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BrasÍlia 02/05/2014 - A Marinha do Brasil (MB) passou a contar com duas novas embarcaÇÕes para suas aÇÕes sociais e de patrulhamento na região do Pantanal. Na manhã desta sexta-feira (2), o Comando do 6° Distrito Naval, no municÍpio de LadÁrio (MS) incorporou os navios Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e Aviso HidroceanogrÁfico Fluvial “Caravelas”. A cerimÔnia de IncorporaÇão à Armada aconteceu às 9h no Comando da Flotilha de Mato Grosso e contou com a presenÇa de autoridades militares e civis.

 

Com a capacidade de transportar equipamentos e 130 militares componentes da ForÇa de Emprego RÁpido, o “Almirante Leverger” serÁ utilizado, prioritariamente, no transporte fluvial, na execuÇão de tarefas de apoio às operaÇÕes ribeirinhas, atendimentos mÉdicos e odontolÓgicos. AlÉm da assistÊncia cÍvico-social, o navio pode aperar em patrulhas fluviais, inspeÇÕes navais e atividades de apoio à Defesa Civil. Antes denominado “Albatroz”, a embarcaÇão pertencia a Empresa Arara Pantaneira Transporte Fluvial e Turismo, o navio passa a fazer parte das dez embarcaÇÕes subordinadas ao Comando da Flotilha de Mato Grosso.

 

JÁ o Aviso HidroceanogrÁfico Fluvial “Caravelas”, chamado anteriormente de “Sereia do Pantanal”, da Empresa Drefhi Turismo LTDA – ME, tem capacidade de transportar 30 militares e executarÁ atividade de cartografia, hidrografia e manutenÇão. TambÉm serÁ utilizado na instalaÇão de sinalizaÇão nÁutica, contribuindo, assim, para elevar o nÍvel de seguranÇa do trÁfego aquaviÁrio na região pantaneira. O navio ficarÁ subordinado ao ServiÇo de SinalizaÇão NÁutica do Oeste.

 

A MB realizou as aquisiÇÕes destes navios no final de 2013. A cerimÔnia de incorporaÇão contou com a presenÇa do Comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Carlos Augusto de Sousa; e do comandante de OperaÇÕes Navais, almirante Wilson Barbosa Guerra.

 

AdaptaÇÕes das embarcaÇÕes para uso militar

 

Os navios adquiridos passaram por modificaÇÕes para o cumprimento das tarefas militares. O “Caravelas”, por exemplo, contarÁ com dois modernos ecobatÍmetros (espÉcie de radar) adequados para operaÇão em Águas rasas. A embarcaÇão terÁ tambÉm um posicionador satÉlite, de tecnologia de ponta, capaz de obter e corrigir a posiÇão real do navio. A utilizaÇão conjunta desses equipamentos contribuirÁ para o reconhecimento do relevo do leito dos rios desta região, possibilitando obter a exata localizaÇão dos perigos à navegaÇão, tais como pedras, fundo do rio e bancos de areia.

 

CaracterÍsticas dos navios

 

Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger”

 

  • Comprimento total: 44m
  • Boca: 10m
  • Calado moldado de projeto: 1,10m
  • Deslocamento leve: 231,9 ton
  • Deslocamento carregado: 285,9 ton
  • Raio de aÇão: 1800 milhas nÁuticas
  • Velocidade de serviÇo: 12 km/h
  • Autonomia: 30 dias de operaÇão
  • Capacidade de operar com aeronave de asa rotativa

 

Navio-Transporte Fluvial Almirante Leverger G16

 

 

Aviso HidroceanogrÁfico Fluvial “Caravelas”:

 

  • Comprimento total: 25,84m
  • Comprimento entre perpendiculares: 24,87m
  • Boca moldada: 7,00m
  • Pontal moldado: 1,30m
  • Calado moldado de projeto: 0,79m

 

Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas

 

FONTE: Assessoria de ComunicaÇão Social (Ascom) do MinistÉrio da Defesa

Original Post

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por partes

 

1- os navios oceanograficos - salvo os antarticos  (VERMELHOS ) SÃO BRANCOS POR TRADIÇÃO - E TODOS  TB POR TRADIÇÃO TEM O DISTICO DO BODE VERDE  NA CHAMINÉ - TANTO QUE OS   OCEANOGRAFOS  SÃO CHAMADOS DE CONFRARIA DO BODE VERDE - MAS A COR NA VERDADE ADVEM DE UMA LONGA HISTORIA -

Com a formação das primeiras turmas de Oficiais especializados em Hidrografia na Marinha brasileira a partir de 1933 constatou-se o nascimento de um novo "bode" , o Bode Verde !

O termo "bode" foi trazido e traduzido pelos nossos primeiros maquinistas formados pela Escola Naval a partir de 1905 e que buscaram na Inglaterra os primeiros encouraçados da Armada brasileira . Quando naquele país , aprenderam eles a expressão "body" com significado de "corpo, corporação, classe, comunidade, sociedade, etc"., fixando ou dividindo o pessoal. De volta ao Brasil , reuniram-se em uma confraria , em um "body" que passou a ser identificado como "bode preto" como referência às graxas e aos carvões que os envolvia e os lambuzava nas máquinas de então.

Criada a Diretoria Geral de Navegação em 1923 e desde a incorporação do Navio Hidrográfico Rio Branco em 1934 seus navios subordinados passaram a ser pintados de branco e suas linhas d'água , de verde , e não de preto como os demais navios cinzas da Armada !

As primeiras Turmas de Hidrógrafos escolheram o verde para sua cor , o verde dos mares litorâneos , o verde das matas de seus ambientes de trabalhos topográficos , o verde das clareiras abertas para a construção de faróis .

E os Hidrógrafos se reuniram em um novo grupo , em grupo fechado de cursados em Hidrografia , verdadeiros navegadores , em um novo "body" .

Escolheram para seu símbolo um bode à semelhança de outro que já existia , mas que deram a cor verde . Nascia o Bode Verde !

E para lhe dar maior representatividade ao símbolo , desenharam seu perfil em atitude rampante , voltado para leste , para o mar brasileiro , erguido sobre as patas traseiras , empinado em atitude resoluta exibindo toda sua coragem !

Com o tempo, o Bode Verde rampante passou a ornar as lanchas hidrográficas e depois as asas de boreste e bombordo dos passadiços dos navios hidrográficos, o que se mantém até hoje, representando o indômito "espirito de corpo" dos hidrógrafos.

 Desde 1933 como um símbolo não oficial da Hidrografia brasileira , somente em 21 de fevereiro de 1996 , o Bode Verde foi reconhecido como "marca figurativa" e registrado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial como propriedade da Diretoria de Hidrografia e Navegação .

 

 

2-JÁ O NAVIO fLUVIAL  HÁ UM NA AMAZÔNIA NA MESMA CLASSE  JÁ EM OPERAÇÃO E QUE   TB USA HELICOPTERO - VISTO  QUE A ASA ROTATIVA APENAS  POUSA E NÃO  É HANGARADA  OU ESTACIONADA PERMANENTEMENTE  A BORDO- ELE APENAS SE SERVE  DO PONTO DE POUSO 

 

Last edited by jgap

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