Pessoal,  tudo bem?

Tenho como projeto fazer um F-5E da FAB! Porém queria fazê-lo da pintura da foto abaixo:

Minha duvida é: Essa camuflagem sempre foi com o F-5E com a sonda de reabastecimento, e essa barbatana? Antes dele, tinha sem? É possivel fazer com um F-5E sem ambas as mudanças? Os experts em FAB ai, por favor, me dê um auxilio!

Um abraço à todos!

André

Original Post

Exato. Essas aeronaves com sonda de abastecimento e a barbatana na deriva são todas oriundas do primeiro lote de F-5E que vieram direto da fábrica. E todos eles vieram ostentando essa camuflagem de tres cores como representado na foto. Mais tarde foram modernizados em F-5EM, mas ainda sim mantendo a sonda e também a barbatana. Porém a camuflagem mudou pro padrão mais recente da FAB em duas cores: cinza e verde escuro.

A FAB adquiriu 36 aeronaves novas, recebidas em 1975, para equipar o 1o GavCa de Santa Cruz e o 1o/14o GAv de Canoas no ano seguinte. todos esses novas aviões possuíam Probe de abastecimento e dorsal fin.

Em 1987 a FAB adquiriu mais um lote de 22 aeronaves F-5E, excedentes da USAF e que diferem em equipamento das aeronaves adquiridas em 1975. Receberam as matrículas F-5E 4856 a 4877 e foram todas distribuídas ao 1o/14o GAv de Canoas, que repassou as aeronaves que operava ao 1o GAvCa de Santa Cruz. Esses F-5 recebidos em 87 originalmente não possuíam a Dorasl Fin e nem Probe de reabastecimento em voo.

http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/index.html

nesse site você encontra quase todas as pinturas e marcas

Respondendo a sua segunda pergunta, a FAB possuiu sim aeronaves F-5E sem sonda e sem a barbatana. São as aeronaves do segundo lote, que vieram usadas da USAF, utilizadas basicamente como treinamento de combate no esquadrão agressor. Esses aviões no entanto receberam diversos tipos de camuflagem e assim se mantiveram por algum tempo na FAB. Mais tarde também foram modernizadas pra F-5EM, sendo equipadas apenas com a somda, que é característica presente em todos os F-5EM da FAB. A cauda porem permaneceu sem a barbatana após a modernização.

Muito bom pessoal! Achei que ela só fosse ser possivel com o probe e a barbatana! Estava louco atrás de algum set se existe, ou alguém que fizesse essas partes em resina! Um amigo se dispos a me ajudar, mas agora sei que dá pra fazer direto! Meu kit da AFV é aquele primeiro, o Aggressor, 1/48!

Fora esses detalhes, precisaria de mais alguma alteração?

Um abraço à todos!

André

Caro Andre.

 

Pelo que entendi, sua dúvida é se pode fazer o F-5 da foto com a camuflagem do primeiro lote, porém sem a sonda e a barbatana.

Se for isso, a resposta é NÃO, não poderá fazer esta versão, a não ser que ponha a barbatana e a sonda. Como foi dito pelo colega Flagship, essas aeronaves do primeiro lote vieram TODAS neste padrão.

Em 87 foi adquirido um segundo lote e estes sim vieram sem o probe de reabastecimento e a sonda, entretanto, não tiveram o padrão de pintura da foto que você postou. Foram utilizados com vários padrões agressor e depois foram todos pintados na cor cinza.

Com a vinda do modelo EM todos tiveram adotada a camuflagem cinza e verde, sendo que alguns possuem a barbatana e outros não, porém todos tem atualmente o probe de reabastecimento.

 

Abs

 

Fernando Maia posted:

Caro Andre.

 

Pelo que entendi, sua dúvida é se pode fazer o F-5 da foto com a camuflagem do primeiro lote, porém sem a sonda e a barbatana.

Se for isso, a resposta é NÃO, não poderá fazer esta versão, a não ser que ponha a barbatana e a sonda. Como foi dito pelo colega Flagship, essas aeronaves do primeiro lote vieram TODAS neste padrão.

Em 87 foi adquirido um segundo lote e estes sim vieram sem o probe de reabastecimento e a sonda, entretanto, não tiveram o padrão de pintura da foto que você postou. Foram utilizados com vários padrões agressor e depois foram todos pintados na cor cinza.

Com a vinda do modelo EM todos tiveram adotada a camuflagem cinza e verde, sendo que alguns possuem a barbatana e outros não, porém todos tem atualmente o probe de reabastecimento.

 

Abs

 

Pois é colega...

A barbatana eu até faço em scratch, um amigo me passou as medidas e é até facil fazer com plasticard. O problema é a tal sonda, não sei onde vou arrumar essa "estrovenga"! Vou ver se um amigo consegue fazer a cópia em resina!

Um abraço!

Fernando Maia posted:

Se você conhecer alguém que tenha o kit da AFV do F-5 chileno, ele vem com o probe de reabastecimento, aí poderia fazer uma cópia de resina. 

 

abs

Um amigo se dispos a fazer ela pra mim em resina. Ele teve que fazer para o 1/32 dele, vai ver se consegue fazer menor! Essa barbatana é facil até. Mas sem a sonda de nada adianta querer fazer!

Um abraço!

Flagship_GOL posted:

Resumindo para você: se deseja fazer um F-5E da Fab nesse padrão de cores da foto, você TEM que adicionar sonda de abastecimento e barbatana da cauda. Todos os F-5E que ostentaram essas cores na FAB, possuíam esses opcionais.

 

o primeiro lote veio com barbatana mas sem sonda de abastecimento, depois foram adicionadas!

Guacyr. posted:
Flagship_GOL posted:

Resumindo para você: se deseja fazer um F-5E da Fab nesse padrão de cores da foto, você TEM que adicionar sonda de abastecimento e barbatana da cauda. Todos os F-5E que ostentaram essas cores na FAB, possuíam esses opcionais.

 

o primeiro lote veio com barbatana mas sem sonda de abastecimento, depois foram adicionadas!

Puts....se tivesse fotos, tiraria qualquer duvida! O jeito é tentar conseguir a bendita sonda mesmo! Ai fica tudo certo!

Verdade Thiago. Consultei aqui o Livro do Leandro Casella e de fato consta que o tail number 4869 pertencente ao segundo lote comprado pela FAB, sem sonda de abastecimento e barbatana dorsal, que recebeu a camuflagem de três cores SEA. Parece que foi o único realmente, tendo sido pintado em 2002 e depois entregue em 2003 à embraer para ser modernizado e transformado em F-5EM. Ou seja, ele ficou praticamente 1 ano com essa pintura híbrida.

AndréRM posted:
Guacyr. posted:
Flagship_GOL posted:

Resumindo para você: se deseja fazer um F-5E da Fab nesse padrão de cores da foto, você TEM que adicionar sonda de abastecimento e barbatana da cauda. Todos os F-5E que ostentaram essas cores na FAB, possuíam esses opcionais.

 

o primeiro lote veio com barbatana mas sem sonda de abastecimento, depois foram adicionadas!

Puts....se tivesse fotos, tiraria qualquer duvida! O jeito é tentar conseguir a bendita sonda mesmo! Ai fica tudo certo!

Basicamente números de 4820 até 4849 ou 50...pois tem a numeração dos F5B antes de 4820.

 

 

Quando do recebimento pela FAB do primeiro lote de caças Northrop F-5E Tiger II, faziam parte do pacote seis narizes de reconhecimento tático (REC TAC)

 

Incluir Resposta

Curtidas (0)
×
×
×
×