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O porta-aviÕes Saratoga (ex CV-60) seguirÁ oficialmente para desmanche depois que a Marinha dos EUA (USN) pagou um centavo para a uma empresa do Texas para desmantelar o o navio de mais de 80 mil toneladas que certa vez bloqueou navios soviÉticos durante a Crise dos MÍsseis em Cuba.

 

O Saratoga irÁ para Brownsville , Texas, no final deste ano para ser desmontado pela empresa ESCO Marine, informou o Naval Sea Systems Command em um comunicado à imprensa na última quinta-feira (8/5).

 

O Saratoga É o segundo dos trÊs porta-aviÕes convencionais a seguir para o desmanche. A All Star Metals recebeu o Forrestal (ex CV-59) no inÍcio deste ano, tambÉm adquirido por um centavo. Um terceiro contrato ainda estÁ pendente para o Constellation (ex CV-64) com a empresa International Ltd.

 

Cv60 Saratoga - foto wiki

 

O pagamento de um centavo É o valor mais baixo que a Marinha pode oferecer para uma empresa a receber os navios. A ESCO receberÁ os lucros da venda da sucata.

 

O navio, a sexta unidade na histÓria da USN a receber o nome Saratoga, foi descomissionado em 1994 apÓs 38 anos de serviÇo. Apesar das tentativas de transformÁ-lo em um museu, a Marinha decidiu em 2010 que nenhuma das propostas para a sua exibiÇão pública era aceitÁvel .

 

AlÉm de seu papel central no 1962 na Crise dos MÍsseis, o “Super Sara ” tambÉm participou do ataque aÉreo contra a LÍbia 1986 .

 

O Saratoga deve seguir para o Texas ainda neste verão (no HemisfÉrio Norte) a partir de sua atual posiÇão, atracado na EstaÇão Naval de Newport, Rhode Island.

 

FONTE: Navy Times 

 

 

Last edited by Milan
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Originally Posted by paulors:

Considerando o quanto deveria custar manter esse monstrinho no armário, deve ter sido um bom negócio.

No último número da revista Segurança & Defesa tem uma reportagem sobre PA's e alguns quadros mostrando valores.

 

Ayres

Originally Posted by Ayres:
Originally Posted by paulors:

Considerando o quanto deveria custar manter esse monstrinho no armário, deve ter sido um bom negócio.

No último número da revista Segurança & Defesa tem uma reportagem sobre PA's e alguns quadros mostrando valores.

 

Ayres

Faça um favor e coloque-os aqui, se possível.

Conforme pedido aí vai.

 

Custo de Ciclo de Vida de um NAE Classe Nimitz. Durante 50 anos em U$ Milhões

 

Custo de Obtenção do Navio                              4.059

Custo Modernização Meia vida                          2.382

Custo Total Investimento                                   6.441

Custo anual                                                              129

 

Custo direto Operação Apoio                            11.677

Custo indireto Operação Apoio                           3.205

Custo total Operação e Apoio                           14.882

Custo anual Operação e Apoio                                298

 

Custo de desativação                                               887

Custo Armazenamento Combust. Utilizado               13

Custo total desativação e desmontagem                 899

 

Custo total ciclo de vida                                     22.222

Custo médio anual ciclo de vida                               444

 

Fonte:  Segurança & Defesa 113

 

Ayres 

Valores realmente astronômicos... sei que o São Paulo custa bem menos para ser operado, mas nunca procurei pesquisar que fração disto custa sua operação... fico me perguntando se é algo tão alto que inviabilize sua efetiva operação... bom, enfim, entendo as razões para se ter um NAe, ainda mais dentro da otica brasileira de uma vaga no CSNU a todo custo, mas a piada que temos é lamentável... só falta agora Angola colocar o Principe de Asturias efetivamente em operação, aí devíamos vender o São Paulo por um centavo tb e desistir pelas próximas décadas do projeto de ter um NAe na MB...

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