Humber Mk IV Transparente

Bom dia pessoal.

Desenvolvendo o programa. Um pouco sem tempo, mas está saindo.

A fase I que é para distâncias maiores que 1,5 m já está testada e aprovada.

Vamos para a fase II e depois a última. Aí vai para a protoboard. Creio que farei um vídeo dos testes em protoboard e postarei aqui.

Já vou aproveitando para perguntar como postar videos, sei que tem um tutorial explicativo, mas estou correndo um pouco para procurar, se alguém vir este post e tiver como me ajudar, agradeço.

 

Edu

Bom dia turminha.

Ainda no laboratório de desenvolvimento de softweare. 

Nos testes de bancada, aconteceu que ao testar a condição III (entre 1,0 e 0,5 m) o refletor grande ficou excessivamente fraco. Depois de rodar a simulação em supercomputadores e gerar modelos matemáticos 4D utilizando tecnologia laser, chegamos à conclusão de que a porta do arduino não pode alimentar esse monstro devorador de ampéres.

O máximo da porta é 40 mA e a fome desse bicho é relativamente maior. 

A resposta é o uso de alimentação externa com um relê. Vamos providenciar para poder dar continuidade aos testes. Sei que tem muita gente que vai dizer sobre a bobagem de se dar a tanto trabalho, mas como dizem: a diversão é o que vale.

Não resisto a certos desafios.

Edu

Bom dia pessoal.

Rogério, vi bastante disso por aqui. Pena que o movimento tá fraco. É a crise. Mas tenho fé que vai melhorar. Agradeço a companhia 

Marcus já fui lá e dei uma olhada, mas não tive tempo de digerir o assunto, mas não me pareceu que seja algo incompreensível. Você foi bem didático e eu agradeço o empenho e a ajuda. Vou atrás do material que não tiver e vamos fazer a bagaça funcionar. Muito obrigado.

Rubens eu sou que nem o pato: anda, nada e voa mas não faz bem nenhum dos três. Mas... enquanto houver diversão e desafio, estaremos empenhados.

Agradeço a companhia e a ajuda. E temos novidades.

Voltando à marcenaria, enquanto providenciamos os materiais para seguir a solução do Marcus, chegaram os equipamentos que solicitamos ao departamento de compras.

Um problema que me persegue desde que comecei no hobby é a tal da meia esquadria na hora de fazer qualquer moldura ou similar. Tentei diversas soluções e ou por inabilidade ou por que raios sejam, nunca fiquei satisfeito com os resultados. Pode ser que meus problemas acabaram. Com essa lixadeira consigo os famigerados 45 graus na vertical, na horizontal, de lado, dis costa de todo o jeito. Fica só por conta da maldita habilidade.

E para completar, recebemos direto do setor de importação este suporte de montagem que vai nos ajudar, e muito, a conseguir os 90 graus com um pouco mais de precisão.

A ideia é essa:

Furo no meio com o eixo do motor passante, quatro furos nos cantos para os refletores pequenos, um aquário de vidro como tampa, e nessa parte de madeira que está faltando, haverá os dois furos do sensor de distância por ultrassom que fará a medição dos obstáculos que estiverem à frente. A hora que formos ao laboratório de softweare continuar o desenvolvimento do programa, que já está bem adiantado, farei um vídeo para mostrar o teste na protoboard. E é neste momento que peço aos colegas me indicarem, se possível, o link da WK que mostra como postar vídeos por aqui. Vi diversas vezes mas nunca prestei muita atenção porque não tinha nada para colocar em vídeo. (Creio que esse teste pode ser interessante).

Depois, iremos ao laboratório para medir se as tripas cabem no abdômen do paciente.

Creio que já estamos a meio caminho do final do projeto.

Edu

E segue o enterro. Vamos às atualizações.

Voltando à oficina onde estamos desenvolvendo a base, fiquei a fim de fazer o encaixe da base com o motor, coisa que eu estava preocupado, já que não deixei o furo na base da base, para encaixe do eixo. Aí surgiu a ideia de fazer um tubo que fosse pouco maior que o eixo e ao mesmo tempo, menor que o furo do acabamento que vamos colocar sobre o espelho.

Um pouco de tecnologia e matemática, já que o diâmetro do eixo é de 7mm vezes o pi, chegamos a 21,99 cm de comprimento do retângulo que terá 8 mm de altura.

Uma vez calandrado e soldado, ficou assim

Tá, aprovado, vamos ao teste para ver se ficou um tiquésimo maior que o eixo:

Perfeito, ou quase. (Falta um pouco de exercício com a calandra).

Agora, tem ficar soldado à base da base, nesta configuração

Bacana, é isso mesmo. Talvez ainda hoje, faremos a junção. Sabe como que é, hoje é um dia especial, além de ser domingo, e surgem mil coisas que temos que dar conta.

Edu

Boa noite pessoal.

Luciano, grato por participar. Estamos aceitando sugestões, embora somente consiga dar continuidade na 4a. feira, se muito, porque final de mês o bicho tá pegando.

De qualquer maneira, informamos que do departamento de informática veio a notícia de que o programa na fase III funcionou ok. Embora....... ressaltemos que aquele sensor de distância, tem um funcionamento melindroso, que em determinadas condições, (que diga-se de passagem são meio frequentes), ele faz a leitura com algumas falhas, não do sensor que é bastante preciso, mas pela própria forma como ele mede. A emissão do sinal de ultrassom é perpendicular ao aparelho e o obstáculo (pessoa no caso), deve estar também perpendicular ao receber e refletir o sinal, senão o receptor não capta direito.

Para diminuir a influência dessa característica, resolvemos fazer 3 medições e calcular a média, já dá uma melhorada. Caso fique ainda instável, vamos aumentar para 5 e ver se melhora mais um pouco.

 

Edu

Boa tarde amigos.

Ainda na marcenaria, conseguimos alguns progressos.

Os apoios laterais foram cortados e foi feito o teste na altura.

Aprovado.

As  paredes laterais, inicialmente foram feitas na medida justa, e devido às tolerâncias que não foram informadas pela engenharia, na hora de fechar o conjunto, os quadrados compostos pelas superfícies horizontais de MDF mais o espelho, não fechava, as paredes laterais ficaram 1 cagagésino menores e tivemos que refazê-las, agora um tiquésimo maiores para poder fazer os ajustes no momento de fechar.

Antes de fechar os quatro lados, vamos fazer os furos dos sensores de distância, para que não nos surpreendamos depois. 

Então vamos trabalhar só com os três lados e deixar o último quando a barrigada estiver toda definida.

Inclusive, fica mais fácil de mexer sem um lado.

Vamos às fotos.

Teste do tamanho do apoio.

Conferindo altura final se bate

O fundo onde vão presos quase todos os componentes, o apoio superior em MDF e o espelho.

De outro ângulo.

Nessa espessura do MDF até uns 2 ou 3 mm para dentro do espelho, vamos fazer um acabamento em plasticard em toda a volta, como uma moldura, para ficar mais apresentável.

Em cima de toda essa bagunça vem o vidro, cujas partes estou indo buscar agora para podermos fazer alguns testes.

 

Edu

Boa noite pessoal.

HoJe adiantamos detalhes que estavam pegando. 

Fazer a furacao no espelho. Tinha Uma broca de 7mm tipo asa delta  Para o furo central que e pequena pois preciso de Uma folga para caber aquela bucha copo que mostramos acima. Acabamos pedindo ao departamento DE compras para adquirir Uma tipo serra copo diamantada DE 8mm. A eficiencia foi impressionante. Estou achando que nao estao fazendo cotacao. Mas enfim, foram executadas todas as furacoes ( as 4 dos refletores pequenos e a central grande com 8mm para o eixo  do motor). 

Cortamos, ajustamos a altura  e fizemos a fixacao do motor a seu suporte. Foram feitos ajustes entre  os componentes de Madeira mais o espelho, diametro interno do acabamento para caber o eixo com a bucha copo que vai ser fixada a base da base. 

Resumindo: muito trabalho Mas sem muita coisa para mostrar. 

Amanha posto algumas fotos de como esta. 

Edu 

Boa tarde turma.

Rogerio, grato pela companhia. 

Visitaremos o setor de montagem e controle.

Vamos a algumas fotos, pois  o progresso de ontem é como rede de esgotos, é imprescindível, mas não é observável.

Essa a furação no MDF que vai dar suporte ao espelho e como ele, tem as mesmas furações. Não postei a foto do espelho, porque ficou fora de foco e estou sem tempo para tirar outra. Mas é a mesma furação. Só que no espelho, entende? É igual mas é diferente...

Um dryfit de como deverá ficar depois de pronto.

Acredito que depois de pintada a base, que será preta fosca, bem como o acabamento, também preto fosco, dará uma impressão melhor.

Achei uma em que aparece a furação no espelho. Para  melhorar a ideia, imagina que em cada um desses furos nos cantos, terá um refletor pequeno.

E uma que dá uma ideia de como ficará o motor dentro da carcaça.

Esses suportes em madeira, ainda são os provisórios.

Está caminhando.

 

Edu

Boa noite a todos.

Fim de semana meio devagar, mas alguma coisa acabou saindo.

Ninguém gosta de fazer hora extra. Receber, é bom, mas ter que fazer por isso é um saco. Assim mesmo, o pessoal da carpintaria resolveu dar a solução para o problema da fixação dos refletores menores.

Utilizando aqueles apoios de prateleira, foram eles para a usinagem

Da usinagem, para a furação, que tem a utilidade de ser a passagem dos fios para dentro da estrutura da base.

Assim, os fios ficarão desse jeito;

Claro, essa madeira não vai ficar assim exposta, vai ser pintada e vou colocar um acabamento em PE entre ela e o refletor. Mas para dar uma ideia.

Passando os fios, vai ter mais ou menos esse jeitão.

E, é claro, como não resisto a um dryfit aqui vai a última dessa série. Com ele aceso, inclusive.

 

Bem, é isso por enquanto.

Edu

Bom dia amigos.

Como o refletor grande consome muita corrente, e a porta do aduíno não tem como suprir, está em desenvolvimento o sistema de alimentação que se utiliza de transistor para fazer esse aporte de corrente. 

É quase o mesmo sistema que fará a movimentação do motor, que pelo fato de ser 110V nos obriga a colocar um relê que será acionado por sistema semelhante.

Hoje trabalharemos na protoboard.

Edu

Rogério

 Estou na busca por entender também. Não é exatamente a minha praia, mas como gosto de expandir os horizontes, estou me aventurando por aí.

Tenho a noção, mas não o conhecimento nem a prática, que vou ter agora pelo menos um gostinho. É uma área de que sempre gostei. O sonho era fazer eletrônica, mas acabei tendo que ir para a mecânica.

Edu

Bom, vamos lá. 

Algumas atualizações. Aproveitando que na última visita à marcenaria não tivemos grandes progressos, resolvi ir até lá para dar uma prensa no pessoal.

Tive uma surpresa, pois os suportes do motor já haviam sido devidamente aparados para a altura correta, ajustados com os demais componentes e com o motor devidamente fixado.

No departamento de artes, pedi para ver como ficará a imagem que foi definida para a parte dianteira. Achei que o pessoal estava meio dormindo, porque ainda não haviam definido nada. Apesar de um protesto feito aqui no fórum, escolhi esta imagem para colocar na posição da frente. Sei que o militar é um americano moderno, que o Humber é da segundona, mas está difícil achar imagens que atendam às características exigidas, então, lá vai.

Baseado nisso, a peça de MDF que vai ser colocada nesse lugar, foi enviada para usinagem fora, porque não temos broca no tamanho exigido (16 mm) e já voltou para novos testes. O processo de usinagem, produziu um efeito de levantamento nas beiradas que espero poder disfarçar.

Testes finais antes de seguir para o setor de montagem e controle.

E um dryfit de como deverá ficar com o sensor onde deverá ser fixado.

Por trás.

Bom, a próxima visita será no laboratório de eletrônica para acompanharmos o andamento do sistema de alimentação do refletor grande e do relê que irá alimentar o motor.

Edu

Boa tarde amigos.

Fui ao laboratório de eletrônica para me inteirar da situação do circuito de alimentação do refletor e do motor e fiquei animado.

Em protoboard estava um teste utilizando o TIP 120; transistor que fará o serviço de encher a boca escancarada do refletor, e fazer de interruptor para o motor que utilizará alimentação em 110 V;

Este foi o circuito de teste. E esta foi a hora crítica em que saberíamos se a coisa ia funcionar ou não e de repente:

Todo mundo comemorou. O baguio foi loko.

O próximo passo será reproduzir todo o circuito em protoboard, fazendo tudo funcionar inclusive com o programa, porque no setor de layout, o desenho da placa já está em andamento.

Edu

Boa noite, turma.

Feito o teste completo, utilizando todas as funções programadas.

Somente o acionamento do relê do motor que ainda não ficou ok,  o restante das funções operando normalmente.

Uma imagem da bagunça que é um teste desses. Esse monte de fios

Vai virar isso:

 

É pagar para ver.

PS. Agora, às 22:12, um amigo me ajudou a resolver o problema do relê. Está tudo funcionando como deveria. 

Edu

E aí, Rogério.

Viu só? Estou começando a achar que esse assunto não tem mesmo nada a ver com o site e nem com o tópico militaria.

Não sei como o Brisa já não me deu um cartão amarelo.

Bem, se ninguém reclamar, já estamos em 75% pronto, eu termino por aqui mesmo, caso contrário, enfio a viola no saco.

 

Edu

Boa noite colegas

Segue o enterro.

Placas prontas.

Iniciando a montagem da placa principal, porque a menor já está pronta.

E vamos à  Interligação entre as placas.

Um dryfit de como será montada depois de pronta.

E vamos em frente. Está faltando pouco para a parte de baixo.

Depois vem a saga da tampa de vidro, que terá os fios do refletor grande embutidos.

Edu

 

Rubens, valeu.

A gente tem a coisa toda dentro da cabeça e acha que só de falar seguindo as imagens do nosso pensamento, as pessoas vão ver o mesmo que vemos. É um erro comum.

Mas, como você disse, agora que está se materializando, fica mais claro.

Então, abaixo um pouco das tripas do monstro.

Ou isso.

Fixei umas tomadinhas nas pontas dos fios dos refletores e já os coloquei em definitivo na tampa com espelho, porque as tomadas não passam pelos furos, então daí espero que não saiam mais.

Já fiz a gravação da placa do arduíno com o programa que havia sido testado, e já fiz novo teste na nova placa , para ver se ficou tudo em ordem. Ficou completamente operacional.

Aí a barrigada completa, menos o motor.

Como esta parte já está quase pronta, fixei a tampa com espelho na parte de baixo em definitivo.

Os refletores ainda não estão posicionados em direção ao centro, mas é um detalhe final, porque ainda tem algumas operações a serem feitas e não adianta passar o carro na frente dos bois.

Bem, estamos chegando perto da segunda etapa que é a confecção da tampa em vidro.

Vai ser outro desafio. Não tão grande, mas tem alguns detalhes que darão muito trabalho e tem muita coisa que pode dar errado.

Estou me referindo, mais precisamente, ao posicionamento e fixação do refletor grande, que vai ficar suspenso na parte de cima do vidro e tenho que fazer os fios dele correrem pelos cantos, principalmente sem aparecer, e entrarem dentro dessa estrutura inferior para serem ligados na placa de controle.

Vamos ver.

 

Edu

Boa tarde amigos.

Seguem as atualizações do expositor.

Praticamente está pronta a base, inclusive com o acabamento na lateral superior.

A base giratória recebeu um detalhe utilizando a caneta de tinta cromo deste link abaixo, citada aqui na WK. Aliás, foi por esse link que adquiri. Muito boa. Realmente é tudo o que diz o Julian. Pelo menos durante este início. Recomendo.

https://webkits.hoop.la/topic/r...gan-toy-soldier-blog.

Mais uma.

 

 

O acabamento da parte de trás, ainda não foi colocado porque tem um pepino para descascar ali.

Como vou fazer a tampa em vidro encaixada, e nela estará o refletor grande, além disso pretendo que ela possa ser removida, tenho que prever uma tomadinha de encaixe, semelhante às que foram instaladas nos refletores pequenos, de tal maneira que ao se posicionar a tampa de vidro em seu lugar, a tomada automaticamente se encaixe também fornecendo a corrente quando for preciso.

Como a parte macho da tomada vai ficar na tampa de vidro em sua parte interna, há que se fazer um buraco para fixar a fêmea na base e vai ficar bem em cima desse acabamento. 

Como a companhia dos vidros me avisou que haveria uma tolerância nas medidas que passei para o corte, resolvi posicionar essa tomada fêmea, de acordo com a posição do macho na tampa. O que me obriga a primeiro fazer a tampa, com a tomada que vai nela posicionada, ver em que parte da base vai ter que ficar a fêmea, para daí cavar o buraco para instalá-la. E depois, fixar a parte que falta do acabamento.

Mais uma.

 

Bom, tá saindo.

 

Edu

Let's get de glass cover.

Lass uns die Glasabdeckung bekommen.

A primeira providência será demarcar onde acontecerão as operações, pois isso facilitará a confecção.

Abrindo o kit.   

As árvores. 

E a c@g@d@. Quanto às medidas, está ok. O vendedor disse que se não estivessem na medida, levar para refazer. Mas esqueci de dizer que o esquadro dos lados, também é uma medida.  

Todas devidamente mascaradas para a montagem.

Acho que só amanhã.

Edu

Bom dia, pessoal.

Atualizando a bagaça.

Projeto muito bem feito, mas a execução uma josta.

Só para ter uma ideia de como deverá ficar. Um dryfit.

Deve ficar legal, mas como dizem, o diabo mora nos detalhes.

Olhando assim, até que está bacana, mas em uma observação um pouco mais atenta, tem um monte de falhas. Algumas são aceitáveis, já que não sou profissional da área é estou fazendo para me divertir. Aí é que está, se ficar ruim além de um limite, o incômodo é maior que a diversão e aí não vale a pena.

Conclusão: desmancha tudo e começa quase tudo de novo. Só não vou tirar o refletor de onde ele está porque corro o risco de danificá-lo e aí a perda é maior que o desprazer de aceitá-lo do jeito que está. Vou dar uma melhorada nele e reprojetar de tal maneira que fique mais dentro de minhas habilidades.

Nem o Lucky boy gostou do resultado. 

Edu

 

Murilo e Rogerio

Eu fui condescendente ao tirar as fotos, meio de longe e por isso não dá muito para ver a porcalhada que ficou. Na verdade, o que não gostei foi das bordas que esperava que ficassem beeem lisas mas esqueci que na hora de colocar a fita crepe para delimitar onde deveria ficar o silicone, deveria ter colocado na ordem inversa da sequencia de retirada, assim, quando fosse tirar a fita, que deve ser retirada com o silicone ainda mole, só iria levantar a fita da área aplicada.

Nos pontos onde tem a curva, a fita da área com silicone, estava por baixo da fita da área em que ainda não tinha recebido o silicone, portanto, estragando grande parte do trabalho. Aí na hora de aplicar nessas áreas, estava sem delimitação.

Não sei se fui claro 

Uma zona. 

Como estou pensando em fazer agora: Vou alargar um pouco a faixa de aplicação do silicone, mas pintando primeiro a faixa de preto, e aplicando o silicone em uma faixa mais estreita que a da pintura, assim o que fica visível é a tinta, cuja borda dá para controlar melhor.

Vamos ver. Se não ficar bom,            (pinto tudo de preto....)

 

 

Edu

Bom dia colegas.

Para que ninguém pense que estou vagabundeando e me esqueci do projeto, vai aqui uma atualização.

Desde que eu imaginei esse expositor, eu via nas laterais cenas do equipamento exposto, no caso, o Humber. Daí resolvi pesquisar imagens na net e compô-las de forma a ter elementos visuais para as laterais da parte em madeira e vidro.

Na madeira da frente, onde há o sensor de distância, irá aquela imagem do soldado americano; moderno mesmo, ainda que não tenha nada a ver com o Humber. Não encontrei nada melhor e ainda por cima, toda a furação e locação da placa interna do sensor, foi baseada nela.

Nas laterais da madeira direita e esquerda, irão as imagens abaixo que foram garimpadas e compostas conforme segue. 

A de cima do lado esquerdo e a de baixo do lado direito. Serão impressas em adesivo transparente e coladas em seus respectivos lugares.

Ao se olhar o Humber exposto, teremos ao fundo, no vidro, uma imagem que estou decidindo ainda qual será além de outra no vidro esquerdo e ainda outra no vidro direito.

Uma das funções dessas imagens internas, todas impressas em adesivo transparente, é que quem quiser observar o equipamento, o fará pela frente, que é onde está o sensor, para assim, provocar os efeitos de luz e movimento que estão programados na placa.

Gostou? Deu um pouquinho de trabalho. Foi feito no Corel.

Edu

Valeu Rogerio.

Então, já decompus aquela tampa em fatores primos, e recomecei com as marcações para primeiro, pintar uma faixa preta, agora, com 7 mm de largura ao invés dos 3 mm que havia deixado anteriormente.

Aí vamos reiniciar a montagem possivelmente utilizando o silicone transparente, caso não consiga bom resultado com esse preto.

Depois de montada a tampa, automaticamente fica definida a posição da tomadinha macho que leva energia ao refletor grande; com base nessa posição, definiremos a posição da tomadinha fêmea na base de madeira, terminamos o acabamento, e depois é aplicar as imagens nos devidos lugares.

Simples...

Edu

Bom dia amigos;

Como disse, não gostei do acabamento que havia deixado na primeira tentativa da tampa e acabei por desmanchá-la, Nota em acabamento 5. Inaceitável.

Optei por fazer as faixas pretas pintadas, antes de montar a caixa e agora a nota em acabamento foi para 9,5 o que é aceitável. As bordas ficaram mais lisas e as curvas praticamente sem emendas, porque além de usar durex ao invés de fita crepe, nas máscaras, fiz as retas e curvas uma única peça quando da vez anterior, as curvas eram peças separadas.

Não tiraram nota maior por causa desses pequenos dentes entre as curvas  e retas, provocados pela ação da lâmina de corte. Escolhi as melhores, mas mesmo assim, um pouquinho ficou.

Vejam o porquê da nota 5 no caso anterior. Realmente inaceitável.

Estou aqui matutando se não é melhor aplicar as imagens antes de montar ou se arrisco a uma trabalheira bem maior para tentar aplicá-las depois de montado.

Por exemplo, esta será a imagem do vidro que fica ao fundo.

Edu

Boa tarde amigos.

Pode ser que eu tenha feito nova bobagem. Mas vou em frente. Se tiver feito, sem problemas, sou brasileiro e não desisto nunca.

Acontece que eu utilizei tinta acrílica no vidro e depois descobri que a tinta serigráfica vinílica dá uma boa aderência, e eu tenho a bendita.

Para não ter que refazer todo o mascaramento outra vez, vou arriscar perder não só o mascaramento como tudo o mais que eu fizer daqui para frente.

Edu

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