Oi, Pessoal,
A discussão sobre pintura do caça A6M2 , cinza esverdeado, está sendo ótima , procurei ler algumas publicações sérias, uma publicada no Japão por Robert C. Mikesh, com ilustrações de Rikyu Watanabe, muita extensa, com muita história e descrições técnicas que fazem a alegria de todo Engenheiro interessado, mas a minha área é outra. Aprendi muito sobre as siglas, interpretar marcações , são muito complexas e envolvem Reinados de Imperador, fatos muito japoneses.
Sobre pintura a única coisa que encontrei foi a do Engenheiro da Mitsubishi Jiro Horikoshi que foi o Lider da Equipe que desenhou o A6M, que por causa da manobrealidade e velocidade dos caças a pintura deveria ser "Muito Suave".
Não sei se existiu nos idos dos anos 1930 e 1940 ( o A6M2, voou pela primeira vez em 1940), alguma norma de pinturas dos aviões e foi destruida no final da Guerra, como muitas outras coisas consideradas secretas.
E o que nós temos, são muitas pesquisas sobre restos de aviões encontrados, até do aluminio da fuselagem, depoimentos de sobreviventes etc., e "achômetros" que não acabam mais.
Devemos considerar o fornecimento de insumos, o Japão sempre foi carente de matérias primas, para tambem as pinturas dos aviões irem "enfraquecendo".
Dou-me por satisfeito pelas informações que os amigos postaram e o que eu já li.
Assuntos do Japão e dos japoneses são apaixonantes mas também muito complexos, ainda nem consegui ler o livro Corações Sujos, de Fernando de Morais que trata da emigração japonesa em Marilia-SP.
Abraços a todos.
PS: Aproveitando a Loja Mais Modelismo é confiável??