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  Pessoal,

 

estou com um 109G-10 Revell ag. 1/72 e tenho a intenÇão de fazÊ-lo ANR, porÉm hÁ muita coisa na Internet com pouca confirmaÇão de fotos reais. Por isso pedi ajuda aqui pois sei que tem um pessoal bom de "Saracuras" e de Italianos.

 

  Quero fazer com a carenagem grande na asa mesmo e não com as gÔndolas pequenas de G-6/G-10AS. Então sÓ me sobram as versÕes G-10 "puro" e K-4 (com algumas modificaÇÕes neste G-10, correto?

 

  Qualquer desenho 3 vistas mostrando padrão de pintura e marcaÇÕes que esteja confiÁvel, agradeÇo. Fotos tambÉm são bem vindas e livros em PDF sobre o tema, mais ainda.... mas isso em MP para mim.

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Claudio,

Quase todos os Bf 109G-10 da ANR eram de fabricação Erla, portanto tinham o capô tipo 110, diferente do Bf 109G-10 fabricado pela WNF.

 

Foram usados pela

Erla production :

490130 – 490399 : G10 (Sept –Oct 44)

490400 – 490799 : G10R6 (Oct – Nov 44)

491100 – 491500 : G10R6 (Dec 44 – Jan 45)

 

Apenas dois G-10 WNF:

770100 – 770399 : G10/R2 (Jan 45- March 45)

 

Se você quiser fazer corretamente usando o revel, vai ter que fazer algumas alterações, principalmente no capô do motor, incluindo aí a calha das MGs e mudança no "papo" do bichão!

Um abraço.

 

 

Originally Posted by Brettas:

Claudio,

Quase todos os Bf 109G-10 da ANR eram de fabricação Erla, portanto tinham o capô tipo 110, diferente do Bf 109G-10 fabricado pela WNF.

 

Foram usados pela

Erla production :

490130 – 490399 : G10 (Sept –Oct 44)

490400 – 490799 : G10R6 (Oct – Nov 44)

491100 – 491500 : G10R6 (Dec 44 – Jan 45)

 

Apenas dois G-10 WNF:

770100 – 770399 : G10/R2 (Jan 45- March 45)

 

Se você quiser fazer corretamente usando o revel, vai ter que fazer algumas alterações, principalmente no capô do motor, incluindo aí a calha das MGs e mudança no "papo" do bichão!

Um abraço.

 

 

  Brettas,

 

é IMPRESSIONANTE como TUDO que eu escolho fazer NUNCA pode ser OOB!!!!! Cara, parece brincadeira.... rsrsrsrs. E olha que quando peguei este 109 foi na intenção de "fazer um kit bonzinho com marcações diferentes do usual... não vai dar trabalho!"

 

  Quando vc fala do capô, se refere ao lado esquerdo não ter o mesmo "calombão" do lado direito, certo? Se é isso, uma série de perfis, até de boas publicações, induzem ao erro pois mostram a "linha" do que seria este "calombo" no lado esquerdo....

 

  E dos "K", alguma informação???

 

  Um abraço e obrigado.

  Claudio Moura

Originally Posted by Claudio Moura:

 

  Brettas,

 

é IMPRESSIONANTE como TUDO que eu escolho fazer NUNCA pode ser OOB!!!!! Cara, parece brincadeira.... rsrsrsrs. E olha que quando peguei este 109 foi na intenção de "fazer um kit bonzinho com marcações diferentes do usual... não vai dar trabalho!"

 

  Quando vc fala do capô, se refere ao lado esquerdo não ter o mesmo "calombão" do lado direito, certo? Se é isso, uma série de perfis, até de boas publicações, induzem ao erro pois mostram a "linha" do que seria este "calombo" no lado esquerdo....

 

  E dos "K", alguma informação???

 

  Um abraço e obrigado.

  Claudio Moura

Claudio,

Não seria somente esse calombo, mas com um pouquinho de paciência dá pra fazer um trabalho bem legal com o seu Revell.

Tenho muitas referências, além de desenhos e plantas dessa máquina feita pela Erla, se você quiser, posso enviar sem problemas é só me passar seu e-mail por MP. Acho que vale a pena.

 

Sobre o K-4, foram usados alguns como o 330209, 333878 e 333958. Preciso dar uma olhada nos livros, mas tenho quase certeza de ter imagens deles aqui.

Um abraço.

Last edited by Brettas
Originally Posted by Fábio Duarte:

Humm ANR............Claudio falando difícil!!!!!

 

Que rapaz "sofisticado" eheheheheh

 

Abração

  Kkkkkkkkk... tem que usar a linguagem da turma né!??!

 

  Abração!

Muita calma nessa hora........Qual versão vc quer fazer??? 

 

48 aeronaves G-10 serviram na ANR e houveram de todas as pinturas e marcações possíveis (desde totalmente ANR até totalmente Luftwaffe).

 

Last edited by Milan

Bf-109 G-10/R-3 "Black 7" - W.nr. 491353 - Capitano Ugo Drago - Aviano - Fevereiro 1945 - RLM 83/75/76

 

OBS: não há referencias que tenha tido o símbolo da Squadriglia na fuselagem, apenas as bandeiras italianas na fuselagem/deriva. O restante cruzes balcânicas sobre e sob as asas 

Last edited by Milan

O meu G-10 ficou RLM 83/75/76, cruz balcânica negra nas asas inferiores, quadrado da ANR nas asas superiores (com uma cruz cinza claro cobrindo a cruz balcânica original), bandeira italiana pintada na fuselagem e na deriva (sobre uma faixa cinza pintada sobre a cruz balcânica da fuselagem e sobre a suástica), código "2-8"

 Milan, 

muito obrigado pelas fotos! Minha intenção era fazer este G-10 com o máximo possível de marcações Italianas, mas o Brettas comenta de uma modificação que deve ser feita no capô. Daí pensei em fazer o K-4 caso as modificações sejam menores mas, mesmo assim, com o máximo de marcações Italianas possíveis.... Pode me dar mais alguma ajuda e orientação???

 

  Um abraço,

  Claudio