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Bem, pessoal, uma dúvida...

Estou com os dois Kit: o Academy e o Italeri.

 

Comprei o da Academy, mas não gostei dos decais (esquadrão), passei a procurar pelos decais dos Jolly Rogers na 1/48, mas não achei.

Quando tive oportunidade, comprei o da Italeri.

 

Aparentemente, o da Academy, apesar do erro no bico, É bem mais detalhado que o Italeri, mas qual montaria melhor????

 

VocÊ montaria qual ????

 

Na opinião de vocÊs, qual o melhor Kit dos dois.

 

Original Post

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O Academy tem o bico mais curto e apontando pra cima, já foi tema de muitas discussões aqui e até teve um colega que fez correção pra ele.  O Italeri tem os cabides que ficam nas luvas das asas muito finos.  Eu inclusive tenho cópias dessas peças em resina feitas a partir do kit da Monogram pra substituir as do kit.  Só fuja do F-14B da Italeri, eles fizeram uma gambiarra encima do F-14A que ficou uma merda!

 

Aí voce decide qual dos problemas pesa menos pra voce.

O f 14 A da Italeri para mim é melhor pois dá um resultado melhor. eu se fosse vc já que vc tem os 2 kits, vc poderia fazer cópias dos trens de pouso e do cockpit da academy e colocar no italeri que dá um resultado ótimo. O kit da academy na minha opinião tem defeitos que julgo incorrigíveis, mesmo com peças adicionais, o problema na minha opinião não é o bico em sí, se vc pegar o hasegawa e o academy e por lado a lado vc vai ver que eles são muito parecidos porem a frente do academy e não o bico, a frente é deslocada para baixo dando a impressão de nariz de tucano que fica horroroso fora outros defeitos graves como o canopy frontal que é horrivel e impossível de corrigir na minha opinião, Ele é mt largo pois a frente toda é muito robusta e feia, o kit na sua área externa não tem um rebite se quer vc vai ter de fazer tudo. Os motores trens de pouso e cockpit são melhores que os da italeri, o armamento dos dois é legal apesar de o da academy ter mais opções. Uma coisa grave tb no academy são os raks dos phoenix que são horríveis bem feios mesmo, são muito robustos. 

 

Mas tudo isso que eu te falei vc pode substituir peças ou coisa do tipo porém o princimal defeito eu aínda não falei que é toda á área atrás do canopy em cima da aeronave onde ficam diversar tampas e algumas antenas para ser mais preciso 2 delas, essa área do academy é muito curta e impossível de corrigir. 

 

O bico: a steel beach faz um mode bom porém ela foi a única que conseguiu fazer direito pois ela fez toda a sessão dianteira do kit daí vc tem de cortar a frente do academy toda e por a da steel beach e não só o bico. Vou postar fotos do que eu estou falando para vc em breve e te ajudar a melhorar o academy sem comprar nada mas já adianto vc terá muito trabalho a fazer para ter um resultado que no máximo será razoável. Logo dos tomcats mais "baratos" o italeri para mim é o campeão pois eu com ele consigo fazer qualquer versão do tomcat com as peças que eu faço de resina aqui. Fora que externamente ele é identico ao hasegawa e o bico na minha opinião é o mais bonito, o hobby boss por exemplo é um kit caríssimo e tem um bico gorduchinho rsssssss não como o academy mas da para ver que é hobby boss só pelo nariz, o monogram é um belo kit porém eu só o recomendo para pessoas que já tem costume de trabalhar com kits antigos pois vc tem de ter muita experiência em fit pois algumas partes dão muito trabalho mesmo tem até artigos só sobre como montar os monogram em alto nível.

O top hasegawa rsssssss também tem defeitos pois o cockpit é ruim e pede um pe da eduard nos paineis, as mesas da banheira são bem legais.

 

cockpit na minha opinião os melhores são hobby boss, monogram, academy depois o hasegawa e o italeri por último nessa órdem do melhor para o pior.

 

Ah uma coisa que eu esqueci, todas as linhas da sessão dianteira superior do academy são fictícias e tem de ser refeitas e as linhas da parte superior do canopy até o freio aerodinâmico tão todas erradas pois as tampas do meio são maiores que as das laterais, tá tudo errado e tem de refazer tudo. Depois eu posto umas fotos do que fazer para tentar salvar essa bomba que é o kit da academy.   

 

 

Eduardo eu vou fazer um mini artigo explicando as diferenças entre os kits. isso era algo que eu já queria fazer a muito tempo e vc me deu o start necessário então vamos lá. 

 

primeiro o bico como vc vai ver na foto, o bico da academy é 2mm no max mais curto não chega nem a isso ou seja o problema não é o bico e por isso a maioria dos mods são errados pois focam no bico e não onde deve que é na frente o kit.  

repare que o bico da academy é no max 2 mm mais curto na minha opinião é algo em torno de 1,5 porém o "cone" da antena frontal do academy é maior um pouco e os dois com as suas respectivas antenas ficam quase idênticos. logo o problema não é o bico e sim a frente do kit. 

 

repare que por dentro na foto acima da para ver que a altura dos dois é parecida porém o academy é 1,mm mais alto e tem de ser lixado em baixo, nunca em cima depois vc vai saber porque disso.

 

 

Last edited by Felipe Marinho

Bom continuando a frente dos kits é a chave do problema

 

seguem as três frentes: Italeri, hasegawa e academy

repare que a academy é mais alta que as demais e o angulo superior desce mais e o inferior é muito reto ou seja a correção correta a se fazer é colar o bico 1,5mm mais alto do que o normal, acrescentar material em cima e tirar em baixo porem para tirar em baixo vc tem de acrescentar mat dentro para ser mais específico, na parte de baixo vc tem de acrescentar material na  parte entre o porão e o fim da frente onde fica o bico e o porque disso se vc vai lixar? É que se vc não acrescentar material por dentro do kit ali antes do porão ele vai furar de tanto que vc tem que lixar em baixo. mas cuidado não lixe muito o bico em baixo só 1mm no max se não não vai dar certo a mod. 

 

em cima como vc tem de acrescentar mat vc pode acrescentar o que vc quiser, eu uso durepoxi pois é bom de modelar bom de lixar e depois é fácil de fazer scribb. quanto por de material? R: É facil é só colar o bico 1 a 1,5mm mais para cima e depois vc vai ter as referências de o quanto por de mat em cima e o quanto tirar em baixo. Ah em baixo eu acrescento resina auto polimerizável odontológica pó e líquido pois sou cirurgião dentista e estou mais acostumado a trabalhar com esse tipo de resina porém ela é usada na odontologia para próteses provisórias esculpidas com broca ou pré moldadas e tem de ser bem dura logo eu uso ela em baixo más não uso ela na parte de cima pois vc vai prescisar de um mat mais fácil de lixar e modelar e no caso é por isso que eu uso o durepoxi. 

 

Ah sobre a resina auto que falei ela é pó e líquido e o líquido vc já deve ter que é o que vcs chamam de jet mas na verdade aquilo é o que chamamos de monômero, jet é marca tem da vip flash, dencrilay, duralay etc... as resinas são em pó e não tem uma proporção tida como certa, não confie na parte de trás do rótulo não pois aquilo é a proporção usada para fins odontológicos vc vai ter de ter uma concentração um pouquinho mais líquida só um pouquinho. 

 

 

 

 

 

Bom vamos para parte de cima do kit que eu te falei o italeri é todo certinho igual ao hasegawa e as linhas são bem profundas tudo mt bom

 

agora abaixo o academy repare que ta tudo errado os paineis do meio são mais largos tá tudo errado mesmo e aqui é fita dymo e scribber 

 

Last edited by Felipe Marinho

Continuando a parte que eu te falei atrás do canopy onde o academy tem um erro que na minha opinião é muito difícil de ser corrigido repare que a parte mais alta termina antes da saída de ar de baixo que eu usei como referência para vc 

 

agora vamos ao italeri onde essa parte está correta igual ao da hasegawa

repare que ela é bem mais longa passando da saída de ar e indo até a metade da outra mais a frente

 

 

repare agora por cima a linha azul é onde acaba o da academy e a verde é até onde deveria ir logo tem de acrescentar material nisso tudo dá muito trabalho mesmo.

 

olha agora o da italeri ta tudo certinho

aqui no italeri eu marquei de verde até onde essa parte vai e eu usei linhas vermelhas passando por trás e pela frente da 2a saída de ar para vc ter dois pontos de referência.

num veredito final se eu fosse vc eu usaria o bom dos dois ou seja o bom do academy que é o cockpit, trens de pouso e motores, a câmera da academy é bem legal também, os motores encaixam perfeitamente não tem de mudar nada, o hook gancho da academy também é bom, também usaria ele, os misseis eu usaria os da academy porém os haks dos phoenix eu usaria os italeri, ah use só 2 phoenix em baixo pois era o padrão nos anos 70 e início dos 80 nesse seu kit da academy tem os haks dos phoenix laterais que são bem legais eu usaria eles também. tenho esse kit e copio direto essa peça já não aguento mais rssssssssssssssss 

não use bombas pois se vc usar elas vc vai ter de fazer um mod na ventilação das metralhadoras para a mais moderna essa aí sua do italeri é a terceira gun vent na cronologia, repare que no seu kit da academy tem duas gun vents na verdade eles foram tão burros que tiveram de fazer toda a parte inferior de novo para dar a opção da gun vent mais nova vc vai ver duas partes inferiores para a porção frontal do gato uma para a gum velha e uma para a mais nova.

 

Se vc quiser fazer mod da gun vent do italeri para a mais nova me fala que eu mostro o passo a passo pois fiz uma ontem e vou fazer outra amanhã daí eu bato as fotos. Eu não corto nada, faço escultura no kit daí ela fica igual a da foto que eu coloquei lá em cima da lat da italeri já com a gum modificada. 

 

 

ah a lateral eu nem vou por fotos pois não tenho aqui em casa mais um academy com as linhas de fábrica aquela que eu coloquei na foto lá de cima eu já fiz scrib em tudo é quase doença o kit chega e eu já vou na fome pra fazer scrib rssssssssssss

Espero ter ajudado e mostrado de forma definitiva os segredos desse kit da academy e da italeri. Sempre que alguém tem dúvidas sobre a montagem de tomcats eu tento ajudar pois sou fanático pelos gatões e infelizmente cada vez vejo menos pessoas montando eles por isso eu tanto tento ajudar a fazer com que esse caça icônico não caia no ostracismo. Fico feliz que no mundo e principalmente nos EUA e Japão ele ainda é um popstar mais no Brasil ele infelizmente está meio que perdendo a sua popularidade o que me deixa triste logo, tudo o que eu puder fazer para levantar a bandeira dos tomcats eu farei. tomcats Anytime baby rssssssssssssssssssssssss valeu!!!!!!!!

Caramba Felipe.. vc nos deu uma aula...

Muito obrigado.

 

Como não tenho Hase, fica excluído sua possibilidade...

 

Não pretendo usar ambos para montar apenas um...

Acredito que depois dessa aula, eu venda o Academy e monte somente o Italeri...
Comprei o Italeri, exclusivamente pelos decais dos Jolly Rogers, mas acertei na compra do Kit.

 

Outra pergunta: 

Existe possibilidade de se "calçar" esse PEs específicos para o Hase, num Italeri ???

Assim melhoraríamos o interior do Italeri...já que ele é bem pobre.

 

Eu já o tenho

.

Originally Posted by acidburner:

olá Eduardo,

 

se quiser vender o Academy me avise que eu quero um independente dos erros!!!

 

abraços

 

OK...
Acidburner... vou pegar os Kit e vou resolver o que faço....

 

Grato.

Eduardo eu tenho esse PE nunca usei porém vou fazer umas medidas e te falo se não der, eu mando umas cópias de resina da monogram para vc ou se vc souber fazer cópias, esses painéis da academy são muito boms. Eu adoro tanto esse kit da italeri que até comprei um monogram 2009 só para ter os paineis do F14D pois os da hase não da para adaptar no italeri e o modelo que a Revell faz atualmente tem os painéis errados e mesmo quase 30 anos depois eles só arrumaram isso por dois anos e pararam de fazer.

 

Hoje com os mat que tenho aqui eu consigo fazer qualquer versão do gatão. No seu caso vc não tem os motores F 110 DFE que são os motores dos gatos B e D logo vc vai ter de ir de A mesmo daí se não der o PE eu mando as cópias da Revell para vc e faço mais um mini artigo te mostrando como adaptar é uma terefa bem fácil mesmo. Os assentos eu copiaria os da academy pois dão um banho até nos hase ou usaria resina. Os trens de pouso a mesma coisa.  Ah ve se arruma um parsinho de pneus traseiros pois os da italeri são bem feios. Mas mesmo que vc faça tudo original, no fim das contas o italeri é muito melhor, não tem nem comparação quando o assunto é resultado da montagem. O academy por mais detalhes que tenha e habilidade e dedicação que vc possa ter, o kit tem problemas graves de shape, o que na minha opinião é um absurdo isso mesmo, absurdo visto que se vc for ver ele é o kit mais novo na cronologia, o monogram é de 83 e depois 93 com revell monogram , o italeri é de 94 os hase são mais ou menos por aí tb porém tiveram mods nas tools já o academy é de 88 e declaradamente é uma cópia do monogram não tem uma explicação para um erro desses já que não houve escultura. Antigamente poderia se ter erros graves desses pois os kits eram literalmente construidos com plantas de papel e esculturas de barro hoje é tudo computadorizado por isso os kits mais recentes são melhores, mas para um kit que não foi esculpido, foi copiado é um absurdo esse erro, o problema é que a academy não teve muito feedback desse kit pois ele não era muito conhecido até os anos 2000 pois a academy não tinha muita representatividade no mercado porém com o crescimento da empresa na última década provido por bons preços e boa qualidade, esse kit ficou meio destoado, o maior absurdo foi em 2007 que foi lançado esse seu kit e a minha esperança era de que eles iriam corrigir os erros já que era o gatão mais recente mas nada fito, continuou tudo errado mesmo, uma pena principalmente pelo canopy que é incorrigível, todo o resto da para deixar mais ou menos.  A revell por exemplo em 2009 fez uma versão por dois anos dos tomcats B e D que corrigia no caso do D os painéis e os pneus traseiros daí quando soube disso logo comprei pois essas peças servem para italeri, academy e revell logo era um sonho meu antigo, na net mesmo vc pode ver gente fazendo um dobrado no scratch build dos F 14 D da monogram para construir esses paíneis e sempre que via achava uma porcaria agora memso que por pouco tempo, eles fizeram um grande favor. Já até mandei uns e-mails para eles informando que os decalques do VF 124 estão absurdamente errados pois tem contorno branco que era padrão dos tomcats A da década de 80 do esquadrão porém o D da década de 90 não tinha esse contorno eles estragaram u decalque que era muito bom nos anos 90. Valeu !!!!!!!!

Last edited by Felipe Marinho

Acho que vale uma nota:  O kit da Academy não é uma cópia do F-14 da Monogram direto, até porque se fosse, não teria os erros que tem, e que não estão no kit Monogram, além da engenharia das peças ser bem diferente, se voce comparar os dois vai notar diferenças que voce só identifica observando outro kit que foi esquecido aqui:  O F-14 da Fujimi.  

 

 No final dos anos 80 eu tive a oportunidade de ver um F-14 1/48 da Fujimi e era basicamente o kit da Academy (que ainda não existia)lavado, com interior liso com detalhes em decalque e porões lisos.  Algum tempo depois surgiu o kit da Academy e quando tive a oportunidade de ver um, de cara identifiquei a "carcaça" do kit Fujimi mas com detalhes internos do Monogram (por isso ficou com cara de cópia do Monogram, o interior do kit Monogram era único e bem característico na época, assim como o baixo relevo do Fujimi, e a Academy pegou o melhor dos dois pra fazer um).  

E foi isso que os coreanos fizeram, misturando coisas dos dois kits eles descaracterizaram a cópia, fugindo de alguma complicação legal.

Last edited by Felipe C. Miranda

Verdade FCM e o Fujimi no final dos anos 90 vendeu no Brasil e nos EUA porém com a marca da Testors. Não sei se vc se lembra mas tinha até uma versão especial com a carcaça toda em metal e decalques jolly rogers, era o meu sonho de consumo, rssss só que custava mais que um kit 1/32rsssssss. Tinha uma versão até com as tintas e pinceis, aliás essas tintas da testors eram muito populares nos anos 90 e realmente eram muito boas com pincel e tinham uma boa ancoragem para tintas a base de água, mas graças a Deus agente não tem mais esse problema já que usamos as vinílicas rsssssss.    

Realmente, mas pelo selo Testors eu nunca vi um na mão.  Da Fujimi e depois pela academy eu achava fácil, inclusive no Paraguay, que era a fonte de kits importados para as lojas aqui no Rio e em Sampa, eu mesmo fui muambar kits lá tres vezes...

O estranho é que mesmo o fujimi tenha um nariz bem bonito não sei o que a academy bobeou.

 

A revell anterior a 93 o kit de 79 também tinha porões lisos e cockpit liso eu tenho um aqui mas não monto tenho só pela nostalgia por ser nacional da kiko. Ele é legal em algumas coisas pois tem o beaver tail da 1a geração que nenhum kit tem nem o hase e tem a 1a gum com o bojo pequenininho e sem vent igual esse da foto da fujimi porém esse fujimi já tem o beaver tail mais novo la na cauda.   A revell re editou esse kit mais ou menos em 98 99 mas não vendeu muito não e ela logo descontinuou ele.

 

Ano passado a Revell refez o F 15 E e descontinuou o C e o E antigos eu ainda tenho a esperança de a Revell repaginar o F 14 até porque os moldes já estão meio velhos o piloto por exemplo já ta com a lateral do capacete liso a parte que se prolonga dos intakes até chegar na lateral dianteira fazendo um (Z ) tá com as pontas vindo redondas e faltando plástico dificultando ainda mais o fit de um kit que vc sabe que é um grande desafio.

Poxa esses kits são nostalgia pura eu monto monograms até hoje, já até perdi as contas de quantos fiz, eu então que só monto tomcats já até perdi as contas de quanta grana dei para a Revell rsssssssss É uma pena que os decalques do VF 124 estão horríveis não eram assim nos anos 90 com esse contorno branco no NJ da cauda e os stencils que estão brancos também, o que é horrível eu aqui quando quero fazer os tomcats D do vf 124 eu faço os meus próprios decalques pois o VF 31 da folha desse kit eu não curto pois é em High vis e eu não gosto muito de high vis.    

 

O único que gosto com cores é o Bounty Hunters de 2004 2005 e 2006 aquele do last flight, esse é lindão. A revell fez ele em 2009 o legal é que é o mesmo avião de 93 lá do outro kit o NJ 432 do gunfighters que muitos anos depois virou o VE 100 depois de passar pelo VF 124 e VF 101  um tempo. Ele foi um gatão D de treino e escola a vida toda e depois de já ser um gato de meia idade foi usado em operações de bombardeio no Iraque com sucesso. O outro da folha o do vf 31 que te falei que não gosto, caiu em 1994 nunca achei uma foto dele. O 432 eu só tenho uma foto do livro Toncat alley, pois depois ele virou NJ132 a partir de 92 como 132 eu tenho algumas fotos dele.   

Last edited by Felipe Marinho

Esses dois boxes do F-14D se acham nas lojas por aí.  Realmente é um bom kit e barato!  Eu fiquei fulo com a Revell/Monogram porque eles fizeram uma nova fuselagem pra se adequar ao padrão do F-14D, mas mesmo com toda a tecnologia disponível insistiram em fazer a nova fuselagem em alto relevo...  Perderam uma chance de ouro de dar vida nova ao kit.  Eu tinha um F-14B desses novos aqui que até paguei pra baixarem o relevo dele ano passado, mas vendi faz duas semanas.   Minha vibe agora  é 1/32.

Last edited by Felipe C. Miranda

pois é e é um kit que da para conseguir por menos de 100 R$ as vezes, é uma pena mesmo, o f15 eles tomaram vergonha e resolveram eu ainda tenho esperança de que eles vão refazer o tomcat, o problema é que esse kit é muito popular nos EUA é tipo aquele 1o kit de todo garoto pois e barato, menos de 20 dólares.

 

É eu também tenho esse tomcat B eu só comprei ele porque eu sabia que tinha o cockpit do D dentro nas árvores onde ficaram os pneus novos.

Felipe,
Discordo do ostracismo do Tomcat. Como um caça ícone dos anos 80 vai cair no esquecimento dos plastimodelistas que gostam de jatos ?
Entre um kit e outro, eu monto um F-14 (tenho um monte deles nas caixas ainda ). Nesse momento estou trabalhando em um da Hasegawa 1/72 e na escala 1/48 tenho todos os kits fabricados (Revell, Monogram, Italeri, Fujimi, Academy, Hasegawa e HobbyBoss). Tenho um 1/32 da Tamiya que iniciei e vou fazer bem devagar pois esse quero que seja o melhor de todos. Atualmente se minha conta não estiver errada tenho 12 F-14´s montados em diversas escalas.
 
Voltando ao topico, eu faria como alguns deram a sugestão aqui e combinaria os dois kits. O que eu não gosto do kit Italeri são as linhas de baixo relevo exageradas.
Um problema sério do kit da Fujimi é o angulo interno da tomada de ar das turbinas, além do interior tosco demais.
Se quiserem babar mesmo fiquem com o kit da HobbyBoss, só não sei se ele tem o problema de encaixe da fuselagem frontal com a traseira como o kit da Hasegawa. Isso vou descobrir quando montar o meu.
 
Tomcats forever....anytime baby !!!!
 
Originally Posted by Felipe Marinho:
 
 

Espero ter ajudado e mostrado de forma definitiva os segredos desse kit da academy e da italeri. Sempre que alguém tem dúvidas sobre a montagem de tomcats eu tento ajudar pois sou fanático pelos gatões e infelizmente cada vez vejo menos pessoas montando eles por isso eu tanto tento ajudar a fazer com que esse caça icônico não caia no ostracismo. Fico feliz que no mundo e principalmente nos EUA e Japão ele ainda é um popstar mais no Brasil ele infelizmente está meio que perdendo a sua popularidade o que me deixa triste logo, tudo o que eu puder fazer para levantar a bandeira dos tomcats eu farei. tomcats Anytime baby rssssssssssssssssssssssss valeu!!!!!!!!

 

Tomcat sp quando eu falo de "ostracismo" não é em relação ao que eu acho, pois assim como vc sou muito fã desse caça, ele de fato foi o 1º caça de superioridade aérea no planeta na era dos jatos antes dele tudo foi meio que equiparado, na verdade o medo que tenho é em relação a galera mais nova pois no Brasil a nova geração não é muito fã do F 14 como agente, é só ir lá na bancada virtual e ver quantos F14 foram montados nos últimos 2 anos, eu não sei como foi com vc mas fui uma criança na década de 80 e vivi o mundo do F 14 com filmes como Top Gun, jogos como afterburner e G-lock fora os kits da revell estrela que eram muito populares nessa época pois eram vendidos em lojas de brinquedos e foram os primeiros kits de muitos modelistas dessa época e eu fui um deles, isso me marcou muito. Essa nova geração é fã de outros caças, quando digo isso eu não digo que eles não gostam do tomcat, mas sim digo que eles não gostam do tomcat como nós gostamos e de fato eles não tiveram e não tem a influencia que nós tivemos pois assim como eu tive as minhas vc deve ter tido as suas influências tb, eles gostam de outras aeronaves, por exemplo essa coleção de aviões die cast que saiu a uns anos se ela fosse nos anos 80 o gatão seria o fascículo 1 rssssssssss hoje não mais e esse é o meu medo, eu sinto como um termômetro que no brasil o tomcat já não gera a influência que gerava a 20 anos atrás mas é de pessoas como nós que ao ajudar amigos que desejam montar esse caça icônico mantendo a memória dele viva é que esse caça precisa, de cada vez mais " tomcateiros" se ajudando a manter esse caça vivo, o eterno fleet defender, o BVR supremo da US NAVY por mais de 30 anos.

 

Eu não sei se vc concorda más muito da questão da popularidade posta em prova aqui no Brasil na minha opinião foi dada pela revista ASAS e a Asas de Guerra que na década de 90 que criticaram muito os tomcats na guerra do Golfo de 1991 o que na minha opinião baseada nos diversos livros que li sobre esse caça foi um grande erro dessas revistas pois a revista comparava o tomcat com outras aeronaves dizendo que ele não abateu uma mísera aeronave somente um helicóptero, e vangloriando os feitos dos F15 e F 16 e seus respectivos abates, só que isso é muito injusto pois o tomcat foi na guerra do golfo o que já era nas décadas de 70, 80 e 90 respectivamente que era ser um caça fleet defender ou seja um caça para defesa da esquadra e atuar defendendo a no flight zone, nunca essas revistas falavam do terror que os tomcats causaram no oriente médio sob o comando dos iranianos com mais de 200 abates, algum vaso de guerra americano foi ameaçado ou avariado por alguma aeronave iraquiana? R: Não, como essas revistas tem a capacidade de criticar esse caça? A realidade é que de acordo com literatura que li gringa, os caças iraquianos entravam na no flight zone muitas vezes sem saber, os tomcats iam fazer o scramble e quando os inimigos tinham os seus RWR avisando estágio de banda letal a mais de 16 MN eles já sabiam que estavam tendo os gatos em seu caminho e eles simplesmente fugiam e os tomcats por sua vez não tinham autorização para perseguir, até porque eles poderiam por-se em risco o que não faria sentido já que o trabalho que era o de proteger a esquadra já havia sido feito, na segunda guerra do golfo e na guerra do afeganis tão os gatos se mostraram excelentes plataformas de bombardeio em situação de céu limpo e ampla artilharia anti aérea fazendo uso de bombas do tipo JDAM.  

 

Uma outra coisa absurda que essas revistas faziam é comparar o tomcat em supostos combates fictícios contra F 15, F16 e MIG 29 mostrando o F15 como sendo superior em praticamente tudo menos radares, isso é um absurdo pois o tomcat só pode ser comparado a aviões embarcados pois as exigências de construção são enormes e o peso é muito maior prejudicando um pouco a performance de voo no que diz respeito a manobrabilidade, o próprio super Hornet tem a mesma razão de carga G do F 14 7,5, ou seja são aviões navais eles são muito mais pesados e complexos não tem como ser comparados com aviões normais, até a versão naval do F35 tem muito menos performance que a normal, e mesmo com essa capacidade de combate dogfight reduzida, essas revistas não levavam em conta a história do caça pois ele não foi construído pensando nesse tipo de combate, na visão de Robert Macnamara homem que praticamente pensou o projeto do tomcat, os combates dogfight estavam com os dias contados e fazendo todas as exigências necessárias que o aparelho deveria ter, e o gato cumpriu todas e isso em um tempo de menos de 50 meses desde a licitação até os testes e a entrega dos primeiros gatos, e por fim essas revistas não levaram em conta as missões Red Flag e Top Gun que mostraram que em engajamentos superiores a 2vs2 ou seja, indo de 3 vs 3 4vs 4 até 10vs 10 todos foram simulados e ficou claro que a aeronave não importava muito nesses combates com múltiplas aeronaves pois o congestionamento destruia a SA dos pilotos e consequentemente todos ou quase todos eram abatidos não importando se vc estava em um F5 ou em um F15 que teoricamente seria superior e não era para ter um número tão grande de abates, assim como o F14, porém ficou claro que o armamento era a peça chave e como usa-lo ou seja a tática, e a manutenção da SA mesmo em situações de gestão de múltiplos aparelhos e isso sabemos que o tomcat é campeão pois ele é quase um mini AWACS e com uma dupla dentro da aeronave, a SA também aumenta bastante, foi pensando nisso que o Tomcat D foi feito pois com a melhora na aviônica, radares e armamento, o gatão D foi considerado uma evolução mesmo tendo performance de voo inferior a versão B pois performance de voo não é bem o foco do tomcat, o tomcat que teria performance de voo seria  oTomcat X21 porém não saíu do papel.     

 

Desculpe-me pelo testamento rssssssssss

 

Quanto aos kits acho tb o hobby boss o melhor porém o nariz dele eu acho meio feio, o has e o italeri são os que eu acho mais próximo da realidade, o revell o nariz é longo e pontudo mas fazendo o reshaping com lixa da pra melhorar de boa, o academy como já falei é algo bom pra comprar para repor peças combinando kits, eu prefiro as vezes comprar um academy de que um set de armamento da hase pois tem os cabides gancho, trens de pouso e cockpit que são legaizinhos e  da para melhorar outros kits mas montar academy é uma aventura rsssssss só da para fazer se vc tiver um set de canopy sobrando pois o canopy frontal é incorrigível, é todo errado mesmo, pois ele é muito largo e a inclinação dele é muito grande, a largura até da para corrigir lixando mais a inclinação é incorrigível, é  triste esse kit pois ele tiria um potencial enorme se tivesse um shape correto pois o fit por exemplo é mt bom. nem parece de um kit dos anos 80. 

 

Ps: Cuidado com as asas do Hobby boss, aquelas sessões de rebites que são até muito bonitas, elas não existem no avião real, na minha opinião não precisa nem fechar, mas é só não fazer pré shading desses rebites.  

O bico eu acho meio gorducho, nada como o academy como já falei la em cima a coisa dele não é o bico mas sim a frente toda. O Hobby boss eu acho que fazendo um reshaping com lixa comparando aos poucos com um hase do lado eu acho que pode dar certo e certamente é dígno de um post tipo esse sobre o academy que eu fiz aí em cima pra trocar esperiencias e ajudar os "tomcateiros".  Valeu Tomcat SP. 

 

 

Felipe,

Eu já era fã do F-14 antes mesmo do filme Top Gun e na época que eu frequentava o finado Museu da Aeronáutica no Ibirapuera nas reuniões do GPP de Sábado eu consegui comprar meu primeiro kit do Tomcat, aquela jaca do 1/48 da Revell e foi a maior alegria (imagine só. Muito tempo depois já com vários kits do Tomcat eu acabei usando esse kit como teste de pintura.

Creio que cada aeronave teve seu tempo. 

Prefiro jatos mas também gosto de aviação da segunda guerra e sempre vejo gente montando Corsairs, ME109, P-51, P-47 etc.

Embora seja bastante suspeito para falar, não acredito que deva surgir um caça a jato que seja tão mítico e único como o F-14.

Vc deve ter o livro DACO do F-14 e nele tem a planta do avião na escala 1/48. Vou depois dar uma comparada na planta com o kit da HobbyBoss e resgatar a lembrança de Janeiro passado quando tive o momento mas feliz da minha vida de plastimodelista ao ver ao vivo e a cores um Tomcat em um museu na Florida. O danado é enorme e é incrível com os pilotos pousavam esse monstro no deck...

Tenho o DACO sim. 

 

Também vi o gato de perto 2 vezes e as duas foram inesqueciveis, a 1a  foi em 2002 com o meu pai e o meu tio eu arrastei eles para San Diego para o Miramar AIR SHOW. Lá eu consegui ver um F 14 B do VF 101 (low vis) em voo, tinha 17 anos. Bem depois em 2013 eu vi um Tomcat D do VF 31 em (low vis) em Washington no museu aeroespacial da cidade. Esse museu que vc foi na Florida vc conseguiu tocar na aeronave? No que eu fui em Washington não dava não, até tinha uma coisa legal que era uma espécie de mezanino no lado da aeronave para ver ele de cima mas não deu para tocar. Fiquei impressionado com o brilho da aeronave quase em estado de nova, até incomum para tomcats acho que foi repintado. Só pode rssss

 

Tem um museu nos EUA que fica dentro de um CVN aposentado que da pra tocar no gatão, andar em baixo etc... Acho que lá tem um D com pintura de protótipo, confesso que não gosto das pinturas de protótipo más queria ver de perto pra fazer um walk around fotográfico com fotos próprias tirando foto de cada painel e rebite etc... 

 

Valeu Tomcat SP

 

 

 

   

Verdade !!!!!!!!!!!! O F 18 é fruto da política americana perdeu a concorrência para o F16 lá no início para USAF e eles empurraram na US NAVY e ela caiu, fora que o gatão foi aposentado por ter problemas de custo de manutenção mas o projeto de F 18 só foi mais barato que o F 22 e daria para pagar a manutenção do tomcat por muitos anos.  tudo foi um grande erro e eles só descobriram tarde demais infelizmente, era muito mais barato converter todos os tomcats A em B ou bombcats e empacotar o projeto do F 18, e além de não terem feito isso, aprovaram o projeto do F 18 E que também foi um grande erro pois é um avião que já entrou em operação obsoleto, na minha opinião nunca a USNAVY ficou tão vulnerável quanto a defesa da esquadra quanto hoje, ainda bem pra eles que o projeto do F 35 está se encaminhando novamente pois a coisa tava meio lenta e tomara que o F 35 não seja uma grande experiência quanto o F 22 pois os EUA perderam muito tempo investindo em Stealth e meio que perderam a superioridade aérea para os russos e europeus e agora tem de correr atras do prejuízo e no fim das contas com a versão naval do F 35 entrar em operação os F 18 E vão ser rebaixados a fazer a função dos antigos F 18 C e vão deixar a função de defesa da esquadra, ou seja, é um projeto que já nasceu morto, totalmente sem sentido e tudo isso na minha opinião se da porque a Grumam ganhou o contrato para fazer os CVN daí eles assassinaram o tomcat e qualquer outro projeto da Grumam para manter outras empresas fornecendo para o governo, infelizmente as licitações nos EUA não são muito diferentes das do Brasil, elas tem muitos interesses por trás.   

CARAMBA.....

Que bela discussão eu provoquei...

O fórum deveria ter uma área para discussão de cada aeronave...ficando fixo ,pronto para ser consultado a qualquer hora...

A gente já perdeu o foco para discussão de aeronaves, devido a contratempos no fórum....

 

Eu acabei de dar uma comparada nos dois Kits que tenho do F-14, ou seja: Italeri e Academy. 

Confesso que já tinha decidido ficar com o Italeri e vender o Academy...mas eu, que monto para mim, foquei em cima do muro, o Academy, apesar de seus erros é bem mais detalhado em termos de peças que o Italeri, tem o radar a mostra, trem de pouso, rodas, bem melhor injetado, etc...

O painel do Italeri não se compara com o da Academy. Acredito que o set de PE que citei acima não sirva nem a pau no Italeri...

Não abri o saquinho plástico,não coloquei as peças uma ao lado da outra...

 

Balancei....


Fico com os dois ??????

E agora josé...???????

Last edited by Eduardo Boldo

Eduardo desculpa aí, agente foi viajando na conversa tava boa mesmo, tava , mais tomcateiros apareceram no seu post e quando eles se reúnem o papo rola mesmo rssssssss. 

 

Quanto ao kit é aquilo, se vc for fazer ele com o bico de pé com o radar a mostra muda tudo pois daí não se percebe o problema do nariz mas eu vou tentar te dar opções definitivas mais resumidas visto que vc já declarou que não vai misturar os dois e não vai agredir a integridade dos kits pois eu não tenho certeza mas acho que vc pretende vender o que vc não usar.

 

tudo vai depender do que vc pretende quanto projeto do kit.

 

1 se vc for fazer com o bico fechado use o Italeri

2 se vc for fazer com o bico aberto use o academy: disfarça mais o problema do nariz quase tornando imperseptivel

3 se vc for for fazer canopy fechado use italeri

4 Se vc for usar high vis com sun glare preto no bico use o academy pois ele disfarça melhor o problema do bico.

5 se vc for fazer canopy aberto use academy : é mais detalhado 

6 se vc for fazer canopy fechado use italeri.

7 se vc gosta do Bomb cat use o academy

8 se vc gosta mais de armamento AA use o italeri. 

 

Eduardo tudo depende da opção que vc vai fazer, eu não tenho certeza mas sinto que o que ta te deixando em dúvida é que vc quer fazer o Jolly rogers porém vc gostou mais do academy e não quer tirar a integridade dos kits, pois pretende vender o outro. Vc esta num dilema difícil.

 

se vc decidir pelo academy eu tenho como te ajudar com o problema do decalque, eu compro o italeri de vc com o decalque do academy e vc fica com o academy com o decalque do italeri que é o jolly rogers, eu pra te falar a verdade não sou muito fã do jolly rogers não, não sei o porque mas gosto mais dos pacific fleet do que os atlantic fleet.

 

Se vc decidir pelo italeri monta um post no mercado de pulgas do kit do academy e vende ele, qualquer coisa que vc decidir me me fala que agente negocia o italeri, o academy vc monta um post com um preço legal que vende bem também.  Valeu!!!!!!!!!

 

 

 

Originally Posted by Felipe Marinho:

Eduardo desculpa aí, agente foi viajando na conversa tava boa mesmo, tava , mais tomcateiros apareceram no seu post e quando eles se reúnem o papo rola mesmo rssssssss. 

 

Quanto ao kit é aquilo, se vc for fazer ele com o bico de pé com o radar a mostra muda tudo pois daí não se percebe o problema do nariz mas eu vou tentar te dar opções definitivas mais resumidas visto que vc já declarou que não vai misturar os dois e não vai agredir a integridade dos kits pois eu não tenho certeza mas acho que vc pretende vender o que vc não usar.

 

tudo vai depender do que vc pretende quanto projeto do kit.

 

1 se vc for fazer com o bico fechado use o Italeri

2 se vc for fazer com o bico aberto use o academy: disfarça mais o problema do nariz quase tornando imperseptivel

3 se vc for for fazer canopy fechado use italeri

4 Se vc for usar high vis com sun glare preto no bico use o academy pois ele disfarça melhor o problema do bico.

5 se vc for fazer canopy aberto use academy : é mais detalhado 

6 se vc for fazer canopy fechado use italeri.

7 se vc gosta do Bomb cat use o academy

8 se vc gosta mais de armamento AA use o italeri. 

 

Eduardo tudo depende da opção que vc vai fazer, eu não tenho certeza mas sinto que o que ta te deixando em dúvida é que vc quer fazer o Jolly rogers porém vc gostou mais do academy e não quer tirar a integridade dos kits, pois pretende vender o outro. Vc esta num dilema difícil.

 

se vc decidir pelo academy eu tenho como te ajudar com o problema do decalque, eu compro o italeri de vc com o decalque do academy e vc fica com o academy com o decalque do italeri que é o jolly rogers, eu pra te falar a verdade não sou muito fã do jolly rogers não, não sei o porque mas gosto mais dos pacific fleet do que os atlantic fleet.

 

Se vc decidir pelo italeri monta um post no mercado de pulgas do kit do academy e vende ele, qualquer coisa que vc decidir me me fala que agente negocia o italeri, o academy vc monta um post com um preço legal que vende bem também.  Valeu!!!!!!!!!

 

 

 

 

 

 

eheheheheheheheh

 

Felipe... vc tem bola de cristal ou é psicólogo ???????????????

 

"....mas sinto que o que ta te deixando em dúvida é que vc quer fazer o Jolly rogers porém vc gostou mais do academy e não quer tirar a integridade dos kits,..."

 

Muito bem...

 

Quero montar o Jolly Rogers, sim...mas não por gostar do Esquadrão, mas sim, por achar uma pintura bem interessante, e não época, montei o da Revell...

 

Decisão: Vou montar os dois !!!!!!

 

Esse bate papo está sensacional...

No início não me interessava pelo F-14, gosto mais de caças da Força Aérea, mas com o passar do tempo e lendo sobre ele, durante a montagem do meu CVN-65  e depois de assistir a Top Gun por umas 55 vezes....passei a admirá-lo.

 

Felipe,

Nesse museu na Florida o Tomcat estava liberado por todos os lados. Filmei e fiz um walk-around. Foi muito legal e o melhor é que ele estava com a pintura desgastada do jeito que veio do porta-aviões.

Esse outro Tomcat que vc falou foi o protótipo do D que está no deck do USS Intrepid em Nova York. Taí algo que se arrependimento matasse eu já estava estirado no paletó de madeira: explico - 3 anos que morei nos EUA nessa região e nunca fui nesse museu. Pronto, falei, agora podem me crucificar pois a única explicacão é que na época meu hobby estava em stand-by....

Originally Posted by TomcatSP:

Felipe,

Nesse museu na Florida o Tomcat estava liberado por todos os lados. Filmei e fiz um walk-around. Foi muito legal e o melhor é que ele estava com a pintura desgastada do jeito que veio do porta-aviões.

Esse outro Tomcat que vc falou foi o protótipo do D que está no deck do USS Intrepid em Nova York. Taí algo que se arrependimento matasse eu já estava estirado no paletó de madeira: explico - 3 anos que morei nos EUA nessa região e nunca fui nesse museu. Pronto, falei, agora podem me crucificar pois a única explicacão é que na época meu hobby estava em stand-by....

 

 

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