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Abraços
Pelas fotos em PB o verde do leme está invertido, em relação ao desenho colorido.
Abração
Fábio Duarte
Pelas fotos em PB o verde do leme está invertido, em relação ao desenho colorido.
Abração
Fábio Duarte
Bela observação, e todos se pautando pelo Musal, e na empenagem vertical não tem a espada alada com a inscrição exercito, é claro que a foto é um momento, em outro momento pode ter havido a espada alada.
Eu tenho o kit 1/48 da Lindberg e o decal, mas já irei pintar o amarelo verde segundo a observação do Duarte!
Eu ? não, agradeça ao Alva !
Senhores, essa foto e esse desenho são de quando o Stearman estava em uso pela Aviação Militar (leia-se Aviação do Exército).
É mesmo Cesar, o que me fez ver outro erro no desenho (a não ser que este desenho esteja representando o avião do musal)
O leme mostra que era usado pelo Exército e na asa tem a estrela da FAB ??????
Na foto dá para perceber sobre a asa direita que ele ainda apresentava o cocarde com os círculos azul, amarelo e verde.
Abração
Fábio Duarte
Essa foto me deixou curioso para pesquisar mais um pouco e vi que a aviação do exército é que começou a usar a estrela nas cores da Bandeira Nacional. Ao que me parece, o cocarde com as cores verde amarelo e azul foi utilizado no início da aviação deles, assim como a Marinha.
Aí vem a pergunta, a partir de quando o EB começou usar a estrela?
O desenho foi feito por mim, e representa o avião que está no MUSAL, com as marcações que estão nele.
Hoje, olhando as fotos, e de posse do conhecimento adquirido ao longo dos anos, eu, conforme os colegas aqui, percebo a incoerência histórica dessa decoração do avião que está no MUSAL (e não é o único assim), mas na época que desenhei esse perfil, há mais de quinze anos atrás, eu não sacava lhufas, inclusive acreditava que tudo apresentado no MUSAL era a mais pura e verdadeiramente autêntica representação histórica...
Mas as coisas na Internet são atemporais, e informações antigas e ultrapassadas continuam disponíveis e apresentadas como do dia, quando não são datadas, caso desse perfil...
Mas paira uma dúvida quanto ao tempo de utilização do PT-17 e a teporização da pintura do exemplar do MUSAL e os das fotos. A aviação do Exército só deixou de existir com a criação da FAB, e antes disso nós sabemos que até aviões como o T-6 e o Vultizão chegaram a voar pelo Exército, com marcações semelhantes as encontradas no Stearman do MUSAL: estrelas nas asas e deriva verde e amarela. Daí os aviões das fotos podem ser bem mais antigos, se bem que pra mim, não fica 100% claro que ali na asa do avião da foto seja de fato a insignia redonda...
Fábio, quem pode esclarecer o que eu vou dizer é o Alva caso ele apareça por aqui. Alguns aviões que pertenciam a Av.Militar não mudaram a matrícula quando foi criada a FAB e consequentemente passaram todos para o seu controle. Nas fotos abaixo temos dois exemplos para corroborar ou não o que estou dizendo:
Stearman da Av.Militar onde não épossível distinguir se é o cocar padrão da época ou a estrela da FAB sobre a asa superior:
Stearmão também da Av.Militar com a estrela da FAB na asa inferior, mas seria esse já uma aeronave pertencente a FAB?
Fica aberta a discussão, mas o fato é que na época em que eu mantinha o Portal Militar, nunca consegui uma foto dos Stearman com matrícula da FAB.
Abração
Fábio Duarte
Duarte, tem certeza que essa aparente inversão não é devido ao filme fotográfico antigo que tinha mania de fazer as cores parecerem mais escuras ou mais claras no preto e branco? ...ou o uso de um filtro na frente da lente? ...ou uma tinta mais brilhante que a outra?
Fernando,
Estou deduzindo isso pelas outras fotos em PB, onde o amarelo é sempre mais claro que o verde.
Abraço
Fábio
Observando fotos de outras aeronaves do Exército no período "Pré-Fab", nota-se o uso da estrela também, porém a mesma possui o anel branco mais largo do que vemos nas estrelas da FAB "gordas", por isso, em algumas fotos pouco nítidas, parece ser "cocar". Assim pode-se facilmente confundir, dependendo da foto.
Outra observação importante é que as faixas SEMPRE SÃO verde à frente do amarelo na direção de vôo nas aeronaves das 3 forças neste período. O tom mais claro tem maior relação com o tipo de filme usado, onde as cores mais escuras tendem a parecer mais claras.
Aqui segue uma foto, by Alva, de um "Stearmão" na ativa, com matrícula do Exército mas com sabre alado na deriva.
Um abraço a todos,
Claudio Moura
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Lembro que quando frequentava o Musal, ainda não aberto ao público o diretor do Musal, que teve a incumbência de montá-lo, Major, não lembro mais do nome, era bastante vaidoso, e no caso do A-20, ele adaptou o nariz transparente, quando aquela aeronave seria o nariz sólido, conforme adverte o site do Rudnei, e o Major utilizou a transparência do B-26, adaptando-a, e neste mesmo dia havia a discussão de dois ex-pilotos de P-40E, sobre as cores usadas, os dois discutindo os tons de verde e castanho, um deles afirmava que o P-40E dele era verde e areia, e sacou a foto e mostrou, pena que nem para o Musal ele teria entregado.
Fala Claudio,
Qual é a FONTE de que as faixas sempre são verde na frente e amarelo atrás?
Na foto que você mandou, nitidamente se vê o tom de cinza mais claro atrás, e as faixas estão no mesmo tom da foto mostrada acima, porém ao contrário.
Abração
Fábio
"A good illustration of the effect of film types and filters on colour rendition in black and white photographs is given by the two views of a rebuilt Spad 7. The upper photograph is on orthochromatic film with no filter, the lower photograph on panchromatic film with a red filter. Notice especially the reversal of tonal values of the fin stripes; the foremost colour is in faint red"
traduzindo/adaptando mais ou menos pra quem não lê inglês:
"Um bom exemplo do efeito dos tipos de filme e filtros na reprodução de cores em fotos em preto e branco é dado por essas duas vistas de um Spad7
A fotografia de cima usa filme ortocromático sem filtro e a de baixo filme pancromático com filtro vermelho.
Note especialmente a inversão dos valores tonais nas listras do leme: a cor mais à frente é um vermelho suave"
http://crimso.msk.ru/Site/Arts/Art6035.htm
Fala Claudio,
Qual é a FONTE de que as faixas sempre são verde na frente e amarelo atrás?
Na foto que você mandou, nitidamente se vê o tom de cinza mais claro atrás, e as faixas estão no mesmo tom da foto mostrada acima, porém ao contrário.
Abração
Fábio
Fábio,
as fotos onde o filme é "normal" os tons mais claros e escuros estão no "lugar certo". Vc quando compara fotos, percebe isso.
Um abraço,
Fábio, segundo as informações que eu tenho, a coisa fica da seguinte forma:
A Av. Militar quando passou para o controle da FAB em 1941, todo o seu efetivo começou a receber as novas marcações da FAB como são conhecidas até hoje no formato de uma estrela de cinco ponta e que veio apenas mudando o seu layout. Antes disso, as aeronaves possuiam o leme e cocares pintados nas cores Amarelo, Azul e Verde no sentido do bordo externo do leme para dentro. Já as aeronaves da Marinha possuiam o leme e cocares pintados nas cores Verde, Amarelo e Azul no mesmo sentido do bordo externo do leme para dentro.
Um detalhe muito importante, essas três forças aéreas NUNCA coexistiram nesse período, tanto a Av Naval quanto a AV Militar deixaram de existir por um determinado tempo para dar inicio a Força Aérea Brasileira.
É curioso observar em algumas fotos da época, que algumas aeronaves bem no início das operações da Av Militar e mesmo a Av Naval, ostentavam os lemes de suas aeronaves com dois tons apenas.
Caso vc queira eu posso te passar esse material via email para que vc comprove o que estou te falando.
Em relação a informação sobre a Av Naval, elas estão disponíveis na Ordem Permanente de Nº10 datada de 20/06/1940 emitida pela Divisão de Material da Aviação Naval.
Abraços
Valeu Galera!
Abraço
Fábio Duarte
Vários Stearman reais (1:1) estão com o capô dos T-6 instalados neles. Não sei se na FAB (ou Exército) fizeram o mesmo, mas chegando os meus kits eu vou testar pra ver se servem, tanto o capô da Ocidental quanto o da Monogram, e fazer as correções necessárias.