Bom dia pessoal, eu nem acabei o MIG 21 e jÁ estou pensando o prÓximo da fila, vou montar o F86 na 1:48 pintura prateada e ai estou meio perdido, pelo que li aqui na WK, 1 - primeiro se faz necessÁrio uma pintura em preto brilho certo? 2 - aplico a pintura prateada, vou usar o alumÍnio metÁlico da revel n. 99 certo? 3 - posso aplicar o wash com um cinza bem claro? 4 - nunca usei a tÉcnica do prÉ-shanding como usar aqui num modelo que recebe tinta preta para destacar a cor alumÍnio? 5 - posso usar preto fosco ou acetinado? aplicar esmalte sintÉtico brilho não É meu forte . Como veem são muitas as dúvidas e agradeÇo as dicas dos mais experientes. Abs.
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Acho que algumas das suas dúvidas poderão ser amenizadas com a ótima montagem feita pelo colega Jet:
Pinta de preto quando usar estas tintas que imitam cromado ou alumínio polido, como alclad, cromenox e o alumínio da asgard, outros alumínios não fica tão interessante esta pintura de preto antes, tem outros modelistas montando F-86 no GB de jatos.
Além disso...
Pintura prata não perdoa riscos na superfície e marcas de emenda. Riscos e emendas se destacam muito com pintura prata, então, trabalhe muito bem sua superfície para não ter esses problemas.
Abs
Wolney
Buza,
Temos um GB aberto somente para este avião, recomendo acompanhar a montagem dos amigos modelistas e assim ajudar a dirimir as dúvidas.
Conforme os amigos já falaram, printuras metálicas precisam de uma superfície próxima à perfeição (o que pode significar muita lixa, putty e paciência) e também boas tintas, cuja marcas e tipos dependerão da tua experiência.
Não querendo ser chato e corta-tesão, mas talvez seja interessante modelar outros tipos de aviões antes de partir para os "prateados" - não e um efeito trivial...
Eu particularmente ainda não vi nenhuma tinta acrílica capaz de representar bem uma pintura do tipo. Tive resultados ruins com Tamiya, bons resultados com Testors, resultados melhores com Easy Colors, e após seu fim, migrei para Alclad, mas observe que foi a experiência adquirida que me fez ir migrando de tipo em tipo.
1 - primeiro se faz necessário uma pintura em preto brilho certo? 2 - aplico a pintura prateada, vou usar o alumínio metálico da revel n. 99 certo? 3 - posso aplicar o wash com um cinza bem claro? 4 - nunca usei a técnica do pré-shanding como usar aqui num modelo que recebe tinta preta para destacar a cor alumínio? 5 - posso usar preto fosco ou acetinado? aplicar esmalte sintético brilho não é meu forte . Como veem são muitas as dúvidas e agradeço as dicas dos mais experientes. Abs.
Em relação às suas perguntas:
1. Primeiro se faz necessário deixar a superfície o mais liso e livre de emendas/frestas possível; Daí pode-se usar o preto brilhante para melhorar a aparência da tinta metálica.
2. Um dos assuntos mais polêmicos que existem no modelismo é justamente o acabamento metálico: existe o prata, existe o alumínio, existe o alumínio polido, existe o aço, existe o aço escovado, existe o cromado, etc. Sugiro aplicar essa tinta Revell numa sucata e dar uma comparada com fotos e vídeos do Sabre, para então decidir se é o efeito correto. Esse efeito também depende da período de uso que você quer representar: A cor alumínio usado em um avião durante uma guerra provavelmente não vai ser do tipo que reflete seu rosto.
3. Poder pode, só é preciso ter cuidado na aplicação para que o wash não prejudique a pintura. O objetivo dele é dar o aspecto de sujo e realçar linhas. Se for um cinza muito claro, não aparecerá; Se for um cinza muito escuro, pode ficar exagerado. O Wash deve ser sempre feito com um solvente DIFERENTE do usado na tinta, para que não dissolva a própria tinta, e sempre aplicado DEPOIS de passar um verniz brilhante - lembrando que alguns vernizes "matam" o efeito metálico.
4. A pintura "prateada" dos aviões normalmente não é homogênea: As chapas de um avião tem desgastes diferentes, podem ser feitas de materiais diferentes e podem ser trocadas com outros aviões durante a vida útil; Com isso, uma placa pode brilhar mais que outra, pode ser mais puxada para o alumínio que o prata, etc. O que muda isso é a cor base; Nas chapas que você deseja uma cor diferente, aplique tinta branca ou cinza usando mascaramento; Nas demais preto, e assim as chapas vão se diferenciando. Busque fotos de aviões reais e modelos para ver que chapas normalmente são diferentes. No caso do Sabre por exemplo, o meio das asas costuma ser diferente, e a chapa onde estão os canos das metralhadoras é cinzenta.
5. Eu recomendo o brilhante.
Com vê, essas respostas vão te trazer ainda mais dúvidas, então é preciso fazer o que você fez: perguntar aqui, ler ali, conversar acolá, e continuar modelando.
Oi pessoal, obrigado pelas dicas, este domingo procurei bastante informações sofre a montagem aqui no Wk e em outros sites e acho que vou passar um F4U Corsair na frente do F86, assim vou fazendo uns testes principalmente com a pintura e o wash, assim volto na sequencia que eu gosto de montar, um a "jato" outro a pistão, cada um com sua mania kk, faço assim desde que comecei mais estou ansioso pelo F86 mais já que ele aguentou na prateleira uns oito anos de paralização no hobby, alguns dias a mais pode significar um resultado final melhor na montagem. Abs.