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Faz tempo que queria um kit de um cruzador de batalha alemão da primeira guerra mundial da classe "J" ou anterior, especialmente pela revolução que um deles provocou, o SMS Goeben, que ao ser cedido a Turquia influenciou a sua entrada na guerra e causou uma mudança radical no oriente médio que perdura até nossos dias...   A Hobby Boss finalmente veio nos brindar com um kit real e não somente algo tosco em resina.

SMS Seydlitz   -   Cruzador de Batalha

A marinha imperial alemã teve em sua história marítima de construção naval no início do século XX, uma progressão de ponto de vista quanto ao conceito do que deveria ser um cruzador de batalha, e com o tempo foi aumentando a blindagem, velocidade e potencia de fogo, a tal ponto que a margem entre o cruzador de batalha e o couraçado ficou bem estreita.

Assim, várias classes foram construídas à medida que novos projetos surgiam.

O Cruzador de batalha SMS Seydlitz pertence a classe “J” e foi iniciado nos estaleiros da Blohm und Voss em 1910, lançado em 1912 e comissionado em 1913.

Sendo uma evolução ao tipo “H” (SMS Moltke), ele teve seu projeto restrito ao orçamento imposto pelo parlamento (Reichstag) e a aprovação do Kaiser, custando um pouco acima do SMS Moltke graças a negociação de descontos e bônus por parte do estaleiro e das firmas Krupp e Dillingen que forneceram as placas e blindagens da construção.  Mas devido a restrição orçamentária o seu armamento principal previsto de canhões de 12 pol. (305mm)  foram limitados ao calibre de 11 pol. (280mm). A sua blindagem variava entre 30mm e 300mm distribuído nas diversas partes do navio.  Uma vantagem dos cruzadores de batalha alemães era a sua blindagem e compartimentação a partir do cinturão acima da linha d´agua, a carga de carvão que alimentava as fornalhas era estocada entre o cinturão externo e a segunda linha de blindagem, servindo ao mesmo tempo como uma proteção contra impactos.

Um desenho limpo com silhueta baixa dava um aspecto bélico ao navio e dificultava a visada inimiga.

O SMS Seydlitz integrou a frota de guerra alemã no mar do norte e no báltico, participando de diversas ações.  Citando algumas dessas ações, o Seydlitz liderou o ataque a costa inglesa em abril de 1916 quando atacou Great Yarmouth e Lowestoft esperando pegar a esquadra inglesa em uma armadilha. Sim, a cidade onde fica a famosa Hannants sofreu um bombardeio naval onde 4 pessoas morreram. O Seydlitz acabou batendo em uma mina e com mais de 1.400 toneladas de água que entraram através do rombo, ele retornou ao porto de Wilhemshaven.

O momento mais crítico em combate aconteceu na batalha de Dogger Bank em 23 de janeiro de 1915. Durante a batalha o Seydlitz disparou 390 projéteis de 11 pol. e acertou a maior parte dos 24 tiros que atingiram a frota inglesa.  Em retorno ele foi atingido 3 vezes. O primeiro tiro atingi-o na ponte de comando e causou pouca avaria. O último tiro a atingi-lo, um projétil de 13.5 pol. causou muito dano. O tiro atingiu o deck superior e a barbeta da torre D.  A placa da couraça de 230mm foi perfurada, mas o projétil resvalou. Fragmentos, estilhaços e fogo penetraram a torre D causando a ignição da munição no local.  A tripulação da torre tentou escapar para a torre C e ao fazê-lo permitiu que as chamas penetrassem e novamente a carga de propelente ao redor entrou em ignição.  As chamas engolfaram as duas torres causando a morte de 165 homens.  Graças a ação rápida de um tripulante que tomou a atitude de inundar os compartimentos é que não aconteceu o desastre maior de uma explosão interna.  Desta ação várias lições foram aprendidas e nos reparos posterior ao combate foram efetuadas várias modificações internas no navio, o que foi importante nos combates futuros onde seria atingido outras vezes.

Na batalha de Skagerrak, o Seydlitz junto com o Derfflinger atingiram o cruzador de batalha Queen Mary que afundou com toda a tripulação de 1.266 homens.  Na refrega o Seydlitz foi atingido por um torpedo na proa, um projétil na torre B e D, na ponte de comando, etc.  O Seydlitz foi atingido por mais de 25 projéteis. Em retorno atirou mais de 376 salvas acertando 14 tiros. 

Cruzador de Batalha Queen Mary afundando...

Com mais de 5.308 toneladas de água e grande inclinação, mesmo assim conseguiu chegar de volta ao porto onde permaneceu para reparos, enfim uma prova da capacidade de receber os maiores castigos e ainda sobreviver.

Ao final da guerra, de forma inglória, ele e toda a frota de alto mar da marinha imperial alemã foi rendida e levada ao porto inglês de Scapa Flow, sendo afundado pela sua tripulação em uma operação de auto-suicidio de toda a frota em junho de 1919.  Em novembro de 1928 ele foi retirado do fundo do mar e desmontado para o ferro velho.

Last edited by Wolf
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Que surpresa, alguém se manifestou...

Não os acho muito bonitos mas estes cruzadores de batalha eram osso duro de roer...

O SMS Goeben sobreviveu a guerra e continuou a integrar a marinha Turca por muitos anos, até 1950, e foi oferecido a Alemanha para preservação, mas a oferta foi declinada e ele acabou sendo cortado para o ferro velho em 1973... era o último exemplo de sua classe de navio no mundo...

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