Bedford Trucks.
Estes caminhões foram o padrão para veículos de 3 toneladas para o exercito britanico durante a segunda guerra e apontado como um dos melhores do tipo em seu periodo.
Os motoristas gostavam da excelente visibilidade e vão livre entre o carro e o solo, além da tração nas quatro rodas.
Produzido entre 1940 e 1945, foram fabricadas mais de 52 mil unidades, em várias versões, utilizadas pelo exercito, RAF e Royal Navy.
[IMG]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2b/Bedford_QLD_GS_(1941)_owner_Fred_Hughes_pic2.JPG/800px-[/IMG]
O KIT :
São 210 partes em 4 sprues e 11 partes transparentes - que denunciam uma nova versão à caminho - pois destas 7 não são usadas no QLD.
A injeção é boa , com poucas rebarbas.
Os pinos de injeção são marcantes e algumas partes vão precisar de uma boa lixada.
O kit apresenta alguns erros técnicos e omissões, como os limpadores e a bananinha.
Os faróis são um caso à parte e beiram o ridículo, os do meu kit foram cavados uma abertura e vão receber lentes transparentes - fornecidas pela minha caixa de sucatas -.
As instruções são em 20 páginas de razoável acompanhamento e acompanha uma pequena folha de decais.
Os kits da IBG costumam apresentar um bom resultado final,mas, achei as montagens anteriores estressantes, cansativas, com uma miríade de detalhes que ficam escondidos após a conclusão da montagem.
No caso do Bedford, houve uma evolução na engenharia do kit, e reduziu-se este aspecto, embora não por completo, como no caso do motor, que apesar de bem detalhado, só é visível - em parte - por debaixo do chassis.
Review Perthmilitary AQUI.
O kit oferece três opções para a cobertura da caçamba :
Aberta, com a armação exposta ou lonado ( Neste caso, vem a peça inteira com as laterais )
E duas opções de teto da cabine ( Com abertura e fechada )
A peça lonada não me agradou. Embora as cordas de amarração sejam bem feitas, as marcas da armação metálica ficaram tão altas que parece que o lonado vem por baixo. E a caracteristica lona tensionada, com o plastico liso em excesso ).
Dei um trato na minha,mas, vou optar pela versão com armação sem lona.
Caçamba aberta. Neste caso, já colei as laterais. Se optar pela versão lonada, as laterias são parte integrante de uma peça única.
Montagem do meu kit :
Peça lonada OOB. Plástico liso e relevo excessivo para a armação.
Peça lonada, lixada e pintada.
Frame da armação. Cuidado ao remover do sprue e faça um gabarito p/ facilitar a montagem.
Vai precisar lixar os pontos de injeção
Dry fit forçado, só p/ ver o jeitão do bicho.
A cabine é bem legal , e dá p/ adicionar muitos detalhes :
Nestas fotos da IBG os faróis foram emassados e lixados, pois, tem um furo bem no centro deles, ao que tudo indica, falha no molde, onde o plastico injetado não preenche o molde ou sofre uma retração.
A minha sendo trabalhada. Optei pelo teto aberto.
Estou instalando os limpadores, a bananinha, mudei os braços dos retrovisores, PE na tampa do radiador,
a alavanca da manivela ( parcial , pois vai entrar uma lona dobrada - resina - bem debaixo da grade frontal )
O teto ainda está solto p/ instalação posterior das transparências.Foram trocados por fio de metal os apoios de mão e maçanetas.
Montagem do chassis. Não vou instalar os detalhes do motor, pura perda de tempo e energia em uma área que será ocultada pelo assoalho da cabine :
Dry fit da fera :
Vou atualizando na sequencia.
Abs
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