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Originally Posted by Fábio Duarte:

Pelas fotos em PB o verde do leme está invertido, em relação ao desenho colorido.

 

Abração

 

Fábio Duarte

Bela observação, e todos se pautando pelo Musal, e na empenagem vertical não tem a espada alada com a inscrição exercito, é claro que a foto é um momento, em outro momento pode ter havido a espada alada.

É mesmo Cesar, o que me fez ver outro erro no desenho (a não ser que este desenho esteja representando o avião do musal)

O leme mostra que era usado pelo Exército e na asa tem a estrela da FAB ??????

Na foto dá para perceber sobre a asa direita que ele ainda apresentava o cocarde com os círculos azul, amarelo e verde.

 

Abração

 

Fábio Duarte

Essa foto me deixou curioso para pesquisar mais um pouco e vi que a aviação do exército é que começou a usar a estrela nas cores da Bandeira Nacional. Ao que me parece, o cocarde com as cores verde amarelo e azul foi utilizado no início da aviação deles, assim como a Marinha.

Aí vem a pergunta, a partir de quando o EB começou usar a estrela?

O desenho foi feito por mim, e representa o avião que está no MUSAL, com as marcações que estão nele.

Hoje, olhando as fotos, e de posse do conhecimento adquirido ao longo dos anos, eu, conforme os colegas aqui, percebo a incoerência histórica dessa decoração do avião que está no MUSAL (e não é o único assim), mas na época que desenhei esse perfil, há mais de quinze anos atrás, eu não sacava lhufas, inclusive acreditava que tudo apresentado no MUSAL era a mais pura e verdadeiramente autêntica representação histórica...

 

Mas as coisas na Internet são atemporais, e informações antigas e ultrapassadas continuam disponíveis e apresentadas como do dia, quando não são datadas, caso desse perfil...

 

Mas paira uma dúvida quanto ao tempo de utilização do PT-17 e a teporização da pintura do exemplar do MUSAL e os das fotos.  A aviação do Exército só deixou de existir com a criação da FAB, e antes disso nós sabemos que até aviões como o T-6 e o Vultizão chegaram a voar pelo Exército, com marcações semelhantes as encontradas no Stearman do MUSAL: estrelas nas asas e deriva verde e amarela.  Daí os aviões das fotos podem ser bem mais antigos, se bem que pra mim, não fica 100% claro que ali na asa do avião da foto seja de fato a insignia redonda...

Last edited by Felipe C. Miranda

Fábio, quem pode esclarecer o que eu vou dizer é o Alva caso ele apareça por aqui. Alguns aviões que pertenciam a Av.Militar não mudaram a matrícula quando foi criada a FAB e consequentemente passaram todos para o seu controle. Nas fotos abaixo temos dois exemplos para corroborar ou não o que estou dizendo:

Stearman da Av.Militar onde não épossível distinguir se é o cocar padrão da época ou a estrela da FAB sobre a asa superior:

 

Stearmão também da Av.Militar com a estrela da FAB na asa inferior, mas seria esse já uma aeronave pertencente a FAB?

 

 

Fica aberta a discussão, mas o fato é que na época em que eu mantinha o Portal Militar, nunca consegui uma foto dos Stearman com matrícula da FAB.

 

Last edited by Cesar Ferreira
Originally Posted by Fábio Duarte:

       
Pelas fotos em PB o verde do leme está invertido, em relação ao desenho colorido.

Abração

Fábio Duarte

       


Duarte, tem certeza que essa aparente inversão não é devido ao filme fotográfico antigo que tinha mania de fazer as cores parecerem mais escuras ou mais claras no preto e branco? ...ou o uso de um filtro na frente da lente? ...ou uma tinta mais brilhante que a outra?
Last edited by Fernando Estanislau

  Observando fotos de outras aeronaves do Exército no período "Pré-Fab", nota-se o uso da estrela também, porém a mesma possui o anel branco mais largo do que vemos nas estrelas da FAB "gordas", por isso, em algumas fotos pouco nítidas, parece ser "cocar". Assim pode-se facilmente confundir, dependendo da foto.

 

  Outra observação importante é que as faixas SEMPRE SÃO verde à frente do amarelo na direção de vôo nas aeronaves das 3 forças neste período. O tom mais claro tem maior relação com o tipo de filme usado, onde as cores mais escuras tendem a parecer mais claras.

 

  Aqui segue uma foto, by Alva, de um "Stearmão" na ativa, com matrícula do Exército mas com sabre alado na deriva.

 

 

stearmana75008

 

  Um abraço a todos,

  Claudio Moura

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  • stearmana75008

Lembro que quando frequentava o Musal, ainda não aberto ao público o diretor do Musal, que teve a incumbência de montá-lo, Major, não lembro mais do nome, era bastante vaidoso, e no caso do A-20, ele adaptou o nariz transparente, quando aquela aeronave seria o nariz sólido, conforme adverte o site do Rudnei, e o Major utilizou a transparência do B-26, adaptando-a, e neste mesmo dia havia a discussão de dois ex-pilotos de P-40E, sobre as cores usadas, os dois discutindo os tons de verde e castanho, um deles afirmava que o P-40E dele era verde e areia, e sacou a foto e mostrou, pena que nem para o Musal ele teria entregado.

Fala Claudio,

 

Qual é a FONTE de que as faixas sempre são verde na frente e amarelo atrás?

Na foto que você mandou, nitidamente se vê o tom de cinza mais claro atrás, e as faixas estão no mesmo tom da foto mostrada acima, porém ao contrário.

 

Abração

 

Fábio

Duarte, veja só um exemplo de traquinagem que os filmes fotográficos podem fazer:



"A good illustration of the effect of film types and filters on colour rendition in black and white photographs is given by the two views of a rebuilt Spad 7. The upper photograph is on orthochromatic film with no filter, the lower photograph on panchromatic film with a red filter. Notice especially the reversal of tonal values of the fin stripes; the foremost colour is in faint red"

traduzindo/adaptando mais ou menos pra quem não lê inglês:

"Um bom exemplo do efeito dos tipos de filme e filtros na reprodução de cores em fotos em preto e branco é dado por essas duas vistas de um Spad7
A fotografia de cima usa filme ortocromático sem filtro e a de baixo filme pancromático com filtro vermelho.
Note especialmente a inversão dos valores tonais nas listras do leme: a cor mais à frente é um vermelho suave"

http://crimso.msk.ru/Site/Arts/Art6035.htm
Last edited by Fernando Estanislau
Originally Posted by Fábio Duarte:

Fala Claudio,

 

Qual é a FONTE de que as faixas sempre são verde na frente e amarelo atrás?

Na foto que você mandou, nitidamente se vê o tom de cinza mais claro atrás, e as faixas estão no mesmo tom da foto mostrada acima, porém ao contrário.

 

Abração

 

Fábio

  Fábio, 

 

as fotos onde o filme é "normal" os tons mais claros e escuros estão no "lugar certo". Vc quando compara fotos, percebe isso. 

 

  Um abraço,

Fábio, segundo as informações que eu tenho, a coisa fica da seguinte forma:

A Av. Militar quando passou para o controle da FAB em 1941, todo o seu efetivo começou a receber as novas marcações da FAB como são conhecidas até hoje no formato de uma estrela de cinco ponta e que veio apenas mudando o seu layout. Antes disso, as aeronaves possuiam o leme e cocares pintados nas cores Amarelo, Azul e Verde no sentido do bordo externo do leme para dentro. Já as aeronaves da Marinha possuiam o leme e cocares pintados nas cores Verde, Amarelo e Azul no mesmo sentido do bordo externo do leme para dentro.

Um detalhe muito importante, essas três forças aéreas NUNCA coexistiram nesse período, tanto a Av Naval quanto a AV Militar deixaram de existir por um determinado tempo para dar inicio a Força Aérea Brasileira.

É curioso observar em algumas fotos da época, que algumas aeronaves bem no início das operações da Av Militar e mesmo a Av Naval, ostentavam os lemes de suas aeronaves com dois tons apenas.

Caso vc queira eu posso te passar esse material via email para que vc comprove o que estou te falando.

Em relação a informação sobre a Av Naval, elas estão disponíveis na Ordem Permanente de Nº10 datada de 20/06/1940 emitida pela Divisão de Material da Aviação Naval.

Abraços

 

 

Last edited by Cesar Ferreira

Vários Stearman reais (1:1) estão com o capô dos T-6 instalados neles. Não sei se na FAB (ou Exército) fizeram o mesmo, mas chegando os meus kits eu vou testar pra ver se servem, tanto o capô da Ocidental quanto o da Monogram, e fazer as correções necessárias. 

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