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Não sei se devo postar aqui ou na galeria geral mas, de qualquer modo, aqui vai. Este é o meu último trabalho e primeiro que conclui este ano: uma conversão “na unha” do O-2 Skymaster da ICM, na 1/48, para um Reims-Cessna FTB-337 da Força Aérea Portuguesa.

A conversão consistiu no seguinte:

- Construção das janelas laterais no formato quadrado. Todas as demais transparências do O-2 da USAF, que é a versão do kit, foram instaladas mas cobertas com resina e lixadas.

- Construção de todo o interior, específico desta versão. Ou seja, piso acarpetado, laterais acolchoadas, teto acolchoado e console com os controles do ar condicionado, entre outros. Também os quatro assentos adicionais para passageiros.

- Porta de acesso da fuselagem, em configuração diferente do kit, e aberta.

- Janela em bolha no lado do piloto, vacuoformada.

- Entradas de ar do motor no nariz e faróis de pouso.

- Pontas das asas e luzes de navegação, com perfis diferentes do kit.

- Parte traseira da fuselagem, com área de exaustão do motor.

- Perfis arredondados dos estabilizadores verticais.

- “Wing fences”. Obs: não sei como se chamam em Português.

- Todas as antenas desta versão. Nenhuma delas vem no kit.

O modelo foi todo pintado com tintas esmalte Hataka, diluídas com thinner Anjo Eco Thinner 5000. Todos os decalques são da folha da Caracal para o kit do O-2 da Testors.

Abs, Ivan

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Parabéns Ivan, muito bonito seu modelo! Avião lindo e trabalho excepcional!

A propósito da Reims Aviation, fabricante sob licença de aviões Cessna na Europa por muito tempo, fato curioso e que tem relação com os brasileiros: Empresa criada por Max Holste, designer de aeronaves, que mais tarde seria o primeiro projetista do Embraer Bandeirante; e cujo diretor-presidente nos anos 1960/70 foi ninguém menos que Pierre Clostermann, primeiro caça da França, nascido em Curitiba. Para quem quiser saber mais dessa saborosa história: https://pierre.clostermann.org/reims-aviation/

Parabéns Ivan, muito bonito seu modelo! Avião lindo e trabalho excepcional!

A propósito da Reims Aviation, fabricante sob licença de aviões Cessna na Europa por muito tempo, fato curioso e que tem relação com os brasileiros: Empresa criada por Max Holste, designer de aeronaves, que mais tarde seria o primeiro projetista do Embraer Bandeirante; e cujo diretor-presidente nos anos 1960/70 foi ninguém menos que Pierre Clostermann, primeiro caça da França, nascido em Curitiba. Para quem quiser saber mais dessa saborosa história: https://pierre.clostermann.org/reims-aviation/

Valeu, Expedito!

Abs, Ivan

Olá Victor.

A versão da USAF, que é a do kit, tem janelas nas laterais e na porta em formatos bem diferentes da versão da FAP. Também tem janelas na parte superior da fuselagem, que não existem na versão da FAP. O para-brisa é o mesmo nas duas versões, USAF e FAP.

Portanto, no meu modelo, para fazer as novas janelas laterais e da porta, eu substitui as transparecias do kit por pedaços de acrílico transparente bem fino, um pouco maiores que as janelas que pretendia fazer, colando eles na fuselagem e na porta, que eu havia cortado da fuselagem, com super bonder. Depois lixei e poli, para eliminar vestígios da cola e recuperar a transparência do acrílico, tingi com verde translucido da Alclad, apliquei Future, cortei mascaras de pintura nos formatos das novas janelas, coloquei elas nas posições corretas,  e depois pintei o modelo, retirando as máscaras apenas no final da montagem.

Na parte de cima, como não tem janela nenhuma, eu colei as transparências do kit com super bonder, apenas para preencher o espaço, e cobri elas com resina Apoxie Sculpt (mas poderia ser outra). Depois de seca, lixei a resina para tornar a superfície lisa, sem deixar nenhuma marca das janelas originais.

Quanto à janela da frente, é a do kit, sem nenhuma alteração.  Apenas a poli, tingi com Alclad e depois apliquei Future.

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P

Muito obrigado pelas sua dicas, Ivan!

Sou plastimodelista das antas, estava um pouco afastado daqui, estou retornasndo agora. Faço aviação militar e gosto também de civil. erstou convertendo um Piper Cherokee Airfix, em um EMB-711 ST Corisco Turbo. Alem de alongar a fuselagem tive que refazer tambem todas as janelas laterais. Agora estou procurando exatamente a melhor opção pra fazer as novas transparências das janelas lateais já que não se aproveita nada do kit.

Grande abraço!

Bom dia, Victor.

Recomendo fazer as janelas com acrilico transparente, como eu fiz, pois o material é facil de lixar na curvatura desejada e polir. Eu uso às vezes pedaços de itens de casa ou de escritorio, e até mesmo estojos vazios de laminas de barbear. Mas também tenho folhas de varias espessuras que comprei no M Livre. Cuidado apenas ao manusear as folhas muito finas, pois elas quebram facil.

Abs, Ivan

Ivan,

Vendo com calma as fotos, o seu trabalho é soberbo! Muito lindo, Parabéns!!

Sem querer abusar da sua bondade, poderia me dizer o que você usa pra polir o acrílico e se apliciou o verde, nas faces internas ou externas?

Grande abraço!

Olá, Victor.

Após colar a peça de acrílico onde quero no modelo, uso limas com grão 2 e 4 para retirar o excesso de material e de cola e também para dar mais ou menos o formato desejado da peça. Por exemplo, quando tem superfícies curvas, como luzes de navegação nas pontas das asas ou faróis. É importante fazer isto com cuidado, pois a lima pode riscar permanentemente a peça.

Em seguida, uso lixas para retomar a transparência do acrílico. Começo usando lixas de graduação 400 e em seguida lixas mais finas, até talvez 2000 ou 2500.  Algo como, 400, depois 600, 1000, 2000 ou 2500.  Este processo é feito no "olhômetro", até eu ficar satisfeito com o resultado. Sempre uso as lixas molhadas, com retalhos apoiados em um palito de picolé, ou outra superfície  rígida plana, para ter mais controle no lixamento.  Também uso com frequência esponjas abrasivas, intercalando com as lixas de papel, dessas que são usadas no modelismo.

Normalmente, após esta etapa, o acrílico já volta a ficar transparente, faltando apenas um polimento final. No entanto, antes disso, eu normalmente dou mais um polimento com um conjunto esponjas abrasivas ultra finas que tenho e que são usadas especificamente para polir canopies.

Para o polimento final, eu tenho usado ultimamente cera de carnaúba, da que é feita para polir corpos de violão e guitarra. Uso apenas porque já tinha o produto, mas acredito que qualquer outro creme para polimento, que não seja muito abrasivo ou ataque o acrílico, deve funcionar. Por exemplo, cera de polimento automotiva, também à base de carnaúba. De qualquer modo, é recomendável testar antes de usar no modelo.

Sobre o verde translúcido. Primeiro, dei um banho de Future no para-brisa e apliquei ele com aerógrafo nas janelas laterais. Isto foi feito para facilitar a retirada da tinta verde se eu precisasse, pois é fácil "errar a mão" na sua aplicação. Apliquei então o verde da Alclad com aerógrafo apenas no interior, seguido de mais uma camada de Future, também só no interior.

Se ficar alguma dúvida, pfv me avisa.

Abs,

Ivan

Bom dia, meu caro Ivan!

Muitíssimo obrigado pela sua atenção e gentil disponibilidade de tão detalhadas informações! É o suficiente pra tocar o projeto do meu EMB-711 ST.

Grande abraço!!

Victor.

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