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Excelente dia, amigos!

 

Estou voltando ao hobby, depois de mais de 10 anos, então me considero um iniciante novamente. E como todo iniciante chego cheio de dúvidas e medos.


Dentre as muitas dúvidas que tenho, talvez essas são as que me tiram o sono: sobre tintas:

Qual a diferenÇa entre acrÍlica e esmalte, e qual a finalidade de cada?

 

Qual o solvente indicado para cada uma (alccol, Água, aguarras...)?

 

Qual É mais indicada para uso com pincel e aerÓgrafo?


Espero contar com a a ajuda de vocÊs!

 

Um abraÇo!

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Pincel usa-se para detalhes, todas entram no aerógrafo, acrílicas, esmalte automotivas só depende de sua preferência, há quem use todas dependendo do caso e até os diluidores, no caso das acrílicas, tem quem use alcool isopropílico, acho, ou thinner apropriado.

estou comecando, mas o pouco que testei nesses 30 dias de comeco de hobby: depois que passei a diluir todas as tintas acrilicas de agua (revell, humbrol, gunze, acrylex e tamiya) e laca (gunze) no laquer thinner da tamiya que consegui acertar no aerografo. as acrilicas a base de agua eu nao conseguia acertar, nem com agua, nem com alcoll isopropilico, nem com mistura veja + iso, tentei o diluiente da revell (aquous color mix) e foi pior que agua destilada.

Entao sei la o laquer thinner é tiro e queda e pelo que vi o efeito dos thinners de laca automoticas sao o mesmo que esse thinner, entao para quem nao tem problemas com cheiro (solteiro, cabine pintura e mascara) acho que nao tem erro, assim que pegar o compressor novo vou fazer mais testes pois 900 ml de automotivo é 8 reais contra 59,90 250 ml do laquer thinner tamiya.

Testei as war scenic num boeing 787 com o tal diluente rapido deles e sei la, eu tinha pintado as turbinas antes com coralit + aguarras acrilex para testar e a minha impressao é que se trata da mesma tinta, mesmo cheiro, secou igual e o acabamento ficou o mesmo (branco). todas ate aqui usei primer tamiya.

Achei um cara aqui em curitiba que me vende 250 ml de automotiva BASF e resolvi fazer mais testes.

Testei primer automotivo com poliester branco num Airbus A320 1:144, nossa é outra coisa, cobre 100x mais facil e mais fino que as acrilicas e anamel (tem que ser muito mané para errar), Ai fui passar o verniz PU que ate é tranquilo ficou espetacular sem precisar polir em uma parte do aviao e enrugado em outras, como era uma cobaia para testes valeu, vi que nao dilui o verniz e foi ai a cagada... 

o A320 teve que ficar 3 dias no fluido de freio e nem piscou o verniz PU, ai saiu apos 3 dias na soda caustica 99%.

Assim que chegar o compressor vou pintar de novo e diluir o verniz para acertar o ponto. Uma duvida que eu esqueci de perguntar na loja e nao ficou bem claro no site do fabricante é: tem que passar o verniz qto tempo depois que aplicou a tinta poliester? fiquei com a impressao que tem que esperar 15 min e ai aplicar o verniz, nao pode deixar secar. Ou pode deixar secar e aplicar tipo no outro dia?

 

 

eu vi um site o cara testou o X20 e o lacquer thinner nas acrilicas e mostrou o resultado muito superior do thinner, o unico problema é o cheiro. Como ele serve para qualquer tinta eu acho mais facil ja que tenho cabine de pintura, mascara e nao tem delegada para me encher o saco.

X20, X20A, Laquer, alcool iso, agua, vidrex, brilho facil, future, passado, uisque, pinga, agua, agua destilada, é muito diluente pro meu gosto

Last edited by anghinoni

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