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Puxa, ainda bem que teremos o Gripen!
isso o cara disse contra um F-16D, imagina se tivessem usado um F-15 então!
Puxa, ainda bem que teremos o Gripen!
Não contemos com o ovo na cloaca da galinha...
Ainda bem que temos o A-29!!!!
Em se tratando de dogfight, os F-5EM vencem esta jaca bilionária do F-35 ! Tamo mió que os gringo !
Em se tratando de dogfight, os F-5EM vencem esta jaca bilionária do F-35 ! Tamo mió que os gringo !
Concordo plenamente
O que é a tal "perda de energia" que o piloto cita várias vezes?
O que é a tal "perda de energia" que o piloto cita várias vezes?
Também não sei, mas interpretei como o caça tendo pouca potência para o peso dele, como os primeiros jatos. Mais ou menos o que ocorre com os carros 1.0 . Eu imaginei isso, mas devo estar teclando besteira
O que é a tal "perda de energia" que o piloto cita várias vezes?
Também não sei, mas interpretei como o caça tendo pouca potência para o peso dele, como os primeiros jatos. Mais ou menos o que ocorre com os carros 1.0 . Eu imaginei isso, mas devo estar teclando besteira
Pois é, eu numa primeira lida interpretei como "falta de torque", mas não sei se é bem isso.
Aguardemos então algum expert na coisa.
Quando o avião faz manobras bruscas ele perde velocidade e portanto perde energia cinética. Para recuperar esta energia ( recuperar a velocidade) ele tem de mergulhar ou usar o motor. Pelo que eu entendi o F-35 teria pouca potencia ou deficiências aerodinâmicas, o que prejudicaria a recuperação da perda de velocidade nas manobras.
Na minha ignorância, eu percebo com essa noticia que o motor dele está subdimensionado, com isso ele não tem potencia pra dar impulso suficiente pra manobras e depende muito da sustentação aerodinâmica das asas. É suficiente para um interceptador vetor de misseis, que vai, dispara os misseis e dá meia-volta, voando reto a maioria do tempo.
Se o motor dele está subdimensionado, o piloto não consegue obter resposta satisfatória dos comandos porque ele perde potência, assim ele não faz movimentos curtos, se a sustentação aerodinâmica diminui, o motor não segura, tipo subir na vertical, tipo como fez o 787 da Boeing recentemente...
Resumidamente, o F-35 nasceu raquítico... Nada que não possa ser resolvido, mas para o custo que ele já apresenta, é um ponto negativo perturbador.
Não consigo imaginar perda de potência em motor turbofan vetorizado.
Esse motor faz pairar mais de 22.000 quilos com facilidade e segurança, não dá pra associar isso com "falta de potência".
Muito softwares no auxílio de simulação de manobras com sombreamento de tomadas de ar, ensaios de mockups com sensores, e todas as tecnologias acumuladas em décadas de desenvolvimentos aeronáuticos bem sucedidos...
Sei não... mas ... Parece que tem caroço neste angú.
Se for verdade, realmente e uma noticia perturbadora...
O projeto do F-35 e muito ambicioso...o problema central dele e que o tempo e curto demais para satisfazer toda a demanda do projeto (criar uma aeronave multi-função que seja adaptavel aos envelopes de utilização de tres forças com tecnicas, missões, doutrinas e empregos diferenciados...
Quando estiver 100%, a economia de operaçao/manutenção, bem como a disponibilidade sera brutal...mas ate la ainda vao acontecer contratempos...
O problema e: ate que ponto os contratempos podem ser ultrapassados, e a que preço!...
Edilson
O que é a tal "perda de energia" que o piloto cita várias vezes?
Leia-se: motor insuficiente para a altitude do exercício. Se fosse um Jumo004 seria outra história.
Não entendo nada de motores ou aviões, mas uma pergunta:
O Harrier, ou o Av-8b, tem motor suficiente para competir com caças de sua época, por exemplo um F-16?
A grande vantagem desses aviões é sua possibilidade em manobras lentas, pouso pairado, decolagem curta, etc...
Acredito que teríamos de comparar um F-35 com um AV-8B...e nunca com F-22, Su-35, entre outros...
Como funcionaria um Afterbunner, num a caça vetorizado ????
O pós-combustor acionaria apenas os bocais traseiros e nunca os "dianteiros"...ao acionar o pós, com o bocal virado, vai dar uma bela cambalhota...
O F-35 é um caça de última geração em termos de aviônicos e furtividade, mas motores...
Já imaginaram um helicóptero voando a Mach 1 ???
Não sei se consegui expressar minha opinião.
Não entendo nada de motores ou aviões, mas uma pergunta:
O Harrier, ou o Av-8b, tem motor suficiente para competir com caças de sua época, por exemplo um F-16?
Sim, haja vista o que fez com Mirages Argentinos em 1982, mas lógico que não é só motor que conta. Em dogfight, os Harrier são bem eficientes, e voo supersônico não conta muito, na minha opinião.
A grande vantagem desses aviões é sua possibilidade em manobras lentas, pouso pairado, decolagem curta, etc...
Acredito que teríamos de comparar um F-35 com um AV-8B...e nunca com F-22, Su-35, entre outros...
Como funcionaria um Afterbunner, num a caça vetorizado ????
O pós-combustor acionaria apenas os bocais traseiros e nunca os "dianteiros"...ao acionar o pós, com o bocal virado, vai dar uma bela cambalhota...
Eduardo, o bocal dianteiro do F-35, único supersônico VTOL, não queima combustível. O Liftfan funciona igual um turbo-shaft de helicóptero. Veja esquema abaixo.
O F-35 é um caça de última geração em termos de aviônicos e furtividade, mas motores...
Já imaginaram um helicóptero voando a Mach 1 ???
Inviável. O Stol de pá de hélice é fácil de acontecer em alta velocidade. Só um conversível pra conseguir isso.
Não sei se consegui expressar minha opinião.
Meus dois cents
Já imaginaram um helicóptero voando a Mach 1 ???
Inviável. O Stol de pá de hélice é fácil de acontecer em alta velocidade. Só um conversível pra conseguir isso.
Tanto que aquele "póc, póc, póc" que às vezes se ouve nos helis são as pontas das lâminas do rotor criando minis booms sônicos...
Já imaginaram um helicóptero voando a Mach 1 ???
Inviável. O Stol de pá de hélice é fácil de acontecer em alta velocidade. Só um conversível pra conseguir isso.
Tanto que aquele "póc, póc, póc" que às vezes se ouve nos helis são as pontas das lâminas do rotor criando minis booms sônicos...
Isso!
Mas escrevi errado. Faltou um "e" que o certe é "estol"
Gostei da onomatopeia Lucas
Sempre é interessante ter duas fontes...
Why The “F-35 v F-16″ Article Is Garbage - FIGHTERSWEEP.COM
Já imaginaram um helicóptero voando a Mach 1 ???
Inviável. O Stol de pá de hélice é fácil de acontecer em alta velocidade. Só um conversível pra conseguir isso.
Tanto que aquele "póc, póc, póc" que às vezes se ouve nos helis são as pontas das lâminas do rotor criando minis booms sônicos...
Muito comum com os UH-1H...
barulho maravilhosos e único !!!!
"Acredito que teríamos de comparar um F-35 com um AV-8B...e nunca com F-22, Su-35, entre outros..."
A questão, neste aspecto, Eduardo, é que a própria proposta dos EUA com o F-35 é muito diferente da sua interpretação. A idéia é que ele substitua o F-18, o A-6 e o AV-8 na Marinha/Marines; não li nada à respeito na USAF, mas se a idéia é unificar o equipamento das três forças que operam aeronaves de combate de asa fixa, ele deverá substituir os F-16 e F-15, em parceria com o F-22 (que, aliás... nasceu substituído ??)... então, se ele é a proposta para substituir todas essas aeronaves, deveria - em tese - pelo menos, igualar a média de seus desempenhos...
Jet
Ele veio pra substituir o F-18, A-10, AV-8 e F-16, na função de ataque principalmente. As funções de caça, interceptação e superioridade aérea ficarão a cargo dos F-15 e F-22, que não serão substituídos por ele.
Ele veio pra substituir o F-18, A-10, AV-8 e F-16, na função de ataque principalmente. As funções de caça, interceptação e superioridade aérea ficarão a cargo dos F-15 e F-22, que não serão substituídos por ele.
Agradeço a oportuna correção; eu li realmente muito pouco sobre o assunto. Entretanto, permanece o meu raciocínio.
Pelo visto, quem ficará "órfão" de um caça serão a US Navy e os Marines, rsrsrsr... quem sabe eles não "ressuscitam" o F-14D, para delírio dos modelistas !
Abraço do Jet
Acredito que mesmo como caça da marinha ou dos fuzileiros, será uma plataforma magnífica.
O problema é que temos "pré-conceito" de que um caça interceptor deva ser Mach 2, ter ótima manobrabilidade pra "briga de cachorros", mas nos esquecemos que é um conceito completamente novo, de um caça furtivo, que aliado aos sensores, radar e armas de última geração, verá e atirará primeiro que seus opositores, como os de geração 4++, como Flanker e outros, que são usados para comparação, mas se usam dos conceitos para as quais essas, e não o F-35, foram criadas.
Admito que os combates aéreos da 5ª, e das futuras gerações, serão mais "sem graça", mas quem quer graça que vá ao circo, e não à guerra.
Creio que estamos vivendo o que os entusiastas viveram à época dos 1ºs mísseis, achando que agora a aviação de caça acabaria, e como vemos, não foi o que aconteceu. Acredito que haverá no futuro caças tripulados comandando um "pacote" com diversos UCAVs equipados para múltiplas missões.
Ficando imaginando todos os sensores, sistemas, hardwares e softwares que essa aeronave tem, e os que ainda serão desenvolvidos, e fico fascinado. Só o fato dele ter um sistema que torna o motor mais eficiente, voando a veloc. supersônica e ainda pousando e decolando verticalmente, sem a necessidade de um motor "parasita" à frente só para a VTOL, fazendo uso de um "fan" frio acionado pelo único motor, já o torna numa aeronave fantástica.
Complexo demais, mas é assim que se evolui.
ps: eu o acho feiiiiinho!!!
Caramba, ele vai substituir todos os vetores atuais da USAF/US NAVY? Na filosofia de enxame eu até compreenderia, mas ao custo de cada unidade, os EUA passarão a ter como força aérea apenas os Tomahawks, os aviões só decolarão na hora de fazer o rescaldo.
Resumindo, o F-35 é o lixo mais caro da história, além de ser um fiasco, um verdadeiro desperdício, um osso atravessado na garganta que eles não tem outra escolha a não ser adotá-lo, haja visto o custo total do projeto...
Daqui a uns dez anos, se muito uns vinte, não será surpresa nenhuma, se eles forem transformados em sucata, tal como fizeram com o F-117...
E pior, muito provavelmente, serão substituídos por algum caça robô, coisa que me enoja e me dá medo...
Trocar o ser humano por inteligência artificial não vai ser boa coisa...
Acho que gostaram tanto dos filme do Exterminador do Futuro, que resolveram fazer igualzinho... Tinha que ser americano pra fazer esse tipo de merda...
Tecnologia deveria existir pra ajudar o ser humano, e não pra torná-lo obsoleto... No dia que derem autonomia pra essas coisas, vamos estar assinando a nossa sentença de morte...
Pode rir, mas é isso que estão fazendo pouco a pouco...
... Tinha que ser americano pra fazer esse tipo de merda...
Ahã.
O F-35 está tendo estes problemas operacionais por conta de sua imensa complexidade de sistemas. Se fosse um caça mais simples ja estaria em operação, mas seria muito menos capaz.
O principal quesito neste caça no momento é "afinar" e trabalhar para que todos os seus complexos sistemas funcionem de forma harmoniosa, isto é, a integração homem-máquina. Quanto isto estiver ok, não ha duvidas que sera um dos caças mais capazes do mundo por um bom tempo.
O que frustra muita gente é essa demora, e a grana gasta, e por sempre estar aparecendo algum problema, tal como motor, etc, mas isto é o que acontece quando se inventam novas tecnologias, é o preço a ser pago.
De qualquer maneira gente,é muita grana para muito problema.
... Tinha que ser americano pra fazer esse tipo de merda...
Ahã.
De que avião a gente estava falando mesmo..................... me perdi.
Eita avião lindo sô.
... Tinha que ser americano pra fazer esse tipo de merda...
Ahã.
De que avião a gente estava falando mesmo..................... me perdi.
Eita avião lindo sô.
Como eu disse, o "pré-conceito", seja às táticas de combate, seja aos "porcos capitalistas", é muito grande, então...
Eu achava feio, hoje já gosto do F-35. Tanto que acabei comprando um B...
O kit é bem legalzinho!! Comprei a "Versão 2.0", a Kitty Hawk injetou em um plástico melhor, dobrou as opções de decalques (agora são 6), acrescentou uma árvore nova com armamentos e ainda um set de PE bem legal!! Gostei!!
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O F-35 é, reunido num unico projeto, talvez o mais ambicioso, mais crucial, mais complexo e mais arriscado avião ja tentado
E praticamente impossivel nao haver atrasos, problemas a serem contornados e gastos para se atingir o que ele se propoe: Ser uma aeronave padronizada quase em sua totalidade e versões, multifunção, com tecnologia stealth, supercruise, e consciencia situacional acima de tudo que voa e voara por algum tempo...
De forma que, embora hajam atrasos, percalços e frustração, nao quer dizer que o projeto nao va (e ja esteja) vingando, e que quando todos os problemas forem sanados, a doutrina de emprego aperfeicoada, e os potenciais reais da plataforma identificados e melhorados, ele nao va ser ate melhor do que se poderia esperar...
Em termos simples: Nao ha outra naçao no mundo que esteja seguindo essa doutrina de padronização, e com essa crise economica que ja esta instaurada, e que so tende a se agravar, talvez a medio prazo os E.U.A. se venham a ser o unico capaz de manter em operação uma frota de real capacidade operando a valores aceitaveis...
O tempo dira...
De qualquer forma, ja ha algum tempo que as formas do F-35 começaram a se tornar belas para mim...e uma questao de costume...
Edilson
... Tinha que ser americano pra fazer esse tipo de merda...
Ahã.
De que avião a gente estava falando mesmo..................... me perdi.
Eita avião lindo sô.
Ué...
Estavam falando de avião, mudou para lenda.
Coisa linda...
Pois é...
Eu estava falando de merda e não de um AVIÃO, ou como disse o Lussari, UMA LENDA!!!
Comparar o F-35 com um F-14, é o mesmo que comparar um Trabant com um Bugatti... Detalhe: O Bugatti é o F-14, AHÃ?
Alguém aí discorda?
Ué Zé!
Eu não estou comparando os aviões não.
Eu estou dando a devida importância à sua frase depreciativa aos yanques; "... Tinha que ser americano pra fazer esse tipo de merda... "
Se tinha que ser americano pra fazer a "merda" do F-35, então também tinha que ser americano pra fazer a maravilha do Tomcat.
Eles erram mas não acertam?
E os mexicanos, os espanhóis, os portugueses, os venezuelanos, que merda fizeram?
Só corre o risco de fazer merda, quem faz alguma coisa, e os americanos acredito tem todo o direito de erra em mais uns 20 projetos para ainda ficar dentro da média.
Só isso.
Postei isto em outro lugar, mas achei que cabia aqui...
Não entendo muito de aviação moderna, mas o que acho curioso é que sempre falam do F-35 como se fosse uma única aeronave. Posso estar errado - provável - mas, pelo pouco que li, não é...
O F-35A da USAF é uma aeronave de decolagem e pouso convencionais, com um motor P&W F-135 "simples", com empuxo vetorado... É o menor membro da família e o único com um canhão interno, de 25mm...
O F-35B do USMC é uma aeronave STOVL - decolagem curta e pouso vertical - com um motor P&W F-135 com LiftSystem da Rolls-Royce...
O F-35C da USN é uma aeronave preparada para operação em porta-aviões, com trem de pouso reforçado, gancho de parada etc. É o maior da família, possuindo asas maiores, com pontas dobráveis e superfícies da cauda também aumentadas, para melhorar o desempenho em baixa velocidade...
Esta foto mostra como o F-35C é maior que o B (centro) e o A (direita)...
Eu não acho o F-35 um caça bonito, assim como F-22. Essas linhas Stealth não me agradam visualmente. Mas está longe de ser um caça FEIO. Inglesses e Russos, já fizeram caças muito, mas muito mais feios.
Só comprei o meu, pois tem a possibilidade de receber essa Camo linda! Ai não tem como não ter um na coleção!