Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

Muito interessantemente o artigo, valeu por postar.

Mas a pergunta que fica no ar. Com tanta tecnologia do projeto a execução, e grande facilidades de distribuição, porque os preços, em dólares, sofrem tantos aumentos nos kits novos. E quando chegam ao pais do imposto ficam proibitivos..

Lí... acho que o cara está tentando se justificar por não ter grana nem tempo para melhorar seus kits!

Sei que não existe 'o kit perfeito' mas existem kits muito próximos, e outros que são verdadeiras aberrações.... depende da disposição e objetivo do fabricante.

Quanto ao preço, é diretamente proporcional à qualidade e inversamente proporcional à tiragem...!

 

É meu modo de ver!

 

Abs!

Last edited by Marcus

Bom, eu sou suspeito para falar, pois não sou "contador de rebites", pelo contrário, eu acho que neste caso depende de quem vai montar o modelo. Isto é, existem vários tipos de modelistas: os "contadores de rebites", os "desencanados" e os "tá quase igual"...

Para os "contadores de rebites", se faltar um rebite no kit, ou pior, se o kit tem 5 mm a menos que deveria ter...pronto, o kit tá errado, não presta...não precisa nem comprar esta josta.

Já para os "tá quase igual", são exigentes também porém, não são fissurados a ponto de gastar mais do que o preço do kit em aftermarkets, para deixar o kit igual ao veículo original, preferem adicionar alguns scratches para detalhes mais aparentes cujo fabricante omitiu.

Já os "desencanados" montam o kit do jeito que veio na caixa, sem se preocupar muito se tem rebite a menos ou se mede 5mm a menos, geralmente são os que montam OOTB (direto da caixa).

Eu me encaixo no segundo grupo, isto é, não sou nem tanto à terra e nem tanto ao céu.

Há alguns mêses comprei alguns kits da Academy e da Airfix (que muitos modelistas crucificam como se fossem a Besta saída do inferno), de aviões e me surpreendi com a qualidade dos detalhes (apesar do preço barato), não sei se os kits tem problemas de "fidelidade ao original", para mim estão perfeitos e muito bem injetados, no máximo farei alguns scratches para incluir alguns detalhes menores.

Portanto acho que: "Não existe kit ruim, existe modelista muito exigente".

PS: Não estou analisando o fator "valor agregado", isto é, comparar o preço do kit com a qualidade do kit.

 

Abração à todos.

 

Fabio M Moretti

Originally Posted by CASTR0:

Muito interessantemente o artigo, valeu por postar.

Mas a pergunta que fica no ar. Com tanta tecnologia do projeto a execução, e grande facilidades de distribuição, porque os preços, em dólares, sofrem tantos aumentos nos kits novos. E quando chegam ao pais do imposto ficam proibitivos..

Ele comenta um pouco sobre isso no artigo. Acho que o principal motivo é a economia de escala. A tiragem de um modelo hoje em dia é menor do que se costumava fazer antigamente. O aumento da diversidade de ofertas acho que acaba por diminuir a tiragem de cada modelo. E quanto mais "obscuro" o tipo, menor o potencial de número de unidades vendidas, menor a tiragem e maior o preço.

 

Abraços,

Glehn

Há, lembrei de outro detalhe...

Para quem é fissurado em detalhamento, já existem fabricantes que suprem os "gaps" dos kits colocando na caixa aftermarkets de detalhamento (photoetches e resinas) lógico que encarecendo ainda mais o bendito...

é fato que os preços estão subindo!

 

monto militaria e aviação e notei que os preços no caso de militaria praticamente DOBRARAM!!!! De certa maneira acredito que em alguns casos o aumento se justifica, pois são kits mais complexos (compare um "velho" Tamiya com um novo Hobby Boss e verá a diferença no numero de peças!!!!!). Imagine fazer as formas, o custo!!!

 

some-se a baixa tiragem que levantaram ai acima..... e nos poucos casos em que se adicionam pequenas cartelas em PE!

 

bom, mas ai vem a questão levantada pelo colega: se a tecnologia evoluiu e os kits se tornam mais complexos, porque ainda vemos aberrações com grande erros????

 

Errar é humano e aceitavel, pequenos erros sempre vão ocorrer mas a questão é se são ERROS acidentais ou INTENCIONAIS, pensando em alavancar a venda de aftermarkets para CORREÇÃO!!!

 

Penso que seja mais do que louvavel se lançar um kit e já fechar com empresas de acessórios uma série de aftermarkets para MELHORÁ-LO, por exemplo, sets em resina para o interior, motores, acessórios externos em PEs, enfim, toda aquela infinidade de coisas que melhoram o aspecto final do modelo....

 

.... agora fazer um kit com ERROS para alavancar a venda de acessórios para CORRIGI-LOS!!!!!  ai é demais....

Anderson,

 

 O Dave aborda isto no item #4. Tem coisas que para produzir em plástico injetado são muito complicadas. As vezes, a melhor solução é aceitar algumas imperfeições e colocar o modelo no mercado logo.  

 É preciso lembrar que para a gente é um hobby, mas para eles é um negócio.

 

 Abraços,

 Glehn

Sou do grupo "tá quase igual". o que impota é o prazer de montar. Monto helicópteros e tem cada goiaba que só com muita paciencia para ficar mais ou menos.. evito os aftermarkets, prefiro fazer os detalhes, por isto adoro um scratch  .

Tenho helis que tive que montar do zero pois não existe kit injetado, acho porque não tem demanda. 

Quanto ao preço, é subjetivo, pago pelo modelo em si, com finalidade de ter o prazer de montar e ter ele na coleção. Alias, depois de montado nem lembro mais o valor que paguei...

Tenho alguns da década de 70 de "contrabando" por amigos da Varig, e outros que rendem historias para contar..., mas o valor mesmo é o sentimental, de lembrar daquela lojinha difícil de achar e como depois foi bacana montar.

Hoje é tudo internet e dados de consumo. Mas nada se compara a entrar em uma loja, ver e apalpar pilhas e pilhas de kits, ferramentas e tintas.. saudade deste tempo, onde era bem legal se reunir com amigos sábado pela manha dentro da loja...

 

Last edited by CASTR0

Vou comentar somente a parte de "Erros",

 

No meu entendimento as fabricas fazem os kits em cima de muita pesquisa e não com as plantas originais. Talvez algum avião já ultrapassado  ele consigam as plantas. Vamos pegar o Super Tucano como exemplo. É notório que ele foi feito somente em cima de pesquisa. Não passou nem perto das plantas do avião. A Embraer com certeza não daria as informações.

Eu acredito que muitos erros se deem devido a falta de dados concretos. E quanto aos aftermarkets eu vejo como oportunidade de mercado. Algém  com capacidade empreendedora vê as falhas e aproveita a oportunidade de fazer um bom negócio abrindo uma firma para atender essa demanda de mercado. Não acredito que fabricantes errem de proposito. Não é um bom negocio colocar kits errados no mercado ainda mais com a critica pressionando o tempo todo. Quanto mais perfeito o fabricante fizer o kit mais a sua marca vai ficar em evidencia e consequentemente vai lhe dar credibilidade.

 

É por essa perspectiva que olho esse assunto "Erro nos kits".

 

Abs

As novas tecnologias estão ao dispor de quem lança veículos à escala. 

 

A Airfix acaba de anunciar uma nova ferramenta que efectua uma espécie de "varredura" de toda a fuselagem de uma aeronave para conseguir medidas fidedignas. 

 

Quanto à teoria "conspiratória" dos aftermarkets constata-se  que o novo Viggen da Tarangus - pelos vistos com detalhes reduzidos - pode ser remediado pelas resinas da Maestro, marca curiosamente detida pelo proprietário da própria Tarangus. 

Last edited by Luis Pacheco
Originally Posted by Glehn:

Anderson,

 

 O Dave aborda isto no item #4. Tem coisas que para produzir em plástico injetado são muito complicadas. As vezes, a melhor solução é aceitar algumas imperfeições e colocar o modelo no mercado logo.  

 É preciso lembrar que para a gente é um hobby, mas para eles é um negócio.

 

 Abraços,

 Glehn

 

 

justamente por isso que não fico nem procurando plantas ou coisa do tipo para "conferir" se está perfeito! No máximo, se algo não me agrada visualmente vou lá, pesquiso umas fotos e no scratch mesmo ajusto de maneira que me agrade.

 

Por exemplo os "velhos" M.998/966 da Academy na escala 1/35 e por consequencia os velhos Esci e Italeri também incorriam num painel errado (erro grotesco mesmo! totalmente fora da realidade!!!!) de fácil correção no scratch com um pedaço de estireno!!!!!!  algo imprescindivel se fosse fazer uma versão de cabine aberta mostrando o interior. Ou ainda os pneus dos modelos da Italeri, que requerem substituição por outros (da academy ou em resina!). De resto, montado, quando se olha parece um HMMWV então, para mim está bom!

Muitas fábricas já estão usando 'scanner' para fazer seus modelos...

o Batmóvel da Hotwheels foi feito com esta técnica, assim como este Ford mostrado acima pelo colega, e também os 'carros inesquecíveis' da coleção Altaya que foram todos 'escaneados' aqui no Brasil mesmo...

 

Além do que eu já escrevi lá em cima, penso que hoje em dia só faz kit ruim que quer, ou não tem dinheiro para investir no projeto, ou é preguiçoso...!

 

 (crédito fotos: Miura Club RJ / AutoClassic / 1966Batmobile.com)

 

DSCN0105

 

 

DSCN0107

 

 

DSCN0111

 

 

19-057

 

 

 

 

hw4

 

 

hw6

 

 

18hw2

 

 

Attachments

Images (7)
  • DSCN0105
  • DSCN0107
  • DSCN0111
  • 19-057
  • hw4
  • hw6
  • 18hw2
Last edited by Marcus
O scan do modelo é apenas uma parte do processo. Transformar o modelo scaneado em um kit injetado ainda da muito trabalho. E em determinado momento pode ser necessário tomar a decisão de se simplificar alguma geometria para diminuir o custo é viabilizar o projeto.
Essas tecnologias ajudam a evitar erros mais grosseiros e descuidos não intencionais, mas não garantem um modelo perfeito, pois algumas dessas imperfeições existem para garantir que os custos fiquem dentro de um determinado patamar.
É o que eu penso.

Abraços
Glehn

Sim, mas 'simplificar' é uma coisa... 'fazer errado' é outra....

 

Tenho o conhecimento técnico de todo o processo para fabricação de um kit (da idealização à embalagem), é como falei: se não for por questões financeiras e pressa de lançamento, não há motivo algum para não se fazer um bom kit... pode ser simples, mas no mínimo 'correto'!

 

Afinal o próprio nome e o 'objetivo' já diz: "Modelo em Escala"

 

Last edited by Marcus

Nem todos, Glehn... em muitos aspectos você está correto, mas alguns preferem um lucro ínfimo em prol de um bom modelo e preservação da 'marca'.

Entre outras, cito por exemplo a 'Wingnut Wings' que prezam por um modelo fiel, custe o que custar, e os kits são relativamente baratos...

Cito também um amigo meu na Irlanda, dono da Mirror Models e LZ Models na qual sou colaborador, ele também quando vai fazer um modelo novo, vai em museus em toda Europa medindo e tirando fotos, busca por documentação etc... isto toma tempo e dinheiro mas o resultado são kits excelentes e fieis!

Os kits injetados dele são moldados na China para baratear custos, que por sinal estão muito competentes no ramo da injeção! Os kits de resina são feitos por ele na Irlanda mesmo, o que já eleva os custos mas nem por isso ele deixa de fazer coisas finas!

 

Assim como estes dois exemplos existem outros, e também antigos fabricantes (como a Airfix) que estão se 'atualizando' na tecnologia e 'melhoramentos', caso contrário estão fadados à extinção... até mesmo pela exigência atual da maioria dos modelistas ao redor do mundo.

 

Enfim... existem os dois lados da moeda!

e tudo vai pesar na qualidade e preço final.

 

No meu ponto de vista:

O que não se deve fazer é tentar 'desculpar' os motivos por um lançamento de um kit ruim ou mal feito... alguns tentaram e se deram mal perante a opinião pública...! É simplesmente aceitar as próprias limitações, sejam financeiras ou técnicas.

 

Abs!

 

Last edited by Marcus
Originally Posted by Gauthier:

Vou comentar somente a parte de "Erros",

 

No meu entendimento as fabricas fazem os kits em cima de muita pesquisa e não com as plantas originais. Talvez algum avião já ultrapassado  ele consigam as plantas. Vamos pegar o Super Tucano como exemplo. É notório que ele foi feito somente em cima de pesquisa. Não passou nem perto das plantas do avião. A Embraer com certeza não daria as informações.

Sei não Gauthier....achei isto na net, não sei se está correto, mas me parece bem completa.

 

Então vou contar uma historinha:

 

Em 1997 eu, um simples mortal, fiz o que talvez tenha sido o primeiro modelo scratch de um Tucano (escala 1/32).

 

Sim, a Embraer me cedeu plantas originais e dados! A Base Aérea de Lagoa Santa colocou um 'Tucano real' à minha disposição, onde fiquei uma semana fazendo medições complementares, fotos, gabaritos, etc...
O Decal foi desenhado pelo amigo Fernando Estanislau (meu professor de Corel na época) baseado em fotos e esboços.

 

Ou seja: corri atrás...

 

Se eu, um mero modelista consegui fazer um modelo no mínimo dimensionalmente 'perfeito' (à qualquer prova) e com detalhes que se limitaram somente até 'onde minha paciência' aguentou...!

 

Porque então alguns fabricantes não fazem o mesmo?

Simplesmente por que não se interessam...

Levei cerca de 8 meses entre a ideia e o modelo ficar pronto... mas já vi kits que com toda a infraestrutura levaram anos e anos só para sair do papel com erros...

Eu não tinha 'scanner' nem nada, muito menos os insumos de um fabricante.


Tudo feito à mão.... sem photoetcheds ou aftermarkets...

 

Sim, sou 'contador de rebites' (hoje menos) como nos rotulam às vezes até pejorativamente... não por todos, mas por alguns.

Mas se 'conto os rebites' é por que tenho a habilidade de fazê-los, caso eu queira!

Já vi outros trabalhos scratch simplesmente excelentes também, e kits injetados de primeira linha!

 

É como falei acima, 'simplificar' um kit para baratear custos é uma coisa, 'fazer errado' é outra... entretanto, o custo de produção é o mesmo para ambos seja 'correto' ou 'errado'...

 

Não sou o dono da verdade, mas quem quer... faz bem feito... 

 

Não o fabriquei e não o fabrico por falta de verbas e incentivos fiscais, mas certamente eu colocaria no mercado um kit de primeira linha, poderia ser até 'simples', mas 'sem erros'... ainda mais com a tecnologia hoje disponível.

 

Abs!

 

 

Untitled-97b

Attachments

Images (1)
  • Untitled-97b
Last edited by Marcus

Marcus,

 

 Eu não interpreto o que o Dave Metzner escreveu como sendo uma desculpa. Para mim é apenas uma explicação bem razoável do que vemos acontecer com praticamente todos fabricantes. 

 Talvez em outras áreas do modelismo seja diferente, mas na área de ficção, onde a Moebius atua fortemente, existe um outro fator muito importante que é a licença para produzir um kit. Os estúdios cobram (e em alguns casos bem caro) pela licença para produzir um modelo. E a licença é concedida por um determinado período de tempo. Se o fabricante não lançar o modelo naquele espaço de tempo, perde a licença e o dinheiro investido.

Com certeza, se você tiver um investidor bem rico por trás como o Peter Jackson, você vai poder gastar mais e se dar ao luxo de esperar para só lançar o modelo quando tudo estiver perfeito. Mas esta não é a realidade do mercado em geral.

 Também acho que não dá para comparar um modelo feito em scratch, de modo artesanal, com a produção seriada de um kit. São coisas completamente diferentes.

   Gosto muito dos modelos da Moebius e acho que o Dave Metzner, assim como todos que resolvem se arriscar no mundo empresarial a colocar um kit no mercado, possuem uma enorme paixão pelo hobby e não fariam um modelo errado propositalmente. Existem outras indústrias muito mais lucrativas, se o objetivo fosse só o lucro acho que eles investiriam em outro lugar. Talvez eu seja ingênuo demais, mas é como eu encaro isso.

 

Um grande abraço,

Glehn

Sim Glehn, você está correto!

 

Só não concordo quando o Dave diz que erros levam tempo para corrigir e acabam lançando o kit assim mesmo, por falta de tempo, etc...

 

Se isto ocorre, é porque ele mesmo forneceu dados 'incorretos' ou insuficientes aos 'cadistas' (que fazem o desenho 3D) e que acabam tendo que 'adivinhar' como são as peças... e nem sempre estes são modelistas conhecedores do objeto... se é que me faço entender!

 

Somente completando, estudei e conheço todo o processo de fabricação de um kit, atualmente temos recursos que à 10 anos atrás não existiam ou eram 'proibitivos'...

 

E mesmo atualmente, grande parte do processo é feito artesanalmente, como são feitos os modelos scratch...  principalmente os 'eletrodos' que irão confeccionar os moldes de injeção, e se são feitos de modo correto os kits serão corretos e vice-verse.

O custo de produção é o mesmo, e o tempo gasto também!

 

É isto!

Um grande abraço.

 

Last edited by Marcus

Um outro exemplo, em uma escala bem menor:

Como alguns já conhecem, há alguns anos comecei a desenvolver e vender modelos impressos em 3D. É um processo bem diferente da injeção, mas como todo processo de manufatura, tem suas limitações. A principal delas é a espessura mínima de parede que pode ser produzida. Por causa dessa limitação, eu sou obrigado a modificar o bordo de fuga das asas e profundores dos meus aviões, além de ter de eliminar algumas antenas ou aumentar o tamanho delas. O modelo fica "errado", mas é uma limitação do processo. E como eu sei que ninguém vai injetar um AMX 1/144 tão cedo, eu aceito essas limitações e fico bem contente com o resultado.

 Aqui o link para minha lojinha, para quem se interessar: Small Scale Shop

 Injeção também tem suas limitações, como por exemplo o ângulo de saída necessário para extrair a peça do molde. Não tem mágica, ou você altera a geometria para mudar o ângulo ou você adiciona mais gavetas no molde, aumentando o custo. Aí o fabricante faz a conta de qual vai ser a tiragem e de quanto o modelo vai ter de custar para se pagar. Existe uma faixa de valores aceitáveis para cada escala. Se o modelo ficar muito fora da faixa, é natural o fabricante escolher o caminho de menor custo.

 

Abraços,
Glehn

É isto aí!

Parabéns pelos trabalhos.

 

Também faço peças 3D com meu amigo da Irlanda e conhecemos as limitações, mas como tenho dito e repito, há uma grande diferença entre o simples e o errado...

Quem não notou o posicionamento do trem de pouso do novíssimo T-6 e sendo 1/32? Por que não fizeram corretamente? simplesmente por falta de interesse pois desenhos corretos e dados, está repleto por aí...!

Ou alguém se lembra do F-117 da Testors, e outras aberrações?

É como na antiga publicidade do 'Denorex'... "parece... mas não é"....

No caso de 'peças injetadas' e quanto ao ângulo de extração como citou, 'quase sempre' há uma alternativa sem ter que alterar erroneamente o 'formato' da peça ou adicionar gavetas elevando o custo (que não é tanto assim e muitas vezes compensa)...  

A Revell optou por exemplo no canopy do F-16 onde a parte interna é reta para a extração... não está 'errado', está 'simples'... barateou o custo mas quem desejar terá de lixar internamente e polir... mas no final terá uma peça 'correta'.

 

É isto o que tenho à expor!

 

Um grande abraço, e Feliz Ano Novo à todos!

 

 

Last edited by Marcus

Olá

   Só uma reorientação nas afirmações. Em injeção de plástico, o custo para se fazer o certo e o errado, é o mesmo. Acontece que em matéria de injeção, existem o certo, o errado e o que o cliente quer. É isso. Até.

Exato!

e, o que queremos?..  é a pergunta que não quer calar...!

 

Quem não gosta de comprar um kit, e ao abrir a caixa ter uma enorme satisfação com a 'qualidade' e 'fidelidade'?

Eu gosto... e muito!

 

Por exemplo, recentemente tive uma satisfação destas ao examinar o kit do Bonde da Miniart, é um kit bastante complexo e com centenas de peças subdivididas... mas 'perfeito'...! não vi sequer a menor discrepância com o bonde real... nem faltam detalhes!

É só pegar e montar, não requer 'correções' nem 'aftermarkets'.....

Por sinal, um kit muito barato pela qualidade oferecida!!!

 

Mas nem por isto deixo de comprar outros kits, mesmo ruins.

 

Se estamos falando de "kits imperfeitos" como o tópico inicial do Glehn sugeriu, então que sirva de exemplo este kit da Miniart.

(sou um mero consumidor)

 

Abs!

Last edited by Marcus

Já assisti filmes biográficos sobre Churchill, Greta Garbo, Lady Diana Spencer, Cole Porter, Johnny Cash, Hitler, John e Robert Kennedy, Ernest Hemingway, Grace Kelly, Stalin e muitos outros personagens da História. Alguns dos atores e atrizes que os representaram não tinham nenhuma semelhança física com eles, mas mesmo assim, aceitamos e gostamos do filme, em nome de uma coisa chamada liberdade artística.

Nós, plastimodelistas, em geral, porém, queremos para montar, kits 100% iguais ao 1:1.

Se não tem aquela sequência de parafusos na parte interior do cockpit do F-15, escala 1/144, da Força Aérea da Jordânia, se a lagarta do Stug III Ausf  B não tiver a caída adequada sobre o terceiro rolete, se o chassi do Ford 39 não estiver com o suporte adequado do motor, se o canhão antiaéreo da segunda ala de bombordo do Yamato, escala 1/700, não estiver na proporção certa, se a torre do Tiger I estiver diminuída 0,01mm no lado direito, em baixo, entramos em crise e em depressão.

Vemos nas revistas especializadas o estímulo desavergonhado, canalha, desbragado ao consumo de material periférico para “melhorar” o kit comprado.

A publicação dessa matéria institucional New Kits With Flaws demonstra quão profundo é o relacionamento incestuoso entre fabricantes, autores e publicações. E o editor da revista ainda acrescenta que Dave graciously granted permission for us to reprint this piece.  Ah, como o Dave é bonzinho!!!!!!!!!!!!!

Voltando, foi pela vertente da transformação de desejos em necessidades que fabricantes de kits e PEs em conluio entraram.

Aproveitaram-se do envelhecimento do plastimodelista típico comdiminuição da estima e a busca de autoafirmação, sua condição econômica melhor (lá fora, não necessariamente aqui), mais tempo e mais algumas coisas e ficaram estabelecidas as razões para tantos kits “errados” e cada vez mais caros.

O que mais me irrita nisso tudo é que o prazer, a criatividade fica de lado, enquanto cada vez mais plastimodelistas buscam em inúteis réplicas uma satisfação que só gera insatisfação.

Vejam nas fotos abaixo de um SU-85 de 1972($13,46) e um de 2009($20,93). Ao segundo foi acrescentado um grupo de figuras e um kit de pasteis. Grandes diferenças, não?

 

 

É assim que os preços sobem com modelos praticamente idênticos, deixando sempre “falhas” para serem corrigidas pelos fabricantes de PEs

Assim os Verlindens, Eduards e outros vão enriquecendo, enquanto as pessoas que os sustentam ficam cada mais infelizes com seus modelos de $50,00, para os quais gastaram $150,00.

Vejo companheiros aos quais respeito, querendo fotos, material de referência para corroborar suas montagens, principalmente na parte da pintura.

Abaixo, dois M-113 da Tamiya, um ACAV (d), sem a estação de metralhadora, com 22 anos de montagem, wash feito, e outro em montagem, ambos pintados com Olive Drab, da Tamiya. Vejam a diferença de tonalidade.

Vejam que a Tamiya (e os demais fabricantes estão na mesma linha) não está nem aí para a nossa preocupação de precisão, fidelidade ao 1:1. O que ela quer é vender cada vez mais kits, com lucro cada vez maior.

 

Eu poderia continuar a escrever sobre tintas, ferramentas, acessórios, revistas, pincéis, escalas, PEs , mas fico por aqui.

 

O meu conselho final é esqueçam fidelidades, réplicas.

Montem os seus kits para a sua alegria, seu prazer, sua felicidade.

Pois se tiverem alegria, prazer, felicidade serão pessoas melhores, para si e para os outros.

 

Um grande abraço a todos e um ótimo fim de ano.

 

Last edited by artemius111
Originally Posted by Sosenka:

Olá

   Só uma reorientação nas afirmações. Em injeção de plástico, o custo para se fazer o certo e o errado, é o mesmo. Acontece que em matéria de injeção, existem o certo, o errado e o que o cliente quer. É isso. Até.

Não, o custo não é o mesmo. Leia o que eu escrevi acima.

 

Abraços,

Glehn

Originally Posted by artemius111:

A publicação dessa matéria institucional New Kits With Flaws demonstra quão profundo é o relacionamento incestuoso entre fabricantes, autores e publicações. E o editor da revista ainda acrescenta que Dave graciously granted permission for us to reprint this piece.  Ah, como o Dave é bonzinho!!!!!!!!!!!!!

O Dave publicou esta nota em um fórum. O pessoal da revista pediu permissão para publicar. Nada mais justo. Não entendi de onde você concluiu que existe um relacionamento incestuoso entre eles.

Aqui o link para o post original do Dave: http://www.modelcarsmag.com/forums/index.php?showtopic=96672

 

Voltando, foi pela vertente da transformação de desejos em necessidades que fabricantes de kits e PEs em conluio entraram.

 

Eu não acredito em conspirações. Acredito em oportunistas. Nenhum fabricante quer lançar um modelo com erros no mercado, mas isto acontece pelos vários motivos que o Dave listou. Você acha mesmo que a Eduard tem um acordo secreto com os chineses para que façam kits propositalmente errados? O que os chineses ganham com isso?

 

 

Vejam nas fotos abaixo de um SU-85 de 1972($13,46) e um de 2009($20,93). Ao primeiro foi acrescentado um grupo de figuras e um kit de pasteis. Grandes diferenças, não?

 

Qual foi a tiragem deste kit de 1972 e a deste de 2009?

 

Abraços,

Glehn

Originally Posted by Marcus:

Nem todos, Glehn... em muitos aspectos você está correto, mas alguns preferem um lucro ínfimo em prol de um bom modelo e preservação da 'marca'.

Entre outras, cito por exemplo a 'Wingnut Wings' que prezam por um modelo fiel, custe o que custar, e os kits são relativamente baratos...

 

A Wingnut não serve como exemplo generalizado porque tem uma realidade muito peculiar. O dono da Wingnut é aquele cineasta de "Senhor dos anéis" e o cara é rico até não caber mais, ele curte aviação  clássica e criou a Wingnut pra fazer os modelos que ele gostaria de ter e ninguém faz.  Não é da Wingnut que ele tira o pão pra botar na mesa ou paga as contas do mes, daí o lucro não é o objetivo primário.  

Essa é uma realidade que não conheço nenhuma outra empresa que se enquadre, todas tem isso como um negócio antes que um ideal, e se algo der errado, não tem outra fonte de onde tirar pra cobrir o rombo.

Quando o ideal é colocado à frente do negócio, acontece o que vimos com a Elaga...

   Abrindo um pouco mais a discussão, num exercício apriorístico, respondam para si, as seguintes questões sobre:

Quem investiu na fabricação do modelo e o quê ele quer?

Quem fabricou o modelo e o que ele quer?

Quem comprou o modelo e o que ele quer?

Quem é o cliente do modelo e o que ele quer?

    Se concordarem comigo, os três primeiros acima são clientes deste modelo. Estes três clientes querem obter coisas distintas deste modelo.

    Com o que se tem hoje em termos mecânicos, é possível se fazer qualquer coisa ou forma. Os custos da fabricação deste algo, certo ou errado, serão os mesmos. Os ganhos, que cada cliente acima desejam ter, é que serão outros. Desta forma, quando um ganha, outros dois perdem. O que se chega no mercado, é o ideal que se pôde fazer contemplando todos os clientes. É isso. Até mais.

Last edited by Sosenka
Originally Posted by Marcus:

Exato!

e, o que queremos?..  é a pergunta que não quer calar...!

 

Quem não gosta de comprar um kit, e ao abrir a caixa ter uma enorme satisfação com a 'qualidade' e 'fidelidade'?

Eu gosto... e muito!

 

Por exemplo, recentemente tive uma satisfação destas ao examinar o kit do Bonde da Miniart, é um kit bastante complexo e com centenas de peças subdivididas... mas 'perfeito'...! não vi sequer a menor discrepância com o bonde real... nem faltam detalhes!

É só pegar e montar, não requer 'correções' nem 'aftermarkets'.....

Por sinal, um kit muito barato pela qualidade oferecida!!!

 

Mas nem por isto deixo de comprar outros kits, mesmo ruins.

 

Se estamos falando de "kits imperfeitos" como o tópico inicial do Glehn sugeriu, então que sirva de exemplo este kit da Miniart.

(sou um mero consumidor)

 

Abs!

Tenho dois e são verdadeiras obras de arte.

Como disseste, seu custo-benefício é excelente. Bem superior a alguns kits repetidos a exaustão e que com algumas pecinhas a mais, são vendidos pelo dobro ou até mais.

Last edited by artemius111
Originally Posted by Felipe C. Miranda:

A Wingnut não serve como exemplo generalizado porque tem uma realidade muito peculiar. O dono da Wingnut é aquele cineasta de "Senhor dos anéis" e o cara é rico até não caber mais, ele curte aviação  clássica e criou a Wingnut pra fazer os modelos que ele gostaria de ter e ninguém faz.  Não é da Wingnut que ele tira o pão pra botar na mesa ou paga as contas do mes, daí o lucro não é o objetivo primário.  

Essa é uma realidade que não conheço nenhuma outra empresa que se enquadre, todas tem isso como um negócio antes que um ideal, e se algo der errado, não tem outra fonte de onde tirar pra cobrir o rombo.

Quando o ideal é colocado à frente do negócio, acontece o que vimos com a Elaga...

Oi Felipe, tudo bom?

 

Suas palavras em parte, são expostas de maneira diferente...

mas tem o mesmo sentido das minhas...

 

Quando cito "preferem lucro ínfimo em prol de um bom modelo" é exatamente o que a Wingnut faz... "custe o que custar" conforme completei... eles querem um bom modelo!

Por isto a citei, se ele é rico ou não é outro tema.

Muitos são ricos sim: Revell, Tamiya.... a própria Testors é...

 

Mas posso citar outras marcas que trabalham com uma margem de lucro menor, e lançam ótimos kits assim mesmo...

Sim, o 'negócio' deve vir antes do 'ideal' como citou, mas nem por isto algumas deixam de ter paixão por aquilo que fazem (senão estariam em outro ramo).

 

Entre elas cito a própria Mirror Models de meu amigo, a Miniart que para continuar no ramo se viu obrigada até de 'mudar de cidade' (quanto custa isto?), a Bronco, Aoshima, Diopark, a Fujimi com a série 'Enthusiast'... e outras...

Todas estas tem kits excelentes à baixo custo para o consumidor!

 

"ideal colocado à frente do negócio" como referiu ao 'Elaga', a questão é de certo modo outra, que não me cabe comentar aqui. Na época fiz contato com ele propondo até uma parceria no Tucano, onde eu mesmo acabei não concordando.

 

E se o tema é "por que os kits novos não são perfeitos" do tópico, volto à bater na mesma tecla: não o são por que 'alguns' fabricantes não tem interesse em fazê-los! vão vender do mesmo jeito... 'para nós'...!

Simples assim.

 

Um abraço e Feliz Ano Novo!

 

Last edited by Marcus
Originally Posted by Glehn:
Originally Posted by artemius111:

A publicação dessa matéria institucional New Kits With Flaws demonstra quão profundo é o relacionamento incestuoso entre fabricantes, autores e publicações. E o editor da revista ainda acrescenta que Dave graciously granted permission for us to reprint this piece.  Ah, como o Dave é bonzinho!!!!!!!!!!!!!

O Dave publicou esta nota em um fórum. O pessoal da revista pediu permissão para publicar. Nada mais justo. Não entendi de onde você concluiu que existe um relacionamento incestuoso entre eles.

Aqui o link para o post original do Dave: http://www.modelcarsmag.com/forums/index.php?showtopic=96672

 

Voltando, foi pela vertente da transformação de desejos em necessidades que fabricantes de kits e PEs em conluio entraram.

 

Eu não acredito em conspirações. Acredito em oportunistas. Nenhum fabricante quer lançar um modelo com erros no mercado, mas isto acontece pelos vários motivos que o Dave listou. Você acha mesmo que a Eduard tem um acordo secreto com os chineses para que façam kits propositalmente errados? O que os chineses ganham com isso?

 

 

Vejam nas fotos abaixo de um SU-85 de 1972($13,46) e um de 2009($20,93). Ao primeiro foi acrescentado um grupo de figuras e um kit de pasteis. Grandes diferenças, não?

 

Qual foi a tiragem deste kit de 1972 e a deste de 2009?

 

Abraços,

Glehn

Desculpe-me, mas parece que você não me entendeu.

Achei que tinha sido bem claro, bem fundamentado.

Se não o fui, lamento.

 

Minha posição é fruto de muita leitura de livros e revistas ao longo de mais de 41 anos intermitentes de hobbby e de muitas postagens de membros de Foruns, nacionais e internacionais, que participei e participo.

Nesse mesmo tópico, vejo pessoas trazendo informações que suplementam as que postei, reforçando, mais ou menos, a ideia bem palpável de uma imensa ligação entre fabricantes, imprensa especializada e companhias satélites para criar necessidades e desejos.

 

Veja bem.

Não estou afirmando que acessórios, novos modelos (retools), ferramentas, PEs e outras coisas do gênero são ruins para o hobby.Muito pelo contrário.

Estou apenas afirmando que antes, o plastimodelista criava mais, satisfazia-se mais e tinha custos potenciais muito menores que os atuais. E não apenas pelo preço do kit.

 

Há pouco abriu-se um tópico aqui sobre o preço de um modelo

de competição na Inglaterra, se não me engano, com muito boas contribuições. É uma excelente peça de leitura sobre tudo isso que vem acontecendo nos últimos 25 anos no nosso hobby.

 

Se você acredita no Dave, bom para você.

Abs.

Last edited by artemius111

Amigos,

 

Sou da seguinte filosofia, embora não seja a ideal:

Mais vale um kit ruim na mão, que dois bons jamais lançados!!!

(fazendo analogia)

 

Não condeno quem faz mal feito, muito pelo contrário...

pois queiram ou não, estão fazendo... 

só acho que com um pouco mais de interesse poderiam fazer melhor, por tudo aquilo que já comentei acima!

 

Entretanto, à cada dia que passa aquele modelista iniciante irá aperfeiçoar suas técnicas de montagem, conhecer mais sobre o modelo em questão, fazer comparação de seus trabalhos com os do colega ao lado, etc...

 

À cada dia ele ficará mais exigente... Isto é o curso natural. 

 

Alguns fabricantes estão atentos a isto, outros não!

O mercado sabe disto, até mesmo pela facilidade atual de comunicação.

Onde vamos parar?

quem sobreviver verá!

 

Só não me sinto muito feliz quando compro 'gato por lebre'... afinal 'dindin' não cai do céu para mim.

Depois de anos e anos no modelismo, gosto de ver (e ter) um bom kit.

Se é ruim e não me satisfaz, mas o quero muito... vou lá e corrijo!

Se não existe no mercado e o quero... eu faço!

Se é um kit bom... pimba!

É o que me agrada, e faz parte 'do meu hobby' especificamente...

 

Se outros se contentam atualmente com simples kits, felizes eles...

e algumas fábricas agradecem!

 

Feliz Ano Novo!

 

Last edited by Marcus

Pessoal,

 

 Por favor, vamos se acalmar e manter um bom nível de discussão. O assunto do tópico original não é sobre o direito de modelistas exigirem melhores modelos mas sim da capacidade dos fabricantes os entregarem.

 A explicação do Dave mostra porque os erros acontecem e, na minha opinião, sempre vão acontecer pois há inúmeros pontos de falha no processo de desenvolvimento de um novo kit que levam a isso. 

 Um fabricante reconhecer esses pontos de falha é o primeiro passo para tentar melhorar. Concordam?

 Acho que um dos principais problemas ainda é a comunicação entre as diversas partes envolvidas. Quem produz os modelos 3D e os moldes ficam na China, provavelmente não falam inglês direito e trabalham com diversos projetos simultaneamente, não conseguindo ir a fundo na pesquisa e detalhamento necessários. Com isto, levam-se várias iterações até se atingir um nível de qualidade que o fabricante ache aceitável frente ao custo.

É uma pena que no momento quando temos toda essa tecnologia disponível, o modelo de mercado globalizado acaba por criar uma série de dificuldades.

 

Abraços,

Glehn

Moçada, como o colega disse, estamos na 2ª era de ouro do plastimodelismo, temos tudo quanto é tipo de kit, muitos fabricantes, aftermarkets, aerógrafos, tintas...etc...etc..etc..

Pelo amor de Deus, divirtam-se, sem estresse....comprem um kit e sejam felizes...

O mal do ser humano é querer ter sempre mais, e mais, e mais...há pouco tempo atrás:

 

- Os únicos kits disponíveis no Brasil eram da Revell (formas antigas);

 

- As únicas tintas que tínhamos para pintar os kits eram da Casa Aerobrás ou Esmalte Coralit (e muitas vêzes apelávamos para o esmalte de unha);

 

- Aerógrafo, nem em sonho, era pincel mesmo e da Tigre no máximo número 2;

 

- Putty (que que é isso)? Era talco com cola Kikoler;

 

- Estilete? Nem era fabricado no Brasil, era tesoura e lixa de unha;

 

- Decalques eram fixadas apenas colocando-se na água.

 

Comparem com hoje em dia....vamos montar kit moçada...

 

Se você pagou um absurdo por um kit e achou que foi enganado, paciência meu caro, para quem é muito exigente não existe perfeição...

Last edited by Fabio Moretti

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×