Skip to main content

Como a maioria aqui, não conhecia a histÓria deste dirigÍvel. O mesmo, agora, ficou imortalizado pela música do grupo Iron Maiden - Empire of the Clouds. 

Infelizmente não estou conseguindo colocar o vÍdeo, via youtube,  da mesma...

 

Last edited by Milan
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Algumas poucas palavras sobre o dirigível R101 

No dia 04 de outubro de 1930, o orgulho da engenharia aeronáutica britânica, o dirigível R-101, deixou a Inglaterra na sua viagem inaugural sem escala, rumo à Índia. Mas as condições atmosféricas não eram das melhores; ao cruzar o Canal da Mancha, o R-101 foi sacudido por rajadas de vento cuja intensidade aumentava a cada momento. A visibilidade ficou reduzida a quase zero, e o dirigível, deslocando-se a cerca de 300 metros de altitude, entrou em bumping, chegando a perder 90 metros de altitude, que não conseguia recuperar. Às 2h30 da manhã, a nave, em forma de charuto, despencou no bosque em Beauvais, no norte da França, e acabou em chamas. A viagem foi extremamente curta.


Apenas 6 pessoas sobreviveram. Outras 48 morreram carbonizadas. As testemunhas dizem que as chamas atingiram surpreendentes 80 metros de altura no meio da floresta. O desastre fez surgir um inquérito policial enorme, apurando as causas da tragédia e os culpados. Mas a imprensa sensacionalista levantou um outro relatório que causava arrepios naquela época.

Os jornalistas investigadores descobriram que em 1925, 5 anos antes, quando o dirigível ainda estava em projeto, Shefton Branckers, diretor da Aeronáutica Civil extremamente supersticioso, consultara um astrólogo que lhe declarara que não se via nada na sua vida decorridos 6 anos. Juntamente com Lord Thompson, secretário-geral de Aeronáutica, Shefton morreu nesse acidente. 
 
 
 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×