O helicóptero Flettner Fl 282 Kolibri era a versão melhorada do FI-265...
que tinha dois rotores entrelaçados com 12m de diâmetro, alimentados por um motor BMW-Bramo Sh14 de 160hp e um motor radial no nariz da fuselagem, equipado com um ventilador para auxiliar no arrefecimento.
Seis protótipos foram construídas, mas a produção em série foi reduzido em favor do Flettner Fl 282, que teve sua produção anunciada na primavera de 1940.
Trinta protótipos e 15 aeronaves de pré-produção do FI-282 foram encomendadas e o seu primeiro voo foi feito em 1941.
Os três primeiros protótipos da série "A" foram fabricados como monolugares. Tinham cabines compostas de uma série de painéis de plexiglas opticamente planos, eram total ou parcialmente fechados e tinham fuselagens bem contornadas.
Todos os protótipos subsequentes tiveram cabinas abertas e foram designados série "B".
Em caso de falha de motor, o interruptor instalado no helicóptero passava automaticamente para auto-rotação.
Rotores com três pás foram construídos e instalados em um teste resultando numa vibração mais suave do que a do rotor com duas lâminas, mas o conceito não foi aprofundo.
Na sua função básica: embarcado nas belonaves da Kriegsmarine
Abaixo, Anton Flettner, à frente de uma produção de helicópteros Fl 282. O Fl 282 foi o primeiro helicóptero do mundo que passou na certificação e entrou em produção. O Fl 282 "Kolibri" estava pronto para produção em 1940. Por causa dos bombardeios aliados, apenas 25 Fl 282 foram construídos até o final da guerra. No entanto, foi o helicóptero mais utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.
Novos testes embarcado.
Uma cópia do FI-282.
A configuração básica da fuselagem era similar ao predecessor, mas o Fl 282 se diferenciava daquele em pelo menos um aspecto importante: foi instalado um motor Bramo Sh 14A de 169hp, no centro da fuselagem, de modo que o piloto ficava na frente do aparelho em uma cabine fechada, semi-aberta ou aberta dependendo do protótipo (dos 24 que foram construídos) .
Um protótipo da série "B" foi equipado com um banco posterior para levar até dois observadores, mas a ideia não foi levada em frente, possivelmente pelo aumento de peso e o pouco que seria acrescido à sua função básica.
Em 1942, a Kriegsmarine começou a experimentar o Fl 282, comprovando que o aparelho era extremamente manobrável, estável inclusive em condições atmosféricas desfavoráveis e tão fácil de operar que, em 1943, estavam em serviço 20 dos 24 protótipos construídos, operando em unidades de superfície desde o Mar Egeu até o Mediterrâneo em missões de proteção aos comboios.
Especificações do Flettner Fl 282 Kolibri (Colibri)
Função: Helicóptero de observação leve e antissubmarino
País d Origem: Alemanha
Fabricante: Anton Flettner, Flugzeugbau GmbH – Alemanha
Ano Inicial de Serviço: 1942
Produção Total: 24
Tripulação: 1
Comprimento: 6.65m
Envergadura: 11.96m
Altura: 2.20m
Peso (vazio): 760kg
Peso em Serviço: 1,000 kg
Motor: Bramo Sh 14A 7-cilindros, radial a pistão de 160 hp
Velocidade Máxima: 150km/h
Alcance Máximo: 170 km
Teto de Serviço: 3,300m
Taxa de Subida: 8m/min
Foram encomendados 1.000 exemplares da série. Contudo, não chegaram a ser construídos devido aos bombardeios aliados sobre as fábricas BMW e Flettner.
Somente três protótipos sobreviveram ao conflito, um capturado pelos soviéticos e dois pelos americanos e ingleses.
KIT
Huma 1/72 Flettner Fl-282 'Kolibri' (Hummingbird)
Com alguns adereços da Eduard...
RS Models Flettner FI 282 B - diversos modelos.
Até o próximo AP&I.