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Vasculhando meu material de referÊncia, encontrei algumas citaÇÕes referentes a essa aeronave e o carÁter de raridade que ela apresentou durante a Segunda Guerra.

Apenas 15, segundo algumas fontes, 20 segundo outras, foram construÍdas. Fotos dela são bastante difÍceis.

Por isso, não tendo visto nada no FÓrum a respeito dela, trago alguns parÁgrafos e fotos sobre essa bela mÁquina.

 

ScreenShot881

 

O E-4 substituiu o E-3, com muitos fuselagens sendo atualizadas para os padrÕes E-4 no inÍcio da Batalha da Grã-Bretanha.

Eram apenas pequenos detalhes, principalmente nas modificaÇÕes do canhão 20 mm MG-FF/M da asa e a melhoria da blindagem para a cabeÇa do piloto.

Com o canhão MG FF/M era possÍvel disparar um novo tipo melhorado de muniÇão ipo de escudo explosivo, chamado Minengeschoß (ou projetil-mina), feito da mesma forma que os cartuchos de latão eram feitos em vez da prÁtica habitual. Isto resultou num cartucho com uma parede fina, mas forte, que tinha uma cavidade maior para acomodar uma carga explosiva muito maior do que era possÍvel de outra maneira.

 

A diferenÇa entre os projeteis dos caÇas americanos e dos caÇas alemâes.

ScreenShot883

 

O estrago em aeronaves aliadas quando atingidas pelas Minengeschoß.

post-234581-0-46607700-1378999651post-234581-0-90176500-1378999548

Para o novo cartucho foram necessÁrias modificaÇÕes para o mecanismo do canhão MG-FF, devido às diferentes caracterÍsticas de recuo, o que resultou na designaÇão MG FF/M.

ScreenShot885

 

O canopy foi revisado para produzir uma forma mais fÁcil de produzir, com um design mais quadrado, o que tambÉm ajudou a melhorar o campo de visão do piloto.

Essa modificaÇão do canopy foi adaptado para muitos E-1 e E-3, e permaneceu inalterada atÉ a introduÇão do canopy, com quadro mais forte e soldado, na sÉrie G, no Outono de 1942.

 

O modelo E-4 foi base para todos os novos desenvolvimentos do Bf 109E.

 

Alguns modelos E-4 receberam, mais tarde, um motor DB601N para alta altitude, de 1159 hp, sendo conhecido como o E-4/N.

Daimler-Benz-DB601A Daimler-Benz-DB601A Schnitt

Devido à prioridade para equipar os Bf 110 com este motor, um Grupo de CaÇa foi convertido para esta versão, a partir de julho de 1940.

O E-4 tambÉm estava disponÍvel como um caÇa-bombardeiro com equipamento muito semelhante ao anterior E-1/B. Era conhecido como E-4/B (motor DB601Aa) e E-4/BN (motor DB601N).

Um total de 561 aeronaves de todas as versÕes E-4 foram construÍdas, incluindo 496 E-4 distribuÍdos nas versÕes E-4 (250), E-4/B (211), E-4/N(15) e E-4/BN(20).

 

 

Alguns fabricantes produzem kits do E-4 sendo o considerado mais fiel o da Airfix em escala 1/72.

airfixa01008reviewgp_1

 

Por ora, fico por aqui.

Mais amanhã.

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Obtl. Gustav Sprick

ScreenShot747 [8)

Sprick se juntou a Luftwaffe em 1937.

Dois jovens cadetes e dois recebedores da Ritterkrutz. Sprick e o amigo Heinz Lange (RK 18/11/1944) que, ao final da guerra, era major e Kommodore da JG 51.

ScreenShot737 [7)

Após completar seu treinamento de piloto, foi enviada para JG 26 em 23 de setembro de 1939 e designado a 8. / JG 26.

Em 10 de maio de 1940, no dia da abertura da invasão da França, o agora Tenente Sprick abateu sua primeira aeronave inimiga: um Fokker T-5 holandês, perto de Breda, Holanda.

Ele foi muito bem sucedido durante a campanha francesa, tendo marcado nove vitórias até a queda da França sendo promovido a Primeiro-Tenente. Ele foi abatido, porém, em 14 de Junho, próximo à Évreux, por um Hurricane da RAF após ter abatido mais uma aeronave. Mas ele conseguiu chegar ao solo ileso e foi resgatado por tropas alemãs.

Em 8 de agosto de 1940, ele foi promovido a Staffelkapitän (líder do esquadrão) do 8. / JG 26.

Em 20/09/1940, Staffelkapitän Sprick é recebido com alegria por seu pessoal de terra após sua 20ª vitória a qual o habilitava a receber a Rittekreutz. A aeronave com a qual ele chegou a essa marca é o raríssimo e motivo desse tópico, um Bf 109 E-4/N com o 13 negro. Os pequenos números táticos eram uma característica da III./JG 26.ScreenShot885 [3)

Sua Gruppe, III./JG 26 tinha uma equipe formidável de líderes durante a Batalha da Grã-Bretanha, com o experiente Kommandeur Adolf Galland e Gerhard Schöpfel (9. Staffel), com Sprick (8. Staffel) e Joachim Müncheberg (7. Staffel). Estes quatro pilotos todos tinham 10 ou mais vitórias e ao longo dos próximos 2 meses reivindicariam 50 aeronaves entre eles.

Após um voo, com a face cansada, cabelos molhados, vê-se que tudo se resumia em uma luta de vida e de morte.

ScreenShot881 [5)ScreenShot883 [3)

Sprick marcou 11 vitórias na Batalha, incluindo um par de Hurricanes do Esquadrão 85, em 31 de agosto (sua 14ª e 15ª vitórias). Ele recebeu o Ehrenpokal em 8 de setembro e a Ritterkreuz em 1 de outubro após conquistar sua 20ª vitória em 28 de setembro.

 Preparando-se para decolar no seu BF 109 com o 13 negro.ScreenShot884 [4)

Em meados de 1940, com a Batalha da Inglaterra ficando para trás em um período relativamente calmo, sua pontuação tinha subido para 23. Müncheberg tinha 23, Schöpfel tinha 22 e Galland 58 abates.


Junho 1941 marcou a invasão da União Soviética no leste. Com a maioria da Luftwaffe envolvidos na Operação Barbarossa, ficou apenas JG 26, JG 2 e JG 1 defendendo a oeste. Coincidindo com isso, os britânicos começaram a sua própria ofensiva aérea, levando a luta aos alemães sobre a França. Agora, porém, os papéis estavam invertidos e foram os caças da RAF que se encontravam vulneráveis, operando no limite de seu alcance. Sprick rapidamente obteve 8 vitórias na última quinzena de junho.


Em 28 de junho, III./JG 26 recebeu ordens para interceptar o Circo da RAF Número 26, integrado pelo Esquadrão de Caça 303 polonês, em caminho para atacar a usina Comines.

O 8./JG 26 entrou em combate imediatamente e na confusão que se seguiu, a asa direita do Bf 109 F-2 de Sprick (Werknummer 5743 de fábrica) foi arrancada enquanto ele tentou uma manobra evasiva de Split S. Ele não conseguiu sair da espiral e caiu para a morte não muito longe de St. Omer.

Ele estava prestes a fazer 34 anos.

Ele foi enterrado no cemitério de Bourbon.

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