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Para não sequestrar o tÓpico do Cledson sobre o tanque Maus, com um monte de fotos minhas, resolvi fazer outro mostrando  meu modelo em fase de construÇão. E que nunca terminei.

 

No tÓpico do Cledson eu publiquei fotos analÓgicas tiradas hÁ uns 16 ou 17 anos, do motor e outras partes, tudo feito em "scratch", alÉm de muitos outros melhoramentos no kit pobre da Dragon, um dos primeiros que lanÇou, no comeÇo dos anos 90.

 

Depois daquelas fotos, fechei o casco do modelo e iniciei a pintura externa.  TambÉm comecei a escultura, ou modelagem, das figuras para compor um diorama. A idÉia É mostrar engenheiros (talvez o prÓprio Dr. Ferdinand Porsche), tÉcnicos e operÁrios da fÁbrica fazendo um ajuste final no tanque, para uma demonstraÇão a dois ou trÊs altos oficiais do exÉrcito.

 

Neste fim de semana, peguei o modelo e as figuras, guardados hÁ tanto tempo e bati outras fotos.

 

Estas aqui ainda são as fotografias analÓgicas, mostrando os canhÕes que mandei tornear em alumÍnio, os detalhes e melhoramentos que fiz na torre, e o gabarito construÍdo para poder montar a escada que o tanque levava junto.

 

 

 

 

 

 

 

A proteÇão do periscÓpio foi aberta por dentro e um periscÓpio ali inserido, com a devida lente. Foto horrÍvel, eu sei. Ainda tenho a Nikon analÓgica que fez isso, mas nunca consegui tirar boas fotos de modelos com ela.

 

 

 

Agora as fotos digitais que tirei hÁ dois dias.

 

A escada pronta. O plÁstico parece oxidado, depois de tanto tempo guardado numa caixa. Nada que um bom banho e primer não resolvam.

 

 

Como o modelo estÁ ficando. A pintura das laterais estÁ um tanto "esboÇada" e a minha intenÇão original É (ou era) fazer mais um passe de aerÓgrafo por cima, depois que a torre tambÉm entrar em fase de pintura final.

 

 

 

 

 

Mais tarde eu posto outras. Hora de almoÇar.

 

Original Post

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Mais fotos.

 

Esse carinha aqui, um operário pegando uma chave de fenda passada por um técnico civil, de dentro do compartimento do motorista, estava saindo como eu queria. Tem uma chave inglesa no bolso dele.

 

 

Aqui dá pra ver como o espaço é apertado para as duas figuras. O que está de pé em cima do banco do rádio operador é um engenheiro da fábrica. O outro, sentado na cadeira do motorista, é o tal técnico que citei acima.

 

 

Seria impossível colar a figura do técnico no lugar, com o casco fechado. Ela entra por baixo do modelo, num módulo feito sob medida. O conjunto se encaixa tão justo no lugar, que o cabo da chave de fendas tem que ser colado depois, pelo lado de fora, do contrário "rasparia" na borda da escotilha e poderia quebrar. Fiz o cabo todo detalhadinho e ôco, para se encaixar na haste de metal, mas perdi o desgraçado.

 

 

Não caprichei muito aqui, porque mal dá para ver algo dessa figura, depois de fechada no lugar. Apenas o tôpo do cocoruto e dois ou três dedos. Que aliás, ficaram gordos demais. Talvez eu refaça a mão do sujeito.

 

 

 

 

Esse aqui é o "comandante convidado" para um test drive no Maus. Ele guarda algo no bolso da túnica, talvez o maço de cigarros ou documentos, sei lá.

 

Mais tarde eu posto a última leva de fotos.

 

 

 

 

Last edited by Carlos Chagas

Sergio, a ideia é essa mesmo. O Maus, no terreno da fábrica, prestes a dar uma volta no campo de provas. Enquanto algum ajuste de última hora é feito, alguns oficiais do Oberkommando des Heeres estarão ao lado do tanque, instruindo o comandante na torre. Por isso ele está olhando para baixo, atento ao que dizem.

 

Dooley, geralmente eu faço as figuras em durepóxi mesmo, por cima de uma armação bem básica de arame torcido.

 

 

Absolutamente lindas modelagens, Chagas !

 

Eu achava que você só era espetacular nos desenhos da MAD !!

 

Depois vi seu diorama (lá naquele outro tópico da Meng) e agora este Mauss. Simplesmente admirável. Um talento (ou multi-talentos) presentes de Deus mesmo ! 

 

Fantástico. Pra dizer pouco.

 

Um grande abraço ! Se você for ao GPC, quero conhecê-lo pessoalmente e cumprimentá-lo.

Última fornada de fotos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda falta fazer a cinta central que sustenta o tanque extra de combustível, mas até agora não tenho uma boa referência de como ela se prende atrás dele.

 

 

Tem duas presilhas, feitas de latão, para pintar aqui, eu sei.

 

 

Eu estudei todas as referências que pude encontrar desse tanque quando comecei a montar o kit, nos anos 90. Somente depois que eu fechei o casco e colei as peças para sempre, é que a Internet apareceu na minha vida. E com ela, a terrível descoberta de que as telas embaixo das grades tinham outro formato. Agora já era. Mas acho que nem todo mundo sabia disso também, .

 

 

 

 

 

 

 

As fotos dispensam comentários.

Vi ele ao vivo e realmente, em particular as figuras, estão fantásticas.

O do chapéu imagino que seja o Dr. Porsche, não ?

 

Essa questão das grades, eu diria, a esmagadora maioria não vai perceber, assim como o escudo do canhão.

 

Agora falta terminar ele e tirar mais um monte de fotos pra gente ver.

 

Uma perguntinha: vc. texturizou as chapas ?

Outra: Ainda não tinha visto nas referencias a indicação dessa mangueira do tanque de reserva. E quais foram as escotilhas que vc. refez ?

 

Valls

Last edited by Valls

Valls, aquele não é o Dr. Porsche. Nem está parecido. Eu queria fazer o homem de pé ao lado do operário, de sobretudo e bem destacado.

 

Não lembro de ter texturizado as chapas, nem teria motivos. Acho que o plástico do kit não é muito liso. Ou se você estiver vendo as fotos super ampliadas, aí aparece um pouco de textura mesmo. A pintura ficou lisinha.

 

Aquela mangueira aparece em vários vistas superiores do tanque. Também já vi uma foto mostrando o buraco feito na tela, para ela passar.

 

Refiz os detalhes internos da escotilha do motorista e da escotilha do comandante. Tapei os dois buracos redondos nas laterais das torres e os refiz no lugar certo. No topo da torre, aquele disco branco representa uma alteração feita pelos alemães: eles retiraram uma base de periscópio que havia ali e soldaram um disco sólido no lugar. Acho que é só.

 

Mas ninguém reparou na cacetada de parafusos, com os respectivos rasgos, que fiz em todo o teto do casco, sem contar as inúmeras marcas de solda no tanque todo.

 

Henriques, o gabarito não é complicado. Vamos lá:

 

 

1- Primeiro marque no próprio modelo o tamanho da escada. Eu fiz isso no olhômetro, estudando todas as fotos onde a escada aparece.

 

2- Refaça a área marcada em estireno 0,5mm tomando o máximo de cuidado com as medidas. O chanfro central é crítico, errou ali, erra tudo. É como se você cortasse aquela fatia do kit, para fazer o seu gabarito. Pode estender a chapa de estireno um pouco para os lados e em cima, conforme o meu esboço. Na parte de baixo, não.

 

3- Agora acrescente outra chapa para fazer o ângulo da escada.

 

4- feche o gabarito todo com estireno 0,5mm, para que fique bem firme durante o manuseio

 

- Depois marque no gabarito as dimensões da escada, com lápis. As peças de plástico da escada foram cortadas com cuidado nos seus comprimentos e ângulos. Eu usei tiras da Evergreen. Antes de colar as peças, faça a furação nos dois lados. Não preciso dizer o quanto é importante que a furação fique exatamente igual nos dois lados da escada, senão os degraus ficarão inclinados.

 

Eu furei o gabarito no ponto sob os degraus, para que na hora de colar os arames de latão, a escada não acabe grudada no gabarito! Desse jeito, não há contato entre ela e o gabarito.

 

Cortei pequenas seções de tubo de plástico para dar o acabamento na junção dos degraus com as laterais da escada. Tudo foi colado com Araldite, para não haver distorção do material depois.

 

Os arames de latão foram tratados com Blacken-It antes de colar.

 

Se algo não ficou claro, me fala, que eu explico melhor.

 

 

 

Last edited by Carlos Chagas

Já ia esquecendo: a escada era feita de alumínio. Os degraus deviam ser de aço.

 

Não respondi ao Melzi no outro tópico sobre isso, mas aqui vai: Melzi, acho que se a produção do tanque fosse levada adiante, certamente os alemães iam acrescentar uma forma de a tripulação subir no veículo, porque o bicho era alto pacas.

 

Aquela escada era simplesmente carregada pra lá e pra cá em cima do tanque, não dentro. Ela mal passaria pelas escotilhas.

Originally Posted by Carlos Chagas:

Valls, aquele não é o Dr. Porsche. Nem está parecido. Eu queria fazer o homem de pé ao lado do operário, de sobretudo e bem destacado

  

Mas ninguém reparou na cacetada de parafusos, com os respectivos rasgos, que fiz em todo o teto do casco, sem contar as inúmeras marcas de solda no tanque todo.

 

A figura (pelo chapéu e pelo casaco tá a cara do Dr. Porsche (basta ver a porrada de fotos que tem dele )

 

Vi todas as soldas e os parafusos, mas em se tratando de Carlos Chagas, isso é pré-requisito, né ?

Agora, não vi os suportes dos patins das lagartas, na frente dos para-lamas dianteiros. vai pôr depois ?

A texturização é porque li que as chapas, embora laminadas, apresentavam alguma rugosidade e me pareceu pela foto que você tinha feito isso, e num artigo o modelista fazia isso com uma dremell.

 

Essa dica do gabarito da escada é genial. Valeu.

 

Não fica só nisso, viu !

 

Valls

Last edited by Valls

Os suportes a que você se refere são aqueles oito trecos com um prendedor tipo borboleta, quatro de cada lado, espetados na frente dos paralamas?

 

Nah, eu quero representar meu Maus conforme mostrado naquela série de fotos no pátio da fábrica, saindo para dar uma volta, beber umas cervejas, disparar uns tiros pro alto e paquerar as fraulein locais. Naquela sequencia de fotos os suportes não tinham sido instalados ainda, parece.

 

Quanto à textura, achei que era algo a ver com tinta áspera. Sim, para simular a rugosidade das peças moldadas, geralmente eu trato a peça com tolueno e pincel.

Last edited by Carlos Chagas

Realmente, em muitas das fotos disponíveis, esses suportes não aparecem. Será que foram colocados depois pelos russos ? 

 

Você poderia explicar como fazer essa texturização ? O processo com a Dremell é complicado.

 

Uma ultima questão: As lagartas já estão coladas ? Dai qual é o melhor processo para pintá-las e também a suspensão ?

 

Obrigado !

 

Valls

 

 

 

Esculpiu as figuras??? 

 

Carlos, definitivamente, cê deveria ser proibido de modelar (ou de postar). A gente perde o teclado vendo isso. Baba tanto que dá curto circuito. Tu tá me devendo um note novo...

 

Rapaz, absurda e estoanteantemente, parabéns!!!!

eu já sabia  das  figuras   e acreditem  eu  já  vi  figura esculpida pelo chagas   que   é de babar - uma vez na extinta loja red coat  tentamos  convencer o chagas  a esculpir  umas  figuras   mas devido  ao trabalho ele não  pode - se ele abrir  um tutorial de como  esculpir  dá  um livro

Originally Posted by Carlos Chagas:

 

Ainda falta fazer a cinta central que sustenta o tanque extra de combustível, mas até agora não tenho uma boa referência de como ela se prende atrás dele.

 

 

Essa foto do tópico do Cledson vai te ajudar bastante:

 

Originally Posted by Valls:

Realmente, em muitas das fotos disponíveis, esses suportes não aparecem. Será que foram colocados depois pelos russos ? 

 

Você poderia explicar como fazer essa texturização ? O processo com a Dremell é complicado.

 

Uma ultima questão: As lagartas já estão coladas ? Dai qual é o melhor processo para pintá-las e também a suspensão ?

 

Obrigado !

 

Valls

 

 

 

Nunca uso Dremel para fazer isso, o efeito é péssimo e difícil de controlar.

Com um pincel médio, com ponta, vá pintando a superfície da peça com o tolueno (ou outro solvente de estireno), trabalhando em 1cm² de cada vez, somente nas superfícies que, na vida real, foram moldadas. Mais tolueno e mais demãos = mais rugosidade.

 

Sim, as lagartas já estão coladas. Cole os links, sem pintura, um no outro, usando as rodas já instaladas como gabarito. Espera secar bem. Retire do lugar e pinte as lagartas. Então cole-as definitivamente nas rodas.

 

Eu usei somente links para completar a parte visível. A seção de cima, que não aparece, foi dispensada.

Last edited by Carlos Chagas
Originally Posted by oswaldo antonelli:

Esculpiu as figuras??? 

 

Carlos, definitivamente, cê deveria ser proibido de modelar (ou de postar). A gente perde o teclado vendo isso. Baba tanto que dá curto circuito. Tu tá me devendo um note novo...

 

Rapaz, absurda e estoanteantemente, parabéns!!!!

 Obrigado, Oswaldo.

Nem vou mostrar os mais recentes aqui...

Originally Posted by jgap:

eu já sabia  das  figuras   e acreditem  eu  já  vi  figura esculpida pelo chagas   que   é de babar - uma vez na extinta loja red coat  tentamos  convencer o chagas  a esculpir  umas  figuras   mas devido  ao trabalho ele não  pode - se ele abrir  um tutorial de como  esculpir  dá  um livro

Fazer figuras do zero demora uns dias. Tem uns feras lá fora que fazem bem rápido, mas eu não consigo. E o durepoxi não é exatamente a melhor massa do mundo para fazer isso.

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by Carlos Chagas:

 

Ainda falta fazer a cinta central que sustenta o tanque extra de combustível, mas até agora não tenho uma boa referência de como ela se prende atrás dele.

 

 

Essa foto do tópico do Cledson vai te ajudar bastante:

 

Valeu, Roger.

Eu já tenho essa foto, e ela mostra bem o lado de fora da cinta. Até aí, tudo bem. O problema é atrás do cilindro, como é que esta cinta se prende numa trapizonga soldada no casco do tanque. Quem conseguir essa referência ganha um doce.

Originally Posted by Carlos Chagas 

 

.... Quem conseguir essa referência ganha um doce.

Esse Maus, apresentado ao titio em maio de 1943 era um "mock up" , ou seja, feito em madeira. Também esse outro cilindro seria um sistema de lança chamas que não vingou.

Desde que vi o Maus do C.Chagas venho reunindo informação e acessórios para fazer meus dois, um com a torre original e outro com a torre do Maus II (que não passou de projeto).

 

Chagas, não quero um doce , mas talvez aquela caricatura que vc uma vez me comentou.

 

Tão ai as fotos que vc. quer.

 

 

 

 

 

 

 

Enjoy !

 

Valls

 

 

Last edited by Valls

Boas fotos! São do tipo que eu gosto, quando vou fazer algum detalhe obscuro. Obrigado por postar..

 

Porém.........   ainda não é o que eu precisava.

 

É que eu queria saber como é qua a tal cinta prende aí nesse troço. Essa peça vem no modelo, mas onde prende a maldita cinta? Em cima, na frente? Ou tem algum tipo de fivela entre a cinta e essa peça?

 

Mas examinando a segunda foto atentamente, dá pra ver uma abertura estreita na parte de cima, cuja largura parece corresponder à largura da cinta. Posso estar errado, mas é por ali que eu vou passar a peça que fiz, quando resolver pegar o modelo e termina-lo de vez.

 

Last edited by Carlos Chagas
Originally Posted by Carlos Chagas:

Boas fotos! São do tipo que eu gosto, quando vou fazer algum detalhe obscuro. Obrigado por postar..

 

Porém.........   ainda não é o que eu precisava.

 

É que eu queria saber como é qua a tal cinta prende aí nesse troço. Essa peça vem no modelo, mas onde prende a maldita cinta? Em cima, na frente? Ou tem algum tipo de fivela entre a cinta e essa peça?

 

Mas examinando a segunda foto atentamente, dá pra ver uma abertura estreita na parte de cima, cuja largura parece corresponder à largura da cinta. Posso estar errado, mas é por ali que eu vou passar a peça que fiz, quando resolver pegar o modelo e termina-lo de vez.

 

a ponta da cinta deve ter algum gancho que encaixa nessa abertura retangular, que fica presa pelas duas travas laterais.

Por dentro deve haver um mecanismo de destravamento, acionado pela tripulação para ejetar o tanque quando ele estivesse vazio.

 

Mostra como é essa cinta que eu tento procurar mais.

 

Valls

 

PS: e o meu "doce" ?

Valls,

 

Logo acima das 4 fotos que você postou, tem uma boa imagem mostrando a cinta. E abaixo, a minha interpretação de como ela é feita, ou pelo menos como se parece a parte voltada para fora. Meu problema era saber como as duas pontas soltas se prendem naquele suporte lá atrás.

 

Pena que eu não tinha essas fotos que você postou, na época da montagem. Agora dá para imaginar uma solução razoável. Mas é tarde para fazer aquele pequeno chanfro na placa traseira do tanque, logo acima do tal suporte. Paciência.

 

Referências nunca são demais, é o que eu sempre digo!

 

Last edited by Carlos Chagas

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