor scheme então há boa chance de ter sido repintado em revisões. Sem foto do avião específico (às vezes mesmo com ela) não se pode dizer ao certo as cores de interior e porão de rodas.

Sobre o “Salmon Red“ do interior dos primeiros F4U-1 era exatamente isso, uma cor “salmão” mistura do pigmento Indian Red com Yellow Zinchromate, não um vermelho brilhante, mas mais parecido com “cor de telha”, ou como diz a matéria dos Corsair Foruns, entre FS 32276 e FS 32356.

Já o trabalho focalizado na postagem anterior não me parece uma boa referência a seguir. O modelista Corvi não produziu uma boa réplica do conhecido avião pilotado (entre outros) por Edwin Olander em função de numerosos detalhes e correções não feitas no kit Tamiya, apesar de ter um bom material nas mãos (por exemplo, a decal da Barracuda -http://www.themodellingnews.com/2014/05/six-new-caged-birds-from-barracuda.html -, e a corcova da Vector). Algumas fotos do avião no link da decal dão uma ideia de como o avião devia parecer. Há outras no magnífico livro de Dana Bell já citado e na internet.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×