Oi pessoal, vou falar um pouco sobre os kits mas antes farei uma exposição breve sobre os aviões reais para ajudar na compreensão dos kits e suas versões. Digo breve porque é muito material e muitos detalhes técnicos, embora fossem os aviões mais rápidos do planeta e os mais sofisticados, o custo para mante-los é alto.
Tudo começou por um requerimento da Agencia Central de Inteligência (CIA) de um aparelho que substituísse o U-2 pois um avião deste tipo foi abatido sobre a Rússia, o que causou muito embaraço diplomático.
A CIA possui verba própria e foi a agência que deu o impulso já em 1956 a ideia de um sucessor ao avião U-2 de espionagem. Em 1959 depois de uma seleção inicial sobraram duas firmas com projetos promissores, a Lockheed e a Convair.
Tudo era novo, muito conceito que estava no papel teve que ser materializado, do motor, aviônicos, combustível, ligas metálicas e até a tinta de pintura dos aparelhos, sem falar em todo um conceito de pilotagem e manutenção. A própria exploração espacial ajudou com diversos itens, como as roupas dos pilotos que era praticamente a mesma dos astronautas.
O primeiro aparelho a voar foi o A-12, a versão inicial do projeto deste avião de 62 toneladas (com carga total). Demorou um bom tempo para começarem a ser fabricados (abril de 1962 mas oficialmente operacional apenas em 1965) pois tudo era um terreno novo a descobrir. De notar é que os engenheiros sabiam que a vida operacional do novo avião não seria muito longa pois os progressos com os satélites e drones, mais baratos, iriam ocupar seu espaço, mas as vantagens de conhecimento e desenvolvimento obtidas em termos de engenharia e em várias áreas se provam até hoje valiosas. Depois vieram a versão YF-12A que era um interceptor armado com mísseis, o M-21 com drone que era um modelo A-12 renomeado para diferenciar do nome original e finalmente os SR-71 de uso exclusivo em missões de inteligência (não mencionei as versões de treinamento). Eles atuaram efetivamente durante a guerra do Vietnam, toda a região do sudeste asiático e por último sobre o Iraque e Afeganistão.
Os kits
O Modelo A-12 tinha só uma cabine de pilotagem, então seria necessário alterar o nariz de algum kit do SR-71 e para tal existe no mercado as peças em resina para fazer esta conversão.
O modelo M-21 que carrega o Drone tem um nariz diferente, mas no caso do kit da Academy ela usa a mesma forma do SR-71A e incluiu o Drone D-21. Não tenho certeza mas parece que o kit da Italeri deste modelo vem com opção diferente de nariz. Este drone deveria ser lançado pelo A-12 de uma distância razoável do local a ser fotografado e depois ele retornaria para um ponto de encontro com um avião convencional que pescaria o equipamento de inteligência ejetado e flutuando por pára-quedas. O drone então se auto-destruiria sendo descartado.
O kit da Italeri do YF-12A interceptor é injetado em cor alumínio, em alto relevo fino, e vem os mísseis e o paiol bem detalhado que pode ficar aberto expondo os mísseis. O nariz é de uma única cabine e tem um diferencial em razão de carregar um radar específico para uso nas missões previstas de interceptação dos bombardeiros russos. Por ser mais detalhado eu colocaria o kit da Italeri acima do kit da Academy.
O modelo SR-71 da Academy é injetado na cor preta, as janelas do cockpit vem inteiras em transparência que devem ser pintadas nas partes que seriam as molduras metálicas. O kit é uma mistura de alto e baixo relevo dando uma aparência mais real a célula. Este kit eu adquiri na Webkits por ter uma folha especial de decal que cobre todas as bases e esquadrões em que eles operaram.
O kit fica bem grande mesmo sendo na escala 1/72 com 46cm de comprimento. No caso da Academy é uma montagem mais fácil por possuir menos peças, diferente do kit da Italeri com mais detalhes. Eu li o comentário de um modelista apontando qualidades e falhas dos kits injetados no mercado e ele diz que o que tem maior aproximação com o real é o da Monogram em alto relevo. Somente o kit da Academy esta em catálogo, as outras marcas precisam ser procuradas em sítios de kits antigos ou vintage.
Eu recomendo a leitura sobre este avião fantástico da Lockheed e faz poucos anos que muito documento foi liberado de censura e esta sendo publicado no mercado. A quantidade de informações é tal que existe livro somente sobre as missões, outro sobre o desenvolvimento, outro sobre sua aparelhagem e instrumentos, etc... (somente em inglês).
Recomendo por exemplo este sitio em que o modelista faz quatro versões do Blackbird. Tem coisas como o uso de lente de leitor de CD no compartimento das câmeras fotográficas, o que dá um bom realismo....
E este aqui faz a conversão para o modelo A-12 do blackbird a partir de dois kits, os Testors/Italeri 1/72 SR-71 e YF-12...