Em aviões WW2, especialmente em escalas pequenas, o mascaramento manual funciona. Claro que no Stuka e nos bombardeiros, chega a enjoar...
Entretanto nas escalas maiores se o modelista pintar primeiro a cor de dentro e depois a cor de fora, como se faz nos abaixo de 1/72, fica aparente em um canopy aberto que a pintura foi feita pelo outro lado.
e nos jatos que alem da pintura interna e da externa temos a cor da borracha, complica. Imagine nos harriers, que alem disso tudo tem o cordão explosivo a ser pintado...
E é nisso que as máscaras prontas levam vantagem. As mais modernas tem um set para a pintura da cor interna por dentro do canopy, um set para a pintura da borracha, e mais um set para a pintura da cor externa.
Facilita muito e além disso elas costumam trazer máscaras para as rodas, outra tarefa chatinha de se fazer sem máscaras.
Como eu já disse, os únicos problemas são a dificuldade de obtenção(É tudo importado) e o preço, que se lá fora custa de US$8,00 até US$25,00, conforme o caso, chegam aqui por valores de mais de R$60,00, com o frete e a esfomeada Receita federal.
Mas se tudo correr bem, logo os modelistas brasileiros terão essas máscaras a preços bem melhores, nas principais lojas de modelismo nacionais.
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