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A tripulação do Jagdpanzer 38 (t) Hetzer em ação.

O sucesso no combate depende do desempenho de cada membro da tripulação, realizando as suas atividades com calma e precisão. As tarefas de cada membro da tripulação foram encontradas num documento de treinamento entitulado Feuerleitung (Controle de Disparo), datado de novembro de 1944. Este raro documento, preservado pelo comandante da Escola de Treinamento das tripulações do Jagdpanzer 38 (t), em Milowitz (hoje, República Tcheca), explica com detalhes as ações que cada membro da tripulação precisava executar para destruir tanques inimigos, como segue:

A observação atenta do campo de batalha é necessária para o reconhecimento dos possíveis alvos. Na escuridão total é importante ouvir. As luzes do compartimento de combate são desligadas! Disparar luminosos (flares) em ângulo baixo (não acima da elevação de 10 graus). Usar somente o farolete para iluminar a área do alvo por um curto período de tempo (de 3 a 5 segundos somente). Girar o farolete para o lado pois o bulbo da lâmpada ainda brilha mesmo depois de ter sido desligado e pode ser observado pelo inimigo.

Nota do Tradutor: o farolete mencionado deve ser o frontal usado como Notek Light pois não havia outro montado no veículo, segundo pesquisa feita. Também desconheço se o Notek Light (farolete dianteiro) podia ser girado, sendo acionado de dentro do veículo. Provavelmente não, pois não há nenhum dispositivo mecânico visível para isso. Então o mencionado farolete é um mistério. Pode ter sido um montado sobre o veículo mas não encontrei nenhuma evidência fotográfica disso .

- Comandante - Selecionar o alvo e ordenar ao motorista para mover o veículo para a posição de disparo escolhida: “Motorista, em direção à borda da floresta na posição 2 Horas, atrás do barranco de terra – Marche!”

- Atirador (Apontador) – Assim que o veículo parar, desconectar a trava interna do canhão. Procurar por alvos e reportar ao comandante. Abrir fogo sem ordens somente se for necessário para destruir imediatamente um alvo (tal como um canhão antitanques a pouca distância). Conectar a trava interna do canhão antes que o veículo se ponha em movimento novamente. Inspecionar continuamente o canhão, contatos de disparo (gatilho), limpeza do aparelho de pontaria (WZF 2/2), e verificar se o aparelho está firmemente instalado. Com baixa visibilidade e à noite, ligar a iluminação da retícula de pontaria e ajustar para a granada explosiva (Sprgr. HE) com o alcance de 400 metros.

- Carregador (Municiador) – Preparar para a ação – chave de ajuste das espoletas das granadas em mãos e trapos disponíveis para limpar as granadas antes de carregá-las na culatra, para prevenir obstruções. Se possível, ajudar a observar, especialmente para o lado (no caso esquerdo), e para a retaguarda! NT: Para isso ele precisava usar a escotilha que ficava acima da sua posição no veículo ou o visor do aparelho de pontaria remoto da MG montada no teto no veículo, pelo qual ele era também responsável.

- Motorista – Observar o campo de batalha, procurando por alvos estimando a sua distância. Considerar possíveis rotas e próximas posições de tiro. Encontrar uma excelente posição de tiro de modo que, se possível, o Jagdpanzer fique numa suave elevação com um barranco na frente do casco de maneira que a parte superior fique dissimulada pelos arbustos ou pela sombra. Se o motorista consegue ver o alvo nesta posição então o atirador também poderá visualizar e disparar por sobre o barranco.

- Comandante - Iniciar os comandos de fogo estabelecendo a localização e direção do alvo usando detalhes do terreno e o sistema de orientação pelo relógio. A exatidão dos dados é importante até nos mínimos detalhes, tal como: “Cabana às 11:30!” A noite, para preservar a visão noturna, avisar a tripulação que está sendo ligado o farolete de iluminação, antes de iluminar o campo de batalha. NT: novamente o tal farolete é mencionado.

- Atirador (Apontador) – Desconectar a trava interna do canhão e ajustar o aparelho de pontaria após o veículo ter parado na posição.

- Carregador (Municiador) – Abrir a culatra.

- Motorista – Girar para a esquerda ou direita de modo que o alvo fique diretamente em frente ao veículo, parar e ajudar a observar.

- Comandante - Indicar com clareza a munição escolhida para o disparo reforçando as primeiras letras e sílabas do tipo requerido “P-a-nzergranate (G-r-anada Antitanque), N-e-belgranate (G-r-anada de fumaça), Spr-aen-granate (G-r-anada de alto explosivo HE), ou H-ohlgranate (G-r-anada de carga ôca)”.

- Atirador (Apontador) – Usar a mão direita para regular o tambor de ajuste da distância do disparo no aparelho de pontaria.

- Carregador (Municiador) – Retirar a granada escolhida do suporte. Limpar o excesso de graxa da espoleta com o seu polegar. Usar um trapo para remover qualquer sujeira da granada. Carregar usando as duas mãos, apoiando a ponta da granada na culatra. Empurrar a granada para dentro da culatra com a mão fechada em forma de punho de modo que quando a cunha fechar-se irá empurrar a sua mão para cima e para fora do movimento de recuo do canhão. Imediatamente girar a alavanca de segurança para a posição de disparo e avisar: “Carregado”. NT: a regulagem do fuso da espoleta é tarefa do Carregador.

- Comandante – Informar o ajuste do alvo em centenas de metros.

- Atirador (Apontador) – Usar a mão direita para girar o tambor do marcador no alcance ordenado e usar a mão esquerda para iniciar a elevação ou depressão do canhão. Então fazer a visada através da mira ótica (WZF 2/2).

- Comandante – informar a direção para apontar o canhão (direita ou esquerda) e descrever o alvo selecionado (por exemplo, canhão anti-tanque ou tanque) e a sua posição (pela frente em movimento, aproximando-se): “A direita da Cabana – 15 milésimos à esquerda – T-34 em rota de desfile (com a lateral exposta)!

- Atirador (Apontador) – Fazer girar e elevar o canhão na direção ordenada para enquadrar o alvo no aparelho de pontaria. Avisar quando o alvo for enquadrado. Colocar o alvo no topo do “V” invertido na retícula do aparelho de pontaria.

- Comandante - Se o alvo estiver em movimento, avisar a direção e o desvio em milésimos para o Atirador, tal como: “Aproximando-se pela direita – 6 milésimos”.

- Atirador (Apontador) – Regular o aparelho de pontaria para visar o alvo em 6 milésimos – utilizando o “V” invertido menor na retícula do visor espaçada em 4 milésimos.

- Comandante – Comandar “Fogo” após ajustar o seu visor para acompanhar a trajetória do traçante do projétil ou o impacto das granadas de alto-explosivo.

- Atirador (Apontador) – Somente abrir fogo depois de verificar que os ajustes estão exatos e o comando de “Fogo” ter sido dado pelo comandante.

- Comandante – Observar atentamente a trajetória do projétil e onde atingiu e anunciar o resultado do disparo: “Perdido, Alto, Perto” (para granadas HE), “Atingido, Curto, No Alvo” (quando for uma zona a ser batida). Melhor observação dos disparos poderá ser feito pelo comandante de outro veículo que esteja ao seu lado, onde a sua visão não estiver obscurecida pela fumaça do disparo ou mesmo pelo flash (no caso à noite).

- Atirador e Motorista – Também observam o disparo e dizem ao comandante se viram algo diferente do que ele anunciou.

- Comandante – Dá ao Atirador (Apontador) as correções a ser feitas, tanto em sítio como em azimute, tais como: “5 milésimos à direita – aumentar 400, alvo na extrema esquerda – mesma faixa”.

- Atirador (Apontador) – Ajusta o aparelho de pontaria para a nova distância comandada. Dispara quando for ordenado pelo Comandante.

- Comandante – Uma vez que o alvo seja alcançado a luta é conduzida com a mais rápida cadência de disparos , até o alvo ser destruído. A fim de preservar o gasto de munição, anuncia o número de tiros a ser disparados em cada alvo. Mais comandos de fogo são direcionados ao Atirador, mudando de alvos. Quando não houver mais alvos visíveis, uma mudança para outra posição de tiro é exigida para que o ataque continue; ordenar ao Motorista para sair daquela posição de tiro – normalmente indo de ré, comandando: “Motorista, marcha à ré!”.

- Atirador (Apontador) – Rapidamente conecta a trava interna do canhão.

- Municiador – Se possível, ajuda a observar o campo de batalha.

Com uma tripulação bem treinada, não mais do que 15 segundos decorrem entre a localização de um alvo ameaçador e o primeiro tiro seja disparado. Entretanto, neste momento da guerra (novembro de 1944), muito poucos tripulantes conseguem esta proficiência. Na maioria dos casos menos do que uma semana é dedicada ao treinamento das tripulações até que sejam mandadas para o front.

Abraços.

Last edited by gemerim
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Bom dia!

Obrigado, Cesar!

Ainda não conformado com o tal do farolete. Encontrei uma imagem do Hetzer de Saumur. É um veículo de museu e pode ter sido alterado para serviço em algum exército no pós-guerra mas, foi a única referência que pode chegar perto do equipamento citado no texto. Mas, quase com certeza, não deve ser este.

Imagem apenas para discussão.

O Notek Light original servia apenas para iluminar o caminho adiante e orientar o motorista, não podia ser usado para iluminar alvos a muita distância. Como o do modelo abaixo.

Até mais!

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