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Originally Posted by Marcius:

Caros amigos

 

quais as cores corretas ?

 

Os dois estão corretos... ou os dois estão errados!

 

Na verdade, o padrão FS não existia na Segunda Guerra e as cores do P-47 oficialmente eram:

 

Neutral Grey no.43

Olive Drab no.41

 

O que achar de FS para isso é simples aproximação, por isso estas pequenas variações nos códigos.

 

Abs

 

Serelle

Bom, ao menos no desenho da tela, esse verde berrante, FS 34097, não me parece correto...

Pelo menos comparado ao que eu já vi em fotos e pessoalmente - mas não sei se a aeronave que eu vi (que não deve ter sido nenhuma das duas - não lembro, mas acho que foi o A1 ou o A4) foi repintada com a mesma cor ou outra...

De "olhômetro", nenhuma das duas desse desenho parece a real!

O de cima é mais parecido, mas pra mim está cinza demais...

Fica complicado colocar cor na tela do computador, pois dá muitas variações, mas o verde é algo entre verde musgo e cinza, como a cor abaixo, podendo variar a tonalidade de acordo com a iluminação:

 

Ah, ESSA cor aí, no meu monitor(LC-UA005 ?), é bem mais próxima do que eu me recordo de ter VISTO no avião real...

Como eu já disse, não tenho como saber das distorções causadas pela repintagem...

Bom, não vou ter tempo agora de pesquisar para confirmar o que vou dizer sobre datas e FS, mas de pronto posso afirmar que existiam dois verdes corretos para estas aeronaves americanas, e aqui estamos falando especificamente de P-47.

 

O que precisa ser visto aí é o numero de série do avião. Até meados de 43 (ou 42, não me recordo agora) é um verde, depois é outro.

 

Qual é que se usa em qual data é que me fugiu agora...

 

Quanto ao numero de série nestas aeronaves, para quem não sabe, o 1º número da esquerda para a direita é o ano de fabricação, depois vem o numeral de série. Eles omitiam o 1º nº do ano. Assim, para a aeronave da 1ª imagem, seu número de série é 42-26762, que corresponde à um P-47D-25-REcapicce?

 

O segundo também é D-25-RE, com uma curiosidade: O último D-25-RE recebeu o serial 42-26773, ou seja, este aí da FAB foi o penúltimo D-25-RE fabricado!

 

Lista completa da fabricação de P-47 aqui: http://www.368thfightergroup.com/P-47-2.html

A foto abaixo mostra o chip de tinta no livro The Official Monogram US Army Air Service & Air Corps Aircraft Color Guide (Vol1) do Robert Archer (Monogram) em comparação com o fan deck do Federal Standard 595b (onde o 34087 foi trocado pelo 34088 mas é a mesma cor).



Veja que pela comparação a cor ficaria entre o 34088 e o 33070.

As três cores ao lado do chip são do mesmo tom, variando apenas na claridade. Para efeitos de modelismo, eu acho legal até fazer um cadiquim mais claro.

Evidentemente essa foto não serve como fidelidade de cor, cada monitor mostra uma coisa, mas dá uma idéia de que não há problema nenhum em usar um 34087 como Olive Drab 41, ainda mais depois de desgastar o modelo.

Abraços a todos

As cores dos desenhos não batem com o real. Na realidade, os dois tons são muito parecidos, sendo o FS 34084 um pouco mais escuro que o primeiro. Só isso. A menos que você seja um "contador de rebites"ninguém perceberá tanta diferença entre um e outro. Por outro lado, o que costuma dar mais problemas é o anti-glare dos aviões com acabamento em metal natural, como o avião do Nero Moura. Já vi muitas referências e kits com o anti-glare em preto fosco. Na verdade era Olive Drab.

Originally Posted by Hartmann:

As cores dos desenhos não batem com o real. Na realidade, os dois tons são muito parecidos, sendo o FS 34084 um pouco mais escuro que o primeiro. Só isso. A menos que você seja um "contador de rebites"ninguém perceberá tanta diferença entre um e outro. Por outro lado, o que costuma dar mais problemas é o anti-glare dos aviões com acabamento em metal natural, como o avião do Nero Moura. Já vi muitas referências e kits com o anti-glare em preto fosco. Na verdade era Olive Drab.

Por mera curiosidade, e perdoando a gonorança, poderia me explicar o que vem a ser "anti-glare"?

Originally Posted by Brumbar:
 

Por mera curiosidade, e perdoando a gonorança, poderia me explicar o que vem a ser "anti-glare"?

 

"Anti-reflexo" da parte dianteira da carlinda.

 

As anvs em metal natural, branco, etc, pintam de cores escuras a parte da frente da carlinga para eliminar o brilho intenso (glare) da luz refletida e não ofuscar a visão da tripulação.

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:
Originally Posted by Brumbar:
 

Por mera curiosidade, e perdoando a gonorança, poderia me explicar o que vem a ser "anti-glare"?

 

"Anti-reflexo" da parte dianteira da carlinda.

 

As anvs em metal natural, branco, etc, pintam de cores escuras a parte da frente da carlinga para eliminar o brilho intenso (glare) da luz refletida e não ofuscar a visão da tripulação.

Isso, isso. 

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