Skip to main content

Solicito aos amigos sua ajuda, mais uma vez:

Pintei este modelo com XF-12 JN Grey da Tamiya, a cor Não é absolutamente com a que eu imaginava.

Pois bem fui procurar outras fontes:

O excelente livro: The Great Book of Worl War II Airplanes, as suas maravilhosas  ilustrações trazem as cores deste caça "branco prateado brilhante".

Caixas de kits: Brancos.

Algumas instruções : aluminio!!!

Folha de decalque: Dirty White

Filme ToraToraTora: um branco meio que assim.

Pergunto aos amigos: que branco devo usar para repintar o avião e poder terminá-lo e ficar feliz.

Um abraço a todos e muito obrigado.

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Isso é um assunto que não tem fim. Depois de muita conversa, ainda vieram com a conversa do aimeirô, que é uma cor de caramelo:

A mim não convence. Por outro lado, é um tom de cinza esverdeado, não é branco.

A cor indicada pelo Paulo pode ser uma boa. Minha sugestão é algo assim:

[   ]s

Sidney

Attachments

Images (3)
  • mceclip0
  • mceclip0
  • mceclip1
Last edited by Sidney

Mestre Paulo e Sydney,

Parafraseando quem disse "nada substitue o talento", complemento: Nada substitue a cultura e o conhecimento e a disposição de transmiti-los.

Obrigado pela aula, lerei com muita atenção no feriado.

Procurei comparar no sol e na luz artificial as cores XF-12 e XF-76, a olho nu não possuem diferença. Talvez num cromatógrafo.

Daí posso  concluir: o branco sujo, nada mais é que a que cor intermediária do branco neve e o branco gelo, estou certo?

Abusos 1:

Tenho um Smer  0107 1/48  e farei Marinha do Brasil 1930, o Set 48-09 da FCM instrui para pintar na Cor Dope Clear Dopped Linen FS 33695.

Que diabo de cor é essa? Nunca ouvi falar. Parece que a Humbrol Enamel 74 é Linen.

Abusos 2:

Vocês poderiam ensinar-me pass-by-pass como colocar fotos e ilustrações no WebKits?

Amigo Othniel Costa, as tintas MiG que você indicou , poderia mencionar as que poderiam ser utilizadas em aviões do IJN? Elas são vendidas no Brasil?

Muito obrigado a todos

Oi Afonso,

Não tenho respostas para todas as suas perguntas, mas a seguir estão aquelas ao meu alcance.

a/XF-12 e XF-76 são parecidas. Já usei as duas e achei a XF-76 um pouco mais clara e com um ligeiro toque de verde. A XF-12 é bem antiga e a XF-76 é recente. Eu confiaria mais nessa última.

b/Eu tenho vários brancos aqui, com nomes diversos. No final eu divido em branco fosco e branco brilhante. Fora isso, não vejo diferenças entre eles. Pelo que pude observar, o branco gelo é um cinza super claro, como a Vallejo White Grey.

c/Sobre fotos:

https://webkits.hoop.la/topic/...-colocar-fotos-no-gb

d/Sobre tintas Mig, tem esse revendedor no Brasil:

https://www.ammobrasil.com.br/

Tem uma linha nova, Atom, que é muito boa.

Tem tb um conjunto para a Marinha Imperial.

https://www.ammobrasil.com.br/...perial-japanese-navy

Está fora de estoque, mas essa página tem as referências das tintas individuais.

[   ]s

Ou seja, é uma cor que, a depender da iluminação ambiente, estado de desgaste, fabricação do avião (Mitsubishi ou Nakajima), podia parecer, aos olhos do observador, desde um cinza puxado para caramelo até cinza esverdeado. Simplificando, qualquer tom a que você chegar nesse intervalo, será aceitável para uma representação de Hairyokushoku (Grey green colour), denominação não oficial da cor do protótipo do Rei-sen a que Jiro Horikoshi se referiu. É de se observar que para além do desgaste em campo, há diversas referências que dão conta de diferenças de tom (pequenas) nos aviões já na fábrica, por conta de alterações eventuais no método de aplicação e na composição das tintas. Vale muito a leitura da matéria de Aviation of Japan (blog do respeitado Nick Millman) citada pelo Paulo, entre outras sobre o tema no blog (http://www.aviationofjapan.com/search?q=Zero+grey). É de suas conclusões sobre essas várias leituras que vai sair o tom aceitável de cinza para v. pintar seu Zero.

Oi, Pessoal,

A discussão sobre pintura do caça A6M2 , cinza esverdeado, está sendo ótima , procurei ler algumas publicações sérias, uma publicada no Japão por Robert C. Mikesh, com ilustrações de Rikyu Watanabe, muita extensa, com muita história e descrições técnicas que fazem a alegria de todo Engenheiro interessado, mas a minha área é outra. Aprendi muito sobre as siglas, interpretar marcações , são muito complexas e envolvem Reinados de Imperador, fatos muito japoneses.

Sobre pintura a única coisa que encontrei foi a do Engenheiro da Mitsubishi Jiro Horikoshi que foi o Lider da Equipe que desenhou o A6M, que por causa da manobrealidade e velocidade dos caças a pintura deveria ser "Muito Suave".

Não sei se existiu nos idos dos anos 1930 e 1940 ( o A6M2, voou pela primeira vez em 1940), alguma norma de pinturas dos aviões e foi destruida no final da Guerra, como muitas outras coisas consideradas secretas.

E o que nós temos, são muitas pesquisas sobre restos de aviões encontrados, até do aluminio da fuselagem, depoimentos de sobreviventes etc., e "achômetros" que não acabam mais.

Devemos considerar o fornecimento de insumos, o Japão sempre foi carente de matérias primas, para tambem as pinturas dos aviões irem "enfraquecendo".

Dou-me por satisfeito pelas informações que os amigos postaram e o que eu já li.

Assuntos do Japão e dos japoneses são apaixonantes mas também muito complexos, ainda nem consegui ler o livro Corações Sujos, de Fernando de Morais que trata da emigração japonesa em Marilia-SP.

Abraços a todos.

PS: Aproveitando a Loja Mais Modelismo é confiável??

Oi, Pessoal,

A discussão sobre pintura do caça A6M2 , cinza esverdeado, está sendo ótima , procurei ler algumas publicações sérias, uma publicada no Japão por Robert C. Mikesh, com ilustrações de Rikyu Watanabe, muita extensa, com muita história e descrições técnicas que fazem a alegria de todo Engenheiro interessado, mas a minha área é outra. Aprendi muito sobre as siglas, interpretar marcações , são muito complexas e envolvem Reinados de Imperador, fatos muito japoneses.

Sobre pintura a única coisa que encontrei foi a do Engenheiro da Mitsubishi Jiro Horikoshi que foi o Lider da Equipe que desenhou o A6M, que por causa da manobrealidade e velocidade dos caças a pintura deveria ser "Muito Suave".

Não sei se existiu nos idos dos anos 1930 e 1940 ( o A6M2, voou pela primeira vez em 1940), alguma norma de pinturas dos aviões e foi destruida no final da Guerra, como muitas outras coisas consideradas secretas.

E o que nós temos, são muitas pesquisas sobre restos de aviões encontrados, até do aluminio da fuselagem, depoimentos de sobreviventes etc., e "achômetros" que não acabam mais.

Devemos considerar o fornecimento de insumos, o Japão sempre foi carente de matérias primas, para tambem as pinturas dos aviões irem "enfraquecendo".

Dou-me por satisfeito pelas informações que os amigos postaram e o que eu já li.

Assuntos do Japão e dos japoneses são apaixonantes mas também muito complexos, ainda nem consegui ler o livro Corações Sujos, de Fernando de Morais que trata da emigração japonesa em Marilia-SP.

Abraços a todos.

PS: Aproveitando a Loja Mais Modelismo é confiável??

Muito legal esse seu interesse sobre os artefatos e os costumes nipônicos, eu também tenho grande interesse sobre isso, particularmente sobre história.

Houve muitas normas para pintura de exteriores e interiores de aeronaves no entre-guerras acompanhando a modernização e o avanço tecnológico na indústria japonesa. No blog que mencionei (Aviation of Japan, de Nick Millman) e em outros endereços (Arawasi; J-Aircraft.com) se encontra boa parte da documentação que se conseguiu recolher desses anos e que diz respeito aos padrões de pintura que seriam utilizados durante a WWII.

Por fim, acompanhe as pesquisas e lançamentos de Rising Decals e Lifelike Decals, que têm trabalhos muito sérios e detalhados sobre motivos japoneses. Impagável nesse tema de decais de aeronaves é o trabalho de fôlego realizado pela Aeromaster em “Eagles of the rising sun” (1995, 2. ed) com as marcações de uma vintena de ases do Exército e da Marinha imperiais, e um texto de apoio muito preciso e atual, mesmo depois de 30 anos da publicação. As decais nem preciso falar: continuam perfeitas!

Last edited by tonythetiger

Bom dia, Tonythetiger,

Resta descrever se é tigre indiano, da neve do Himalaia, da Malásia, kkkk.

Brincadeiras a parte, muito obrigado.

Com certeza absoluta irei ler com atençao e assimilar todas as sugestões que você passou.

Já abusando: quando a massa puty começa a endurecer ou já está endurecida pode-se reutiliza-la amolecendo com qual produto: thinner, agua raz, alcoois?

ou já está perdida, compra-se outra?

Abraços,

Deve ser aquele do pacote de cereal...

Se secou no tubo, ou a tampa foi mal vedada ou havia outra entrada de ar... melhor comprar outro.

A título de ilustração... eu sempre apreciei (e pouca gente além de mim...) o Green Putty, da Squadron, que tinha uma consistência pastosa homogênea, mas preferiria que ele fosse mais “líquido”, para remendos delicados em áreas pequenas. Por minha conta experimentei diluir com Jet (acrílico polimerisante), ou cola líquida Testors, e ficou excelente para o que eu pretendia (e não atacava o plástico). Um tempo para secar, uma lixadinha e tudo bem. Ainda tenho e uso isso em pequenos consertos.

Não sei se pode funcionar no seu putty endurecido. De qualquer forma, se você não tiver esses materiais à mão (eu tinha...), talvez não valha a pena fazer o teste (vai sair mais caro o molho que  peixe...), com o risco de não funcionar...

Então, compre um tubo novo do putty de sua preferência para aproveitar plenamente as características que o produto oferece, sem necessidade de gambiarras.

Oi, Tony,

Você lembrou do Green Puty, sim eu já o tive, mas não tenho mais e nem me lembrava, aí comecei a rir, se não falha a memória acabei emprestando para o meu irmão, daí você já imagina se irmão devolve alguma coisa kkkkk

Eu tenho o jet polimerizante e uso a cola Testor liquida rotineiramente, em ultimo caso farei testes.

Parece-me que o puty da Vallejo, que estava fechado, e ainda está bom para uso.

O Testors ainda verei se funciona, ainda esta pastoso.

Já o da Tamiya também está fechado.

Estou estranhando é que não tem nenhum aberto, alguém passou por aqui.kkkk

Te falo depois dos testes.

Obrigado.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×