Bela foto da fÁbrica.
Clicando com o botão direito em cima da foto, e para abrir em uma nova guia, ela aparece no tamanho real, bem maior.
Se alguÉm quiser fazer um saÍdo da fÁbrica, pode fazer.
Bela foto da fÁbrica.
Clicando com o botão direito em cima da foto, e para abrir em uma nova guia, ela aparece no tamanho real, bem maior.
Se alguÉm quiser fazer um saÍdo da fÁbrica, pode fazer.
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Bela foto da fábrica.
Se alguém quiser fazer um saído da fábrica, pode fazer.
Me fez lembrar os T-34 de Stalingrado, que saíam da fábrica de tratores da cidade direto para o combate, sem pintura e com tripulação quase sem treinamento.
Este modelista retratou um deles:
Caramba! O modelista é fera!
Outra, só que essa é de baixa qualidade.
Eu tô montando um desses "em vermelho" (na 1/72)... Estava justamente pensando se teria alguma identificação nas laterais (ou em outro lugar)...
Bela foto da fábrica.
Se alguém quiser fazer um saído da fábrica, pode fazer.
Me fez lembrar os T-34 de Stalingrado, que saíam da fábrica de tratores da cidade direto para o combate, sem pintura e com tripulação quase sem treinamento.
Este modelista retratou um deles:
Esse é do Adam Wilder.
Valls
Valls, me lembro que a primeira vez que fiquei sabendo do epísódio dos T-34 de Stalingrado foi conversando contigo na saudosa Red Coat do Tio Beto, lááá no final da década de 90
Me fez lembrar os T-34 de Stalingrado, que saíam da fábrica de tratores da cidade direto para o combate, sem pintura e com tripulação quase sem treinamento.
Muito bem feito, mas esta história é lenda.
Em Stalingrado não foram KV-1 feitos dentro da fabricas de tratores?
Me fez lembrar os T-34 de Stalingrado, que saíam da fábrica de tratores da cidade direto para o combate, sem pintura e com tripulação quase sem treinamento.
Muito bem feito, mas esta história é lenda.
Sério ? Vi até sites diferentes citando o fato
São estas coisas que vão se repetindo até que um dia viram verdade, como a história de que foi Hitler que mandou bombardear Londres.
Asim como diversas outras a fabricas, a de tanques de Stalingrado foi evacuada antes da chegada dos alemães. As instalações não tinham energia elétrica e portanto simplesmente não havia como produzir tanques ali mesmo que o maquinário ainda estivesse lá. Durante a batalha montou-se ali um local para reparo de tanques danificados, uma oficina de campo. Mas como a imagem de um tanque sem pintura, saindo direto da linha de produção para a batalha, era muito mais romântica, foi esta a história que ficou.
Interessante Augusto, valeu
Uma foto da oficina no interior da fabrica.
Em Stalingrado não foram KV-1 feitos dentro da fabricas de tratores?
Uma foto da oficina no interior da fabrica.
Eduardo, você deve pensar isso porque deve ter visto esta foto meu amigo
Os KV's eram produzidos inicialmente na fabrica LKZ de Leningrado, posteriormente também na ChTZ em Chelyabinsk. Com o avanço alemão e o cerco em Leningrado, toda a produção foi transferida para Chelyabinsk.
No caso do T34, a produção em Stalingrado começou na STZ em 1940, e em 1941 já era a maior fabricante deles, produzindo nesse ano 1.250 T 34. Lá eles tinham também concentrados a maioria de fabricantes de componentes. As chapas de aço, por exemplo, eram fabricadas na Krasny Oktyabr e os monoblocos na zavod 264, também lá.
A partir de setembro começou a evacuação de todas essas fábricas para Nizhniy Tagil, nos Urais, mas isso não aconteceu de uma hora para outra. Assim, certamente, no auge da luta em Stalingrado não houve essas cenas heroicas dos T34 saindo direto da linha de produção para o combate. mas pelas características da fabrica STZ, certamente no inicio ainda haveria produção de veículos na cidade e, depois, como diz o Augusto, o reparo de veículos danificados.
Valls
Os KV's eram produzidos inicialmente na fabrica LKZ de Leningrado, posteriormente também na ChTZ em Chelyabinsk. Com o avanço alemão e o cerco em Leningrado, toda a produção foi transferida para Chelyabinsk.
Valls
Era exatamente o q eu iria dizer. O Vall foi mais rápido. Os KV só foram produzidos em Leningrado e em Chelyabinsk. E em Stalingrado só devem ter sido reparados.
Na primeira foto, na Nibelungenwerk, era onde se fabricavam os PZ IV, os Jagdpanzers IV/70A e os Ferdinand/Elephant também.
O complicado da coisa era soldar as chapas do chassi e usinar as sedes das barras de torção e tratora e tensora. Mover um bicho de mais de 70 t devia ser f..... .
O kit da segunda foto é do Mig Gimenes.
Terceira foto: esse foi capturado pelos americanos e está hoje em Aberdeen. É só reparar no dano no escudo do canhão e na chapa frontal.
Valls
seguindo , boas informações -
plastiresiabçso paulo r. morgado - sp - sp
Aproveitando o tópico- Duas dúvidas:
1) algum Jadgtiger chegou a ir para o ccombate sem pintura?
2) li em um fórum a alguns anos que o tanque russo que foi sugerido (por um general alemão) que fosse simplesmente copiado e produzido pelas fábricas alemães foi o KV e não o T-34. Isso procede?
Abs - Manoel Henriques
eu li que foi o T34 e o general foi Guderian.
Valls
eu li que foi o T34 e o general foi Guderian.
Valls
Acho que foi o T-34 mesmo. Tanto que quando lançaram a concorrência para o tanque médio alemão, o protótipo da Daimler Benz, o VK3002, tinha um design bem similar ao T-34, o que foi um dos motivos pelo qual ele foi rejeitado em favor do protótipo da MAN. Imagina a confusão em potencial que seria num campo de batalha com tanques semelhantes dos dois lados.
Henriques,
Eu tenho o livro e não cheguei a ler isso (ele é um tijolo e ainda não li ele todo ).
Mas tem outro sobre o KV da mesma editora e lá é dito que o KV era mal considerado pelos próprios russos e que só acabou sendo fabricado por influencia politica. Eles o consideravam fraco em armamento e sua mecânica não era confiável, alem de ter um desenho convencional.
Valls
eu li que foi o T34 e o general foi Guderian.
Valls
Mais duas fotos da Nibelungwerk.
Uma outra coisa que eu lí foi que o desenho e conceitos do T34 eram muito diferentes dos modelos alemães. Por exemplo, a tração traseira do T34 e o bloco do motor feito em alumínio. Mas outras coisas eles incorporaram como as chapas do chassi inclinadas e as lagartas mais largas.
O relato do Guderian foi algo assim: Quando o titio Adolfo perguntou para ele o que era necessário para vencer os russos, ele respondeu: - Me dê T 34's.
Naturalmente além das questões técnicas havia também a questão dos arianos assumirem que os "untermenshen" eram superiores.
Valls
PS: nos tempos atuais houve um caso semelhante com os mesmos alemães e com os ingleses.
Quando depois de uma serie de provas o Armoured Corps recomendou que se adotasse o Leopard II em substituição do Chieftain, o orgulho inglês impediu, e eles desenvolveram o Challenger (que era bem ruim) e depois, tentando melhora-lo, o Challenger II, menos ruim.
Aproveitando o tópico- Duas dúvidas:
1) algum Jadgtiger chegou a ir para o ccombate sem pintura?
Abs - Manoel Henriques
Nunca li nada sobre isso. Acho que não aconteceu, mas é WWII, amanhã aparece uma foto e pronto.
Apesar das fraquezas, como a baixa mobilidade e a falta de torre, que o fazia um alvo fácil de ser flanqueado, quando bem operado, eram mortais, como esse relato mostra.
"O Tenente Kasper Geoggler, no Jagdtiger 331, comandava o terceiro Kampfgruppe do 3/653. Ele parou seus três Jgdtigers numa boa posição ao norte de Neustadt, de onde podia observar as vias de acesso para a cidade. De sua posição camuflada, os três Jagds engajaram uma coluna de tanques americanos.
O primeiro e o último foram destruídos, seguidos pelo resto. Os Shermans e M-10 retornaram fogo, e os Jagdtigers de Geoggler e o de número 323 foram atingidos pelo menos dez vezes. Vinte e cinco tanques americanos foram destruídos, e nenhum dos tripulantes alemãos sofreu nenhum ferimento sério, graças a blindagem espessa, e se retiraram para a cidade depois do combate.
Aquela foto do Jagdtiger abandonado, com bandeira nazista é um desses três, dentro de Neustadt.
Um vídeo de um Jagdtiger, é interessante porque mostra muitos detalhes.
https://www.youtube.com/watch?v=Hhd7PD8EGJg
Diagrama da blindagem do bicho.
" O primeiro e o último foram destruídos, seguidos pelo resto."
Essa era uma tática usada contra colunas de tanques, que bloqueava qualquer movimentação, expondo os demais à destruição.
Aquela foto do Jagdtiger abandonado, com bandeira nazista é um desses três, dentro de Neustadt.
Nesse Jagdtiger pode-se ver como a blindagem era grossa pelas marcas na chapa frontal e também na extremidade do escudo do canhão.
Valls
" O primeiro e o último foram destruídos, seguidos pelo resto."
Essa era uma tática usada contra colunas de tanques, que bloqueava qualquer movimentação, expondo os demais à destruição.
Menos no filme "Fury".
Aquela foto do Jagdtiger abandonado, com bandeira nazista é um desses três, dentro de Neustadt.
Nesse Jagdtiger pode-se ver como a blindagem era grossa pelas marcas na chapa frontal e também na extremidade do escudo do canhão.
Valls
Olha os danos nele:
Peguei daqui, e tem mais algumas fotos.
li em um fórum a alguns anos que o tanque russo que foi sugerido (por um general alemão) que fosse simplesmente copiado e produzido pelas fábricas alemães foi o KV e não o T-34. Isso procede?
Segundo Heinz Guderian, em seu livro "Panzer Leader":
"As already stated, a group of responsible designers, industrialists, and officers of the Army Ordnance Office visited my Panzer Army in November 1941, with the object of studying at first hand our recent combat experience when fighting the superior Russian tank, the T34, and of deciding what measures should be taken to help us regain technical supremacy over the Russians. The officers at the front were of the opinion that the T34 should simply be copied, since this would be the quickest way of putting to rights the most unhappy situation of the German panzer troops: but the designers could not agree to this. This was not primarily because of the designers' natural pride in their own inventions, but rather because it would not be possible to mass-produce essential elements of the T34 -in particular the aluminum diesel engines- with the necessary speed. Also, so far as steel alloys went, we were at a disadvantage compared to the Russians owing to our shortage of raw materials."
Tiger ace Otto Carius commanded the second of three companies of Jagdtigers in Panzerjagerabteilung 512. His memoir Tigers in the Mud provides a rare combat history of the ten Jagdtigers under his command. He states that Jagdtigers were not utilized to their full potential due to several factors: Among them that Allied air supremacy made it difficult to move, the massive gun needed to be re-calibrated from jarring after traveling off-road for even short distances. The vehicle was slow, and transmissions and differentials broke down easily because the whole 72 tonne vehicle needed to rotate to traverse the gun. The massive gun had to be locked down, otherwise mounting brackets would have worn too much for accurate firing. Also a crew member had to exit the vehicle in combat and unlock the gun before firing. However, he also recorded that a 128 mm projectile went through all the walls of a house and destroyed an American tank behind it.
Insufficient crew training and poor morale was the biggest problem for Jagdtiger crews under Carius' command. At the Ruhr pocket, two Jagdtiger commanders failed to attack an American armored column about 1.5 km (1 mile) away in daylight for fear of attracting an air attack, even though Jagdtigers were well camouflaged. Both vehicles broke down while hurriedly withdrawing through fear of air attack which did not come, and one was then destroyed by the crew. To prevent such disaster at Siegen, Carius himself dug in on high ground. An approaching American armored column avoided the prepared ambush because German civilians warned them of it. Later, one of his vehicles fell into a bomb crater at night and was disabled, and another was lost to Panzerfaust attack by friendly Volkssturm troops who had never seen a Jagdtiger before.
Near Unna, one Jagdtiger climbed a hill to attack five American tanks 600 meters away and below; two withdrew and the other three opened fire. The Jagdtiger took several hits, but American projectiles could not penetrate the 250 mm (9.8 in) frontal armor. However, the inexperienced German commander lost his nerve and turned around instead of backing down, exposed the thinner side armor, which was eventually penetrated and all six crew members were lost. Carius wrote that it was useless when crews were not trained or experienced enough to have the thick frontal armor facing the enemy at all times.
When unable to escape the Ruhr pocket, Carius ordered the guns of the remaining Jagdtigers destroyed and surrendered to American forces.
The 10 Jagdtigers of 2nd Company, Panzerjagerabteilung 512 destroyed one American tank for one Jagdtiger lost to combat, one lost to friendly fire, and eight others lost to breakdown or destroyed by their crews to prevent capture.
"and another was lost to Panzerfaust attack by friendly Volkssturm troops who had never seen a Jagdtiger before."
É o que estávamos falando em outro tópico sobre blindagens.
72 toneladas, mas bastou um soldado assustado para tirar o monstrengo de combate.
Sem contar a alegria que a tripulação desse Jagdtiger deve ter tido a hora que viram quem estourou seu veículo.
Mas tem outro sobre o KV da mesma editora e lá é dito que o KV era mal considerado pelos próprios russos e que só acabou sendo fabricado por influencia politica. Eles o consideravam fraco em armamento e sua mecânica não era confiável, alem de ter um desenho convencional.
Valls