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Pessoal,  tudo bem?

Tenho como projeto fazer um F-5E da FAB! Porém queria fazê-lo da pintura da foto abaixo:

Minha duvida é: Essa camuflagem sempre foi com o F-5E com a sonda de reabastecimento, e essa barbatana? Antes dele, tinha sem? É possivel fazer com um F-5E sem ambas as mudanças? Os experts em FAB ai, por favor, me dê um auxilio!

Um abraço à todos!

André

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Exato. Essas aeronaves com sonda de abastecimento e a barbatana na deriva são todas oriundas do primeiro lote de F-5E que vieram direto da fábrica. E todos eles vieram ostentando essa camuflagem de tres cores como representado na foto. Mais tarde foram modernizados em F-5EM, mas ainda sim mantendo a sonda e também a barbatana. Porém a camuflagem mudou pro padrão mais recente da FAB em duas cores: cinza e verde escuro.

A FAB adquiriu 36 aeronaves novas, recebidas em 1975, para equipar o 1o GavCa de Santa Cruz e o 1o/14o GAv de Canoas no ano seguinte. todos esses novas aviões possuíam Probe de abastecimento e dorsal fin.

Em 1987 a FAB adquiriu mais um lote de 22 aeronaves F-5E, excedentes da USAF e que diferem em equipamento das aeronaves adquiridas em 1975. Receberam as matrículas F-5E 4856 a 4877 e foram todas distribuídas ao 1o/14o GAv de Canoas, que repassou as aeronaves que operava ao 1o GAvCa de Santa Cruz. Esses F-5 recebidos em 87 originalmente não possuíam a Dorasl Fin e nem Probe de reabastecimento em voo.

http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/index.html

nesse site você encontra quase todas as pinturas e marcas

Respondendo a sua segunda pergunta, a FAB possuiu sim aeronaves F-5E sem sonda e sem a barbatana. São as aeronaves do segundo lote, que vieram usadas da USAF, utilizadas basicamente como treinamento de combate no esquadrão agressor. Esses aviões no entanto receberam diversos tipos de camuflagem e assim se mantiveram por algum tempo na FAB. Mais tarde também foram modernizadas pra F-5EM, sendo equipadas apenas com a somda, que é característica presente em todos os F-5EM da FAB. A cauda porem permaneceu sem a barbatana após a modernização.

Muito bom pessoal! Achei que ela só fosse ser possivel com o probe e a barbatana! Estava louco atrás de algum set se existe, ou alguém que fizesse essas partes em resina! Um amigo se dispos a me ajudar, mas agora sei que dá pra fazer direto! Meu kit da AFV é aquele primeiro, o Aggressor, 1/48!

Fora esses detalhes, precisaria de mais alguma alteração?

Um abraço à todos!

André

Caro Andre.

 

Pelo que entendi, sua dúvida é se pode fazer o F-5 da foto com a camuflagem do primeiro lote, porém sem a sonda e a barbatana.

Se for isso, a resposta é NÃO, não poderá fazer esta versão, a não ser que ponha a barbatana e a sonda. Como foi dito pelo colega Flagship, essas aeronaves do primeiro lote vieram TODAS neste padrão.

Em 87 foi adquirido um segundo lote e estes sim vieram sem o probe de reabastecimento e a sonda, entretanto, não tiveram o padrão de pintura da foto que você postou. Foram utilizados com vários padrões agressor e depois foram todos pintados na cor cinza.

Com a vinda do modelo EM todos tiveram adotada a camuflagem cinza e verde, sendo que alguns possuem a barbatana e outros não, porém todos tem atualmente o probe de reabastecimento.

 

Abs

 

Last edited by Fernando Maia
Fernando Maia posted:

Caro Andre.

 

Pelo que entendi, sua dúvida é se pode fazer o F-5 da foto com a camuflagem do primeiro lote, porém sem a sonda e a barbatana.

Se for isso, a resposta é NÃO, não poderá fazer esta versão, a não ser que ponha a barbatana e a sonda. Como foi dito pelo colega Flagship, essas aeronaves do primeiro lote vieram TODAS neste padrão.

Em 87 foi adquirido um segundo lote e estes sim vieram sem o probe de reabastecimento e a sonda, entretanto, não tiveram o padrão de pintura da foto que você postou. Foram utilizados com vários padrões agressor e depois foram todos pintados na cor cinza.

Com a vinda do modelo EM todos tiveram adotada a camuflagem cinza e verde, sendo que alguns possuem a barbatana e outros não, porém todos tem atualmente o probe de reabastecimento.

 

Abs

 

Pois é colega...

A barbatana eu até faço em scratch, um amigo me passou as medidas e é até facil fazer com plasticard. O problema é a tal sonda, não sei onde vou arrumar essa "estrovenga"! Vou ver se um amigo consegue fazer a cópia em resina!

Um abraço!

Resumindo para você: se deseja fazer um F-5E da Fab nesse padrão de cores da foto, você TEM que adicionar sonda de abastecimento e barbatana da cauda. Todos os F-5E que ostentaram essas cores na FAB, possuíam esses opcionais.

 

Fernando Maia posted:

Se você conhecer alguém que tenha o kit da AFV do F-5 chileno, ele vem com o probe de reabastecimento, aí poderia fazer uma cópia de resina. 

 

abs

Um amigo se dispos a fazer ela pra mim em resina. Ele teve que fazer para o 1/32 dele, vai ver se consegue fazer menor! Essa barbatana é facil até. Mas sem a sonda de nada adianta querer fazer!

Um abraço!

Flagship_GOL posted:

Resumindo para você: se deseja fazer um F-5E da Fab nesse padrão de cores da foto, você TEM que adicionar sonda de abastecimento e barbatana da cauda. Todos os F-5E que ostentaram essas cores na FAB, possuíam esses opcionais.

 

o primeiro lote veio com barbatana mas sem sonda de abastecimento, depois foram adicionadas!

Guacyr. posted:
Flagship_GOL posted:

Resumindo para você: se deseja fazer um F-5E da Fab nesse padrão de cores da foto, você TEM que adicionar sonda de abastecimento e barbatana da cauda. Todos os F-5E que ostentaram essas cores na FAB, possuíam esses opcionais.

 

o primeiro lote veio com barbatana mas sem sonda de abastecimento, depois foram adicionadas!

Puts....se tivesse fotos, tiraria qualquer duvida! O jeito é tentar conseguir a bendita sonda mesmo! Ai fica tudo certo!

Flagship_GOL posted:

O Guacy está certissimo!

Eis uma foto do primeiro F-5E entregue para a FAB, ainda em vôos de teste na fabrica da NorthTrop

Puts...agora que consegui arrumar uma cópia da sonda em resina com um amigo aparece essa foto....

Verdade Thiago. Consultei aqui o Livro do Leandro Casella e de fato consta que o tail number 4869 pertencente ao segundo lote comprado pela FAB, sem sonda de abastecimento e barbatana dorsal, que recebeu a camuflagem de três cores SEA. Parece que foi o único realmente, tendo sido pintado em 2002 e depois entregue em 2003 à embraer para ser modernizado e transformado em F-5EM. Ou seja, ele ficou praticamente 1 ano com essa pintura híbrida.

AndréRM posted:
Guacyr. posted:
Flagship_GOL posted:

Resumindo para você: se deseja fazer um F-5E da Fab nesse padrão de cores da foto, você TEM que adicionar sonda de abastecimento e barbatana da cauda. Todos os F-5E que ostentaram essas cores na FAB, possuíam esses opcionais.

 

o primeiro lote veio com barbatana mas sem sonda de abastecimento, depois foram adicionadas!

Puts....se tivesse fotos, tiraria qualquer duvida! O jeito é tentar conseguir a bendita sonda mesmo! Ai fica tudo certo!

Basicamente números de 4820 até 4849 ou 50...pois tem a numeração dos F5B antes de 4820.

 

 

Quando do recebimento pela FAB do primeiro lote de caças Northrop F-5E Tiger II, faziam parte do pacote seis narizes de reconhecimento tático (REC TAC)

 

Sergio L. posted:

Dá pra fazer a probe com  fio de cobre grosso, plasticard e durepoxi.

não sei se eu teria tamanha habilidade para essas coisas, como alguns amigos aqui do WK! De toda forma, quem me ajudou não está cobrando nada pelo serviço!

Rogério Araujo posted:

Existe a ponta do probe em metal para venda, da Master-AM já tive dela pra vender recentemente. É legal pois é justo a parte mais difícil de fazer.

pode ser a parte mais dificil colega, mas sinceramente não sei se consigo fazer o restante dela, sou péssimo em scratch!

Um abraço!

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