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Bom dia Pessoal,

Dentro da minha reciclagem para montar e pintar aviões militares, mais uma vez peço a ajuda de vocês.

Utilizo aerógrafos Badger 150, tenho 2, e continuo satisfeito com eles.

O compressor é o de geladeira. Faço a manutenção periódica, inclusive válvulas e ferrugem no tanque.

Faço manutenção nos aerógrafos e no compressor na Zero Point do Luiz Henriques.

Nos os meus anos montando e pintando militaria e naval sempre usei cabeça e agulha "F" , a pintura dos modelos geralmente ficaram bem satisfatórias, alguns modelos foram premiados, me alegraram.  Felizmente não fiz nenhuma porcaria.

Já em aviões não posso dizer o mesmo, já fiz algumas porcarias.

Porisso da minha auto reciclagem na preparação do kit, tintas, vernizes, solventes,lendo tutoriais, pesquisando nos fabricantes dos materiais, me socorrendo na  experiencia dos amigos da Webkits.

Gosto de tintas acrilicas base laca  e enamel, sendo a minha preferencia total  a Humbrol. Não gosto das automobilisticas.

Peço a sua ajuda: tenho lido em tutoriais que a cabeçaa e agulha  "M" é muito importante para uma boa pintura? Porque?

Devo trocar?

Abraços e muito obrigado.

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Esse lance de tintas e aerografos é uma.coisa totalmente particular, principalmente  porque o que funciona pra um pode não funcionar pra outro.

Se você está satisfeito com o setup que usa atualmente, por que trocar?

Se vc tem o setup que recomendam experimente trocar, teste e veja se te satisfaz, senão satisfazer é só voltar para o anterior...

Isso é só um hobby onde a finalidade é se divertir!

Bom dia Lucas Rizzi, pela sua preocupação em me confortar.

Eu gostaria de saber , com sinceridade, se a cabeça e agulha M do aerógrafo, se aplica melhor para pintar com acrilicas e esmalte com aeronaves.

Comparação grosseira: a calibragem dos pneus de veiculos Chevrolet é variável, já os veiculos da Honda é uma só, veiculos vazio claro.

Olá Afonso,

O meu principal aerografo durante quase 30 anos foi o Badger 150. Apenas recentemente, coisa de 3-4 anos, passei a usar aerografos de outras marcas. Mas ainda o tenho permanentemente na bancada, para aplicar primer e, às vezes, acabamentos, como Future. Durante todo este tempo, ele sempre me serviu perfeitamente, exceto talvez para pintar detalhes de camuflagem muito pequenos, talvez por ser de sucção e não de gravidade (tenho um Badger 100 tb, que é um 150 com copo fixo, por gravidade, mas não me adaptei muito bem a ele).

Posso dizer que em quase 90% dos meus trabalhos de pintura sempre usei o bico F, e no restante do tempo, o bico M. Neste ultimo caso, quase sempre para aplicação de uma única cor em superfícies grandes ou primer e acabamentos. Não me lembro de ter usado o bico L alguma vez.  Monto principalmente aviação 1/48 e ocasionalmente 1/32 e outras escalas, além de um pouco de militaria. Uso somente esmaltes e automotivas.

Em todo este tempo, nunca ouvi falar que o bico M é melhor para pintura. Se é, para mim nunca fez diferença alguma, só consome tinta mais rapido. Pode até ser, que o bico M por cobrir uma área maior, ajuda no nivelamento da tinta na secagem. Mas até aí, nenhum aerógrafo é perfeito. Um acabamento perfeito, em uma area grande, Você só obtém usando pistola. Porém, não é um equipamento muito comum no modelismo (a propósito, tenho uma, que uso apenas raramente, pois requer uso de um compressor maior que o da bancada, entre outras complicações).

Abs,

Ivan

Last edited by Ivan P

Muito obrigado, Ivan,

Era justamente isso o que eu precisava.

Pronto!

Acabaram-se as minhas cismas.

E um aerógrafo "chineisinho" por gravidade, para trabalhinhos , pequenas áreas de pintura com primer ou tintas. Com custo baixo.

Você recomendaria algum?

Abraços.

Muito obrigado, Ivan,

Era justamente isso o que eu precisava.

Pronto!

Acabaram-se as minhas cismas.

E um aerógrafo "chineisinho" por gravidade, para trabalhinhos , pequenas áreas de pintura com primer ou tintas. Com custo baixo.

Você recomendaria algum?

Abraços.

Steula te atende muito bem!

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