Skip to main content

Aos feras

Os veículos cedidos pelos Estados Unidos para a URSS no programa land-lease durante a Segunda Guerra Mundial permaneciam com sua cor original olive drab ou era repintados para o verde russo tradicional?



Toda ajuda será mui apreciada!

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Colega, é difícil saber com exatidão, uma vez que a maioria dos filmes soviéticos - senão a totalidade - eram preto-e-branco.
Eu vi alguns filmes desses colorizados digitalmente e em todos apareciam Studebakers e GMCs na cor original, olive drab.
Acredito que, dada a urgência dos russos pelos caminhões, não havia tempo para repintá-los. Conforme chegavam, eram enviados para o front.

Faço coro com o colega Kesser.

Dificilmente iriam perder tempo ou gastar tinta pra repintar veículos que já eram verdes.

Esse Studebaker aqui, depois de adaptado, provavelmente só colocaram as marcações na porta.

A armação dos foguetes provavelmente seria no verde russo, mas em fotos preto e branco, é indistinguível. Eu se montasse um desses, usaria esse critério, de que o que foi colocado na Rússia é verde russo e só.

Esse aqui, com essa carroceria, passa a impressão de que a carroceria, provavelmente feita na russia, tem um tom diferente da cabine.

Esse aqui deve ser todo no olive drab

Panzerserra Bunker- Military Scale Models in 1/35 scale: Studebaker US6 U-6 - tractor 6x4 - case report

Valeu, Kesser e Fernando!



Realmente se dar ao trabalho de repintar o que já era verde seria um luxo insensato dada a condição da URSS quando da invasão alemã. Vou deixar cabine chassi em OD.

Agora essa tirada de pintar a estrutura do lança foguetes em verde russo é muito bem pensada. Por pouco não comia mosca e pintava tudo em OD.

Muito obrigado, meus caros!



Plasti-abraços,



Othz

@othniel costa

Excelente pergunta! Me gerou mais dúvidas que respostas!

Num BM-13 realmente não faria muito sentido pintar tudo, mas nas fotos P&B não consegui distinguir, no máximo algumas partes parecem ter acabamento em preto.

As coloridas, provavelmente pós guerra ou museus, são suspeitas.

Provavelmente os Americanos também forneceram tintas aos Soviéticos, então talvez, tiveram todo o acabamento em OD?

Alguns T34/85 do final da guerra, definitivamente parecem mais escuros que 4BO, teriam sido OD?

Para complicar, tenho um kit dp WOT8 (Inglês) com BM-13 (Katyusha)... Procurando por caminhões britânicos (originalmente Bronze Green), também não achei grandes diferenças.


PlastiAbraços

@Rubens posted:

Procurando por caminhões britânicos (originalmente Bronze Green), também não achei grandes diferenças.

Permita-me discordar Rubens. A militaria britânica na Europa, até 1943, era um tom de marrom bem fechado, conhecido como "service brown". A partir de 1944, para tentar padronizar ao máximo com os veículos americanos que chegavam aos montes, foi padronizado o verde SCC15, que era um olive drab que, ao contrário do americano, desbotava mais para um tom verde mesmo. Veículos de apoio, como caminhões, que já estavam no tom marrom, continuaram nesse tom, os novos eram pintados no SCC15. O famoso bronze green era usado no pré-guerra e voltou a partir de 1945. O curioso era que o service brown foi adotado porque os britânicos, com o aumento da guerra, ficaram com dificuldade de conseguir o pigmento verde, por isso deixaram a tinta marrom mesmo...

Last edited by Rogerio77

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×