Originally Posted by Anderson Salafia:
bom, sobre a maneira como os modelos são julgados nos eventos por aqui no Brasil, em outro momento já se debateu exaustivamente aqui os critérios e QUEM JULGA deixou bem claro que ter um kit "superior" ou com PEs e resinas significa certeza de medalha!
inclusive colocaram alguns casos onde venceu o kit que tinha menos erros quando comparado aos demais.
HOJE, tenho certeza de que o que prevalece é a HABILIDADE e DOMINIO DE TECNICAS pelo modelista na hora de ser julgado (por tanto se julga o trabalho do modelista e não a qualidade do kit comprado!) ao menos essa é a minha impressão!
Nunca competi pois não tinha meio e nem tempo hábil de ir ao evento do GPPSD e de certa maneira não me sentia seguro para participar, quando vejo o trabalho de outros colegas!!!! mas este ano quero ir sim e se for, será com kits montados direto da caixa!
Agora uma duvida que sempre tive era justamente sobre a questão da inscrição como iniciante ou avançado enfim, qual o critério adotado, se seria em relação ao dominio de técnicas do modelista ou participação nos eventos!
Então já num primeiro evento o cara já pode se inscrever na principal categoria assim bem como participar pena "enésima" vez inscrito na iniciante???????
Normalmente os kits são julgados no Brasil, pelos mesmos critérios dos opens lá fora, ou seja , pela cartilha do IPMS.
Inicialmente se separam os modelos com erros. E é impressionante como aparecem erros simples. São canopies mal colados (indiscutivelmente o campeão), ou opacos, emendas mas lixadas, linhas apagadas, marcas e cola ou de dedos, erros na aplicação das decais,etc.
Em seguida se julga os erros mais sutis, como pintura granulada ou grossa demais, brilhante ou fosca demais, wash mal feito, desgastes ruins, cores erradas, fios de antena ausentes ou grossos demais, e coisas mais complicadas, como por exemplo um avião com portas de acesso abertas e carregadinho de bombas, ou com armamento errado para aversão escolhida.
depois disso tudo, se pega os kits que passaram por esse crivo(se houverem) e se julga comparativamente os detalhes extras apresentados.
E é aí e somente aí que os aftermarkets e os kits de qualidade contam pontos. Óbviamente um kit que passou por todas as etapas anteriores e ainda por cima tem detalhes como rebitamentos, portas abertas, cockpit bem detalhado, etc terá vantagem sobre um outro kit mais simples, ou um OOB.
Tem um moço do nordeste que descobriu isso há 5 anos e desde lá vem ganhando tudo o que disputa.
Eu também aprendi isso, mas ainda estou lutando contra os defeitos e contra a minha técnica, que é bem inferior à de muita gente. Mas eu chego lá.
E não me venham com aquele papo de que alguém vai a Open pra participar e rever os amigos...Todo mundo que inscreve um kit num Open o faz com a esperança de ganhar alguma medalha ou troféu! Se não o modelo seria inscrito na parte de exposição, né?
Quanto à iniciante/principal, isso está diretamente ligado ao nível de montagem de cada um. No 1ª Open que participei, o de Valinhos de 2011, por acaso o mesmo citado pelo Zaitzev, onde pude conhecê-lo e ao Josemar, ambos de Belém do Pará, fui aconselhado pelo X-Cão a inscrever meus modelos na categoria iniciante, e vim de lá com uma medalha de ouro. Foi muito incentivador para mim. Nos anos e eventos seguintes competi na categoria principal e tive a felicidade de ganhar algumas outras medalhas. Tudo isso faz a gente melhorar o nível do trabalho.
E eu nunca esquentei a cabeça por não ganhar alguma coisa, apenas fui conversar com os juízes(Obrigado Wolney, pela paciência), e ver onde estava errando e onde podia melhorar. Aí no próximo, trazia kits com os defeitos anteriores corrigidos. Mas ainda chego ao nível dos mestres, se Deus quiser.
Um Abração.