falo por experiência propria, usei logo no começo, quando adotei aerografo, tanto a Model Air quanto Model Color. Usava um inalador como compressor, o que deveria dar uma pressão ai de uns 10 a 15PSI.
no caso da Model Color, diluia com água e era um pouco chato acertar a diluição, muitas vezes ia de cor para cor, mas SEMPRE COM ÁGUA!
muitas vezes era complicado pois se a pressão fosse um pouco maior, ou aproximasse do modelo, havia tendência a escorrer, um perigo em caso de camuflagem à mão livre, ou mesmo com mascara!
necessitava de primer (aerotech) pois senão, ela acabava por descascar mediante arranhões (antes do verniz ser aplicado, depois disso, não tive problemas). Sobre o primer da Aerotech ou outra tinta (Tamiya, por exemplo) não havia problemas.
com relação á model air, pela logica não necessitaria diluir mas... no caso de cores mais escuras, percebi que precisava por um pouco de água (bem pouca, umas gotas apenas!) e a coisa ia bem.
O que notei é que em ambas as opções (air e Color) as cores escuras eram mais fáceis de trabalhar no aerografo, dando menos problemas com relação a diluição ou ainda escorrimento (se aproximasse muito ou a pressão fosse alta).
no final das contas, por ser muito mais fácil encontrar Tamiya (excelente para militaria) e ter me dado bem com aerotech (para aviação, quando é preciso um código FS especifico) acabei por abandonar a Vallejo.
Não vou dizer que seja uma tinta dificil de trabalhar no aerografo mas, um pouco "tinhosa", você tem que pegar o jeito e os macetes.
de resto, quanto a resultados, tão boa quanto as demais quando se pega o jeito de usá-las.