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Los, primeiro alguma coisa sobre a aeronave em si.

Nas informaçções que recolhi nos meus alfarrábios sobre os F-4 com os israelenses li o McDonnell Douglas F-4E Kurnass foi uma variante modificada do F-4 Phantom II, que foi operado pela Força Aérea Israelense (IAF). O Kurnass foi  usado pela IAF durante várias décadas.

Seu armamento típico ou padrão era o mesmo do Phantom F-4E:

Um canhão interno M61 Vulcan de 20 mm montado na parte inferior da fuselagem, com uma taxa de disparo de 6.000 tiros por minuto.

Fundamentalmente, essa versão era diferenciada da aeronave original F-4E pela presença de um radar AN/APG-76 e a capacidade de poder lançar o míssil ar-terra AGM-142 Popeye, de criação israelense.

Grifei acima a posição interna do canhão M61 Vulcan no Kurnass pois no Vietnam, os primeiros F-4 carregavam essa arma em pod externo. Quando surgiu, pelos relatos operacionais dos pilotos de combate americanos, a necessidade de um armamento de tiro direto para combates aéreos próximos, o fabricante passou a arma para o interior da aeronave, surgindo o F-4E.



Um texto muito interessante que encontrei, demonstrando cabalmente o que relatos operacionais de pilotos de combate podem fazer por aeronaves iniciando a sua trajetória histórica:

A instalação interna do canhão M61 Vulcan no F-4E Phantom II teve alguns impactos significativos no desempenho da aeronave.

Houve um aprimoramento da aerodinâmica aprimorada, pois ao mover o canhão para o interior da fuselagem, o arrasto aerodinâmico foi reduzido em comparação com a instalação externa do pod de canhão. Isso resultou em uma melhoria na eficiência geral da aeronave, aumentando sua velocidade máxima e alcance.

A instalação interna do canhão também ajudou a distribuir melhor o peso da aeronave, contribuindo para um centro de gravidade mais equilibrado. Isso teve impactos positivos na estabilidade e manobrabilidade do F-4E Phantom II.

Com o canhão instalado internamente, a integração com os sistemas de mira e controle de fogo da aeronave foi facilitada. Isso permitiu um melhor rastreamento e engajamento de alvos aéreos e terrestres, aumentando a precisão e eficácia do armamento.

Com o canhão instalado internamente, a capacidade de carga útil externa do F-4E Phantom II foi aumentada, uma vez que o espaço anteriormente ocupado pelo pod de canhão externo ficou disponível para transportar mais armas ou tanques de combustível adicionais.

No geral, a instalação interna do canhão M61 Vulcan no F-4E Phantom II trouxe benefícios em termos de aerodinâmica, equilíbrio de peso, precisão de tiro e capacidade de carga útil externa, contribuindo para um desempenho geral aprimorado da aeronave.



Israel comprou seus Phantom a partir dessa versão, F-4E, que fez seu primeiro voo em 01 de agosto de 1965 e que foi a variante mais numerosa do Phantom, com 1.370 exemplares construídos.



Não encontrei nada com respeito ao comprimento do canhão. Acredito que esse canhão foi aperfeiçoado pelos israelenses dando-lhe ainda maior confiabilidade e perfomance.

Abs e obrigado pela oportunidade da pesquisa.

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