Skip to main content

Entre Novembro de 1948 e Fevereiro de 1949, ocorreram fortes nevascas no centro dos EUA.

A neve era tanta que cobriu tudo, carros, casas, trens, nada conseguia passar.

January 1949 Blizzard

Trem com limpa neve, notem que a neve está acima dele.

Mas, por pior que fosse, as pessoas estavam dentro das casas, e havia suprimentos.

O problema é que a neve era tanta que colocou em risco cerca de 2 milhões de cabeças de gado e ovelhas.

Não conseguiam alcança qualquer capim que ainda restasse, dada a profundidade da neve, e os moradores não conseguiam sair de casa para alimentá-las.

E começaram a morrer de frio.

Nebraska 1949 Blizzard Dead Cattle Cow Livestock Vtg RPPC Real Photo Disaster 19 | eBay

Os pedidos de ajuda para o governo federal chegavam de todos os lados. Havia feno para levar, o problema era como. Aí, passaram a bola para a Força Aérea do Exército, a USAAF, que decidiu fazer lançamentos de feno direto nos campos, próximos de rebanhos.

Lançariam também alimentos e medicamentos para moradores em necessidade.

Usaram basicamente C-47 e C-82 na tarefa.

Em cada vôo, havia um voluntário civil, que conhecia a região, facilitando a orientação dos pilotos.

Fizeram vôos no Wyoming, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Kansas, Colorado e Nebraska. Cada C-47 levava 2,5 toneladas de carga, e cada C-82 conseguia levar 4,5 toneladas.

Fairchild C-82

Fairchild C-82 Packet - Wikipedia

No total, cerca de 200 aeronaves lançaram 4700 toneladas de suprimentos e evacuaram mais de 1000 pessoas em 8 estados.

falling out of plane.jpg



E um lembrete da capacidade logística dos americanos. Nesse mesmo período, ainda estavam comprometidos com a Ponte Aérea para Berlin, então isso foi feito só com os recursos que estavam disponíveis no momento.

Original Post

Replies sorted oldest to newest


E um lembrete da capacidade logística dos americanos. Nesse mesmo período, ainda estavam comprometidos com a Ponte Aérea para Berlin, então isso foi feito só com os recursos que estavam disponíveis no momento.

Fico pensando se, atualmente, os EUA teriam a mesma capacidade logística daquela época.

@Staffa posted:

Fico pensando se, atualmente, os EUA teriam a mesma capacidade logística daquela época.

Acho que muito superior, uma vez que tudo foi aprendizado para melhoras nos equipamentos e procedimentos atuais.

Atualmente helicópteros de carga pesada, como Chinooks e Stallions, entregariam cargas em áreas mais remotas e sem pistas de pouso.

@Staffa posted:

Fico pensando se, atualmente, os EUA teriam a mesma capacidade logística daquela época.

Creio que sim. Como o Rogério disse, hoje poderiam contar com uma frota de helicópteros.

E como comparação, o C-82 levava 4,5 toneladas de carga. Um C-17 poderia levar 77 toneladas de carga e um C-130 até 19 toneladas.

Mas também tem mais coisas a considerar. O rebanho americano em 1950 era de 22 milhões de cabeças no total. Hoje, são quase 100 milhões.

Ainda acho que conseguiriam, ainda que não fosse fácil, porque a capacidade de comunicação e localização graças a celulares, rádios e GPS otimizariam muito as operações.

Ainda que fosse um desafio e tanto, se forem prevenidos, e são, em alguma gaveta deve ter um plano já feito com as lições aprendidas, e talvez seja atualizado de tempos em tempos.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×