Skip to main content

Pessoal,

 

Algumas vezes quando vou aplicar primer ou tinta fosca, em alguns pontos do modelo (funÇão da asa do avião com a fuselagem por exemplo) forma uma espÉcie de poeira na pintura.

Muitas vezes tenho que lixar para resolver isso.

Penso que estou fazendo algo errado, sei lÁ, diluiÇão de tinta (uso mais acrÍlicas, Tamiya, Gunze e Hobby Cores)  ou pressão do compressor.

AlguÉm jÁ passou por isso e pode me ajudar.

 

Valeu

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Esse é um problema clássico...

 

A tinta está chegando no kit já seca. Por isso forma essa espécie de superfície porosa. A tinta pode secar antes de bater na superfície do kit por alguns motivos:

- Distância do aerógrafo ao kit muito grande. Tente pintar mais perto;

- Muita pressão. Diminua a pressão e pinte mais perto;

- Diluição errada. Tente usar um thinner menos agressivo ou use um flow para retardar o tempo de secagem;

- Pintura muito rápida com camadas grossas. Você pode estar tentando pintar tudo de uma vez, com uma camada grossa de tinta. Não faça assim, vai pintando com calma, uma área do kit por vez, analisando o resultado, com calma. Tenta curtir a pintura...

 

No mais, muito treino!

Em superfícies anguladas como a raiz da asa, ou seja , a junção asa/ fuselagem, quando se aplica a tinta no aerógrafo, o ar forma vórtices nestas regiões. Como resultado, a tinta "bate" na superfície e não tem como escapar. Desta forma, a tinta chega seca neste local originando o indesejável efeito de casca de laranja. A cobertura fica rugosa, indesajada.

Para solucionar este problema, dilua um pouco mais a tinta deixando-a mais "molhada". Diminua a pressão, com o aerógrafo não muito perpendicular à superfície, ou seja ,mais angulado, comece aerografando nesta região do kit primeiramente.  Vai indo com calma, paciência. Pequenas camadas. Com o tempo, vai pegando a manha.

Espero ter ajudado

 

[ ] s

O que esta acontecendo é o que o Edurech falou, para minimizar isso ao invés de apontar o aerógrafo ortogonal  a junção das peças, tente pintar correndo o aerógrafo no sentido da junção, isto minimiza a formação dos vórtices permitindo que o ar escape ao longo da junção. Combinado com baixa pressão e boa diluição elimina o problema.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×