Vasculhando meu material de referÊncia, encontrei algumas citaÇÕes referentes a essa aeronave e o carÁter de raridade que ela apresentou durante a Segunda Guerra.
Apenas 15, segundo algumas fontes, 20 segundo outras, foram construÍdas. Fotos dela são bastante difÍceis.
Por isso, não tendo visto nada no FÓrum a respeito dela, trago alguns parÁgrafos e fotos sobre essa bela mÁquina.
O E-4 substituiu o E-3, com muitos fuselagens sendo atualizadas para os padrÕes E-4 no inÍcio da Batalha da Grã-Bretanha.
Eram apenas pequenos detalhes, principalmente nas modificaÇÕes do canhão 20 mm MG-FF/M da asa e a melhoria da blindagem para a cabeÇa do piloto.
Com o canhão MG FF/M era possÍvel disparar um novo tipo melhorado de muniÇão ipo de escudo explosivo, chamado Minengeschoß (ou projetil-mina), feito da mesma forma que os cartuchos de latão eram feitos em vez da prÁtica habitual. Isto resultou num cartucho com uma parede fina, mas forte, que tinha uma cavidade maior para acomodar uma carga explosiva muito maior do que era possÍvel de outra maneira.
A diferenÇa entre os projeteis dos caÇas americanos e dos caÇas alemâes.
O estrago em aeronaves aliadas quando atingidas pelas Minengeschoß.
Para o novo cartucho foram necessÁrias modificaÇÕes para o mecanismo do canhão MG-FF, devido às diferentes caracterÍsticas de recuo, o que resultou na designaÇão MG FF/M.
O canopy foi revisado para produzir uma forma mais fÁcil de produzir, com um design mais quadrado, o que tambÉm ajudou a melhorar o campo de visão do piloto.
Essa modificaÇão do canopy foi adaptado para muitos E-1 e E-3, e permaneceu inalterada atÉ a introduÇão do canopy, com quadro mais forte e soldado, na sÉrie G, no Outono de 1942.
O modelo E-4 foi base para todos os novos desenvolvimentos do Bf 109E.
Alguns modelos E-4 receberam, mais tarde, um motor DB601N para alta altitude, de 1159 hp, sendo conhecido como o E-4/N.
Devido à prioridade para equipar os Bf 110 com este motor, um Grupo de CaÇa foi convertido para esta versão, a partir de julho de 1940.
O E-4 tambÉm estava disponÍvel como um caÇa-bombardeiro com equipamento muito semelhante ao anterior E-1/B. Era conhecido como E-4/B (motor DB601Aa) e E-4/BN (motor DB601N).
Um total de 561 aeronaves de todas as versÕes E-4 foram construÍdas, incluindo 496 E-4 distribuÍdos nas versÕes E-4 (250), E-4/B (211), E-4/N(15) e E-4/BN(20).
Alguns fabricantes produzem kits do E-4 sendo o considerado mais fiel o da Airfix em escala 1/72.
Por ora, fico por aqui.
Mais amanhã.