Skip to main content

Oi Pessoal!
Estou comeÇando a pesquisa sobre essa camuflagem e não consegui chegar a uma conclusão exata.

Vi em diversas fontes e cada uma tem sua versão.

AlguÉm saberia me dizer qual É a mais confiÁvel?
A versão que quero fazer É esta:

BF-109 E-4 Trop, JG27, Lybia 1941, flown by Hermann FÖrster

 

Versão pela Eduard

Versão pela Airfix

Versão pela Cutting Edge (a que vou usar os decais)

única referÊncia fotogrÁfica que encontrei (cortada bem na cauda, onde não tem, como saber qual cor seria)

Desde jÁ agradeÇo qualquer informaÇão!
AbraÇos,

Martini.

 

 

Last edited by Luiz Martini
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Prezado,

Comparando com a foto,a a pintura da fuselagem entre o cockpit e a cruz balcânica parece estar mais correta pelo profile da Airfix. Já após a cruz e antes da faixa branca, Cutting Edge parece ter retratado melhor.

Mas de qualquer forma, sinta-se feliz por ter uma foto muito boa da aeronave que você vai representar. Não sei se existe alguma foto que mostre o outro lado, mas se não existe, ninguém vai e crucificar pela licença poética.

Segundo pensamento geral, esses Emil´s foram embarcados às presssa do ETO para a Campanha da África e por isso, a camo do deserto foi uma adaptação das equipes de campo. Observe pela foto que o padrão das asas é fiel à camo européia.

Esse avião foi largamente presentado por modelistas mundo afora e numa pesquisa direcionada você com certeza encontrará ótimos reviews sobre a montagem desse kit que inclusive, foi objeto de uma das versões antigas da Hasegawa na 1/48.

Se o Brettas aparecer por aqui, provavelmente ele te dirá até a espessura das faixas tigradas sob o cockpit, mas com certeza, você encontrará muitas informações net afora.

Abração,

Oth

Last edited by othniel costa

Olá Othniel!
Pensei da mesma forma.

Só o que me intriga é a cor do leme, amarelo ou pintado por cima?

Na versão da Eduard, a que mais parece estar correta, a parte inferior do motor está em amarelo, com a parte lateral e superior repintada com RLM 71.Por quê não repintariam também o leme com RLM 71?

Abração e obrigado pela ajuda,

Martini.

Entendo patavinas de saracuras, mas observando a imagem, vi que a sombra está bem forte na parte inferior do avião. Parece sol da hora do almoço ou início da tarde.

Mas o que me intrigou foram essas áreas bem claras numa parte onde deveriam ser mais escuras... não?

Isso não indica a possibilidade de um amarelo ali?

 

 

Attachments

Images (1)
  • download
Originally Posted by Fernando Estanislau:

Botão direito > abrir imagem em uma nova guia

Fazendo isto, fica claro que o cone da hélice é, pelo menos em parte, vermelho. Logo, os profiles Eduard e Airfix estão corretos, e o da Cutting Edge, errado.

 

Se não pintaram o cone da hélice, não acredito que pintariam o leme. Entre os profiles Eduard e Airfix, eu ficaria com o primeiro.

 

[  ]s

 

Sidney

Last edited by Sidney
Originally Posted by Sidney:
Originally Posted by Fernando Estanislau:

Botão direito > abrir imagem em uma nova guia

Fazendo isto, fica claro que o cone da hélice é, pelo menos em parte, vermelho. Logo, os profiles Eduard e Airfix estão corretos, e o da Cutting Edge, errado.

 

Se não pintaram o cone da hélice, não acredito que pintariam o leme. Entre os profiles Eduard e Airfix, eu ficaria com o primeiro.

 

[  ]s

 

Sidney

Legal ver o desgaste nas pás da hélice, que removeram a tinta da mesma em parte.

 

Faz tempo, o Brettas montou essa versão, se não me engano o Alex Vidigal também, e fizeram parte do cone em vermelho.

 

Abs

Eu vi o modelo do Alex Vidigal na Hyperscale, ficou bem legal.

O do Brettas não.

Como o kit da Eduard é o mais recente e portanto conseguiram  alguma informação extra, vou seguir a deles.

E lembrando que os primeiros 109 E foram enviados diretos da Batalha da Brã-Bretanha, tinham a frente e o leme em amarelo, fizeram as repinturas em campo.

Como não se tem uma referência fotográfica do leme vou pintar em amarelo mesmo e deixar a parte inferior do motor em amarelo.

A famosa licença poética.

Abs.

Originally Posted by Luiz Martini:

Eu vi o modelo do Alex Vidigal na Hyperscale, ficou bem legal.

O do Brettas não.

Como o kit da Eduard é o mais recente e portanto conseguiram  alguma informação extra, vou seguir a deles.

E lembrando que os primeiros 109 E foram enviados diretos da Batalha da Brã-Bretanha, tinham a frente e o leme em amarelo, fizeram as repinturas em campo.

Como não se tem uma referência fotográfica do leme vou pintar em amarelo mesmo e deixar a parte inferior do motor em amarelo.

A famosa licença poética.

Abs.

Eu não vi nenhum dos dois kits mencionados, mas em termos de referência de cores e pintura propriamente dita, eu confiaria 100% no avião do Brettas, porque ele é o cara mais xarope nesse quesito, quando faz um avião. As cores que ele usou no dele, com certeza foram frutos de muita pesquisa e tem uma grande probabilidade de estarem corretas. Ainda mais numa saracura.

 

Um Abração.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×