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Caros amigos, estou modelando " de sucata total" na escala 1:24 meu segundo miller 91. tÁ difÍcil, mas muito legal, logo postarei o paÇo a paÇo aquÍ

 

Então procurando por dados na NEt achei este site, caraca fiquei besta, vejam e opinem, serÁ que um dia faremos assim??

 

http://www.scalemodeladdict.co...hp/topic,9523.0.html

 

Original Post

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Continuando, vou começar a postar o meu modelo, feito a mão, ainda não tenho a máquina.

Escolhi o 14 acima devido ao decalque já pronto da indy cals

 

http://www.indycals.net/images...es/med/28miller2.jpg

 

Esse "tar"de Miller era um gênio suas idéias eram avançadas para época e foram executadas por um outro gênio das corridas chamado Offenhauser ( lembrem dos motores Off) entre 22 e 29 eles paparam tudo em Indy, com até quatro carros por competição.

Esses carro eram vendidos a outros famosos pilotos da época, e custavam U$ 15 000.00 os de tração dianteira e U$ 10 000,00 o de tração traseira.

Nesta modelagem, vou sar estireno em placas, alguns perfilados de estireno e material diverso, apenas os decais virão prontos.

Então vamos lá, primeiro vamos procurar imagens do 14:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

para o chassi usamos dois pedaços de estireno de 4 mm, esculpido no formato e unido em escada:

 

Neste próximo já com as molas, desconsiderem, colocar a suspensão agora foi errado só deu trabalho para trabalhar na peça.

Nesta vamos ao rabo, adoro rabos, principalmente os elegantes afilados, "de vespa" , como neste caso. Para isso montamos uma peça seguindo o perfil vertical e horizontal, tirado da planta. depois enchemos com resina jet, muita lixa ( odeio esta parte!) massa de preenchimento e pronto.

Encaixando o "rabo" no chassi, ainda só o perfil, para ver se serve.

 

 

 

 

 

 

 

Depois foi completar os espaços.

Por enquanto é isso depois vem mais, espero que gostem, opinem e critiquem, mas não muito, estou carente

As rodão já virão, por enquanto mostro o rabinho preenchido e o início da carlinga.

 

 

Agora iniciamos a cobertura da carlinga do modo que sempre faço, tiras de estireno de 1 por 2 mm justapostas e depois coladas e preenchidas com resina Jet, muita licha depois. ( bota livha nisso meu amigo!)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acho que pelas fotos deu para ver o passo a passo. Este método tem sido rasoável até agora, já tentei dobrar folhas inteiras de estireno de 0,5 mm ou menos e lamina las, mas criam tensões difíceis de lidar . Para mim desse jeito , atualmente, é mais confortável.

Agora vamos ao capô, neste caso farei retirável ,para expor o motor, então sera construido à parte:

 

O método é o mesmo, construo um molde que será retirado, mas que seja exatamente o espaço ocupado pela peça, as partes lisas vão coladas direto, a parte superior curva modelada em tiras, exedo um pouco o tamanho para facilitar e depois corto os exeços:

 

 

 

 

 

 

 

peça desbastada

 

lado interno

 

 

testando

Grade do radiador:

esta parte é o xodó do modelo, é o que dará a personalidade deste carro, é típica dos carros Miller:

 

 

Para construir esta peça de arte vou optar por placas de estireno empilhadas e separadas por outras da mesma espessura (0,5mm). Olhando de frente espero que o efeito seja de tiras metálicas, será??

Vamos tentar:

Vejam que cortei as meia luas e as tiras espaçadoras, agora lixo delicadamente e vou colando como pasteizinhos (caraca!!!!), faço pequenos pedaços depois junto tudo>

 

 

 

continuando:

 

 

Um close up de como deve ficar a montagem

 

 

 

 

Oba!! parece que funcionou, será preciso uma lixa bem delicada para as rebarbas.

 

 

Uma testadinha para ver o efeito,  a parte superior usando balisamento vertical e horizontal para as curvas enchí de resina jet e mandei lixa.

 

 

Esta é uma máscara para a moldura esterna, parece o Magneto não é? deois recortei em estireno 0,25.

 

Uma observação, Lei de Murphy em ação, tempos mais tarde, quando já na fase de pintura, esta peça já pronta e cromada, caiu sabe aonde? Claro num pote de thinner e derreteu pela metade, tive que fazer outra peça. não dara para mostrar pois a câmera deu defeito e perdí essas fotos!

Agora vamos à "machina", os miller tinham um motor oito em linha com sobrealimentação e supercompressor, tres carburadores, dava uns 250 HP, consistia de dois 4 cilindros unidos com um girabrequim novo, já tinham em 1928, duplo comando de valvulas na cabeça, 

 

 

 

 

Nas imagens anteriores , o "nosso" é o segundo motor,com compressor à ré e coletor de escape à D.

 

 

Como podem ver, o bloco é um "bloco " de estireno, as capas de comando de válvulas dois tubod também de estireno, vamos juntando tudo.

 

 

 

 

A imagem mostra à D o intercooler.

Tudo junto e colado, vai ficando com cara de motor, não vai? já temos o compressor feito de uma fatia de caneta revestida, o coletor do turbo é uma sobra de arvore,entra pelo intercooler e vai para os cilindros ( os carburadores ficarão por enquanto virtuais, mas imaginem os tres ali em cima do cooler.

Olhem uma merda  rolando lá no fundo, o vidro de CA tombado !!!!!

Será que cabe sob o capo?  melhor testar antes,  ficou bem justo.

 

Vamos seguindo,  agora o pessoal do torno faz os furos para as velas

 

Vamos aproveitando a sujeira e já vamos pensando no coletor de escapamentos, também retirado de uma árvore.

 

 

Já aproveito também para ir bolando o assoalho da carlinga, com o túnel do eixo cardam, e caixa de cambio. vejam bem central no meio das pernas do piloto. quando ele passava a terceira , aproveitava pra dar uma coçada no sa... .

Tudo muito bom, tudo muito bem, vamos seguindo, agora mudo a bagunça para o terraço e para a churrasqueira, transformada em " atelier de pintura automotiva". vamos dar um banho de primer para catar defeitos. Aproveito para dar um diazepam para Dona Onça que já está uma fera.

Vejam todas as peças já prontas , no varal para pintura.

 

Todo mundo sabe, que muitos passos foram pulados para não aborrecer, entre uma foto e outra existem muitos episódios de lixação, esfregação, reconstrução e o mais edificante, palavrões dignos de cais do porto!!!!

 

 

 

 

Quero ver quem adivinha o que usei como vela e cabos ?????

 

 

 

Estas fotos super macro são F.. ogo, mostram coisas que não se vê a olho nú,  principalmente os defeitos!

 

 

Este varal mostra as peças já recebendo a base preta para a pintura final, vejam que a suspensão foi retirada, pois eu não conseguia um bom acabamento com a mesma montada. Esta suspensão deu muito trabalho teve que ser mechida etrocada várias vezes, talvez devido à oficina que eu contratei.

 

 

Agora vou parar um pouco, dar uma caminhada pela poluida manhã paulistana, meia horinha, até mais.

 

Muito bem, já estou com o "cuperfeito" então vamos continuar com coisas sérias. Deixo a carroceria descançando um pouco e vamos para as rodas raiadas.

O material para o aro foi escolhido como alumínio de parede fina, o nosso departamento tecnico escolheu baseado em testes de resistencia um cabo de rolo de tinta, destes que pinta o teto. Um amigo meu fez várias fatias tirando anéis de 5mm de espessura.

Numa folha de papel fizemos um esquema da roda para escolher quantos furos e raios, foi escolhido 22 furos para 44 raios- furos de 1mm .

 

Para os ráios ( sem trocadalho do carilho), a engenharia escolheu varetas de inox de 0,45 mm, antes usamos agulhas de acumpuntura, mas a subida do dolar inviabilisou. Foi então escolhido arame de inox para cerca elétrica, uma bobina de 400 m custou 16 reais-também de 0,45 mm.

Como este arame é muito mole, tivemos de endurece lo na furadeira ( encruamento?)

 

 

 

arquei numa fita o espaçamento dos furos e a centralização ( detalhe, não fica NADA centralizado @#$#@%&.

 

 

Apresento a "traquitana" ou rodinha fureitor centralizeitor automatic manual-modelo advanced plus.

 

Vejam acima "quase tudo no centro".

Como sempre sai cag....da, faço uma ou duas a mais, sempre!

 

Muito bem, a esposa mandou sair do PC e almoçar, à tarde deve ter muito trampo, pois o DR Amaurí tem que sustentar o Amauri modelista , não é verdade?

 

 

 

Amauri, o Departamento Técnico de Qualidade avaliou as rodas e sugeriu que como o resto do carro está ficando excelente, esse treino da furação foi válido para que as rodas de verdade fiquem com os furos bem alinhados, proporcionando equilíbrio dinâmico ao automóvel.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em outras palavras, FAZ OUTRAS, PÔ!!!!

Amauri, se for fazer outro jogo de rodas, ao invés de colar a fita, faça assim:

- coloque o aro em algo que possa ser fixado na furadeira (num cabo de chave de fenda, por exemplo

- fixe na furadeira

- fixe a furadeira

- ligue a furadeira

- certifique-se de que o aro esteja girando de forma alinhada

- com um prego ou outra coisa com ponta fina, mas dura, enquanto a furadeira gira, encoste no meio do aro para "riscar" o aro bem no meio

 

A idéia é que girando alinhado a marcação vai ficar bem no meio, facilitando os furos depois.

O maior problema neste tipo de ação, é que o dremel não foi feito para isso, o eixo tem jogo, e , numa superfície lisa ele deslisa uns 0,5 mm, o suficiente para desalinhar os furos que são de 1 mm. vejam que eu fiz uma marcação exatamente de espaços e central, obvio que erro de 0,2 mm é admissivel nesta situação. ainda usei fita crepe para maior aderencia, talvez um corte central, uma canaleta de certo

Fiquem calmos que mandei as rodas para uma recuperadora especializada em rodas para Indy. agora o momento que gosto muito, confeccionar as rodas raiadas. Tcham, tcham, tchaaaammmm!

Como sempre usei uma gabaritos, "Ráios aplicator" confeccionado no dpto tecnico:

 

O centro docubo é um ilhós, os raios são aço inox 0,45 mm. a primrira camada aplico inclinada para um lado, colo com CA, a segunda para o outro lado, aplico epoxi rápido, prenso a arruela do ilhós ,e pronto o "raio" das roda ta pronto.

 

 

 

Assim sendo, é só aparar as rebarbas, retiras restos de meleca e pronto.

 

Foto do nosso engenheiro chefe na "ofissina" de rodas.

 

 

Acima uma olhada no material já construido,aguarda motagem na oficina.

Vamos agora aos pneus, Eu já tinha alguns copiados de resina, pneus comuns diagonais, na verdade de fusca!!!. Mas o miller tem um pneu diferente, o firestone baloom, parece uma morcila careca, pensei em lixar os que ue tinha, mas acometido de uma sindrome modelistica neurologica, resolvi tornear  algunas de EVA prêto, cortei bolachas redondas de EVa de 36 mm, com uma serra copo das bem vagabundas, umas que vem um jogo com vávias lâminas acopladas; Após cortar as bolachas acoplei as nesta retífica de pé que dá baixas rotações:

 

 

 

 

Dái foi só tornear os pneus na retífica dando a curvatura adequada,o buraco central foi feito direto na retifica usando uma arruela como padrão , não ficaram perfeitos, necessito mais treino e construir um gabarito para a banda de rodagem, mas minha esposa, junto com a empregada interditaram a borracharia por poluição ambiental, etão fica do jeito, ficaram bacanas parecem mesmo de borracha e são macios!!!!

 

A SUSPENSÃO MACABRA!

Este capítulo tem este  título, por que esta maldita  suspenção me deu um bruta trabalhão. talvez a oficina "auto racing suspencion" contratada não seja tão boa quanto sua propaganda:

local adequado.

Produtos de alta tecnologia:

 

 

 inovação

 

 

 desenho arrojado.

Nada disso resolveu, logo no início VCs viram que já tinha colado as molas, deu M..., só atrapalhou, arranquei tudo, fiz novas apliquei depois de pintado e...... ficou torto

 

Arranquei de novo e descobri que o chassi tinha empenado, como ? não sei. acho que por redução de volume da resina? solução desmanchar TUDO???. ao invéz resolvi compensar com calços, vamos ver;

 

 

Ficou certo, mas tem algo errado, hummmm?

 

 

 

 

Comparei com anterior que fiz dois anos atraz, dá para perceber, a altura do dourado, parece um 4X4, para um "race car" dos anos 10 até dava , mas para um 28 tá muito alto. Conduta, arranquei tudo, dianteira e trazeira, coloquei eixos mais estreitos, diminuí a bola do diferencial, colei os eixos no chassi e encostei novas molas  mais retas e nais finas melhorou bem.

 

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