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Boa noite pessoal,

O Museu TAM encerrou suas atividades no último dia 29. Uma grande perda para os amantes da aviaÇão e da cultura em um paÍs que faz questão de jogar sua memÓria no lixo.

Agora É torcer para que seu acervo fique em um lugar onde seja preservado. Mas conhecendo esse paÍs de merda como nÓs conhecemos, temo pelo futuro dessas raridades.

http://aeromagazine.uol.com.br...atividades_2505.html

AbraÇos

Armando

Original Post

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Tirando a natureza ,que foi Deus que criou,tem poucas coisas interessantes neste pais.Realmente é uma lastima o que aconteceu e  não querendo politizar a conversa olha quem é o atual prefeito de São Paulo.Em Seattle fui no museu of flight que me parece que era uma instalação da Boeing,que patrocina o dito cujo e como tem uma pista pode ser usada tranquilamente pela Booeing como pista de testes,quando eu estava lá vi um 787 sendo testado,já faz algum tempo.Em suma a TAM é uma empresa aerea que me parece que se não houver fundos publicos não  quer sustentar um museu que a preços da roubalheira que esta ai por fora custa uma ninharia para se manter.Mas vamos pensar qual é a população do sudeste que esta mais perto do museu.Já escrevi e escrevo de novo brasileiro não tem cultura de museu se tiver que pagar pior ainda. Basta ver  o carnaval onde tem tá crivado de pessoas pagando para desfilar no bloco do tonto no meio daquele suor e aromas gostosos que exalam  da folia.Acorda isto é Brasil.

É lamentável. De verdade.

Mas, vamos aos fatos.

O museu é uma iniciativa privada dos Rolim. Visionários, entusiastas e apaixonados.

O museu - na minha modesta opinião - foi instalado em uma localidade que permitiu a empreitada,mas, demasiada afastada do público. Enquanto acervo histórico é de uma riqueza impar. Já enquanto atração para o grande público é um estorvo.

A LATAM dona da TAM vê o museu com interesse positivo,mas, não comprou a TAM por  motivos lúdicos.

As empresas de aviação vivem uma luta constante por rentabilidade, cortando custos, etc.

Ver :

http://www.panrotas.com.br/not...ionarios_116681.html

http://www.defesanet.com.br/av...ise-sem-Precedentes/

A aquisição dos A350 e B787 são pautadas pela economia de combustível, um dos calcanhares de aquiles do negocio, o que torna o espaço do museu uma opção interessante demais para ser desprezada.

Os números explicam,mas, o sentimento é de frustração.

Oxalá haja alternativa para manter este maravilhoso patrimônio, angariado com tanto esforço e esmero.

Considerando o que aconteceu com o acervo particular dos Matarazzo em Bebedouro/SP, e a intenção da Latam em transformar a área física do Museu em oficinas de manutenção para os novos Boeing 787 e Airbus 350, temo pelo destino da coleção. Prefiro que sejam todos vendidos para museus ou entusiastas mundo afora que ficarem apodrecendo em terras brasilis.

Por diversos motivos, especialmente a distância, nunca fui a ele. Ficarei na vontade, especialmente de ver de perto o Spitfire, o Me-109 e o Corsair (e beber o óleo escorrendo do motor, my precisous!).

O Museu do Campo dos Afonsos está lotado até o tampo, não há mais espaço coberto para nada. Levar esses aparelhos para lá, para serem expostos aos elementos, especialmente com a proximidade do mar, será sentença de morte lavrada e registrada em cartório.

Cá entre nós, e já comentei isso com pessoas mais próximas, EU SABIA que essa estória da venda dos ativos da TAM para a LAN não ia dar certo na questão do Museu. Qualquer aperto financeiro ou crise - alguém duvidada que isso ocorreria? - e era o primeiro da lista a ser riscado. Comentei isso com o Armando, talvez ele se lembre. O acordo entre as empresas era de cunho comercial, a LAN levou o Museu a reboque, goela abaixo, mas nunca - sejamos coerentes - teve intenção de assumir um projeto particular dos Amaros.

Desculpem, mas quem acreditou nisso é muito inocente. Tai o resultado.

Torçamos para que a ideia da ida para o Campo de Marte em SP vingue, dificilmente no momento atual, sem grana dos governos em qq esfera, e não se podendo contar mais com a TAM nem com iniciativa privada do resto da sociedade (que acha isso tudo uma tremenda baboseira - bullshit, como dizem os americanos). Mas pelo que li nas reportagens subsequentes ao anúncio do fechamento, o$ intere$$es da Prefeitura de $ão Paulo $ão outro$...

Abs,

Luciano

Eu acabei não indo e lamento isso profundamente...porém há de se dizer que este país é uma merda mesmo...a Casseta & Planeta estavam certos mesmo: "Êta povinho bunda".

Basta não fazer parte do triunvirato: Futebol, Carnaval (Samba, Axé, Funk, etc) e Putaria (BBB, Artistas, etc)...qualquer outro tipo de assunto é ignorado pela massa, não sei nem porque tão gastando uma fortuna com o Museu do Ipiranga, deviam era por abaixo e vender logo o terreno para uma incorporadora que o Estado ia ganhar mais.

Um putz Museu destes que se propõe a resgatar parte da história da aviação brasileira e mundial, fecha por falta de público. Até concordo com o que disseram em outro tópico sobre a promoção de shows aéreos, feiras, etc para atrair o público, mas acho que da mesma forma que a tal da Lei Rouanet libera bilhões para meia dúzia de baba-ovos metidos a artista e coisa e tal, por que não ajudar o Museu (afinal de contas museus fazem parte da cultura brasileira ou será que não fazem mais).. aposto que se fosse um museu LGBT, Afro-Brasileiro, do PT, da Seca do Nordeste; haveriam trilhões em verbas, ONGs querendo ajudar, e aquele carnaval todo que se forma em torno de mediocridades... 

Eu fui ao museu Matarazzo um acervo de tirar o chapéu em que podemos destacar um tanque Renault, b 25,  Hudson, carros de todos os tipos o museu eh muito longe como o da TAM estava tão vazio de visitantes que pude entrar nos carros e em alguns aviões este museu está em litígio em uma briga de família 

Last edited by REZENDE

Reabriram o tópico. Postei a entrevista com o João Amaro no outro tópico (agora, fechado) afirmando que fecharia por estarem em dificuldades financeiras:

http://www.revistaflap.com.br/...ento-do-museu-da-tam

Agora sai matéria, postada pelo Guacyr, com a assessoria de imprensa da TAM dizendo que o fechamento é temporário, só pra manutenção...:

http://www.canal24horas.com.br...ria-de-imprensa.html

Vai entender!!!???

FAB quer ceder terreno em São Paulo para receber acervo do Museu da TAM

Aeronáutica quer doar área próxima ao pavilhão de exposições do Anhembi.
Objetivo é abrir fundação que receba também antiguidades da Força Aérea.

http://g1.globo.com/sp/sao-car...?utm_source=facebook

#GrupoAmigosdosClássicos

#ProjetovoePPHBL

#NewGAC

Uma luz no fim do tunel se fizer uma fundação eu colaboro com o que eu posso,e  se todo brasileiro que gosta do assunto colaborar tenho a impressão que pode dar algo bom.Só que a fundação tem de ser aquelas que tenha a menor participação possivel do governo a gerenciar e sim pessoas competentes e idoneas que não vai ser dificil de achar. Hurra.

O presidente do museu "TAM - Asas de um  Sonho" confirmou a suspensão das atividades do complexo em São Carlos, no interior de São Paulo. João Amaro informou que a pausa será temporária e que será acompanhada de um plano de modernização e implementação de novas tecnologias e mudanças de local, com abertura para novos patrocinadores, incluisve outras companhias aéreas. Na avaliação dele, esse processo deve durar até cinco anos. "O recesso do museu já estava anteriormente previsto, tendo em vista os nossos planos de mudança estrutural. Quis o destino que uma conjuntura de receita em queda e custos em alta em todo o setor aéreo precipitasse a suspensão das atividades do museu e a discussão estratégica sobre sua modernização e sua mudança de local", afirma Amaro.

Veja a íntegra da carta do presidente do museu TAM enviada a autoridades, amigos e colaboradores do museu: 

 

"Meus amigos,  

O nosso sonho foi interrompido, mas não acabou! Trata-se de uma pausa para elaboração de um projeto mais amplo, de modernização, adaptação a novas tecnologias, abertura a parcerias e o ressurgimento em um novo local. 

O museu TAM – ASAS DE UM SONHO, Estrela da América Latina, como disse o amigo José Pardo, diretor do Museu Fenix da Colômbia, permanecerá em nossas lembranças, na época do seu funcionamento em São Carlos. Mas, agora, faremos com que ele renasça unicamente como o museu Asas de um Sonho, contando com o apoio da TAM e o patrocínio de outras companhias do setor aéreo e empresas dos mais variados segmentos. 

O recesso do museu já estava anteriormente previsto, tendo em vista os nossos planos de mudança estrutural. Quis o destino que uma conjuntura de receita em queda e custos em alta em todo o setor aéreo precipitasse a suspensão das atividades do museu e a discussão estratégica sobre sua modernização e sua mudança de local. 

Este período de materialização do nosso sonho foi e será para sempre uma grata experiência e uma doce lembrança para todos nós. Vi muitas vezes no seu interior velhos pilotos chorando de emoção e animados casais dançando as alegres músicas que ali eram tocadas, herança honrosa que tive, quando crescia ouvindo meu pai tocá-las em seu acordeon. 

E o que dizer das crianças, estudantes, amantes da aviação, curiosos e pessoas comuns, que, ao primeiro contato com o museu, ficavam estarrecidas ante a tamanha surpresa em encontrar ali, ao toque de suas mãos, o mundo mágico da aviação em tão valioso e impecável acervo, restaurado nos seus mínimos detalhes por verdadeiros artesãos, um misto de relojoeiros, mecânicos, pintores, marceneiros e ferreiros, que conosco compartilhavam inúmeras alegrias, e que por ora se interrompem. 

Nunca, jamais registramos nenhuma manifestação sequer de contrariedade ou desacordo com o acervo ou a sua própria museografia. Ao contrário, foram milhares de manifestações de elogios, e centenas delas oriundas do exterior. Às vezes, no silêncio do museu, não acreditava que pudemos montar tão significativo instituto de preservação. 

Já há tempo, contudo, achava que seria necessária a repaginação de todo o projeto, incluindo a parte arquitetônica, uma atualização tecnológica que permitiria instalar modernos simuladores de voo, a maior integração com a internet tendo em vista a importância da democratização do museu através da rede e uma definição das fontes de custeio. 

Em um ambiente de recessão nossa companhia aérea não podia manter o patrocínio nos mesmos termos anteriores. E nem poderia ser de outro modo, porque tirar dinheiro do seu caixa para subsidiar o museu seria mesmo uma afronta aos seus credores e/ou acionistas! 

O museu é o décimo do país em importância segundo o TripAdvisor, e todos nós sabemos que a maioria esmagadora dos mais importantes museus do mundo somente sobrevive através de doações, sejam particulares, de empresas ou do governo. Nós tivemos, sim, auxílio do Governo Federal através destes programas de fomento à cultura para a sua montagem inicial, para sua subsistência e por ele agradecemos. Contudo, tempos depois nós não conseguimos mais captar estes recursos de renúncia fiscal do governo federal, mais conhecido como Lei Rouanet. 

A exemplo do meu irmão, que já não está mais entre nós há quase 15 anos, nunca suportei ver uma aeronave abandonada e para mim, que desde o início dos anos 90 corro atrás delas para devolver-lhe a sua dignidade e exibi-las no museu, suportar este momento de paralisação é extremamente difícil. 

No entanto, o nosso museu renascerá mais forte, com uma nova localização e totalmente modernizado. "Infelizmente, a nossa cidade ficou pequena para o museu", como disse o amigo e prefeito de São Carlos, Paulo Otomano.

A sua transferência é um grande desafio, um trabalho enorme e dispendioso, uma operação de logística gigantesca prevista para até cinco anos. Nesse ínterim, o museu ficará fechado com suas aeronaves protegidas, e seus motores inibidos no mesmo local onde se encontram.

Juntos com nossos inúmeros mecenas que com suas ações aumentaram significativamente o nosso acervo (aeronaves, planadores, uma quantidade enorme de documentos, manuais de aeronaves, revistas e objetos e que ainda não estão expostos) reafirmamos a nossa confiança no sucesso do projeto.

Agradecemos aos amigos que participaram das atividades do museu; a todos aqueles que nos honraram com suas manifestações de carinho e especialmente aos nossos colaboradores que ao longo do tempo se transformaram em uma grande família. Tenho certeza que brevemente estaremos convocando-os a retornarem às suas antigas funções.

Com a força dos mesmos amigos que nos ajudaram a montar o museu há mais de 10 anos e com outros que se juntarão a este grupo, reabriremos o museu na grande São Paulo, que é a cidade da sua verdadeira vocação"

 

João Francisco Amaro



Original: http://aeromagazine.uol.com.br...8.html#ixzz3zn3wfeyl

Acabou sim.... pelo menos no formato atual, o Museu TAM deixa de existir. Aliás, pelo projeto de transferência, o Museu TAM acabou, visto que prevê a transferência do acervo para outros mantenedores e com outras parcerias, e inclusive terá outro nome. Mas isso ainda está em estudos, nada acertado ou definido. O que é certo: fechou.

Abraços

Estive lá antes da reforma a tempos atrás,juntamente com o amigo Serelle e mais um amigo dele,o acervo não era tão grande como hoje,mas deixou muitos votos e desejos de retorno um dia.

Infelizmente,apesar de morar perto,em Limeira-SP nunca mais fui visitá-lo.

Mas guardo comigo uma recordação,meu filho com 5 anos ao lado de um de meus sonhos,poder ver um Vought Corsair de perto,e ainda muito bem acompanhado de amigos e filho.

Hoje ele está com 14 anos,é rapaziada,o tempo passa...

Como diria meu caro amigo Serelle,'isto não tem preço'.

Quem sabe em alguns anos possa eu retornar a este Museu e acompanhado de meu filho e bons amigos.

Um grande abraço a todos

Polimeno

 

Last edited by Polimeno

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