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Amigos, estava tentando aerografar o primer em meu modelo quando me deparei com uma cagada daquelas:

 

Meu modelo tava guardado dentro de um pote daqueles de plÁstico pra geladeira, que eu imagino que não deixem ter contato com poeira. Ao aplicar meu primer tive dois problemas. Comecei usando o mr. surfacer 500, diluÍdo em thinner e esse comecou a entupir meu aero. Aumentei a pressão e mesmo assim ficou entupido. Botei a culpa no aero, sagyma vagabundo.

 

Troquei para o primer da tamiya, gosto mt. DiluÍ com laquer tinner tamiya. Ficou ralinho. COmecei a aplicar. Depois de um tempo aplicando, reparei uns "pÊlos" voando. Achei que fossem poeiras, mas quando fui aplicar no fundo do carro, os pelos comeÇaram a aparecer mais e mais. Olhem as fotos

 

 

 

 

 

 

 

e como salvo esse modelo da total destruiÇão?

Last edited by Lucas Galvão
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Nas superfícies lisas vc passa aquele filtro de café solúvel. Nas reentrâncias, um pincel de cerdas mais duras.

 

Agora o ideal mesmo era colocar ele de molho na soda e depois começar tudo de novo, com o primer na diluição adequada.

O MR Surfacer 500 é muito "grosso" pra ser usado como primer, para essa  finalidade use o 1000 ou o 1200.

 

Também trabalhe como menos pressão, eu aplico aqui nunca usando mais do que 15psi

Não adianta diluir, são os "grãos" dele que são maiores. Falo isso por experiência própria.

http://www.spruemaster.com/blo...alando-sobre-primer/

Last edited by Lucas

Meu método de aplicação de primer é o mesmo das tintas.

 

Muita diluição, pressão baixa e pouca abertura no aerógrafo.

 

Augusto deu o ponto. Faço isso também: 4,5 ou 6 partes de diluente para 1 de primer.

 

Pressão é 15psi mesmo.

 

Não cubro na primeira mão. Assim, a camada fica lisa e fina.

 

Estou usando o primer WarScenic e me adaptei melhor do que com o Tamiya.

 

Valeu! 

Eu ja usei o Mr Surface 1000 com thinner Tempo 2002 e foi tranquilo... 

Coloco umas gotinhas de Lacaflow, retardador da Tempo.

Minha diluição foi tipo 4:1 e pressão entre 15 e 20 psi.

 

Ultimamente uso mais os primers da vallejo direto no aerografo.

Last edited by Ulisses

Eu uso Mr. Surfacer 1000 diluído com thinner Tempo 2002 e nunca tive esse problema.

 

Uso aproximadamente 5:1. Aplico com pressão baixa 10 -12 psi e para o primer, não uso lacaflow.

 

Até hoje, não tive esse tipo de problema.

 

Abs

 

Wolney

Amigos, venho informar o resultado depois d toda ajuda d vcs: no fim das contas realmente era a diluicao q tava mt baixa, dilui de novo c 5 partes d thinner e saiu td perfeito! Entao to dizendo issk aqui q e p todo mundo saber como evitar esse problema! Abracos e valeu pela ajuda

Como sou adepto do : "tudo mais fácil", sempre usei o primer da Coloart...

Tudo bem... vão dizer que ele é um pouco aspero, mas dou uma lixadinha e fica tudo bem...
Nunca tive problema algum com ele e, é bem prático...
O único "pobrema" é que a velocidade de saída é muito forte e pode escorrer se não tiver cuidado... O spray deve ser usado a uma certa distância do objeto a ser pintado.

 

Minha experiência:

 

Uso o 1200 como primer e o 500 como filler. Uso thinner p/ nitrocelulose da Solvelusa ou Dupont, muito diluído, embora seja no olho diria que é 4/1. Cobre com quatro demãos bem finas que secam rápido, dou um intervalo de 1 a 2 minutos entre elas. A pressão é entre 12 e 20 lbs/pol².

 

Aqui a temperatura sempre está na casa dos 31º durante o dia e 28º durante a noite com umidade em torno de 60%.

 

Reiterando o que já foi dito aqui, as pessoas acham que o 500 é mais "concentrado" que o 1200, mas a diferença é a granulometria. Se for usar o 500 como primer, tome o cuidado de usar um aerógrafo de bico grosso, eu diria 0,50mm no mínimo.

X-20 não é meio caro? Quando o primer da Tamiya surgiu, o Mr. Surfacer já era consagrado no mercado há mais de uma década.

 

Um thinner para tinta laca nitrocelulose por aqui custa entre R$ 10 e 15 a lata de 900ml. Vá a uma loja de tintas automotivas.

 

Originally Posted by Sérgio Luiz:

X-20 não é meio caro? Quando o primer da Tamiya surgiu, o Mr. Surfacer já era consagrado no mercado há mais de uma década.

 

Um thinner para tinta laca nitrocelulose por aqui custa entre R$ 10 e 15 a lata de 900ml. Vá a uma loja de tintas automotivas.

 

o X 20 custa em torno de 30 reais no Brasil. Eu o uso pq sou favorável à teoria de que o melhor diluente é sempre o da marca igual, adoro diluir tamiya com alcool isopropílico, mas depois que descobri o X 20A, minha vida mudou. mas ainda assim não deixo de usar outros diluentes quando me convém, porém digo que nunca achei esse maldito thinner de celulose e acho que não sei para que e como se usa.

 

Eu o uso só para diluir primer?

Olha, sinceramente, pode parecer caro à primeira vista, mas o negócio dura pra caramba. Eu particularmente pinto usando gotas de tinta, então, uso também gotas de solvente.

 

Para limpeza, thinner comum, não precisa usar o próprio diluente.

 

Por conta disso, o X-20 dura pra caramba e garanto que vale os R$ 30,00.

 

Abs

 

Wolney

Dois erros:

 

O Surface 500 não se presta para esta função, tem que ser o 1200, que tem a granulação mais fina.

 

O que causou essas teias de aranha aí foi a pressão excessiva no aerógrafo.

 

Deve aplicar diluido na proporção de 7x1 ou mais, com pressão não maior que 10 a 12 psi.

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