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Submarino Alemão U-118

Após a rendição, o U-118 era para ser transferido para a França, onde seria dividido como sucata. No entanto, nas primeiras horas de 15 de abril de 1919, enquanto ele estava sendo rebocado através do Canal Inglês para a Scapa Flow , a sua amarra se rompeu em uma tempestade. O U-118 encalhou na praia de Hastings em Sussex em aproximadamente 00:45, em frente do Queens Hotel. 

 Inicialmente houve tentativas de deslocar a embarcação atingida; três tratores tentaram desencalhar o submarino, e um Destroyer   francês tentou quebrar o submarino usando seus canhões. Essas tentativas no entanto não tiveram sucesso justamente pela proximidade do submarino na praia pública e Queens Hotel, dissuadido a continuação da utilização de forças explosivas.

O naufrágio do submarino imediatamente se tornou uma atração turística popular, com milhares de visitantes reunindo-se a ver o submarino encalhado. 

O submarino foi colocado no comando da estação costeira local e do Almirantado, permitido o escrivão da cidade de Hastings cobrar uma pequena taxa para as pessoas subir no convés do submarino. Isso continuou por duas semanas, durante o qual a cidade recolheu quase £ 300 (UK £ 12.800 em 2014), que ajudou a financiar um evento para saudar as tropas da cidade que retornam da guerra.

Dois membros da guarda costeira, chefe barqueiro William Heard e diretor W. Moore, foram incumbidos de mostrar aos visitantes importantes o interior do submarino. 

 As visitas no entanto foram cortados no final de abril, quando dois homens ficaram gravemente doentes. Pensava-se que os alimentos podres no submarino estavam causando os problemas, apesar de as visitas serem interrompidas, as doenças continuou e piorou. Moore morreu em dezembro de 1919 e Heard seguido em fevereiro de 1920. Em seu inquérito ouviu-se que um gás nocivo, possivelmente cloro liberado das baterias do submarino, tinha causado abcessos nos pulmões e cérebro do homem morto. 

Mesmo depois que as visitas no interior do submarino foram suspensas, manteve-se comum para os turistas tirar fotos de si mesmos em pé ao lado ou até mesmo no convés do submarino.

  Eventualmente, entre outubro e dezembro de 1919, U-118 foi quebrado e as peças removidas e vendidas para sucata. 

Uma arma foi deixada no local, mas mais tarde desenterrado em 1921. Acredita-se que parte da quilha do submarino ainda pode estar por baixo da areia da praia. 

 Fonte: RareHistoricalPhotos.com 

O que mais impressiona É o colossal tamanho deste U-boat, pois estamos falando de um submarino construído em 1916, ou seja, mais de 100 anos.

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realmente impressionante o tamanho dele e as linhas que lembram em muito os U-boats da WWII, tanto que se não fosse pelos trajes de algumas das pessoas ao redor, poderia jurar que a data do texto estaria errada!

 

E fica a questão: eram os U-boats alemães da WWI tão avançados que seu desin se manteve nos da WWII ou estes ultimos é que não evoluiram tanto desde o primeiro conflito mundial!?

Originally Posted by Anderson Salafia:

realmente impressionante o tamanho dele e as linhas que lembram em muito os U-boats da WWII, tanto que se não fosse pelos trajes de algumas das pessoas ao redor, poderia jurar que a data do texto estaria errada!

 

E fica a questão: eram os U-boats alemães da WWI tão avançados que seu desin se manteve nos da WWII ou estes ultimos é que não evoluiram tanto desde o primeiro conflito mundial!?

 

Em essência, o que se pesquisou e descobriu em 1917/18 serviu muito bem em termos de tecnologia naval até meados de 1941, tirando, é claro, o controle de tiro por radar e o emprego de porta-aviões.

 

Muitos dos projetos alemães do princípio da II guerra eram só um up grade no que haviam construído na I Guerra, a começar do Bismarck.

 

No U-Boat.Net se acham algumas indicações das semelhanças entre os U-boot da I e da II Guerra. Por exemplo, do Type U 93 (WWI) com o Type IX (WWII):

 

 http://www.uboat.net/wwi/types/?type=U+93

 

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