Lendo algum material de referÊncia, li e fiquei curioso a respeito de uma belonave alemã da qual pouco se fala, apesar da sua beleza e forÇa.
Por isso, rememoro um pouco do cruzador pesado Prinz Eugen.
Prinz Eugen foi um cruzador pesado utilizado pela Kriegsmarine durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi batizado homenagem ao prÍncipe EugÊnio de Savoia (Prinz Eugen em alemão).
Sua construÇão iniciou-se em 23 de abril de 1936 nos estaleiros da Krupp em Kiel, sendo lanÇado ao mar em 22 de agosto de 1938 e comissionado em 1 de agosto de 1940.
Por ocasião da OperaÇão ExercÍcio no Reno (RheinÜbung), o Prinz Eugen tornou-se o navio escolta do encouraÇado Bismarck.
Em 24 de maio de 1941, os dois navios alemães foram interceptados pelo cruzador de batalha HMS
Hood e pelo couraÇado HMS
Prince of Wales. Nesse combate, o
Prinz Eugen teve a primazia de ser o primeiro navio a obter impactos, atingindo o HMS
Hood no convÉs de baleeiras, iniciando um grande incÊndio no navio inglÊs. Em circunstâncias atÉ hoje não completamente explicadas, acredita-se que o navio inglÊs tenha sido atingido por uma salva de artilharia do
Bismarck. De seus 1419 tripulantes apenas 3 sobreviveram. O
Prinz Eugen saÍra intacto, mas o
Bismarck fora atingido por projÉteis do
Prince of Wales, um deles produzindo avarias nos tanques de combustÍvel de proa, tornando inacessÍveis mil toneladas de Óleo. O comandante da frota alemã, almirante GÜnther LÜtjens, comunicou ao comando alemão a necessidade de abortar a missão de ataque aos comboios e dirigir-se a Brest, na FranÇa, a fim de submeter o encouraÇado a reparos. O
Prinz Eugen recebeu ordens de separar-se de seu companheiro de incursão e aproou para a FranÇa, debaixo de uma forte tromba d'Água. Ludibriando a vigilância britânica e auxiliado pelas pÉssimas condiÇÕes do tempo, o Prinz tomou o rumo de Brest. A Home Fleet foi mobilizada e aviÕes Swordfish lanÇados pelo porta-aviÕes HMS
Ark Royal avariaram o Bismarck, que teve seus lemes atingidos e travados. Desgovernado, e à mercÊ de seus inimigos, o famoso couraÇado alemão foi cercado e finalmente afundado pelos couraÇados HMS
King George V, HMS
Rodney e pelo cruzador pesado HMS
Dorsetshire apÓs sofrer durÍssimo castigo.
O porto de Brest era regularmente bombardeado pela RAF, e em 1 de julho o Prinz Eugen foi atingido provocando a morte 60 de seus tripulantes.
Canal da Mancha
Depois de perder o Bismarck, Hitler proibiu outras incursÕes no oceano Atlântico. Temendo uma invasão aliada na Noruega, uma nova operaÇão foi organizada durante os dias 11 e 12 de fevereiro de 1942: Com os cruzadores de batalha Scharnhorst e Gneisenau, acompanhados pelo Prinz Eugen, atravessaram o canal da mancha - OperaÇão Cerberus - para retornar à Alemanha. O propÓsito era deslocar os navios alemães de grande porte para a Noruega.
O Prinz Eugen deixou a Alemanha com destino a Noruega em fevereiro de 1942. No dia 23 ele foi interceptado e torpedeado pelo submarino britânico HMS Trident, destruindo parte de sua popa. Depois de alguns reparos em Trondheim o cruzador retornou a Kielpara receber uma nova popa. O Prinz Eugen não estaria novamente operacional atÉ 1943.
Ataque no BÁltico
A partir de agosto de 1944 o Prinz Eugen foi utilizado para atacar as unidades e alvos costeiros russos e impedir o avanÇo pela costa do Mar BÁltico, alÉm de transportar refugiados alemães.
Sigam o link e vejam a Batalha do estreito da Dinamarca
Em 15 de Outubro de 1944, devido a densa neblina no Mar BÁltico, o Prinz colidiu com cruzador Leipzig, quase partindo-o em dois. Durante 14 horas as duas embarcaÇÕes ficaram a deriva atÉ que pudessem ser separadas.
O Prinz Eugen foi reparado em Gotenhafen e depois continuou a disparar seus canhÕes contra as forÇas soviÉticas. Em 29 de MarÇo de 1945 o cruzador pesado deixou Gotenhafen pela última vez atÉ chegar a SwinemÜnde aonde desembarcaria refugiados. O navio então partiu em direÇão a Copenhague e devido à falta de combustÍvel não deixaria o porto novamente.
Ao final da guerra, ele era um dos dois únicos cruzadores operacionais da Alemanha (o outro era o cruzador NÜrnberg). O Prinz Eugen rendeu-se aos ingleses em Copenhague em 7 de maio de 1945.
Fotos do Prinz Eugen no cais do rio Weser, em Bremerhaven, Alemanha, entre 17 de Dezembro de 1945 e 17 de Janeiro de 1946.
Posteriormente, o navio tornou-se parte da marinha americana, sob a sÉrie indicativa IX-300 e afundou em dezembro de 1946 em consequÊncia de inundaÇão provocada por avarias sofridas no segundo teste da denominada OperaÇão Crossroads, ultimada em julho de 1946.
USS Prinz Eugen
Os norte-americanos demonstraram vivo interesse pelo navio e planejavam um fim espetacular para o mesmo que serviria, juntamente com outros navios, de alvo para os testes da bomba atÔmica no atol de Bikini.
Prinz Eugen foi formalmente incorporado a marinha americana sob a numeraÇão de sÉrie IX-300. O navio passou por avaliaÇÕes tÉcnicas no porto de Baltimore, EUA, e depois juntou-se a outras embarcaÇÕes que foram utilizadas na OperaÇão Crossroads, na qual seriam analisados os efeitos da explosão de artefatos atÔmicos. Foram retirados dois canhÕes de 8 polegadas da torre de artilharia "Graz" (torre "A") e todos os canhÕes de 4.1 polegadas do bombordo.
Uma particularidade do Prinz Eugen foi a de adotar nomes diversos do comumente utilizado pela marinha de guerra alemã para as torres de artilharia principal ("Anton", "Bruno", "Caesar" e "Dora)", sendo batizadas com nomes de cidades austrÍacas, respectivamente como "Graz", "Braunau", "Innsbruck" e "Wien".
O navio resistiu surpreendentemente bem aos testes atÔmicos denominados Able(atmosfÉrico) e Baker(submarino), realizados em julho de 1946, mas estava muito contaminado pela radiaÇão a fim de que fossem reparados os danos causados pelo teste submarino Baker, para o que seria exigido um dique seco. No mÊs seguinte foi rebocado para o atol de Kwajalein com vistas a ser submetido a testes de avaliaÇão de radioatividade, sendo ancorado à frente da pequena ilha de Enubuj (Carlson). No dia 21 de dezembro de 1946, tendo sido inspecionado por uma comissão americana para fins de estimativa de radioatividade, foi notado um adernamento do navio para estibordo, com inundaÇão na popa. Um LCI (um tipo de embarcaÇão de desembarque) e mais dois pequenos navios acostaram a fim de esgotarem a Água, mas as tentativas foram frustradas. No dia seguinte, o navio acentuou seu adernamento para estibordo e emborcou, deixando somente emersa parte da popa, ainda visÍvel nos dias de hoje.
Sigam o link e vejam um resumo da vida desse belo exemplo de arte naval.
SUAS ESPECIFICAÇÕES
DIMENSIONS
Length: 697.50ft
Beam: (1941) 71.83ft
Draft: (full load 1941) 21.55ft
Draft: (Max load 1944) 26.00ft
Displacement
Light: (1940) 14,271 tons
Standard: (1940) 16,356 tons
Operational: (1940) 18,960 tons
Full: (1940) 19,042 tons
Full: (1944) 20,211 tons
PROPULSION:
Boilers: 12 La Mont high pressure water tube boilers
Turbines: 3x sets Germaniawerft type
Shafts: 3
Propellers: 3x 3-Bladed @ 13.45dt diameter each
Horsepower: 110,000shp unforced - 133,631shp forced
Speed: 32kts unforced - 33.4kts forced
Fuel Capacity (1944):
Max: 4,250 tons
Radius:
6,100nm @ 15kts
5,500nm @ 18kts
2,050nm @ 32kts
Crew Complement (includes Officers)
1940: 1,599
1941: 1,731
1942: 1,750
1943: 1,382
1944: 1,686
1945: 1,776
1946: 225
Aircraft:
3 Arado Ar-196 A3
ARMOR:
Main Belt: 70-80mm + 20mm torpedo bulkhead
Decks: 12-30mm upper, 20-50mm lower
Turrets:
Front: 160mm
Roof: 70mm
Sides: 70mm
Rear: 90mm (A & D) 60mm(B & C)
Barbettes: 70-105mm
Conning Tower: 50mm roof, 150mm sides
Aft Fire Control: 200 roof, 30mm sides
AA Directors: 17mm
Foretop Platform: 20mm
Rangefinders: 20mm
105mm AA Mounts: 10mm
40mm AA Mounts: 17mm
20mm AA Quad Mounts: 10mm
20mm AA Twin Mounts: 10mm
Armament:
Main Battery: 8× 203mm/60cal (8.0 in) in 4x twin turrets
Range(Miles) Elevation(Degrees) Flight Time(seconds)
3.1 1.9 6.0
6.2 4.4 13.6
9.3 8.1 23.4
12.4 13.3 35.9
15.5(most effective) 20.3 51.1
18.6 29.1 69.0
22.65 37.0 88.3
Main Battery Ammunition - 1940
640 HE, 320 AP & 80 Starshells
Main Battery Ammunition - 1944
1470 shells total (mostly HE) & 40 Starshell
Weight of Shell: 272.3lbs
Rate of Fire: 3rpm
Secondary Battery: 12x 105mm/65cal (4.1in) guns in 6x twin mounts
Effective Range: 1.24 to 5.9 miles
Max. Range: 11 miles
Max. Ceiling: 41,000ft
Rate of Fire: 12 to 18rpm
Ammunition: 4,800 shells
Medium AA - 1940-44: 12x 37mm/83cal (1.5in) guns - 6x twin mounts
Effective Range: .5 to 3.9 miles
Max. Range: 5.28 miles
Max. Ceiling: 22,304ft
Rate of Fire: 160rpm per mount
Ammunition: 18,000 shells
Medium AA - 1944-1946: 18x 40mm/56cal - 18x single mounts
Effective Range: 05 to 5.1 miles
Max. Range: 6.25 miles
Max. Ceiling: 22,800ft
Rate of Fire: 160rpm
Ammunition: 36,000 shells
Light AA - 20mm/65cal
Effective Range: .25 to .75 mile
Max. Range: 1 mile
Max. Ceiling: 12,100ft
Rate of Fire: 450-500rpm
Ammunition: 2000 shells per barrel
Torpedoes: 12x 53.3cm Type G7a - 4x triple mounts
Performance:
3.6 miles @ 44kts
4.35 miles @ 40kts
7.45 miles @ 30kts
Ammunition: 24 torpedoes w/625lb TNT warhead each
ALGUNS KITS FABRICADOS DO PRINZ EUGEN