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Primeiro navio brasileiro a participar de uma operaÇão na AntÁrtida e uma das embarcaÇÕes com mais histÓria na oceanografia nacional, o Professor W. Besnard deve virar, em breve, propriedade do Uruguai. A reitoria da USP jÁ estÁ analisando a doaÇão para o governo do paÍs vizinho.

 

Sem condiÇÕes fÍsicas e de seguranÇa para navegar apÓs ser atingido por um incÊndio no fim de 2008, a embarcaÇão, construÍda em 1966, estÁ parada hÁ mais de cinco anos no porto de Santos.

 

Desde então, estuda-se o que fazer com o navio que, mesmo parado, gera custos com manutenÇão e com sua tripulaÇão, que permanece recebendo salÁrio.

 

Em 2009, a então reitora da USP, Suely Vilela, liberou R$ 2 milhÕes para o conserto da embarcaÇão. Segundo o pedido de verba feito pelo Instituto OceanogrÁfico, o dinheiro serviria para reparos e aquisiÇão de equipamentos.

 

Navio oceonográfico Professor W Besnard, atracado no porto de Santos

 

O montante, porÉm, nunca chegou a ser usado no Besnard. Segundo a assessoria de imprensa da USP, o dinheiro serviu para reformas na embarcaÇão mais nova da USP, o Alpha Crucis, e em equipamentos para um barco menor, o Alpha Delphini.

 

Apesar de ter usado a verba do Prof. Besnard, o prÓprio Alpha Crucis tambÉm enfrenta problemas.

 

Em maio, a Folha revelou que o novo navio, que recebeu um investimento de cerca de R$ 23 milhÕes, com verbas da USP e da Fapesp (FundaÇão de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), estava parado havia mais de seis meses tambÉm no porto de Santos, com problemas para voltar a realizar atividades de pesquisa.

 

O orÇamento oficial da USP prevÊ gastos de mais de R$ 800 mil com as embarcaÇÕes neste ano.

 

Devido ao alto custo da manutenÇão e do preÇo que uma eventual obra de reparo (que incluiria refazer todo o quadro elÉtrico e repor diversos componentes do motor principal), tem ganhado forÇa o movimento para dar uma destinaÇão ao velho navio.

 

CONTROVÉRSIA


Entre as opÇÕes de destino do navio estava sua conversão em museu, uma doaÇão e atÉ mesmo um afundamento controlado, para fazer dele um recife artificial.

 

No entanto, o que prevaleceu foi a vontade de alguns setores, que preferiam a doaÇão para o Uruguai. Fontes ligadas ao Instituto OceanogrÁfico disseram que a transferÊncia para o Uruguai foi discutida em reunião da congregaÇão do instituto.

 

A razão da escolha do paÍs vizinho e outros pormenores tÉcnicos não foram explicados pela USP.

 

Popa do navio oceonográfico Professor W Besnard, atracado no porto de Santos

 

A reportagem entrou em contato com o vice-diretor do Instituto OceanogrÁfico, Michel Mahiques, em busca de esclarecimentos. ApÓs reportagem sobre o estado do Alpha Crucis, ele disse que não falaria com a Folha.

 

Em maio, no entanto, Mahiques jÁ havia mencionado a predileÇão pela doaÇão. “Desde 2010, tÊm sido feitas gestÕes para um fim nobre para o Besnard e estamos tentando conseguir viabilizar, juridicamente, uma doaÇão”, disse em um e-mail.

 

A assessoria da USP confirma que a universidade estÁ analisando a doaÇão para o governo do Uruguai.

 

“Processos desse gÊnero precisam passar pela aprovaÇão das comissÕes do Conselho UniversitÁrio e, posteriormente, do prÓprio Conselho UniversitÁrio. No momento, a doaÇão do navio estÁ sendo analisada na Comissão de OrÇamento e PatrimÔnio e não hÁ prazo para conclusão do processo”, afirmou.

 

Apesar da concentraÇão aparente de muita ferrugem e de outros pequenos danos no casco, a USP nega que o navio esteja abandonado.

Professores da USP que preferiram não se identificar criticaram a maneira “sigilosa” como o processo tem sido conduzido. Eles afirmam que, diante da situaÇão de endividamento da universidade, seria difÍcil viabilizar dinheiro para a reforma do Professor W. Besnard.

 

A Prefeitura de Santos, que jÁ disse querer ficar com o navio para transformÁ-lo em museu, afirmou que ainda tem interesse na embarcaÇão e busca recursos e parcerias para viabilizar o projeto.

 

FONTE: Folha de São Paulo 

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