Skip to main content

Provavelmente fiz uma asneira monumental... Daquelas que merecem ir para as "Leis de Murphy do Plastimodelismo"...

Tempos atrÁs consegui um JagdTiger Dragon iniciado como sucata, que ao chegar me pareceu muito aproveitÁvel, como o kit não tem paralamas nem Zimmerit, comprei um magnÍfico jogo da Attack, que obviamente me custou uma pequena fortuna...

AlÉm das peÇas em resina, o jogo tem folhas finas de Zimmerit para serem aplicadas nas superfÍcies do kit, como o meu jÁ estava com toda parte traseira montada (escapes, caixas e acessÓrios), deixei de lado atÉ tomar coragem ou aparecer outra oportunidade.

Surgiu recentemente um Jagtiger Revell no MP, como são os mesmos moldes do Dragon (mais uma arvore com paralamas) pensei num plano perfeito, compro o Revell e não terei problema nenhum como Zimmerit e para amortizar o preÇo, repasso o Dragon adiante.

Assim que o Revell chegou, ofereci o Dragon (foto abaixo) para um colega, que prontamente se interessou:

Como sÓ de LBL tem 222 peÇas, fui conferir e para meu espanto, faltavam 4 pecinhas: Metralhadora do casco, tampa do ventilador do teto, parte do mecanismo interno da porta traseira e a ponteira de uma das rodas!

LÓigico que o negÓcio não saiu, para as 3 primeiras peÇas atÉ dÁva-se um jeito, jÁ a ponteira não tem como...

Como o JT estava comprometido, peguei minhas ferramentas para atacar aquela traseira montada, se tudo quebrasse não ia fazer muita diferenÇa, mas se desse certo...

Por sorte tudo desmontou sem problema e agora ficou fÁcil aplicar Zimmerit e basta dar um jeito na ponteira... Apenas fiquei com um segundo JT, ou seja, acabei comprando o Revell de bobeira.


Finalmente, agora que comeÇo a pesquisar mais fundo, parece que nenhum Jagd Tiger Henschel teve Zimmerit, apenas os Porsche, alguÉm saberia confirmar se isto procede ou não?

 

Encontrei apenas alguns kits 1/72 e o jogo da Attack, mas nenhuma foto real!

Me parece que comprei o Zimmerit de bobeira tambÉm...

Obrigado e PlastiAbraÇos

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Rubens, boa noite,

Dos meus alfarrábios tenho isso:

Em abril de 1944, Adolf Hitler viu o primeiro modelo de produção do Jadgtiger.

Ele ficou tão impressionado com o veículo que ordenou o aceleramento da produção e continuamente dispensou interesse pessoal no carro bem como interveio em seu benefício inúmeras vezes.

O acabamento dos primeiros Jadgtiger começou no início de Junho de 1944 na fábrica Nibelungen, em St Valentim, Áustria.

Os primeiros nove veículos, chassis números 305001 a 305010, excetuando-se o 305002, foram equipados com a assim chamada suspensão Porsche, consistindo de quatro conjuntos duplos de rodas, em overlapping, de cada lado.

Jadgtiger com suspensão Porsche.

ScreenShot974

O reconstituído 2./Schwere Panzerjäger-Abteilung 653 recebeu dois Jadgtiger em Döllersheim com finalidade de treinamento no final de Outubro de 1944. Eram versão Porsche, com número de chassis 305009 e 305010. Um dos comandantes de pelotão da companhia, Tenente Rudolf Braum, está à frente de um dos veículos.

jadgtiger com suspensão

Nessa foto vê-se bem claramente no mesmo Jadgtiger acima, a reduzida largura da lagarta de transporte do veiculo, a suspensão Porsche com seus rodados em overlapping e o Zimmerit aplicado.

ScreenShot972

Todos os Jadgtiger que seguiram essa série, chassis 305002 e 305011 em diante, receberam a suspensão compartimentada com rodas individualmente suspensas, desenvolvida pela Henschel.

ScreenShot973

Todos eles receberam a cobertura antimagnética Zimmerit.

 

O Jadgtiger 315 abandonado por danos na transmissão. Essa foto de 8 de Março de 1945, mostra o padrão de camuflagem e a Balkenkreuz em preto do veículo. Note-se também que esse veículo, apesar de ser um chassis Porsche, não tem aplicação de pasta antimagnética Zimmerit.

ScreenShot977

Espero ter ajudado.

Abs.

Attachments

Images (5)
  • ScreenShot974
  • ScreenShot972
  • jadgtiger com suspensão
  • ScreenShot973
  • ScreenShot977

Buhler, respondi no Bruxas... Fico no aguardo, mas veja que tudo que postou ė Porsche.

Artemius, então...reza a lenda que todos Porsche tinham e os Henschel não... Mas como você mesmo colocou no fim uma foto de Porsche sem... Será que não teve unzinho da Henschel???

Destino, estamos ambos curiosos, interessante que existam além de kits prontos diversos sets de conversão, ou seja, tem um monte de modelo montado assim... E ao que parece estão todos errados 

PlastiAbraços

s

 

Bom... A gente sabe que no final da guerra os alemães ficaram meio "desiludidos" com o tal do zimmerit...

O único JT que vi pessoalmente, em Bovington, não tinha qualquer zimmerit. O que me impressionou é que ele era ENORME!

Boa sorte com seu kit, e considere a "licença poética"... 

Pelo que achei foram fabricados 89 , 11 suspensão Porsche que é o inicial, acho impossivel não ter um Henschel com zime, talves o que falta ´são fotos, que podem aparecer ao longo do tempo,podes fazer  um Hs com Zime ,sem numeral especifico

Rubens,

 

A boa notícia é que alguns dos primeiros Jagdtigers da Henschel tinham zimmerit.

A má noticia é que eles tinham diferenças dos últimos modelos, como a falta do suporte do canhão, na placa frontal, entre outros detalhes.

Tenho um livro que mostra tudo (êpa) sobre a vida deles.  Se você já não terminou a montagem, me fala.

 

Chagas,

Ainda estou no levantamento, sem nenhuma decisão, a montagem geralmente vem depois...

Estou numa fase de nada muito sofisticado e trabalhoso, pois preciso baixar meu estoque.

Então se forem poucas e simples diferenças, não precisar cortar, remover, enxertar ou algo assim mais drástico, tenho interesse em conhecer estas versões.

Agradeço se puder me enviar mais informações, seja aqui para saciar a curiosidade dos demais ou por e-mail. Ainda tem meu e-mail?

Obrigado e PlastiAbraços

Buhler e Rubens,

O nome do livro é "The modellers Guide to Jagdpanzer" e está em pdf. Como foi baixado de sites proibidos aqui, não posso liberar geral. Tenho mais uns dois  livros publicados em russo sobre este blindado, além do manjado "Nuts and Bolts", e mais uma coisa ou outra.

Dei uma olhada em todos eles, e não encontrei imagens do modelo Henschel com o zimeritt. Talvez elas sejam muito difíceis de encontrar, se existirem.

O "Modellers Guide" tem uma parte dedicada às diferenças entre os modelos "early" and "late" da Henchel, e estas são mostradas em uma tabela, que transcrevo abaixo. A maioria delas é fácil de resolver.

 

                                                    Early x Late

- Uma alça (grab handle) apenas, nas tampas das escotilhas do motorista e do rádio operador x duas alças nas tampas.

- Dois sets de lagartas sobressalentes em cada lado x 3 sets de cada lado.

- Lagartas Gg24/800/300 x Gg26/800/300 a partir de agosto de 44. Essa é a pior modificação para fazer, já que envolve lagartas diferentes e talvez as rodas tratoras também!

- Zimeritt em alguns modelos iniciais x sem zimeritt.

- Paralamas frontais lisos x paralamas com dois reforços.

- Ventilador no deck traseiro aberto, com tela x ventilador coberto.

- Sem suporte frontal do canhão x suporte instalado a partir de agosto de 44.

- Pedestal da MG antiaérea no deck traseiro, instalado no lado direito, mais para a frente x pedestal instalado no lado esquerdo, recuado.

Essas são as diferenças.

 

Rubens, não encontrei o seu e-mail no meu catálogo. Se quiser o livro assim mesmo, me fala, que eu subo o arquivo para o Dropbox.

Abraços.

Last edited by Carlos Chagas

Rubens, boa tarde.

Tenho andado ocupado com as minhas montagens, mas o que vi até agora nos meus alfarrábios é praticamente um empate em 2 x 2, ou seria, se não fosse esse item descoberto numa outra obra, especificamente de montagem.

ScreenShot976

Esse autor, ao invés do demais, dividiu os Henschel em Early e Late, fazendo com que alguns Early tivessem o Zimmerit e os Late não, perfeitamente explicável pelo andamento da guerra.

Continuamos por MP.

Abs.

Attachments

Images (1)
  • ScreenShot976

Destino,

Considerando a tabela acima, o Revell (DML) e Tamiya seriam um "mid" puxando para o "late" pois incorporam uma mistura daquelas caracteristicas, no entanto é o tipo fotografado mais comum.

Por outro lado, a DML tem outro kit denominado "late" que na verdade seria um "late" puxando para o "mid", em todo caso era pouco comum.

Já o "late" de real era verdadeiramente incomum, reza lenda que alguns tinham canhões de 88 mm pois o outro estava em falta, outra "avis rara" de se achar fotos, assim como os tais "Early" com Zimmerit, que deram origem a este tópico.

Pessoal,

Agradeço todas referências mas como não há fotos, prefiro manter o projeto na gaveta até que apareçam ou na pior das hipóteses uso zimmerit em outro kit (alguém tem um Porsche antigo da DML sobrando?)

No entanto encontrei berlas versões para o kit comum, talvez faça assim mesmo, ou talvez faça dois...

Enfim, tenho algumas dezenas de outros kits para montar antes destes

Obrigado e PlastiAbraços

Steve,

Exceto pelo protôtipo, todos Porsche tinham Zimmerit, os primeiros Henschel tiveram até setembro de 1944, quando foi parada a sua aplicação.

Números de serie vou ficar devendo, mas entre os primeiros e ultimos Tigers II Henschel houveram muito poucas modificações. O Tamiya por exemplo tem marcas para usar com ou sem Zimmerit, no geral o Tamiya me parece igual ao Meng.

Vamos ver se alguém sabe dos números ou tem algo mais a acrescentar.

PlastiAbraços

obrigado seguindo as  dicas.....

mas  montei  um  jagdpanzer  antigão da tamyia com zimmerit  mesmo.....  ainda  está lá  na  kitkumba....espero  que  um dia  volte a  ver a luz  do  sol...palstiresiabços  paulo r  morgado sp -sp

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×