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Amigos,

 

tenho testado limpar o aero com uma tÉcnica fÁcil e barata apesar de usar um limpador bem caro.

 

Sempre que uso o aero limpo com Álcool, thinner e etc dependendo do tipo de tinta que uso...atÉ aÍ normal.

 

Volta e meio descubro no dia seguinte que a agulha esta travada, ou seja, não limpei direito.

 

Pois bem, apÓs pensar no assunto e tendo em mente que para mim, para outros pode ser que não, o limpador da Vallejo É excelente pois limpa mesmo, tenho feito o seguinte :

 

Uso aero.

Limpo o aero com Álcool.

E assim quantas vezes eu pintar no dia....

Antes de parar, apÓs a última limpada com Álcool eu coloco umas gotas de limpador Vallejo, dou uma sprayada para o limpador passar pelo bico e sair e depois pego oque sobrou no copo e derramo num vidro de tinta usado apenas para isso e pronto, o  que  restou  pode ser usado novamente !

 

Percebi que o limpador Vallejo É viscoso e pensei que se É viscoso ele como que "mela" as partes do aero.

 

Dito e feito, nunca mais minhas agulhas estavam travadas na prÓxima pintura, fosse um dia apÓs ou 3 dias apÓs... É barato pois não usa quase nada do limpador Vallejo e juntando no vidro em duas ou 3 limpadas jÁ uso do vidro novamente.

 

Espero que ajude a algum amigo daqui.

Last edited by RMG
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Originally Posted by Fernando Manfio:

Boa dica!

Já aconteceu de travar comigo algumas vezes mas percebi que é acúmulo de tinta na agulha, na região da gaxeta.

Usando o limpador Vallejo nunca mais aconteceu comigo !

 

É caro mas usando assim durar anos.

Originally Posted by RMG:
Originally Posted by Fernando Manfio:

Boa dica!

Já aconteceu de travar comigo algumas vezes mas percebi que é acúmulo de tinta na agulha, na região da gaxeta.

Usando o limpador Vallejo nunca mais aconteceu comigo !

É caro mas usando assim durar anos.

Vai pra lista de compras!!!

Originally Posted by Fernando Manfio:

Boa dica!

Já aconteceu de travar comigo algumas vezes mas percebi que é acúmulo de tinta na agulha, na região da gaxeta.

Eu só uso dois limpadores: Solução à base de acetona na maioria dos casos, e thinner quando uso Alclad. Sobre esse travamento, sempre removo a agulha no fim da seção, e passo um cotonete umedecido com essa solução de acetona.

 

Mas vou experimentar esse lance aí da Vallejo. Valeu por compartilhar.

 

Abs

Amauri,

 

o próprio solvente é bom mas caro. O thinner diminui a vida dos anéis de vedação do aero.

 

Claro que cada um tem sua forma preferida, apenas tentei dividir com todos o método que para mim funcionou muito bem com um custo que acaba ficando barato, hoje mesmo meu aero vai dormir com limpador (já usado) e amanha devolvo pro pote. Note que é isso mesmo, vai dormir pois evapora muito pouco.

Meu aerógrafo é um Gatti AG-3 e eu uso 2 técnicas para limpeza dele.

 

Quando uso tintas automotivas cujo o pigmento é metálico = Tolueno

( esse é pra quem tem o aerógrafo todo de metal, se usar em algum com peças de plástico, JÁ ERA !!!!!!!!!!!!!!!!! )

 

Todas as tintas base Duco , Acrílica, PU e etc ......... Solvente 2008 ou 2002 da tempo.

 

Na hora de guardar o aerógrafo, deixo escorrer um pouco de solvente pela agulha e retraio ela dentro do aerógrafo, tirando do contato direto do bico, assim se ficou qualquer resido de tinta não seca e gruda, mantendo ele sempre solto.

 

A técnica do tolueno me foi passada pelo Sr. Ajax aqui do Rio, e eu garanto , tira todo e qualquer " Mosntrinho " que fique acumulado no bico do aerógrafo, MAS TEM QUE SER TODO DE METAL !!!!!!!!!!!!!

 

Eu estou com dificuldades de achar aqui no rio as escovas intradentais

 

http://www.dicasodonto.com.br/...scovas-interdentais/

 

Não duram muito se usar com solventes, mas limpam bem pacas !!!!!

 

Espero ter ajudado e não ter causado um infarto em alguém

Last edited by Flávio T-6-Tiger 26

Tenho Ag-3 e uso alcool e oleo de banana, e essas escovinhas de aparelho dentario, sempre ficou  bem limpo.

Agora tenho um limpador ultrasonico, estou testando.

 

Uso também isso para jogar o excesso e retro lavagem:

 

E isso, que passa pelo bico, igual a agulha e ajuda bastante na limpeza:

 

http://www.ebay.com/itm/Airbru...1171256249&rt=nc

 

Ulisses

 

 

Originally Posted by RMG:
Originally Posted by МиГ:

Ferramenta interessante Ulisses

 

 

Obrigado por compartilhar.

 

 

[]s!!!

Dsicordo de  você meu amigo,  não  é  interessante, é SUPER INTERESSANTE !

Como eu nunca consegui comprar um desses, eu uso mini brocas de 0,2 e 0,3 pra desentupir o nozzle.

Agora essas micro escovas dentárias, eu gostei muito.

 

Um Abração.

Essa ferramenta daria pra fazer com uma agulha velha mas, uma específica seria o ideal.

 

Paulão, procura na Panvel mais próxima o joguinho de escovas inter dentais. Fica junto das escovas e vem num estojo.

 

 

[]s!!!

Originally Posted by Los:

falaram em oleo de banana.Isso serve para diluir tintas tambem?

As acrilicas ou esmalte?

 

abracos

o óleo de banana é extremamente tóxico, o Paulão me falou, fui pesquisar e esqueci a idéia de usar ....

Originally Posted by МиГ:
Originally Posted by RMG:

Escovinhas compradas...tem muitos tipos....comprei 2 tipos.

Fotos!!!

 

Fotos!!!

 

 

 

[]s!!!

Foram 2 tipos, um mais fino que o outro. Um vem com cabo de plástico e outro com um fio metálico.

 

DSC00894

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Alguém já tentou fazer o que os fabricantes recomendam? Só faço a retro-lavagem e nunca tive problemas, nunca desmontei nenum aerografo.

Uso somente tintas automotivas, que muitos acham que é horrivel de limpar..... 

 

Abraço,

Alexandre,

 

nem todo aero possibilita retro-lavagem...O meu Evolution por exemplo não aceitar retro.

 

Claro que retro-lavagem é ótimo mas ainda assim seu aero pode não estar totalmente lipo.

Originally Posted by Amauri:

 

 

27,00  dilmas. nem limpa  usa e descarta

Vale a pena limpar!

Esse aero é bom para primers ou então se vc monta escalas grandes, pintar áreas grandes com uma única cor.

 

Originally Posted by Alexandre Rodrigues:

Alguém já tentou fazer o que os fabricantes recomendam? Só faço a retro-lavagem e nunca tive problemas, nunca desmontei nenum aerografo.

Uso somente tintas automotivas, que muitos acham que é horrivel de limpar..... 

 

Abraço,

A retro lavagem é uma solução mas como salientou nosso amigo RMG, nem todos os modelos possibilitam tal procedimento.

 

Meu Renegade é complicado de fazer pois a ponta da agulha fica exposta e se quero fazer a retro lavagem, tenho que tomar muito cuidado pois se não, entorto a ponta.

 

Conheço muitos modelistas que nunca desmontaram e nunca tiveram problemas, somente limpando  com o diluente diversas vezes e com pressão maior como também, os que usam uma vez e já retiram a agulha para limpar bem.

 

Acho que vai de cada modelista.

 

[]s!!!

Verdade, nunca tinha reparado que alguns aerografos o protetor da agulha não protege como o Iwata e Tamiya. Mas faço no AG3 retirando o protetor empurrando o gatilho para tras e tampando o furo da agulha com o dedo. Já no Tamiya e Iwata não precisa tirar o protetor da agulha, basta colocar o dedo.

 

Abraço,

Originally Posted by Alexandre Rodrigues:

Verdade, nunca tinha reparado que alguns aerografos o protetor da agulha não protege como o Iwata e Tamiya. Mas faço no AG3 retirando o protetor empurrando o gatilho para tras e tampando o furo da agulha com o dedo. Já no Tamiya e Iwata não precisa tirar o protetor da agulha, basta colocar o dedo.

 

Abraço,

Sem dúvida puxar o gatilho vai funcionar mas um dia vai soltar, escorregar, sei lá...e aí a pontinha da agulha já era e vai haver uma mudança drástica no seu aero.

 

 

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